A cidade de Zadar foi uma das melhores surpresas nessa minha passagem pela Croácia e também um dos maiores arrependimentos, por ter planejado ficar tão pouco tempo por lá. Mas como em qualquer viagem, são esses lugares tão especiais que nos fazem voltar e isso eu adoro, visitar novamente locais que me trouxeram sensações tão boas.
No meu roteiro de nove dias pela Croácia, escolhi Zadar por ser um ponto estratégico no caminho de Zagreb em direção à ilha Hvar. Na verdade, esmiuçando o roteiro, em um mesmo dia fomos de Zagreb aos Lagos Plitvice, onde andamos horrores, e depois chegamos à noite em Zadar, dormimos e de manhã já estávamos indo para Split, de onde pegaríamos uma balsa para chegar até a ilha Hvar.
Mas, falando sério agora, o maior motivo de colocar essa cidade no meu roteiro, ainda que por pouco tempo, foi um fato bem interessante, a presença de um órgão gigante tocado pelas ondas do mar.
O Órgão Marítimo gigante tocado pelas ondas do mar
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!O órgão marítimo ou Sea Organ como é conhecido é uma obra muito impressionante, projetada por Nikola Basic em 2005, como uma das estratégias para recuperar a costa de Zadar dos estragos da Segunda Guerra Mundial e assim atrair mais turistas.
Trata-se de um instrumento musical experimental feito com degraus de mármore branco e um conjunto de tubos que fica abaixo da água. Assim as ondas do mar e o vento batem nos degraus e nas cavidades e formam sons harmônicos que são perfeitos para se acompanhar o incrível pôr do sol no final da tarde. Como não consegui fazer um vídeo muito bacana durante à noite, achei este sensacional na internet, onde dá para ouvir o som do orgão e ver como funciona o Painel de Luz Solar.
Painel Solar: Saudação ao Sol
Outra atração que também merece destaque e inclusive fica ao lado do órgão marítimo é um painel solar em formato circular que absorve energia do sol durante o dia e se acende à noite em milhares de cores iluminando o ambiente e fazendo par com a música produzida pelo órgão. Este painel é também conhecido como Saudação ao sol e foi construído pelo mesmo arquiteto do órgão marítimo.
A fabulosa Igreja de São Donato
As atrações de Zadar parecem não acabar e além das duas citadas anteriormente, a Igreja de São Donato, construída no século nove é um patrimônio monumental, sendo a basílica medieval mais famosa. Sua construção é um grande exemplo de arquitetura bizantina e hoje é muito utilizada para concertos devido à sua acústica. Impossível ficar indiferente a uma obra tão grandiosa como essa.
O centrinho de pedras escorregadias e as milhares de sorveterias
Chegamos à cidade na parte da noite, depois do GPS nos fazer dar muitas voltas na cidade até descobrirmos que não conseguiríamos chegar até nosso hostel de carro, pois ele estava dentro da OldTown. Já expliquei isso em outros posts, mas o que acontece é o seguinte, a parte Oldtown dessas cidades da Croácia é normalmente aquela parte antiga, bem tradicional, com ruas de mármore onde logicamente não entram carros.
Então tivemos que usar uma tática que já estávamos manjando nessas andanças pela Croácia; pegar uma troca de roupa e deixar a mala no carro, afinal descer e subir várias escadas com mala, para um lugar o qual iríamos apenas pernoitar não fazia muito sentido.
Assim que deixamos as malas no hostel fomos conhecer a cidade e ficamos encantadas, pois era uma graça! Muito bonitinha mesmo e parecia que havia saído de um daqueles contos de fadas ou história medieval. As ruas eram de mármore e totalmente escorregadias, até reluziam. Dava para escorregar facilmente.Agora imaginem esse lugar na chuva. Deve ser impossível de andar.
Na praça principal estava tendo uma apresentação de dança típica, pena que chegamos no finalzinho, mas deu para pegar uma parte. Muitas pessoas assistindo e sentadas em cafés e bares tomando seus drinks numa noite calorosa.
Depois disso fomos conhecer o órgão Gigante e o Painel Solar. Próximo do cais havia uma feirinha de artesanato onde perdemos um tempinho também. Voltamos ao centro e fomos experimentar os famosos sorvetes de Zadar. O estabelecimento comercial que você mais vai encontrar por lá com certeza é a sorveteria. Não só pelo fato de fazer muito calor no local, mas também por serem sorvetes artesanais e bem saborosos. Ao final do dia, que havia sido longo, estávamos bem cansadas e fomos para o hostel, pois logo pela manhã iríamos pegar a estrada para Split.
Certamente voltarei a Zadar, principalmente para conhecer suas mais de 300 ilhas (!) e curtir com calma sua atmosfera medieval.
Veja abaixo mais dicas de passeios para curtir Zadar e regiao:
Monique Ribeiro
+ Dicas para planejar a sua viagem pela Croácia
-
Encontre a hospedagem para sua viagem
Recomendamos efetuar a pesquisa e reserva de seu hotel no Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre eles, a possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes, o que auxiliar muito na decisão ao escolher um hotel.
