Provavelmente você já deve ter escutado falar em Interlaken, mesmo que talvez não tenha ligado o nome à Suíça. Interlaken é um dos destinos mais conhecidos internacionalmente e que faz parte do roteiro da maior parte dos turistas que visitam o país. A região de Interlaken é conhecida como a capital da aventura na Suíça devido à enorme quantidade de opções de esportes de aventura e ao ar livre existentes, como o Voo de Paraglider, uma das atrações mais famosas. Descubra nesse artigo o que fazer em Interlaken e dicas das principais atrações.
- Um pouco sobre a região de Interlaken
- Quando visitar Interlaken?
- Como chegar em Interlaken
- Interlaken – o centro
- Montanhas
- Lagos em Interlaken
- Esportes radicais em Interlaken
- Onde se hospedar em Interlaken
- Passeio cultural e Rota de trem panorâmica
- Outras ideias de cidades próximas a Interlaken para incluir no roteiro
Um pouco sobre a região de Interlaken
Sua localização totalmente privilegiada entre dois lagos ( de acordo com o seu nome literalmente ), os incríveis Thunersee e Brienzersee ou Lago de Thun e Lago de Brienz, na Suíça central atrai muito turistas!
É a partir de Interlaken que saem os principais passeios de visita aos Alpes Suíços. Além disso, na cidade é possível ter uma espetacular vista dos três famosos Alpes: Eiger, Mönch e Jungfrau e Interlaken também se conecta com a região chamada Bernese Oberland que possui algumas das paisagens mais lindas do país.
Está planejando a sua viagem à Suíça? Então não deixe de ler esse artigo com todas as dicas, curiosidades e informações práticas sobre o país.
Existem diversas atrações para diferentes públicos em Interlaken, conforme explico mais detalhadamente ao longo do post, o que faz essa ser uma das regiões mais turísticas da Suíça. As opções são tantas que acabam confundindo, por isso nesse artigo tento explicar como aproveitar ao máximo a sua estadia em Interlaken!
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!Quando visitar Interlaken?
Interlaken no Verão e Primavera
O Verão é considerado a alta temporada de Interlaken. É a época perfeita para explorar todas as atividades outdoor e mesmo nessa época é possível subir até os Alpes e ver neve! Uma outra vantagem de viajar para Interlaken durante essa época é aproveitar para fazer atividades nos lagos, seja um passeio de barco por um dos lagos ou esportes aquáticos.Quem sabe até mesmo nadar no lago, por que não?
:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::
A Primavera é também uma boa época, mas com temperaturas um pouco mais baixas. Consulte aqui esse outro artigo sobre as estações do ano na Suíça.
Veja aqui dicas de passeios para curtir a Suíça durante o verão
Interlaken no Inverno e Outono
Interlaken também é muito visitada durante o inverno pois é a porta de entrada para os Alpes e diversas regiões onde é possível praticar esqui e outros esportes de inverno, como em Mürrem/Schilthorn, Kleine Scheidegg/Männlichen, Grindelwald First ou nas regiões de Beatenberg ou Axal-Brienz.
As possibilidades são muitas! São mais de 45 ferrovias, bondinhos e teleféricos que transportam os atletas para cerca de 200km de pistas.
Mesmo que você não seja praticamente de esqui e não queira se aventurar, Interlaken é excelente durante o inverno. Há muitas atividades na neve como trenó e caminhada com raquetes além é claro dos diversos hotéis aconchegantes e restaurantes onde você pode apreciar a gastronomia suíça como Fondue ou Raclette enquanto a neve cai lá fora.
Veja abaixo mais opções de passeios e atividades em Interlaken.
Como chegar em Interlaken
Interlaken fica localizada na região central da Suíça e possui diversas maneiras de ser acessada, via trem ou carro.
Para quem vem a Interlaken diretamente de um dos Aeroportos do país, veja abaixo tempo de duração do trajeto feito de carro ou de trem:
Aeroporto Basel Mulhouse
- Trem: 2:20 h
- Carro: 1:55 h (155 km)
Aeroporto de Zurique
- Trem: 2:10 h
- Carro: 1:45 h (140 km)
Aeroporto de Genebra
- Trem: 2:50 h
- Carro: 2:40 h (215 km)
Caso esteja vindo de carro de outra cidade da Europa ou caso tenha alugado um carro aqui na Suíça, coloque no campo abaixo a cidade de partida para ver no Google Maps o trajeto e a distância até Interlaken:
Chegando de trem em Interlaken
De Montreux ou Lucerne a Interlaken
Uma das rotas panorâmicas de trem da Suíça passa por Interlaken, é a GoldenPass que conecta a cidade de Lucerne na Suíça alemã com a cidade de Montreux na Suíça francesa. Quem adquire o Swiss Travel Pass faz essa rota de graça!
