Tudo o que você precisa saber antes de viajar para a Suíça
Está planejando a sua sonhada viagem à Suíça? Então você já deve ter percebido que apesar de ser um país pequeno, a Suíça oferece muitas possibilidades para os mais diversos viajantes. Elaborei neste um Guia de Viagem para a Suíça com as informações mais importantes que você precisa saber para começar a planejar a sua viagem pelo país, Dicas, e Orientações.
Aqui neste Guia de Viagem para a Suíça você encontra todas as informações práticas a respeito de Documentos necessários, Vistos, Língua, Moeda, Clima, Fuso Horário e também minhas dicas e inspiração do que ver e fazer em uma viagem ao País dos Alpes e do Chocolate.
Navegue pelo artigo – Dicas para planejar sua viagem à Suíça
- Tudo o que você precisa saber antes de viajar para a Suíça
- Planejando a sua viagem à Suíça
- Passaporte, Visto e Demais Documentos
- Vacinas e Seguro Viagem
- Dinheiro na Suíça
- Língua/Idiomas da Suíça
- Tomadas e voltagem na Suíça
- Fuso horário na Suíça
- Onde fica a Suíça, principais aeroportos e cias aéreas
- Transporte na Suíça – como se locomover
- Como montar seu roteiro de viagem à Suíça
- Clima na Suíça
- Comidas e bebidas típicas
- Trilhas na Suíça
- Cultura e entretenimento
- Onde se hospedar na Suíça?
- Consulados brasileiros e números de emergência
Planejando a sua viagem à Suíça
Passaporte, Visto e Demais Documentos
- Preciso de visto para viajar para a Suíça?
- Qual a validade do passaporte exigida para viajar para a Suíça?
- O que irão me perguntar na imigração e quais documentos preciso ter?
Preciso de visto em uma viagem à Suíça?
Não. Brasileiros estão isentos de visto em viagens de turismo para a Suiça em um periodo de até 90 dias corridos a cada 6 meses (180 dias) de acordo com o Tratado de Schengen. Porém a partir de 2022, brasileiros deverão pedir uma autorização online chamada de ETIAS. Essa autorização valerá por 5 anos e servirá para múltiplas entradas no país.
Qual a validade do passaporte exigida para viajar à Suíça?
O passaporte do turista que viaja para a Suíça deve estar válido por um período mínimo de 3 meses durante toda a viagem até a data de saída do país.
O que irão me perguntar na imigração e quais documentos preciso ter em uma viagem à Suíça?
Se o seu vôo vem direto do Brasil e sem conexões, você passará pela imigração suíça no aeroporto de chegada. Caso o voo possua conexões, a imigração será no primeiro país de parada.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!O procedimento é padrão de outros países da Europa, irão pedir o passaporte, perguntar de onde está vindo, o motivo de viagem para a Suíça, quantos dias pretende ficar, a data de partida e onde ficará hospedado.
:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::
Em alguns casos, quando as respostas não são suficientes, ou dependendo do agente de imigração, podem pedir a passagem de volta para verificação e aprofundar as perguntas como o hotel de estadia, quanto de dinheiro está levando e se conhece alguém no país.
Em relação a documentos, é necessário ter tudo certinho em mãos: o passaporte com data de validade superior a 3 meses, reservas de hotel e a passagem de volta.
Caso vá se hospedar na casa de amigos, parentes ou conhecidos, peça a eles para providenciar uma carta convite no idioma local (Alemão, Italianao ou Francês) e em inglês explicando que estarão te recebendo por um determinado período.
Vacinas e Seguro Viagem
- É preciso ter seguro–saúde para viajar para a Suíça?
- Vacinas são exigidas para turistas brasileiros na Suíça?
É preciso ter seguro–saúde para viajar à Suíça?
Sim! Um Seguro de Viagem/Assistência Médica é obrigatório para praticamente todos os viajantes que visitam a Europa, de acordo com as regras do Tratado de Schengen.
O Seguro de Viagem/Assistência Médica deve ter uma cobertura mínima de EUR 30.000 e cobrir qualquer despesa que venha a acontecer em caso de repatriação por razões médicas, tratamento médico de urgência, emergência ou até mesmo a morte.
Leve bem a sério essa questão do Seguro Viagem/Assistência Médica ao visitar a Suíça, ainda mais em época de pandemia. Aqui no país não existe sistema de saúde público e qualquer atendimento que você venha a precisar ou no caso de algum acidente como quebra de perna, braço, você terá que desembolsar uma pequena fortuna, algo que irá custar muito mais caro do que adquirir um Seguro Viagem.
Pesquise aqui valores e seguros de viagem na Suíça com diferentes seguradoras.
Vacinas são exigidas para turistas brasileiros na Suíça?
Vacinas não são exigidas para entrada na Suíça. Durante a pandemia, apenas turistas brasileiros que estavam completamente vacinados contra o Corona Vírus podiam entrar na Suíça, mas com o controle da doença, essa não é mais uma obrigatoriedade.
Dinheiro na Suíça
- A Suíça é um país caro?
- Qual a moeda utilizada na Suíça?
- Posso utilizar Euro na Suiça?
- Quanto dinheiro levar para uma viagem à Suíça? Quantidade mínima recomendada?
- Devo comprar francos suíços no Brasil ou levar Euro para trocar?
- Cartão de crédito é amplamente aceito?
A Suíça é um país caro?
