Um dos fatores inspiradores de minha ida para a Croácia foi a presença de belíssimas praias existentes por lá. Assim que comecei a montar meu roteiro de viagem pelo país, me deparei com a cidade de Bol e sabia que ela teria de estar nos planos de viagem. (Antes de qualquer coisa vá até o Google e digite Bol Croatia na parte de imagens e você me entenderá ao ver diversas fotos de Zlatni Rat, a praia mais famosa por là!
ONDE FICA BOL E O QUE AS PRAIAS TÊM DE ESPECIAL
Bol é uma cidade localizada na ilha de Brac e é uma das mais antigas e a mais visitada do local. A cidade ficou conhecida principalmente por causa da praia Zlatni Rat, que significa chifre dourado em croata. Veja algumas fotos abaixo e entenda o porquê do nome. Quando eu fui à Bol eu desconhecia a existência do Monte Vidova Gora de onde é possível ter exatamente essa vista aì das fotos! Fiquei sabendo graças ao instagram @loucosporviagem, alias um ótimo perfil a se seguir!
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!
Acontece um fenômeno natural na região que faz com que uma faixa de areia em forma de língua triangular se estenda sobre o mar cristalino por cerca de meio quilômetro. O formato e direção desta faixa de areia é alterado de acordo com as marés. A visão é única! Provavelmente quando você estava procurando por Croácia no Google, você se deparou com uma imagem desta praia.
Bol é muito procurada pelos praticantes de windsurf, mais um motivo para ser hoje um dos destinos de praia mais visitados da Croácia. Além disso é uma praia que tem areia! Ok, é uma areia mais grossa, bem diferente da que estamos acostumados aqui no Brasil, mas depois de ficar tanto tempo só nas praias de pedras, é uma boa!
COMO CHEGAR ATÉ BOL
A forma mais comum de se chegar a Bol é através de um ferry/barco que sai de Split. Este ferry vai até Supetar em cerca de 1 hora e de lá é necessário pegar um bus até a cidade.
Uma outra maneira é pegar um voo.A ilha de Brac possui um aeroporto, que fica a 10 km de Bol, e normalmente os voos saem de Zagreb.
Voce também pode contratar um tour privado de speedboat a partir de Split para um grupo de ate 10 pessoas.
No meu roteiro, meu plano era sair de Hvar, arranjar uma forma de ir até Bol e pernoitar por lá. Porém me informando com o Luka do Hostel,descobri que de Hvaraté Bol só seria possível ir de barco, uma espécie de escuna, em um passeio diário. Daí se quisesse ficar por lá, pagaria um valor menor, mas com esta opção haveria dois problemas. O primeiro é que a volta não estava garantida para o dia seguinte e tínhamos necessariamente que voltar a Hvar, pois o carro que alugamos estava lá. Outro problema era o fato de que após Bol iríamos para Dubrovnik e então teríamos que pegar um ferry até Split e dar uma volta tremenda.Como estávamos adorando ficar em Hvar, nos demos conta de que se deslocar até Bol para passar apenas um dia seria muito desgastante e então eu e minhas amigas decidimos cancelar a reserva de hotel que já havíamos feito e ao invés de ir para Bol por uma noite e depois ter de retornar a Split para depois ir a Dubrovnik, nós resolvemos fazer uma boat trip para Bol. Passaríamos o dia inteiro lá e voltaríamos para Hvar. Essa definitivamente foi a melhor decisão que tomamos.
Tudo bem que no dia o mar estava meio bravo e que por conta disso quase que o passeio foi cancelado, mas no fim deu tudo certo! O passeio de barco incluía o almoço a bordo, que por sinal estava bem caprichado.
Para pesquisar e reservar seu hotel em Bol, clique aqui.
A PRAIA DE ZLATNI RAT E DEMAIS ATRAÇÕES
A primeira coisa que eu quis fazer quando cheguei a Bol foi, logicamente, procurar a praia de Zlatni Rat. Do porto até ela é cerca de 10 minutos caminhando e durante este caminho é possível ter visões deslumbrantes do mar e da língua formada de areia.
A praia de Zlatni é muito disputada, principalmente na região da língua, ou chifre de ouro.