Escrevi aqui no Blog um artigo explicando tudo sobre e como funciona o Swiss Pass. Leia aqui.
Caso você não tenha muito tempo tempo suficiente no roteiro, recomendo fazer a versão reduzida, de Lucerne a Interlaken, ou vice-versa chamada de Interlaken Express. Veja todas as dicas e detalhes nesse artigo aqui.
A partir de outras cidades da Europa
Abaixo algumas das principais conexões de trem para quem vem de outras cidades da Europa até Interlaken. Pesquise o melhor passe de trem com a Rail Europe.
- TGV Paris-Basel + trem regional para Interlaken – Viaje com o trem de alta velocidade de Paris a cidade de Basel na Suíça e depois pegue um trem regional para Interlaken. Para bilhetes e demais informações acesse o site da Rail Europe.
- ICE Berlin – Frankfurt – Interlaken Ost
- ICE (Hamburg) – Frankfurt – Interlaken Ost
- Milan-Spiez-Interlaken
- Paris-Berne-Interlaken
- Vienna-Salzburg-Innsbruck-Zurich-Interlaken
Para horários de trem, preços sobre os trajetos dentro da Suíça clique no botão abaixo e faça sua pesquisa, incluindo a cidade de origem.
Interlaken – o centro
O centro antigo de Interlaken é bem charmoso e vibrante! É lá que se localiza a maioria dos grandes hotéis, comércio, um casino e diversos restaurantes. Ah! E detalhe, uma vista incrível dos Alpes!
Você irá perceber que facilmente é possível conhecer todo o centro a pé e certamente irá esbarrar com muitos turistas. Já fui diversas vezes a Interlaken e sempre a cidade está lotada, não importa a hora e o clima!
Há lojas de relógios por toda parte e elas são super disputadas, seja por curiosos ou por fãs dos precioso relógios suíços, especialmente o público oriental, que visita em peso a região. Inclusive, em muitas dessas lojas os atendentes são orientais e não falam alemão, para atender este público.
A principal via do centro é chamada de Höheweg, e é lá inclusive que acontecem os pousos dos voos de paraglider, numa grande área verde de frente para os Alpes.
Para quem quer explorar um pouco mais a região a pé vale à pena seguir o curso do rio Aare e caminhar até Unterseen que também possui um centro antigo preservado com uma igreja do século 13, uma praça com uma torre medieval e um museu dedicado a região de Jungfrau.
Um dos passeios próximos ao centro de Interlaken que eu recomendo para você ter uma das melhores vistas da região é o Harderkulm! Trata-se de um funicular que em 10 minutos leva até topo da montanha local e lá de cima você vê o rio Aare, os lagos de Brienz e Thun e tem uma incrível vista de frente para os Alpes!
O ponto alto deste passeio é uma plataforma suspensa de onde se tem a melhor vista e que garante uma emoção extra.
Eu recomendo bastante esse passeio, principalmente para quem não tem muito tempo na cidade e quer ter um panorama da região do alto que é ainda mais incrível. Lá no topo existe também um restaurante que a arquitetura lembra um pequeno castelo e para quem gosta de caminhar há várias opções de trilhas.
Montanhas
Interlaken – região de Jungfrau
Jungfraujoch – Topo da Europa
Esse é o passeio mais famoso e com razão. É um passeio longo que varia de 2h a 2h30 para chegar ao destino final: a estação de trem mais alta da Europa, localizada a 3454 metros acima do nível do mar e onde se encontra um incrível complexo turístico com diversas atrações e neve durante o ano todo.
O trajeto que se leva para chegar até o topo é bem especial e é um dos pontos altos do passeio, afinal a engenharia por trás de um trem que passa por túneis por dentro das montanhas é algo de se impressionar. Mesmo dentro do trem as paisagens durante o tour dão um show à parte!
Leia o artigo completo com dicas desse passeio aqui.
Grindelwald First
Essa é a montanha localizada na charmosa vila alpina de Grindelwald. No inverno, se transforma em um resort de esqui e é uma excelente localização para amantes do esporte oferecendo vistas impressionantes dos Alpes.
Para os apaixonados por hiking é um destino imperdível no verão e primavera com trilhas de visual surpreendente como o lago Bachalp. Leia tudo sobre essa montanha nesse artigo.
Wengen
Uma vila alpina onde carros não entram fica localizada a 400 metros acima do vale de Lauterbrunnen. É uma famosa estação de férias, principalmente no inverno e para amantes de hiking e ski.
Lauterbrunnen
Uma vila localizada num vale, rodeada por mais de 72 cachoeiras e é conhecida como a inspiração para J.R.R Tolkien criar as paisagens da Terra média no “Senhor dos Anéis”. J.R.R. Tolkien visitou Lauterbrunnen em 1911 e ficou encantado e impressionado com a paisagem do local.