Essa é uma pergunta relativa pois uma viagem a Suíça pode sair a diferentes custos dependendo do que você quer fazer mas não há como negar a Suíça está entre um dos países mais caros para se viver ou viajar na Europa.
Gastos com hospedagem e comida são um dos que mais contribuem para o alto custo de uma viagem à Suíça. Frequentemente há pesquisas ilustrando os preços da Suíça comparados com outros países, com relação por exemplo ao preço de um cafezinho como mostra o gráfico abaixo e pesquisa do jornal inglês The Sun.
Outra pesquisa que ilustra os altos valores praticados na Suíça é o chamado indíce Big Mac que compara o valor do lanche da popular rede de fast-food por todo o mundo. Adivinha o país onde o lanche é mais caro?
Um fator que contribuiu para as despesas aumentarem é o valor dos passeios em montanha que realmente são bem caros. O passeio a Jungfraujoch que é o mais popular na Suíça custa cerca de CHF200 por pessoa, por exemplo.
Contudo existe muitas formas de baixar os custos e recomendo a leitura desse artigo: Dicas para economizar em uma Viagem à Suiça onde listo diversas dicas para que você consiga fazer uma viagem pela Suiça de forma mais econômica.
Qual a moeda utilizada na Suíça?
A Suíça não faz parte da União Europeia e portanto não utiliza o euro pois tem sua moeda própria, o Franco suíço (CHF). O Franco suíço vale um pouco menos do que o Euro. No momento 1 CHF vale 0,88 EUR. Para facilitar a conversão pense que o Franco suíço é similar ao Dólar Americano (USD).
Em relação às notas de Franco Suíço, o que pode causar um certo estranhamento é que há notas de grande valor como CHF 200 e até CHF 1000!
Preste atenção também nas moedas. Uma das menores moedas vale cinquenta centavos de franco e a maior moeda vale CHF5.
Posso utilizar Euro na Suiça?
É recomendável trocar a sua quantia em euro por franco suíço, pois apesar de alguns hotéis e outros estabelecimentos como supermercado aceitarem o euro, você pode sair perdendo na conversão.O troco nunca é dado em Euros.
Além disso, em vários locais como nos supermercados de rede por exemplo Migros e Coop eles aceitam apenas notas e nunca moedas de Euro.Muitos restaurantes também aceitam, mas é preciso verificar com antecedência.
Quanto dinheiro levar para uma viagem à Suíça?
Considerando que você já tenha comprado antecipadamente as passagens de ida e volta de avião, pago pelo aluguel do carro ou comprado um Swisspass (ou bilhetes de trem), e reservado todos os hotéis antecipadamente, a recomendação mínima de dinheiro a ter por dia é na média de CHF 50 francos por pessoa.
Esse valor seria para gastos com alimentação, passeios e possíveis gastos adicionais, como ir ao banheiro ( alguns lugares são pagos), estacionamento e gasolina.
Claro que esse valor pode aumentar ou diminuir com o dia dependendo dos passeios que pretende fazer e que tipo de refeições está disposto a ter. O ideal para ficar sossegado é ter um pouco mais do que essa quantia, considerando que um fondue por exemplo sai em média de CHF 25 -30 por pessoa, sem considerar bebida.
A Suíça é sim um país caro e é fácil de gastar dinheiro por aqui, portanto atenção e siga também as dicas desse outro artigo para economizar na sua viagem pela Suíça.
Tenha sempre um cartão de crédito internacional em mãos ( não se esqueça de desbloqueá-lo) e use para o pagamento dos hotéis, passeios ou outros gastos que julgue necessário mas não se esqueça do IOF.
Troque o dinheiro e tenha algumas moedas em mão, principalmente se você alugar um carro, pois a maioria dos estacionamentos na rua são pré-pagos por tempo com máquinas que aceitam apenas moedas. Alguns estacionamentos maiores como garagens podem ser pagos na retirada do veiculo, com cartões e notas.
Cartão de crédito é amplamente aceito?
Sim, nas cidades e nos principais estabelecimentos como postos de gasolina, supermercados de rede, pode se usar o cartão de crédito.
Muitos restaurantes também aceitam, mas é preciso verificar com antecedência.
As compras de bilhetes de trem/ônibus e os passeios de montanha mais famosos também aceitam cartão de crédito para pagamento. Você também pode comprar passeios e excursões com antecedência com seu cartão pela GetyourGuide.
Verifique antecipadamente ao reservar o hotel se o mesmo aceita o pagamento em cartão de crédito a ser pago na chegada.
Devo comprar francos suíços no Brasil ou levar Euro para trocar?
Se você estiver planejando a sua viagem pela Suíça com alguns meses de antecedência, recomendo ir acompanhando a cotação do Franco Suíço e ir comprando aos poucos do Brasil mesmo. Aquela regra de que se perde dinheiro a cada vez que se converte é real, portanto não vale a pena trocar por euro primeiro.
Língua/Idiomas da Suíça
- Qual o idioma oficial da Suíça?
- Consigo me virar apenas com o Inglês?
- Falo apenas português, terei problemas?
Qual o idioma falado na Suíça?
Na Suíça, há 4 idiomas oficiais. São eles: Alemão, Francês, Italiano e Romanche. Cada idioma é falado em sua região específica do país e o Romanche é falado apenas por 1 % da populacão no cantão de Graubunden.
