A cidade de Zermatt na Suíça é frequentemente associada ao inverno, mas a verdade é que vale a pena visitá-la em qualquer época do ano. Neste artigo você vai conhecer um pouco mais de Zermatt no outono e descobrir as atividades e o que fazer por lá nessa época.
Zermatt é uma vila nos Alpes relativamente pequena mas conhecida e visitada por turistas de todo o mundo. Uma das principais razões e motivos para essa fama tem nome e se chama Matterhorn, a montanha de formato peculiar que se localiza acima da cidade.
Um pouco sobre Zermatt e a montanha Matterhorn
Matterhorn é uma das montanhas mais altas dos Alpes, com 4478 m de altitude. Chamada de Monte Cervino em italiano é a única montanha que possui um formato triangular lembrando uma pirâmide. Por causa disso exerce um grande fascínio, e muitos dos que já tentaram alcançar o topo ao longo dos anos acabaram perdendo a sua vida por lá (cerca de 500 alpinistas). Não é uma montanha fácil de ser escalada mas hoje em dia para escaladores com experiência e com a ajuda de um guia é perfeitamente possível completar a missão em alguns dias.
Além disso, é também conhecida como a montanha Toblerone porque foi a inspiração para a criação e formato do chocolate homônimo.
O que faz Zermatt tão especial
Não bastasse ser o local da montanha mais fotografada do mundo, Zermatt é uma cidade de muitas outras peculiaridades:
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!- Car free – apenas pequenos veículos elétricos circulam pela cidade, como ônibus, táxis e carros comerciais para entregas ou transporte de turistas para os hotéis
- Possui neve 365 dias por ano, próximo ao glacier ou seja, é possível praticar esqui fora de temporada
- Apesar de ser uma pequena vila há cerca de 110 hotéis com capacidade para até 7000 turistas ( sem contar os Airbnb e apartamentos de temporada que somam mais lugar para 4000 turistas)
- Possui cerca de 100 restaurantes na vila e 50 nas montanhas
- Possui a mais longa pista de esqui da Europa somando 25km!
- É onde fica o hotel mais alto da Europa ( 3100 Kulmhotel Gornegrat)
:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::
Como chegar a Zermatt
De trem
Como Zermatt é uma cidade livre de carros a melhor opção para se chegar à cidade é de trem. Há inclusive a opção de mesclar a visita à cidade com a rota de de trem panorâmica Glacier Express, considerada uma das mais cênicas do mundo.
Para quem tem o Swisspass, que é uma mão na roda para explorar o país e dá passe livre ao transporte público no país, a rota do Glacier Express está inclusa! Você precisará apenas arcar com o custo de reserva do assento que é obrigatória.
Eu já fui de trem a partir de Zurique e o trajeto é longo e um pouco cansativo, portanto é preciso se planejar.Há 1 troca de trem nesse trajeto. O trem sai de Zurique em direção a Brig e devemos trocar de trem em Visp. O trajeto total leva cerca de 3.5h e as paisagens não são muito interessantes, portanto não se sinta culpado caso o sono bata, e economize as energias para quando chegar em Zermatt.
Conheça o Swisspass, um passe de trem que permite transporte ilimitado dentro de toda a Suíça mais outros benefícios como descontos em museus.
De carro
Se você alugou um carro durante a sua viagem para a Suíça, o que é uma boa ideia, existe a possibilidade de dirigir até o vilarejo de Täsch, que fica apenas a 15 minutos de Zermatt. Lá você precisa estacionar o carro no Terminal ( pagamento por diária) e pegar o shuttle trem até Zermatt ou um táxi.
Ao dirigir para Zermatt saindo da parte alemã da Suíça, como Zurique, o caminho é formado por passos alpinos e estradas sinuosas. Se for dirigir no inverno, terá que pegar um trem para veículos que encurta o trajeto.
Leia também:
1 – Tudo o que você precisa saber para dirigir na Suíça
Abaixo as distâncias médias de carro saindo de outras cidades europeias próximas:
- Chamonix – 2.5h
- Milão – 3.5h
- Munique – 6.5h
- Innsbruck – 6.5h
De avião
Para quem chega à Suíça e quer ir direto a Zermatt, abaixo as distâncias médias dos principais aeroportos no país:
- Do Aeroporto de Zurique – 3.5 h de trem ou (de carro)
- Do Aeroporto de Genebra – 4h (de trem) 3h(de carro)
- Do Aeroporto de Basel (Basiléia) – 4h (de trem) 3.5h (de carro)
Em que época visitar Zermatt ?