-
Encontre seu Seguro de Viagem ao melhor preço
Não se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Croácia! Um Seguro de Viagem é essencial para garantir que tudo corra bem em sua viagem e é algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos comparar os preços na SEGUROS PROMO e para garantir 5 % DE DESCONTO NA COMPRA DO SEU SEGURO VIAGEM você pode utilizar esse código: MEJOGUEINOMUNDO5
-
Global Pass e Bilhetes de Trem
Está fazendo uma eurotrip e quer combinar outros países à sua viagem? Excelente ideia! Saiba mais sobre o Globalpass que provavelmente é a melhor opção para você viajar de trem sem stress pela Europa. Saiba mais também sobre o Passe de trem pela Croácia o que garante viagem ilimitada pelo país. Outra opção bem bacana é um passe que inclui viagem pela Croácia, Itália e Eslovênia!
-
Dicas para alugar um carro na Croácia
Para quem quer ter a liberdade de fazer uma roadtrip pela Croácia, o aluguel de carro é sem dúvida uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
-
Excursões e passeios com excelente custo benefício/Compre tickets das principais atrações turísticas de cada país com antecedência
Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.
Mais posts sobre a Croácia para te inspirar
- Meu Roteiro de 9 dias pela Croácia passando pelos Lagos Plitvice, Zagreb, Zadar, Split, Hvar, Bol e Dubrovnik
- Informaçoes sobre a Croácia para ajudar a montar o seu Roteiro pelo Paìs
- Informações sobre Hospedagem na Croácia
- Como, onde e quanto custa alugar um carro na Croácia
- Zagreb, a capital da Croácia
- Os Lagos Plitvice
- Zadar
- Split e o Palàcio de Diocleciano
- A Ilha de Hvar
- Hvar: o passeio pelo forte e muralhas
- Hvar: o passeio pelas ilhas Pakleni
- Zlatni Rat em Bol
- Rota de de Hvar à Dubrovnik
- Dubrovnik
- Passeio pelas muralhas de Dubrovnik
- Passeio de bondinho em Dubrovnik para ver a cidade do alto
- Ilha de Lokrum
- Ilhas Elafite
Ola Monique.
Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo Blog. Estarei viajando em maio/17 para Croácia com a esposa, e já li todos seus posts sobre o pais, os quais estão sendo muito uteis para nossa programação.
Meu roteiro será no sentido contrario ao que você fez (Dubrovnik – Hvar – Zadar – Plitvice – Zagreb). Infelizmente Zadar será onde permanecerei o menor tempo, 1 dia e meio (1 noite). Pretendo alugar uma carro em Split (dia que sairei de Var) e seguir direto para Nadar. Neste ponto que gostaria de (se possível) um auxílio seu.
Como irei passar somente uma noite e estarei de carro, vale a pena me hospedar dentro da Ould Town? Se sim, será que é fácil encontrar um estacionamento pago fora da mesma para deixar o carro (vi que vocês deixaram na rua, mas tenho receio). Ou seria melhor tentar encontrar hospedagem com garagem fora da Ould Town? É fácil se locomover da cidade nova para a Ould Town?
Antecipadamente agradeço pela atenção.
Oi Marico td bem? Legal que os posts estejam sendo úteis para o planejamento de sua viagem! Bom, pelo que me lembro, a Old Town tem algumas ruazinhas que nao circulam carros, mas pertinho de lá tem uns estacionamentos subterrâneos, que foi onde deixei o carro, conforme relatei no post. Acho que se quer otimizar a viagem e ver o centrinho, vale à pena entrar em contato com o hotel e confirmar essa info, a qtos km fica o estacionamento mais perto. Abraços
A Croácia foi um dos países que mais me surpreendeu também na minha última viagem. Não cheguei a conhecer Zadar, mas (não estava no roteiro) e acabei saindo de Sarajevo (BiH) e fui até Dubrovnik. Que cidade!! muito legal!!
Verdade Dan, Dubrovnik é incrível assim como a maioria das cidades na Croácia, sempre uma boa surpresa! 😉
Monique,
que post legal !! Parabéns !!
Será que vc poderia me dizer qual a melhor área para se hospedar, próximo ao mar?
E se existe algum chip para celular que eu possa comprar e usar entre CROACIA, VIENA, ESLOVENIA E BUDAPESTE ?
obrigada
Olà Alyssa, obrigada, que bom que gostou do post! Eu fiquei hospedada em Hostel, dentro da cidade antiga, próximo ao mar e ao órgão inclusive e achei o màximo! Fiquei no Old Town Hotels:http://www.hostelworld.com/hosteldetails.php/Old-Town-Hostel/Zadar/29099
Veja também no Booking.com outras opções de hostels e também hotéis.: http://www.booking.com/hostels/city/hr/zadar.html?aid=390094;label=New_English_EN_ALL-GBIECAUS_7023986905-Xj9ZRepBoUuUu1BMOo_CDQS73336516585:pl:ta:p1:p2:ac:ap1t3:neg;ws=&gclid=CjwKEAjwxYGuBRCtoqjkrIPDqDwSJAAnd-rCTHO21b46VTZtDFnKtbeIybBeuAU5IAlBlBDgFs_KYxoCVULw_wcB
Quanto ao chip, nao conheço nenhuma opção para te indicar:
Abraços e boa viagem! Curta mto a CroÀcia!;-)