Além disso, é fácil de perceber que há outros idiomas falados devido a alta quantidade de imigrantes que vivem no país. Por exemplo há uma grande concentração de portugueses vivendo na Suíça, então pode ser que você escute o nosso idioma pelas ruas.
Além disso há dialetos, versões de cada língua oficial de acordo com a região da Suíça e principalmente em vilarejos mais afastados nas montanhas.
Consigo me virar apenas com o inglês em uma viagem à Suíça?
Sim. Nas cidades mais turísticas que estão acostumadas a receber turistas, isso realmente não é um problema. É perfeitamente possível se virar apenas com o inglês.
Não apenas as pessoas que trabalham em hotéis e atrações turísticas falam inglês. Os suíços, principalmente nas cidades maiores, dominam bem o inglês, até porque muitos deles aprendem desde pequenos nas escolas. Além disso há também muitos imigrantes vivendo no país que falam bem ou nativamente o inglês.
Pode ser que em regiões mais isoladas como vilas pequenas nas montanhas, algumas pessoas não falem o inglês.
Meu Inglês é básico ou falo apenas português, terei problemas?
Sim, um pouco. O ideal é aprender pelo menos algumas expressões básicas para se virar e pedir informação.
Um dos principais momentos em que você precisará usar o Inglês é no guichê de imigração na chegada à Suiça para explicar o motivo de sua viagem, portanto esteja preparado.
Durante o voo, por exemplo, pode acontecer de não ter nenhum tripulante falante de português, ou você pode voar de TAP o que irá facilitar bastante sua vida.
Nos hotéis pode ser que a comunicação seja um pouco difícil caso você não saiba o básico de inglês. O ideal é que consiga ter tudo reservado antecipadamente e sempre tenha em mãos os comprovantes de reserva e seus documentos para evitar qualquer problema.
Em relação aos passeios, uma excelente alternativa para aqueles que estejam se sentindo inseguros em relaçao à lingua, é contratar um guia brasileiro.
Tomadas e voltagem na Suíça
Qual o tipo de tomada e voltagem na Suíça?
A maioria das tomadas na Suíça possuem 3 pinos mas em um formato diferente do usado no Brasil chamado Tipo J sendo necessário a compra de um adaptador universal. A voltagem aqui é de 230 V, 50Hz
Na Suíça também se usa o plug C de 2 pinos que também serve para as tomadas de 3 pinos. De qualquer forma recomendo trazer ou comprar um adaptador universal.
Fuso horário na Suíça
A Suíça encontra–se no horário da Europa Central (CET) (UTC+1) durante o inverno, o que significa 6 horas de diferença do Brasil considerando o horário de Brasília.
Já no verão adotado a partir do final de Março até o final de Outubro, a Suíça adota o horário de verão e se situa na CEST – Central European Summer Time ou UTC+2, o que são 5 horas de diferença do Brasil.
Onde fica a Suíça, principais aeroportos e cias aéreas
- Em que parte da Europa está localizada a Suíça?
- Há vôos diretos do Brasil para a Suíça
- Quais as melhores companhias aéreas para voar para a Suíça?
Em que parte da Europa está localizada a Suíça?
Há vôos diretos do Brasil para a Suíça?
A Suíça está localizada na parte considerada como Europa central e faz fronteira com cinco países: Áustria e Liechtenstein no lado leste, França no oeste, Itália ao sul e Alemanha ao norte. Essa localização mega privilegiada facilita a entrada e saída para outros países e portanto coloca a Suíça como uma excelente base para a sua viagem pela Europa seja de trem ou de carro.
Sim. A companhia Swiss Airlines oferece vôos diretos de São Paulo para Zurique e a companhia Edelweiss que também é suíça oferece voos diretos do Rio de Janeiro para Zurique. O voo leva em média 12 horas
Quais as melhores companhias aéreas para voar para a Suíça?
Certamente as companhias suíças citadas acima são a melhor opção por oferecem voos diretos e também um excelente serviço de bordo mas nem sempre os voos estão com um bom preço então recomendo considerar as seguintes companhias aéreas: TAP, AirFrance, KLM, Lufthansa e British Airways.
Voos dessas companhia aéreas chegam normalmente por Zurique ou Genebra e fazem conexões em outras cidades europeias.A KLM por exemplo pára em Asmterdam e a Lufthansa em Frankfurt. Você pode inclusive aproveitar essas passagens para fazer um stopover, uma parada de alguns dias na cidade de conexão e depois seguir viagem para a Suíça.
Verifique com a companhia diretamente, até quantos dias você poderia ficar na cidade de conexão sem ter que pagar a mais por isso.
Pesquise os voos com pelo menos 3 meses de antecedência para garantir um bom preço.
Transporte na Suíça – como se locomover
- Como se locomover na Suíça? Transporte público ou alugar carro?
- Preciso da PID –Permissão Internacional para Dirigir, na Suíça?
- As 3 rotas clássicas de trem panorâmicas da Suíça
Como se locomover na Suíça? Transporte público ou alugar carro?
Transporte público – A Suiça possui um dos sistemas de transporte publico mais eficientes da Europa e talvez do mundo. Para se locomover de uma cidade a outra usa-se o serviço de trens da companhia SBB CFF FFS, com exceção de algumas regiões como a Jungfrau, onde os trens fazem parte da Jungfrau Railways.
