A cidade de Meiringen pode não ser uma das mais conhecidas e famosas na Suíça, mas é bem especial e vale muito à pena incluí-la em seu roteiro pela Suíça, seja como base turística para explorar outras cidades como Interlaken, ou para curtir os passeios e a natureza local que são bem especiais. Nesse post conto um pouco as curiosidades da cidade, como a fama que recebeu entre os fãs de Sherlock Holmes!
Meiringen é associada com duas coisas totalmente diferentes: Sherlock Holmes e merengues como o próprio nome entrega mas não é só isso. Leia o artigo para descobrir o porqu destas associações e os pontos turísticos que você pode visitar nessa cidade.
Pontos turísticos em Meiringen – a cidade do Sherlock Holmes na Suíça
Cachoeiras Reichenbach
Um dos principais pontos turísticos de Meiringen são as cachoeiras Reichenbach! São quedas de 120m que por sua vez ficaram famosas depois que o autor britânico Sir Arthur Conan Doyle as visitou em um tour pela Suíça com sua esposa em 1891.
O autor ficou tão impressionado com o local o elegeu como o cenário para a morte de seu famoso personagem Sherlock Holmes na história ” The Problem”.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!O funicular para visitar as cachoeiras foi construído em 1899 e atualmente o passeio é feito em uma exata réplica do original e charmoso funicular de madeira.
:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::
Ao chegar lá no topo existe uma plataforma que oferece uma vista incrível da cidade de Meiringen e claro a impressionante queda d’ água que pode ser explorada através de caminhadas. Uma estrela pintada na rocha indica o local onde Sherlock Holmes e seu arquiinimigos teriam lutado e caído da cachoeira.
Esse é um passeio que normalmente é feito em conjunto com a visita ao Aare Schlucht, um canyon incrível, resultado das transformações da natureza há milhões de anos, o qual conto melhor abaixo.
Mas antes de falar do próximo ponto turístico apenas queria mencionar que é devido às Reichenbachfalls ( a gigante cachoeira) que a cidade de Meiringen é associada com Sherlock Holmes, um personagem fictício, que nunca chegou a existir mas que parece ser tão real. Além das cachoeiras, a cidade também recebeu um museu dedicado a ele e uma estátua em sua homenagem. Hà também um hotel com seu nome e até hoje muitos fãs da história não deixam passar a oportunidade de visitar Meiringem quando vem para a Suíça.
Horários de funcionamento:
Preços:
Adultos ida e volta CHF 10
Adultos apenas ida ou volta CHF 7
Crianças de 6-16 ida e volta CHF 8
Crianças de 6-16 apenas ida ou volta CHF 6
Preços em francos suíços e apenas dinheiro é aceito para o pagamento.
Preços combinados
Cachoeira Reichenbach e visita ao canyon Aare – Adultos CHF 15
Cachoeira Reichenbach e visita ao canyon Aare – Crianças de 6-16 CHF 11
Cachoeira Reichenbach e Museu Sherlock Holmes – Adultos CHF 11
Cachoeira Reichenbach e Museu Sherlock Holmes 6-16 CHF 8
Canyon Aare – Aaare Gorge (inglês) – Aareschlucht (alemão)
É difícil definir exatamente o que é o Canyon Aaare mas acho que milagre da natureza cai bem.
Trata-se de um canyon de 1400m de comprimento e 200m de profundidade que pode ser visitado através de uma passarela e túneis que acompanham o curso do rio Aare. O percurso todo é feito em cerca de 45 minutos e no local há também um restaurante e loja de souvenirs.
O canyon Aaare está aberto a público desde 1888 e é um local formado pelas transformações da natureza desde o Cretáceo e a era do gelo. Fascinante! Impossível não pensar em como foi as passarelas foram construídas naquela época e mais ainda, como seria o local quando o descobriram. Esse é mais um dos lugares misteriosos da natureza. Me lembrou bastante outro canyon que visitei lá em Graubünden, o Viamalaschlucht.