Mürren
Outra vila alpina onde não entram carros e conhecida por ter apenas 400 habitantes permanentes. Fica localizada a 1650m acima do nível do mar. Possui várias opções de trilhas e pistas de esqui.
Schilthorn – a Montanha do James Bond
Localizada a 2970 metros acima do nível do mar, essa montanha serviu de cenário para um filme de James Bond em 1969, especificamente no restaurante giratório que oferece uma inacreditável vista 360 graus, chamado Piz Gloria. Há também uma exposição no local mostrando cenas do filme de James Bond. Outro lugar para ver neve na Suiça 365 dias por ano! Leia o artigo completo sobre a Montanha Schilthorn aqui.
Brienzer Rothorn – explore vistas panorâmicas a bordo de um trenzinho a vapor
Um passeio inesquecível em um trenzinho a vapor que sobe essa montanha e proporciona uma vista panorâmica privilegiada do Lago de Brienz.
Lagos em Interlaken
Explore os lagos de Interlaken, Brienz e Thun, fazendo um dos diversos cruzeiros disponíveis ou atividades aquáticas como caiaque e stand up paddle
Explore a região ao redor do Lago de Brienz com dicas de 6 passeios espetaculares. Veja o artigo aqui.
Além dos lagos da região, Interlaken pode servir como base para explorar 2 dos lagos mais famosos da Suíça, que não ficam muito longe da cidade, o Lago Azul conhecido como Blausee e o incrível lago alpino Oeschinensee.
Já para ver o lago Thun do alto recomendo o passeio à vila de Beatenberg e à montanhaNiederhorn.
Um outro lago bem famoso e que costuma chamar a atenção é o Lungern, que na verdade se encontra antes de Interlaken e pode ser visto no caminho de carro ou de trem de Lucerne a Interlaken. Existe um mirante no alto da Brunigpass onde os turistas podem parar e tirar uma foto como a abaixo:
Esportes radicais em Interlaken
Em Interlaken há uma infinidade de opções para quem gosta de esportes radicais. Como já citei, o Voo de Paragliding é uma das atividades mais famosas, mas existem outras como Salto de Paraquedas, Bungee Jumping, caiaque, canyoning, escalada e muito mais. Veja opções de tours abaixo.
Onde se hospedar em Interlaken
Com certeza Interlaken é uma região para se passar mais de 1 dia, visto a quantidade de opções de passeios para fazer por lá. Leia esse artigo completo com minhas dicas de hotéis e melhores áreas para ficar em Interlaken.
Hotéis na região de Interlaken
Para quem procura algo especial o Victoria Jungfrau Grand Hotel & Spa é um hotel exclusivo 5 estrelas, super bem avaliado. Fica na rua principal da cidade, com vista para os Alpes e Spa privativo. É uma excelente escolha para Lua de Mel, por exemplo. é um hotel 5 estrelas,
Hostels e albergues na região de Interlaken
Para quem é adepto de hospedagem mais econômica o Youth Hostel Interlaken é uma excelente opção, com quartos compartilhados ou privativo com banheiro. Super bem avaliado no Booking.com e alguns amigos e até mesmo leitores aqui do Blog comentaram comigo que vale muito à pena e o hostel é excelente. A localização é ótima, ao lado da estação Interlaken Ost.
Passeio cultural e Rota de trem panorâmica
Museu Balenberg
O Balenberg é um museu muito interessante e diferente. É um Museu a céu aberto que reproduz fielmente 100 construçoes originais e históricas de todas as partes da Suíça, assim como jardins e campos onde há demonstrações de trabalhos manuais realizados antigamente pelo povo suíço . É uma forma de entrar em contato com a cultura do país.
Rota de Trem Panorâmica Golden Pass
Essa é uma das lindas rotas de trem panorâmicas existentes na Suíça que liga a cidade de Lucerne à cidade de Montreux e passa por Interlaken. Se você tiver tempo vale muito à pena incluir este passeio em seu roteiro, saindo de Lucerne ou de Interlaken, que passa por paisagens incríveis e você tem a oportunidade de visualizar tudo no conforto de um trem panorâmico. Aliás, se você tiver o Swiss Travel Pass esse passeio está incluso e você pode fazê-lo na faixa.
Outras ideias de cidades próximas a Interlaken para incluir no roteiro
Caso você esteja montando o seu roteiro pela Suíça e esteja em dúvida de quais cidades incluir, porque realmente são muitas as possibilidades, abaixo cito algumas ideias de cidades que podem ser visitadas em um bate e volta a partir de Interlaken, de carro ou de trem.