As conexões de trem na Suiça são excelentes com praticamente uma estação de trem em cada vila. Para se locomover dentro de uma cidade ou entre vilas menores há também o sistema de ônibus públicos além dos ônibus PostBus Auto, os ônibus amarelos que geralmente fazem as vilas de montanhas, onde o trem não chega. Além disso existe também os ferries e barcos.
Uma das formas de se ter acesso a toda essa rede de transportes é comprando um ticket múltiplo de transporte chamado Swisspass. Essa é também uma das formas mais práticas e econômicas de viajar pela Suíça pois oferece também gratuidade ou descontos em atrações como passeios em montanhas e museus.Tire todas as suas dúvidas sobre o Swisspass aqui nesse artigo.
Alugar carro na Suíça – Se você prefere a flexibilidade de ter um carro, alugar um carro na Suíça pode ser uma boa ideia. Provavelmente sairá mais caro do que comprar o SwissPass caso você esteja sozinho ou apenas em 2 pessoas para dividir o aluguel do carro e o combustível. Claro que isso também depende dos dias de viagem e do seu roteiro. Pesquise os valores para aluguel de carro na Suíça no buscador da RentalCars.
As vantagens incluem as estradas suíças que possuem excelentes condições, o fato do país ser pequeno e o fato de não haver pedágio, apenas um adesivo que se compra uma vez e deve ser colado no vidro dianteiro do carro. Para mais informações e dicas para dirigir na Suíça leia esse outro artigo.
Se você tem duvidas entre alugar um carro ou comprar um dos bilhetes de transporte chamado Swiss Pass, para a sua viagem de ferias pela Suiça, recomendo esse post aqui: “Swiss pass ou aluguel de carro, o que vale mais à pena?”
Preciso de uma carteira internacional (PID- Permissao Internacional para Dirigir) para dirigir na Suiça?
A PID é solicitada em alguns países da Europa para brasileiros mas a Suíça não é um destes países.
Brasileiros podem dirigir com a sua carteira de motorista nacional no pais, desde que possua no mínimo 20 anos de idade e possua a carteira há pelo menos 1 ano.
Mesmo que não seja obrigatório, eu recomendo fazer a Permissão Internacional para dirigir. Ela vai te dar mais liberdade e tranquilidade pois é traduzida em vários idiomas e isso facilita muito, principalmente se você planeja cruzar a fronteira. Na Itália por exemplo a PID é exigida.
As 3 rotas clássicas de trem panorâmicas da Suíça
A Suíça é um dos melhores países para se viajar de trem e há 3 rotas panorâmicas famosas internacionalmente: Glacier Express, Bernina Express e Goldenpass.
Certamente uma das melhores experiências de viagem pelo país. Saiba mais detalhes sobre cada rota nesse outro artigo aqui.
Como montar seu roteiro de viagem à Suíça
Montar um Roteiro de Viagem para a Suíça não é tarefa tão fácil. O país é pequeno mas as possibilidades de passeios e atrações é gigantesca. Por isso, ofereço o serviço de elaboração de Roteiro Personalizado para a sua viagem pela Suíça.
Recomendo ler também esses artigos: O que visitar na Suíça | Principais cidades e atrações e 10 experiências incríveis para ter durante uma viagem pela Suíça
- Suíça e suas 3 regiões: alemã, francesa e italiana
- Principais cidades para se visitar na Suíça
- Principais passeios de montanha na Suíça
- Dicas de lagos para visitar na Suíça
- A Suíça é um bom destino para lua de mel?
- Que cidades funcionam bem como base para uma viagem à Suíça?
Suíça e suas 3 regiões
A esta altura do campeonato acredito que você já saiba que a Suiça basicamente é dividida em 3 regiões, a alemã, a italiana e a francesa.Não é apenas a língua e a proximidade com as fronteiras da França, Itália, Áustria e Alemanha que fazem essas regiões diferentes. O clima, os costumes e até mesmo a geografia muda, portanto é interessante conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas Suíças dentro do mesmo país. Isso também facilita a montar o seu roteiro pelo país caso pretenda combinar a viagem com outro país na fronteira ou próximo dela.
Grande parte do país está na Suíça alemã como Zurique, Lucerne,Interlaken, Zermatt e a capital do país Berna.
A principal cidade na Suíça francesa é Genebra e a principal cidade na parte italiana da Suíça conhecida também como Ticino é Lugano próximo já à cidade e Lago de Como.