Horários de funcionamento:
Neste ano de 2017 fica aberto apenas até dia 1 de novembro com reabertura apenas em abril de 2018.
08.30 – 17.30
08.30 – 18.30 (Julho e Agosto)
Preços:
CHF 8,50 para adultos
CHF 5 para crianças de 6 a 16 anos
Grátis para crianças até 6 anos
Preços combinados com a visita à cachoeira Reichenbach
Vale à pena, pois os passeios são muito perto um do outro e você já aproveita para conhecer os dois lugares.
CHF 15 para adultos
CHF 11 para crianças de 6 a 16 anos
Museu e estátua em homenagem a Sherlock Holmes
Agora que você já sabe que porque Sherlock Holmes é tão famoso em Meiringen, fica mais fácil de entender o porquê de uma estátua e um museu dedicado a este detetive fictício.
O Museu Sherlock Holmes foi inaugurado em 4 de maio de 1991, no centésimo aniversário da”morte” de Sherlock Holmes, na presença da sociedade Sherlock Holmes de Londres e a filha do autor da famosa história: Dame Jean Doyle. O museu fica localizado num anexo à igreja inglesa em Meiringem e apesar de bem pequeno é bem interessante principalmente para os fãs dessa história.
É possível encontrar uma réplica do quarto que seria de Sherlock Holmes na Baker Street em Londres, com vários de seus objetos, de acordo com a descrição dos livros.
Eu achei interessante uma vitrine com vários objetos, entre eles, algumas cartas de fãs que o autor recebia direcionadas a Sherlock Holmes. Além disso, há várias opções de souvenir disponíveis à venda lá no museu.
Horários de funcionamento:
Verão: diariamente de 1 de maio a 31 de outubro – 13h30 às 18h00
Inverno: apenas às quartas e domingos – 16h30 às 18h00
Preços
CHF 4 para adultos
CHF 3 para crianças
DICA: Se você tiver o SwissPass entra de graça neste e em mais de 400 museus na Suíça além de economizar na rede de transporte no país. Saiba mais aqui.
Merengues
A cidade de Meiringuen foi nomeada inspirada nesse doce que nos brasileiros conhecemos como suspiro. Desde 1600 o merengue é produzido na cidade e você pode parar em vários cafés locais e doceiras para provar a iguaria que é servida de diversas formas, inclusive com sorvete, que foi uma que provei e achei deliciosa!
A fábrica original chamada Frutal também pode ser visitada por grupos que queiram ver e participar da produção de merengues. Veja mais informações no site oficial: http://www.frutal.ch/
Onde se hospedar em Meiringen
Hotel Sherlock Holmes e Park Hotel du Sauvage
Se hospedar em Meiringen pode ser uma excelente ideia para continuar os passeios pelas regiões de Interlaken, Hasliberg ou em direção a Berna e se você quiser realmente uma experiência completa relacionada a Sherlock Holmes, recomendo escolher um destes hotéis.
O Hotel Sherlock Holmes é um hotel 3 estrelas e fica bem próximo da estação de trem e do teleférico que leva até Hasliberg.
O Park Hotel du Savage fica atrás do museu Sherlock Holmes e foi o hotel onde aparentemente Sir Arthur Conan Doyle ficou hospedado na sua passagem por Meiringen.
Onde fiquei
Eu passei uma noite no Alpin Sherpa Hotel que também é 3 estrelas assim como a maioria dos hotéis em Meiringen, apesar de aparentar ser mais simples do que os dois anteriores. Eu achei o Hotel ok, sem luxos, mas cobriu minhas necessidades e eu adorei o restaurante onde jantei e pude apreciar um delicioso e típico prato suíço: Batata rösti com legumes!
O Hotel fica super perto da estação de trem e ao lado de um supermercado Migros!
Veja aqui no Booking.com mais opções de Hotéis em Meiringen.
Onde fica e como chegar a Meiringen?