Inclusive, se estiver interessado em alugar um carro na Suíça recomendo o site RentalCars. Para quem quer rodar o país de trem pode pesquisar e comprar o Swiss Travel Pass pela RailEurope.
- Berna: A capital da Suíça e Patrimônio histórico pela Unesco
- Thun: Uma cidade de conto de fadas
- Spiez: Linda cidade com castelos e vinhedos
- Lucerne: Uma das cidades mais charmosas da Suíça e excelente base para explorar as atrações da Suíça central
- Zurique: A metrópole suiça e uma das portas de entrada para o pais.
Olá, tudo bem? Estou usando muito suas dicas para planejar minha viagem. Você sabe quanto gastava em Interlaken em alimentação por dia? Alguma dica?
Obrigada!
Estou planejando ir a Suica em abril 20 com carro, excelentes dicas….muito obrigado.
Fico contente que o blog esteja sendo útil! Abraços
Monique, os meus parabéns pelo teu maravilhoso blog. Já é um dos meus favoritos. Encontrei a tua página do Facebook e gostava de te adicionar à minha lista de amigos, mas não
aparece a opção de “Adicionar amigo”. Algum motivo por que isso acontece?
Olá Bernardo, pela página não deve ser possível mesmo mas de qualquer forma sou bem inativa no facebook, no perfil pessoal e uso mais o perfil do blog mesmo. Abraços
olá
muito legal suas dicas.
uma dúvida, vamos ficar hospedados 3 dias em interlaken. Podemos pegar um trem de lá para conhecer Montreaux? é viável vale a pena?
OBRIGADA
Olá Adriana tudo bem. Sim, um trem de Interlaken a Montreux leva 2h30 e tem de 2 a 3 paradas e trocas de trem. Meio cansativo para fazer bate e volta mas rola sim se sair bem cedo e voltar no final do dia. Acesse o site sbb.ch e veja o trajeto e trens disponíveis. Abraços
Boa tarde Monique!
Eu e minha namorada vamos fazer uma eurotrip em setembro de 2016
e vamos dar uma passadinha ai na Suica!
Minha ideia é a seguinte, Chego em Genebra dia 11/09 de manha e alugo um carro la no aeroporto e vou direto pra Interlaken!
A principio fazer uma viagem bem tranquila, parando quando der vontade pra admirar bem a paisagem e depois que chegar em Interlaken, pretendo ficar la ate o dia 14/09 e sair de la depois do almoco!
Como tenho pouco tempo na Suica, escolhi Interlaken para explorar o melhor que eu puder!
Gostei de varias sugestoes que vi no seu Blog e selecionei alguns passeios!
Poderia me ajudar opinando pra ver se oque tenho em mente esta correto e se dessa maneira irei aproveitar legal minha viagem com minha linda namorada! hahahahahahaha
quero fazer o passeio do Harderkum
conhecer as cachoeiras do Lauterbrunnen ou vc acha q a cachoeira de Giessbach Falls vale mais a pena??
e por fim o LAGO GELMER E GELMERBAHN, O FUNICULAR MAIS INCLINADO DA EUROPA que foi oque mais me chamou a atencao nos seus post!
oq acha? como vou estar de carro, qualquer dica de lugar ou roteiro ou lugares q nao posso perder em setembro serao mtu bem vindos!
Parabens pelo blog, ele que me convenceu de colocar a Suica no roteiro… Depois que dei uma bela lida nas coisas aqui, admito que fiquei com mais vontade de conhecer a Suica do q Amsterdam… e olha que a ideia de fazer uma eurotrip comecou devido a vontade de conhecer Amsterdam!
Se quiser pode me responder por Email, fica mais facil ate eu acho!
Obrigado e ate mais… 🙂
Email- [email protected]
Legal William, que bom que o blog serviu de inspiraçao! Vocês nao irao se arrepender em colocar a Suiça no roteiro, eu garanto! Hà muitas paisagens românticas e de sonhos por aqui. Na minha opiniao Lauterbrunnen éimperdivel. Vc pode combinar no mesmo dia a visita a vila Wengen e subir até Mäanlichen ou ir para o outro lado e conhecer a vila alpina Murren e subir ao topo da Schilthorn. As cachoeiras Giessbach vc consegue visitar em meia hora rs, no caminho para Interlaken ou fazendo o passeio de barco pelo lago Brienz. Acho um dos lugares mais sensacionais pq da pra ver o lago brienz do topo. O lago Gelmer como ja disse no post é sensacional também. Nao escrevi no Blog ainda mas esse fds fiz um passeio até Schynigge Platte, também na regiao de Interlaken e achei simplesmente incrìvel, talvez até mais do que Harderkulm viu. É algo a pensar! Obrigada pelos elogios ao blog! Agradeço se vcs conseguirem alugar o carro e reservar o hoteis pelos links aqui do blog 🙂 Abraços