Encontramos um lugar na areia, nos deitamos sob o sol e lá ficamos o tempo todo que tínhamos durante o dia.
Para os que querem praticar windsurf e kitesurf, há a possibilidade de alugar os equipamentos ou então contratar uma aula com um instrutor. Estava bem interessada, mas o valor da aula não era muito convidativo e neste dia estava mais a fim de curtir a praia mesmo, deitar e pegar um sol, e foi exatamente isso que fui fazer.
Uma das coisas que achei legal em Bol, neste caminho do porto até Zlatni Rat, foi a presença de algumas esculturas espalhadas pelo local. Inclusive quem tiver mais tempo pode apreciar a parte artística e histórica da ilha de Brac.
Alguns locais que recomendam visitar (infelizmente não fui porque não deu tempo) são:
.Um mosteiro dominicano do séc. XV,
.A galeria de arte Branislav Deskovicn que abriga obras de vários artistas croatas como Ivan Mestrovic;
.Um Pico chamado Vidova Gora de onde é possível avistar toda a ilha;
. Drakonjina Spilja ou Caverna do Dragrão – Há visitas organizadas para visitar esta caverna que abriga em suas paredes relevos de dragão, que dizem ser obra de um monge no século XV
Além disso, há muitos barzinhos e cafés charmosos em Bol, assim como restaurantes e até baladas. Os preços por lá, ao contrário do que se imagina, não são tão astronômicos. Uma boa ideia é sentar em um dos cafés e bares da praia e ficar apreciando a paisagem e deixar o tempo passar.
Pena que no meu caso esse tempo passou muito rápido e logo era hora de partir de volta a Hvar. Inclusive, quase perdi o barco de volta. Eu e minhas amigas protagonizamos cenas hilárias correndo pela praia até o porto, mas valeu à pena! A volta de barco até Hvar foi meio turbulenta pois o mar estava bravo e entrou muita água dentro do barco! Bem que disseram que o dia não estava muito propício para passeios, tanto é que não conseguimos voltar para Hvar. Não exatamente. Ao invés de voltar para Hvar Town, nos deixaram em outra parte da ilha e tivemos que pegar um bus ( eles pagaram é claro) até Hvar Town. Só sei que foi uma aventura danada, porque o motorista estava louco (só pode) ultrapassando vários carros na contramão. Todo mundo achando que ia morrer no barco e depois no ônibus… Até que foi divertido…:P
E então, se convenceu de que a Croácia é um país de muitas belezas?
Montar um roteiro pela Croácia realmente não é fácil devido a centenas de paisagens e lugares incríveis que merecem ser visitados. Veja abaixo uma relação de passeios que você pode fazer pelo país para explorar os parques, ilhas, praias e cidades históricas. Temos parceria com a empresa GetyourGuide que em conjunto com várias agências de turismo do país oferecem esses passeios e excursões com preços diferenciados. Confira abaixo:
Passeios e excursões pelas cidades e ilhas na Croácia. Compre seu passeio com antecedência e economize!
Acesse os posts com dicas da Croácia:
1- Meu Roteiro de 9 dias pela Croácia passando pelos Lagos Plitvice, Zagreb, Zadar, Split, Hvar, Bol e Dubrovnik : Inspire-se com fotos e informações dessas lindas cidades da Croácia, as quais escolhi para visitar na minha viagem pelo país. Nesse post também dou uma previa de como foi a logística entre essas cidades.
2 – Informações sobre a Croácia para ajudar a montar o seu Roteiro pelo País: Conheça mais sobre esse incrível país, suas regiões, clima característico, melhor época para ir ao país, um pouco da história e cultura da Croácia, informações sobre Visto e logística, como circular pelo país.
3- Informações sobre Hospedagem na Croácia: Listei todos os locais em que me hospedei durante a minha viagem para a Croácia e dou as dicas das melhores formas de encontrar hotéis com bons preços por lá, reservando antecipadamente.
4 – Como, onde e quanto custa alugar um carro na Croácia: Conto aqui o procedimento que fiz para aluguel de carro na Croácia, quanto custou e conto alguns dos pontos positivos e negativos dessa escolha, além de alguns causos que aconteceram percorrendo o país.