Meiringen é uma cidade estrategicamente localizada, no coração da Suíça e ao pé de diversas passagens alpinas como a Brünigpass onde fica localizado o lindo lago Lungern. Facilmente de ser acessada via trem ou carro, a região é uma excelente base para passeios turísticos pela Suíça!
Abaixo a distância média em minutos que se leva para ir de carro até Meiningen:
De Berna em 67 Minutos
De Lucerne em 45 Minutos
Vale muito à pena fazer o trajeto de trem de Lucerne em direção a Interlaken utilizando Interlaken Express para ir até Meiringen, num trajeto que dura cerca de 1 hora e proporciona paisagens lindíssimas em qualquer época do ano! Tenho uma coleção de fotos tiradas de dentro da janela do trem ao passar por esse trajeto. Veja abaixo um exemplo.
Sugestão de roteiro em Meiringen
O que fazer em 1 dia
Trajeto de trem de Lucerne a Meiringen
Visita ao canyon Aaare
Visita às cachoeiras Reichenbach
Visita ao Museu Sherlock Holmes
Parada para tomar um café e comer merengues!
Dicas para estender o seu passeio
Hasliberg – paraíso de inverno
Uma excelente forma de estender o seu roteiro visitando a região de Meiringen é subir até a montanha Hasliberg que no inverno oferece pistas de esqui, diversas trilhas e atividades de inverno. Na montanha há também restaurantes e bares e o local é uma ótima opção para esquiar e curtir o clima de inverno restaurantes e bares.
Explore Interlaken e a Região de Jungfrau
Como você pôde ver no mapa acima, Meiringen é um excelente local para ser base em um roteiro de quem pretende explorar a região de Interlaken e os passeios pelos Alpes e vilas alpinas em Jungfrau. Hà centenas de atividades que descrevi no seguinte post:
Guia de Interlaken, tudo o que o você precisa saber para explorar a região.
Conheça a região de Grimselwelt e a Grimselpass
Não muito longe de Meiringen, fica uma região incrível chamada de Grimselwelt, um dos lugares que considero mais impressionantes aqui na Suíça, pela beleza da natureza.
Há muito o que explorar por lá mas eu recomendo especialmente um passeio até o Lago Gelmer que é lindíssimo e que é acessado via um funicular que é nada mais nada menos que o mais inclinado da Europa! Em alguns momentos chega a 106% de inclinação! É realmente insano, garante um pouco de adrenalina ao passeio, embora o funicular não vá tão rápido, é uma excelente experiência! Veja com seus “próprios olhos” através de fotos e um vídeo que fiz do passeio no seguinte artigo:
Há uma série de outros passeios que você pode ver aqui e recomendo fortemente explorar essa região, que inclusive possui um hotel histórico na montanha, um dos mais famosos da Suíça chamado Grimsel Hospiz e uma das passagens alpinas chamada Grimselpass que proporciona paisagens incríveis dos Alpes durante o passeio.
Dirija pela Sustenpass e Furkapass
Sempre quis dirigir pelas estradas que praticamente cortam os Alpes Suíços? Então você não pode perder a oportunidade de explorar essas duas passagens alpinas acessadas facilmente a partir de Meiringen. Curvas cenográficas e a proximidade com os Alpes e glaciares deixam o passeio mais emocionante! Leia mais aqui sobre um passeio pela Sustenpass e esse artigo com fotos e relatos de um passeio pela Furkpass.
Espero que este artigo tenha te inspirado a conhecer a região e caso já tenha passado por lá deixe abaixo um comentário com a sua experiência!
Fiz esse passeio em parceria com o escritório de Turismo de Interlaken. Todas as opiniões e descrição do passeio são isentas e pessoais!
O que é essencial:
- Swiss Travel Pass: para economizar na viagem de transporte público, garantir descontos e gratuidade em passeios de barco, montanha, trens panorâmicos e entradas em museus ou o Global Pass caso seu roteiro inclua a passagem por mais países pela Europa.