Principais cidades suíças
Para quem está planejando uma viagem pela Suíça e não tem ideia das cidades para incluir no roteiro, confira abaixo as principais cidades suíças:
- Zurique – a maior cidade da Suíça
- Lucerna – entrada para a Suíça Central é uma das cidades mais bonitas e mais visitadas no país
- Interlaken – a capital da aventura na Suíça e porta de entrada para diversos passeios nos Alpes
- Basel – capital da cultura e onde se localiza o euroaeroporto que divide fronteiras com a França e a Alemanha
- Zermatt – resort de esqui e vila suíça onde se localiza a famosa montanha Matterhorn também conhecida como montanha Toblerone
- St.Moritz – um dos resorts alpino de luxo mais famosos do mundo
- Montreux – a cidade da música na Suíça que conquistou celebridades como Fred Mercury and Charles Chaplin
- Lugano – a maior cidade de Ticino, na Suíça italiana
Principais passeios de montanha na Suíça
- Jungfraujoch – conhecida como topo da Europa é onde se localiza a estação de trem de maior altitude no continente europeu e onde há neve o ano todo
- Gornergrat – um dos passeios em Zermatt para se chegar mais perto da montanha Matterhorn
- Ebenalp – a montanha onde se localiza o restaurante Aescher que ficou famoso por estar na extremidade da montanha e penhasco
- Grindelwald First – uma montanha na vila alpins de Grindelwald que oferece muitas atrações como um lago alpino cristalino e uma ponte de vidro ao redor da montanha
- Schilthorn – montanha em Lauterbrunnen onde foram gravadas cenas de um dos filmes James Bond e com um restaurante rotatório no topo
- Montanha Pilatus – conhecida como a montanha dos dragões e um dos principais passeios em Lucerne
- Montanha Rigi – vista 360 graus da região de Lucerne
- Montanha Titlis – destino de inverno com neve o ano todo e o primeiro bondinho rotatório do mundo
Dicas de lagos para conhecer na Suíça
Os lagos precisam estar em seu roteiro de viagem pela Suíça. De fato há centenas de lagos alpinos que merecem uma visita seja através de um passeio de barco ou apenas para apreciar a paisagem e tirar fotos:
- Lago Vierwaldstätersee ou Lago de Lucerne
Veja todas as opções de passeios de barco pelo Lago de Lucerne
- Lagos de Brienz e Thun em Interlaken
Veja como são os passeios de barco pelo Brienzersee e Thunersee
- Lago Blau (Blausee) – O Lago Blausee é um lago pequeno mas que impressiona pela água azul e cristalina.
- Lago Oeschinen (Oeschinensee) – relativamente próximo ao Blausee o Oeschinensee é um lago bem maior no alto de uma montanha e que também é muito bonito e oferece diversas trilhas
- Lago Cauma (Caumasee) – localizado na região de Graubünden é um dos lagos mais bonitos da Suíça em minha opinião. É possível nadar no verão.
- Lago Riffelsee em Zermatt – localizado no alto da montanha Gornergrat onde é possível ver a montanha Matterhorn refletida
- Lago Seealp (Seealpsee) – localizado em Appenzel, pode ser alcançado via trilhas
Veja mais dicas e lagos nesse artigo aqui e me siga também no Instagram.
A Suíça é um bom destino para lua de mel?
Com certeza! As paisagens naturais que parecem ter saído de um quadro, os hotéis de luxo e com vista para os Alpes e ou lagos, e as cidades medievais contribuem para um clima romântico e perfeito para uma ocasião especial.
Confira esse artigo com ideias de hoteis de luxo pelo país.
Além disso a Suíça é considerada o local berço da hospitalidade e mundialmente reconhecida pela prestação de serviços de alta qualidade nesse setor.
Certamente uma viagem de lua de mel para a Suíça será inesquecível.
Que cidades funcionam bem como base de viagem em uma viagem à Suíça?
Minha opinião é de que em um roteiro de viagem à Suíça com mais de 5 dias é necessário não apenas uma cidade base mas 2 ou mais de acordo com os passeios que você deseja fazer.
- Zurique: uma das cidades que funciona super bem como base, pois além de ser a maior cidade suíça e oferecer um pouco de tudo, fica a uma curta distância de cidades como Berna e Lucerne, e também funciona como um dos pontos de partida para algumas rotas de trem panorâmico.
- Lucerne – uma das melhores cidades para fazer base em uma viagem pela Suíça pois é porta de entrada para a Suíça Central, fica próxima de Zurique , possui um lindo lago e possibilita diversas opções de passeios às montanhas da região.
- Basel ou Basiléia: Funciona bem como base caso você também pretenda viajar para cidades próximas da França como a região da Alsácia ou caso seu voo saia do Euroaeroporto.
- Interlaken: A cidade é uma excelente base para explorar a região e vilas alpinas além dos diversos passeios pelos Alpes e lagos
- Genebra: Se seu voo chega ou parte de Genebra é uma boa ideia passar uns dias por lá, principalmente se você pretende viajar para cidades próximas como Chamonix ou Annecy.
Clima na Suíça
- Em que época visitar a Suíça? Como são as estações do ano?
- É possível ver neve o ano todo?
Em que época visitar a Suíça?
As estações do ano na Suíça costumam ser bem definidas apesar de muitas mudanças nos últimos anos.
A realidade é que você precisa definir primeiro o tipo de experiência que deseja ter na Suíça e quais os principais passeios que pretende fazer. Assim, fica mais fácil escolher a época do ano para planejar a sua viagem à Suíça.
As paisagens na Suiça se transformam completamente entre uma estação e outra. Durante a primavera por exemplo, as montanhas e colinas são tomadas por um verde exuberante e flores por toda a parte. Os lagos estão começando a descongelar e ainda é possível ver neve em alguns picos de montanhas.
Já no inverno, a maior parte das paisagens se torna branca. Muitos lagos congelam e varios passeios pelas montanhas param de funcionar e retornam apenas na primavera.
No outono pode haver bastante chuva e neblina mas as árvores se colorem em tons de amarelo e vermelho, criando paisagens cênicas em todo o país.
Durante o verão ha diversos festivais de rua e é possível nadar em vários lagos, rios ou piscinas pelo pais.
Recomendo a leitura desse artigo: Em que época do ano visitar a Suiça? com os períodos de cada estação e mais dicas.