5 – Zagreb, a capital da Croácia : saiba o que visitar na cidade que pode ser a porta de entrada ou saída do país.
6 – Os Lagos Plitvice: com certeza um dos melhores pontos turísticos da Croácia, o Parque Nacional dos Lagos Plitvice possui várias fotos em sites da web naquelas listas de lugares que você precisa conhecer antes de morrer e eles não estão exagerando. Foi um dos lugares mais lindo em que estive! Neste post conto como chegar até lá, melhores épocas para se visitar, as opções disponíveis de trilhas a percorrer dentro do parque é gigante e também dicas de onde se hospedar para aproveitar melhor o passeio.
7 – Zadar: Essa cidadezinha possui algo muito especial e tem se tornado cada vez mais turística por isso. Há um orgão gigante que é tocado pelas ondas do mar fazendo música ! Ao lado há um painel solar que fica todo iluminado durante a noite. Além disso a cidade é uma graça e porta de entrada para belíssimas praias.
8 – Split e o Palácio de Diocleciano: também é um dos lugares mais visitados pela Croácia, principalmente por ser o ponto de partida para diversas ilhas como Hvar!
9 – A Ilha de Hvar: Um post com fotos e informações dessa ilha encantadora da Croácia. Como chegar até lá, quais são os atrativos da ilha, quanto custa o ferry de Split até lá e qual a melhor época do ano para visitar.
10 – Hvar: os melhores bares e baladas da ilha. A ilha de Hvar é bem famosa pela sua nightlife e atrai muitos jovens por isso, em busca de festa e diversão. Conheça nesse post os melhores points para curtir a ilha.
11 – Hvar: o passeio pelo forte e muralhas. Para quem quer ter uma vista incrível da ilha esse é o passeio.
12 – Hvar: o passeio pelas ilhas Pakleni. Um dos melhores passeios de barco para quem quer curtir lindas praias em Hvar. Veja fotos e se inspire!
13 – Zlatni Rat em Bol é uma das praias mais incríveis da Croácia. Certamente você já deve ter visto alguma foto dela entre as praias mais lindas do mundo. Fiz um bate-volta de Hvar até lá e recomendo fortemente!
14 – De Hvar à Dubrovnik: Como é o trajeto da ilha até à cidade mais badalada da Croácia e o que descobri pelo caminho.
15 – Dubrovnik: Um post resumo com tudo o que você precisa saber sobre a cidade que é considerada a Pérola do Adriático, também conhecida como “King’s Landing” 🙂 Dicas de atrações a visitar.
16 – Passeio pelas muralhas de Dubrovnik: uma das melhores formas de visualizar a cidade do alto. As muralhas são o símbolo de Dubrovnik e com certeza deve fazer parte de seu roteiro pela cidade ainda mais se você é fã da série Game of Thrones que utilizou as paisagens de Dubrovnik como cenário.
17 – Passeio de Cable Car em Dubrovnik: Um passeio incrível para ter uma vista aérea da cidade e das muralhas de Dubrovnik. Um belo local para apreciar o pôr do sol na cidade.
18 – Ilha de Lokrum: essa ilha bem próxima de Dubrovnik é um dos principais passeios saídos da cidade e vale muito à pena. Conheça os atrativos que ela oferece.
19 – Ilhas Elafite: outro popular passeio saindo de Dubrovnik para quem quer ver lindas praias.