- Compra de ingressos antecipados no cartão de crédito para garantir disponibilidade e também oferta de excursões e passeios guiados pra quem viaja sozinho ou quer a comodidade de viajar com quem conhece bem o país
- Pesquisa e reserva de hotéis no Booking.com para verificar disponibilidade, comparar preços e diversas opções de hotéis. Mesmo que não finalize a reserva por lá, é a minha dica de onde começar a pesquisa pois geralmente também oferece preços atrativos.
- Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
- Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é altamente recomendado e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Comece sua pesquisa com a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício.
- Veja abaixo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:
Mais posts sobre a Suíça para te inspirar
Planejamento de Viagem à Suíça
-
- Curiosidades da Suíça - conheça os moradores ilutres, marcas suíças e muito mais sobre o país
Transporte na Suíça
-
- O que você precisa saber para dirigir na Suíça -regras e informações básicas
-
- Saiba tudo sobre o Swiss Pass, o bilhete múltiplo para sua viagem na Suíça
-
- Swiss Pass x Aluguel de carro na Suíça - descubra o que vale à pena para sua viagem
-
- Goldenpass: rota de trem panorâmica de Lucerne a Montreux
Suíça nas diferentes estações
Principais cidades
-
- Tudo sobre Zurique: guia para conhecer a maior cidade suíça.
-
- Tudo sobre Saint Moritz, uma das cidades mais exclusivas da Suíça
Principais passeios em montanha
-
- Titlis x Jungfraujoch - um comparativo dos 2 passeios em montanha onde é possível ver neve o ano todo
-
- Rigi, a rainha das montanhas - combine passeio de montanha e cruzeiro pelo lago
-
- Stoos - conheça essa vila alpina no funicular mais inclinado do mundo
-
- First em Grindelwald, visite o incrível lago Bachalpsee
Lagos na Suíça
-
- Blausee - o lago mais azul da Suíça
Vilas Suíças e dicas de passeios
-
- Grindelwald, uma das vilas alpinas mais especiais da região de Jungfrau
-
- Engelberg, um vale especial e diversas montanhas
-
- Lauterbrunnen - o vale inspiração para as paisagens de Senhor dos Anéis
-
- Gruyéres - conheça essa charmosa vila medieval, também famosa pelo queijo
Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.
Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.
Seu blog está sendo de grande ajuda para montar meu roteiro pela Suiça, muito obrigada!
Terei apenas 5 dias no país, mas gostaria de dedicar 1 dia à região.
É possível fazer o Canion Aare e as cataratas de Reichencach no período da manhã, e a visita ao Gelmersee no período da tarde num mesmo dia?
Oi Paula, fico contente que o blog esteja sendo útil!
Vc estará de carro? Se sim diria que dá mas que ficaria mega corrido. Eu optaria por fazer ou Canyon Aare ou as cachoeiras Reichenbach e de lá já ir para o Gelmersee. ALiás o ingresso tem q ser comprado online de preferência porque esse passeio anda super disputado e apenas 42 pessoas sobem por vez.
Abraç0s
Nossa esse post tá lindo, nós adoramos trilhas em Cânions e cachoeiras, fotos belíssimas, parabéns!
Oi Sarah muito obrigada! Esses lugares da natureza sao especiais demais né? Beijoos
Ok Monique Bjs
Oi Monique,eu acompanho seu blog faz um tempo,moro em Colamr com meu marido que é frances.Eu acho que voce deveria fazer entrevistas online com os seus leitores brasileiros que moram ou moravam no exterior,acho que pode ser muito legal,qualquer coisa se voce gostar da ideia eu gostaria de ajudar fazendo uma entrevista
Bjoos da Clara Segatto
Oi Clara, muito legal a ideia! Realmente comecei a perceber que muita gente que acompanha o Blog é também brasileiro que está morando fora do paìs! Vou me organizar e aì te mando um email para fazermos sim essa entrevista ok? Beijos!