Leia também:
- Como é o Verão na Suíça | Dicas de Roteiro e passeios
- 13 Dicas de Passeios para fazer na Suíça durante o Verão
- Dicas para visitar a Suíça no Inverno
- Dicas para visitar a Suíça no Outono
- 12 Dicas de Passeios para fazer na Suíça no inverno mesmo sem esquiar
É possível ver neve o ano todo?
Uma das principais motivações de quem visita a Suiça é ver neve, muitos pela primeira vez e de fato há diversas oportunidades para ver neve na Suiça, mesmo que não seja inverno.
Basicamente, se você tem como maior objetivo durante a sua viagem à Suiça ver neve, recomendo viajar para o pais no inverno, pois a maioria das cidades estarão cobertas pela neve e terão aquela atmosfera e charme frequentemente mostrados em fotos e reportagens sobre o país. Além disso, você tem a oportunidade de ver a neve caindo do céu, um espetáculo especial para nós brasileiros que não estamos acostumados com o fenômeno.
Mas sim, é possível ver neve também durante o verão na Suíça!
Adicionalmente você pode experimentar pela primeira vez esportes de inverno como esqui e snowboard, ficar hospedado em chalés e resorts na montanha, curtir piscinas aquecidas enquanto neva e experimentar os famosos pratos típicos fondue e raclette.
Porém, para aqueles que pretendem viajar para a Suiça durante outras épocas do ano, também é possível ver neve no alto de algumas montanhas como a Jungfraujoch e o Monte Titlis. Você terá a oportunidade de ver a neve cobrindo algumas das paisagens mas dificilmente verá a neve caindo do céu, porém nessas montanhas é possível experimentar algumas atividades na neve.
Comidas e bebidas típicas
- O que experimentar na Suíça e pratos típicos
- Fábricas de chocolate para visitar
O que experimentar na Suíça e pratos típicos
Um dos prazeres de uma viagem pela Suiça certamente é apreciar a culinária local e alguns dos produtos e pratos típicos do país, conforme abaixo:
Leite, iogurtes – Nao deixe de provar os produtos de leite e derivados.
Queijos – Queijos tìpicos como o Gruyéres e Emmental além de diversos outros queijos produzidos nas montanhas.
Pães: Seja em padarias locais ou supermercados como Migros e Coop, a variedade de pães é imensa e geralmente há pães fresquinhos a qualquer hora do dia, mesmo em algumas lojas de conveniência em postos de gasolina.
Chocolates – Claro que você nao pode deixar de experimentar um dos produtos símbolo da Suiça. Nos supermercados Coop e Denner você pode encontrar a famosa marca Lindt e a Cailer que é da Nestlé. Na rede de supermercados Migros a marca Frey que é uma marca propria é a estrela.
Se você quer experimentar chocolates mais artesanais recomendo as lojas Sprungli e Läderach.
Salsichas – os suiços também possuem uma versão do que chamamos de linguiça no Brasil e talvez pela influência alemã são bastante consumidas no pais.
As principais são: cervela e salsicha de saint gallen.
Alguns restaurantes servem como prato principal rösti acompanhada de uma dessas salsichas ou em eventos de rua sempre se pode encontrar salsichas grelhadas vendidas junto com pão e mostarda.
Glüwein : Uma versão do nosso vinho quente no Brasil, o Glühwein é bastante consumido nas noites frias de inverno e pode ser encontrado em restaurantes nas montanhas e também em barraquinhas em mercados de natal.
Cervejas e coquetéis: Devido também à influência alemã há muitas cervejas locais. Algumas das mais famosas encontradas em supermercados são: Feldschlösschen de Basel, Quöllfrisch de Appenzel, Calanda de Graubünden e Rugenbräu de Interlaken.
É possível também encontrar cervejarias locais menores em cada cidade.
Um dos coquetéis locais mais apreciados especialmente por mulheres é chamado de Hugo que é feito de de Prosecco, erva-cidreira ou xarope de flor de sabugueiro, hortelã fresca e água mineral ou soda; muitas vezes também pedaços de limão ou suco são incluídos.
Vinhos – a região de Valais na Suiça é produtora de vinho produzido principalmente com a uva Chasselas. O vinho branco é o mais famoso e pode ser provado em uma visita em Lavaux, ou comprado em uma das lojas da região.
Nos supermercados também se encontra vinhos muito bons e com preços acessíveis.
Luxemburgeli – Trata-se de uma versão suíça do francês macarron, mas aqui na Suiça produzido com mais recheio. Você encontra essa especialidade nas lojas Sprüngli.
Pratos típicos: Batata Rösti, Fondue de Queijo, Raclette, Äpler Macarroni, Zürcher Geschnetzeltes que é uma espécie de strogonoff feita com carne de vitela.
Sobremesas: Torta de cereja em Zug, Torta de Cenoura em Argau.
Frutas vermelhas: Cerejas, framboesas, mirtillo
Trilhas na Suíça
A Suíça é um país ideal para praticar caminhadas. Há centenas de trilhas de diversos níveis espalhadas pelo país. Os suíços levam caminhadas a sério e as trilhas são bem demarcadas e sinalizadas.
Quem pretende fazer trilhas na Suíça, organize a sua viagem entre a Primavera e o Verão. No inverno as opções de trilhas são bem reduzidas e elas são feitas na neve com sapatos especiais.
Sempre pesquise sobre uma trilha antes de fazê-la, imprima a rota e se prepare com roupas adequadas e tênis ou bota para trilhas. Leia esse artigo com dicas e informações práticas antes de trilhar pela Suíça.