20 – Esportes Radicais na Croácia: um post com as opções de esportes para quem busca aventura na Croácia
Seu blog é muito bom e me ajudou bastante. Ontem fui de Hvar para Bol. Apenas uma observação, a praia de zlatni Rat, é de pedras tb e o caminho do porto até lá é cerca de 30 minutos caminhando. Obrigado e até os próximos posts
Olá parabéns pelo blog ,suas dicas são excelentes e vão ser de boa valia!!! Em zlatni rat tem guarda sol para alugar e espreguiçadeira? Viajarei com meu bebê de 1 ano, e você tem o desconto de 15% para o seguro viagem, o cupom do blog é para 2016. Obrigado
Oi Wilson tudo bem? Obrigada apelo elogio ao blog! Fico contente que esteja ajudando no seu planejamento de viagem! Bom, pelo que me lembro da praia Zlatni havia guarda sol sim quando fui, mas pensando que agora o lugar é muito mais turístico quanto antes, acredito que devem oferecer com certeza. O cupom de 15% não existe mais porque a Mondial mesmo oferece vários outros descontos para vários tipos de seguros. Vc pode conferir usando esse link: http://bit.ly/seguro_viagem_mondial. Abraços
Olá Monique, parabéns pelo site! É fantástico e está me ajudando muito. Sei que já faz muito tempo que foi, mas queria saber se vc lembra qual foi a empresa que fez o passeio de Hvar até Bol. Vi que vale a pena fazer Hvar de base e de lá conhecer Bol e Vis. Consegui um site de uma empresa que faz o tour das 3 cavernas em Vis partindo de Hvar, mas queria saber se é fácil também conseguir fazer o tour para Zlatni saindo de Hvrar sem precisar dormir em Bol. Desde já agradeço a ajuda. Bjs
Oi Nathalia! Obrigada, fico feliz! Poxa infelizmente não lembro mesmo o nome da agência mas era lá em frente ao porto de Hvar e me parece q várias outras agências ofereciam o mesmo passeio. Achei legal o bate e volta, deu pra ter uma boa ideia de Zlatni Rat e curtir a praia que émaravilhosa mas achei mto rápido. Acho q numa proxima dormiria la pra aproveitar a praia ao maximo sem se preocupar com a hora que o barco irá partir! Abraços
Oi Monique! Muito bom seu site!! Parabéns! Estou indo para Croácia semana que vem e qual seria a melhor forma de chegar a Hvar partindo de Dubrovnik. Não estou pensando em alugar carro não. Desde já muito obrigada.
Oi Emanuele, obrigada, que bom que os posts estão sendo úteis. Para chegar a Dubrovnik saindo de Hvar, o carro realmente seria a forma mais fácil, mas como vc citou que não pensa em alugar um, existe a opção de pegar um ferry até Split e depois um ônibus até Dubrovnik ou um ferro até Korcula e depois Dubrovnik. Parece que existe um ferry que vai direto até dubrovnik mas que não étao frequente assim. Verifique no site da Jadrolinja. Abraços
Oi Monique!! Muito bom seu site! Parabens! Estou indo para Croacia semana que vem e qual seria a melhor forma de chegar a Hvar saindo de Dubrovnik. Nao estou pensando em alugar carro. Desde ja mto obrigada.
Oi!!!
Amanhã to chegando em Hvar e gostaria de fazer um bate e volta em BOL. Vc reservou esse passeio onde?
Éfacil chegar nesse monte Vidova para tirar aquela foto top??
Obrigada!
Olá, eu gostaria de saber se você chegou a conhecer as praias de Stara Baska e Zrce, e se sim, se elas valem a pena. Por sinal, te agradeço muito por seus posts, eles estão sendo de grande valia para o roteiro da minha viagem ^^
Oi Lucas, infelizmente nao cheguei a visitar essas praias, na verdade não conheço nem de nome 🙁 Que bom que o Blog esteja sendo útil!:)
Oi, Monique! Ótimos posts sobre a Croácia!! Aumentou a vontade de ir! Mas deixa eu perguntar… você acha que dá pra ir sozinha pra Croácia? Ou achou meio complicado?
Oi Louise, tudo bem? Que bom que está gostando dos posts! Eu acho que é tranquilo sim ir pra lá! Você pode ficar em hostels e acabar conhecendo outros viajantes que também viajam sozinhos. As coisas sempre acontecem! A Croácia e incrível e você nem vai ligar de estar sozinha com tantas paisagens bonitas e coisas para fazer e apreciar. Achei o local bem seguro e tranquilo. Nessa trip para a Croácia eu planejei ir sozinha e de última hora surgiram 2 amigas querendo ir, mas eu teria ido mesmo se não tivesse companhia. Acho que depende muito também do seu estado de espírito sabe. Se tiver aberta para novas experiências, culturas, vai ser fácil encontrar outras pessoas com a mesma vibe. 🙂