Mesmo que uma trilha seja marcada como fácil, não se esqueça que trilhas em terreno montanhoso exigem uma certa condição física e cuidado. Verifique também se há restaurantes pelo caminho para se abastecer com bebidas ou comidas além de levar o básico em sua mochila.
Você pode combinar o seu passeio à montanha com uma trilha. Há muitas opções por exemplo nas montanhas Pilatus, Rigi, Titlis e Jungfraujoch.
Destaco abaixo algumas das trilhas que já fiz e recomendo:
- Trilha pelos terraços de Lavaux, região vinícola e património da Unesco – nível fácil, diversas rotas e duração.
- Trilha dos 5 Lagos em Pizol – 5 lagos no alto de uma montanha – nível de dificuldade: médio – duração: cerca de 5 horas
Localizado no alto de uma montanha a cerca de 40 minutos de Lucerne, se encontra o Lago Bannalp. O local é ótimo para uma trilha curta ao redor do lago ( cerca de 5km) ou também para quem procura trilhas mais avançadas como a Walenpfad.
Essa foi uma das trilhas mais longas que já fiz aqui na Suíça com quase 19km e que passa por algumas das paisagens mais incríveis da região de Alpstein e 3 lagos: Seealpsee, Fälensee and Sämtisersee, além de lugares mega pitorescos como a vila Megglisalp accessível apenas via trilha.
É possível fazer apenas partes dessa trilha. Dependendo da parte escolhida o nível pode ser fácil ou médio.
- Trilha em Ritom Piora
Nessa trilha em Ticino, região italiana da Suíça, passei por 3 lagos, o incrível Lago Ritom, Lago Cadagno e Lago de Tom.
Nível fácil a moderado em uma trilha de 6 horas.
- Trilha em Brienzer Rothorn
Trilha de Brienzer Rothorn a Planalp – nível fácil – duração: cerca de 2 horas
Essa trilha na região de Davos passa pelos belíssimos lagos alpinos chamados de Jörisee. Em um percurso de 11 km com partes de nível médio a difícil a trilha leva no mínimo 4h30.
Essas são apenas algumas ideias de trilhas para você se inspirar.
Cultura e entretenimento
- Principais eventos na Suíça durante o ano
- Dicas de museus para visitar
Principais eventos na Suíça durante o ano
Há uma grande oferta de eventos na Suíça anualmente. Abaixo alguns dos principais:
- Competição internacional de Esqui Laubenhorn em Wengen – 17 a 19 de janeiro em 2019
- World Economic Forum em Davos – 19 a 24 de janeiro de 2020
- White Turf – corrida de cavalos no lago congelado de St.Moritz – 2, 9 e 16 de fevereiro de 2020
- Salão do Automóvel em Genebra – 05 a 15 d março de 2020
- Sechseläuten – queima do boneco de neve Böög em Zurique para saber se o verão será bom – 20 de abril de 2020
- Art Basel – a feira internacional de arte mais famosa – junho de 2020
- Montreux Jazz Festival – o segundo maior festival de jazz do mundo que acontece na cidade de Montreux às margens do lago Lemán – sempre entre junho e julho
- Zurich Street Parade – festival de música eletrônica que ocupa as ruas de Zurique – sempre em agosto
- Locarno Film Festival – Festival internacional de cinema – acontece em agosto na cidade de Locarno
- Natal na Suiça – época em que os mercados de natal aparecem em praticamente todas as cidades. Excelente atmosfera e cidades decoradas em um clima mágico.
Dicas de museus para visitar na Suíça
Há mais de 1000 museus na Suíça, de todos os tamanhos e para todos os gostos. Quem tem o SwissPass se beneficia da gratuidade ou descontos na maioria deles.
Abaixo alguns dos principais e mais legais museus que merecem uma visita na Suíça:
- Museu Olímpico em Lausanne – para conhecer sobre a história das Olimpíadas
- Landesmuseum em Zurich – O Museu nacional suíço fica dentro de uma construção que parece um castelo e é um dos museus culturais históricos mais visitados da Suíça.
- Museu do Albert Einstein em Berna – Aprenda mais sobre Albert Einstein e sua teoria da relatividade que foi criada quando ele morava na capital da Suíça
- Chaplin-s World em Vevey – a antiga casa em que Charles Chaplin e sua família viveram por mais de 20 anos na Suíça até sua morte abriga hoje um museu com réplicas do cenário dos mais famosos filmes e muito mais.
- Museu Nacional do Transporte em Lucerne – Esse é o museu mais visitado da Suíça. Lá você aprende sobre a evolução dos meios de transporte em exibições interativas
Onde se hospedar na Suíça?
- Como escolher hotéis pelo país?
- Opções de hospedagem econômica
Como escolher hotéis pelo país?
Independentemente das cidades que você escolha como base para sua viagem pela Suiça, há basicamente opções de hospedagem em todos os lugares, mesmo em vilas alpinas mais isoladas.
Há hospedagens de todos os níveis e estilos na Suíça. Quem procura algo para uma ocasião especial encontrará uma grande variedade de hotéis de luxo e spas pelo país. Para ter uma ideia veja esses 10 hotéis de luxo na Suíça.
Já para quem quer conforto mas não pretende gastar muito com hospedagem em uma viagem à Suíça o ideal é procurar por hotéis de rede como Ibis. Ás vezes, dependendo da cidade ao invés de hotéis de rede, o ideal é alugar um chalet ou apartamento privado no estilo airbnb.
Para quem está de transporte público dê prioridade a hotéis bem localizados próximos a estações de trem ou pontos de ônibus. Já quem tem um carro a disposição acaba tendo mais opções pois pode considerar hospedagens um pouco fora da rota central e que muitas vezes são mais baratos e oferecem excelentes vistas para paisagens naturais.
Nossa recomendação é utilizar o site Booking.com para a pesquisa de hotéis/pousadas/hostels e também para ler as recomendações de outros viajantes.
Há opções de hospedagem econômica pelo país?
Sim, até mesmo na Suíça é possível encontrar hostels e campings além de hotéis mais em conta, por isso o ideal é pesquisar bem.
Acampar pela Suíça é uma excelente ideia porque há vários campings espalhados pelo país e além do preço convidativo, eles oferecem uma super estrutura até mesmo com alojamentos para quem não quer ficar em uma barraca. Procure campings na Suíça utilizando esse site.
Em relação a hostels, há também muitas opções praticamente em todas as cidades e normalmente eles também oferecem alguns quartos duplos privados para quem viaja em dois mas quer economizar.
Quem gosta de fazer trilhas também pode se hospedar em algum Bergrhaus, restaurante de montanha que também oferecem quartos a preços acessíveis.
Consulados brasileiros e números de emergência
- Quantos consulados do Brasil existem na Suíça e em que cidades estão localizados?
- Quais os principais números de emergência na Suíça?
Quantos consulados do Brasil existem na Suíça e em que cidades estão localizados?
Há 3 consulados brasileiros na Suíça em caso você precise de ajuda. Eles estão localizados nas cidades de Zurique, Genebra e Berna. Veja endereços abaixo
Consulado do Brasil em Zurique
Endereço: Stampfenbachstrasse 138 – 8006 – Zurich
Telefone: +41 44 206 90 20
Consulado do Brasil em Genebra
Endereço: 4, rue de Lausanne – 1202 Genève
Telefone: +41 22 906 94 20
Consulado do Brasil em Berna
Endereço: Monbijoustrasse 68 – 3007 Bern
Telefone: +41 31 371 85 15
Quais os principais números de emergência na Suíça?
Anote esses números de emergência e os tenha sempre contigo em sua viagem à Suíça:
117 Polícia
118 Bombeiros
144 Ambulância
1414 Swiss Rescue – para acidentes graves e resgate em áreas alpinas
112 European emergency number – se você não tem certeza se está em território suíço ou fronteiras use este número
O que achou desse artigo com informações para planejar a sua viagem para a Suíça? Deixe seu comentário abaixo.
Posts mais Recentes sobre a Suíça
Olá Monique,
Parabéns pelo seu blog, é completo. Estou com uma viagem marcada para a Suíça agora em março e gostaria de saber como está a situação no país em relação ao coronavírus. Há alguma restrição no momento ?
Grato.
oi! Parabéns pelo blog! Estou organizando uma viagem para Suiça e ele tem ajudado bastante. Tudo muito prático e bem escrito. Obrigado!
Uma dúvida: queria muito fazer a viagem de carro, mas seguindo as tuas dicas, como vou em dezembro, acho que é arriscado. Então, estou vendo o passe ilimitado de trem, que dá direito também a alguns passeios nas montanhas (Rigi, Schilthorn, Stanserhorn e Stoos). Vale a pena, já que está incluso, não fazer as montanhas mais tradicionais e fazer essas? Tenho só 7 dias, então tentando otimizar tempo e dinheiro…hehe.
Obrigado por compartilhar as informações. 😉
Olá, Monique. Qual seria o melhor chip de celular para usar na Suiça e na França?
Oi Adriane, não sei te dizer infelizmente porque tenho plano aqui. Sei que vc pode comprar alguns chips que funcionam na Suíça em uma das operadoras locais como Salt e SwissComm mas não sei se eles possuem alguma opção que inclua a França.
Abraços
Olá! Saindo de Milão de trem qual a primeira cidade na Suíça que devo parar para pegar um dos trens panorâmicos?
Obrigada
Oi, Monique. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Opa maravilha! Obrigada!
Mas em Itália a PID é exigida para os europeus ou é só para os brasileiros?
Olá Bernardo tudo bem? É exigida a Pid para brasileiros mesmo. Os europeus podem dirigir na Europa com a própria carteira local do país em que residem. Abraços
Obrigado. Outra pergunta: o que é o IOF?
É um imposto. Ao usar cartao de credito no exterior por exemplo se cobra uma tax sobre a compra. Dá um google que tem várias explicações em detalhes.Abs
Olá! Parabéns pelo espaço, primeiramente. Bom, estarei fazendo a minha primeira viagem internacional agora em junho e vou para Suíça. Minha namorada é de lá e vou ficar na casa dela, por duas semanas e volto ao Brasil.
Gostaria de saber, se possível, quanto eu teria que ter no meu cartão (de débito) internacional, pois não sei se exigem um valor mínimo, mesmo eu ficando hospedado na casa dela, com dormida e alimentação já incluídos (ela vai fazer a carta-convite pra me enviar por e-mail e eu apresentar lá)… Já sei que tem que ter:
– Passaporte
– Passagens de ida e volta
– Seguro obrigatório
– Cartão internacional
– Certificado Internacional de Vacina
– Carta convite
Agradeço desde já pela atenção.