Zermatt é muito famosa no inverno, sem dúvidas, afinal é um dos principais resorts de esqui nos Alpes do mundo! São cerca de 360km de pistas! Além disso, a cidade se torna ainda mais charmosa no inverno, com toda a neve cobrindo as paisagens e o número de turistas aumenta.
Saiba como é Zermatt no inverno e todas as dicas e atrações
Contudo, se você não consegue se planejar para visitar Zermatt no inverno, durante as outras épocas a cidade também oferece muitas vantagens. Uma delas é a quantidade de trilhas presentes nas montanhas da região para hiking e biking e a possibilidade de ver os lagos descongelados, onde é possível observar a Montanha Matterhorn refletida.
Essa foto abaixo, por exemplo, foi tirada durante a minha visita para Zermatt no Outono.
Em abril por exemplo existe um famoso festival de musica chamado Zermatt Unplugged.
Vale a pena visitar Zermatt no Outono? Como são as paisagens?
Eu já visitei Zermatt no começo do outono, no mês de Setembro, e achei as paisagens lindas.
O contraste das folhagens em tons dourados com o colorido dos lagos e a Matterhorn nevada realmente é algo lindo de se ver.
O clima porém pode ser um pouco instável e momentos de sol se alternam com momentos em que a Matterhorn pode ser totalmente encoberta pelas nuvens.
Dê preferência para os meses de Setembro e Outubro.
Saiba mais sobre viajar para a Suíça em Novembro aqui.
Outra vantagem é que o Outono é uma estação de meia temporada, portanto o preço das acomodações tende a cair nessa época, uma boa para quem procura fazer uma viagem mais econômica.
Leia aqui todas as dicas para economizar em uma viagem à Suíça
Neva em Zermatt no Outono? Qual a temperatura média?
Nos meses de Outono em Zermatt, de Setembro a Novembro, as temperaturas variam de -5 a 5 graus. Não neva no vilarejo, mas pode acontecer especialmente no final do Outono.
Para quem quer ver neve em Zermatt no Outono ou até mesmo esquiar, pode visitar o Matterhorn Glacier Paradise.
Leia aqui mais sobre visitar a Suíça no Outono
Vantagens de visitar a Suíça na primavera e verão
Dicas para viajar para a Suíça no inverno
Como se locomover na cidade
Essa é uma das principais dúvidas que surgem ao organizar uma viagem para Zermatt, afinal não há a possibilidade de alugar carros, porém como a cidade é relativamente pequena a locomoção é bem fácil.
Se você se hospedar em um hotel na parte central da vila estará perto de relativamente todos os pontos turísticos em questão de minutos de caminhada. Caso o hotel seja um pouco mais afastado, existe a opção de ônibus elétricos, taxis elétricos ou até mesmo carruagens.
Onde se hospedar em Zermatt
Não se assuste ao pesquisar os valores de hotéis na região de Zermatt, pois sim, o preço é alto. Se você está procurando algo para uma data especial, como lua de mel, provavelmente Zermatt é o lugar certo pois é onde se localiza alguns dos melhores hotéis da Suíça.
Um deles é o Hotel 5 estrelas The Omnia que foi eleito Hotel do Ano pelo TripAdvisor.
Outros hotéis tão bons quanto e também famosos e bem avaliados são:
- Mountain Boutique Cervo – hotel 5 estrelas e um dos mais modernos da cidade
- Mont Cervin Palace – hotel luxuoso 5 estrelas na rua principal da cidade
- Hotel Riffelhaus – hotel 4 estrelas em Rottenboden, uma estação antes de Gornegrat. Piscina termal de frente para a Matterhorn!!!
- Grand Hotel Zermatterhorn – hotel 5 estrelas e localização central
Caso você queira uma experiência diferente eu recomendaria o 3100 Gornegratt, o hotel mais alto da Europa, no topo da Gornegratt ou o Hotel Riffelhaus que citei acima, que possui uma das vistas mais incríveis da Matterhorn e você ainda pode curtir a vista de dentro de um ofurô.
Caso a maioria dos hotéis estejam esgotados, outra opção é procurar por apartamentos ou chalés para alugar por diárias. No Booking.com é possível encontrar várias opções e se você estiver viajando em grupo, é algo que compensa bem.
Se você está procurando algo mais low-budget não se preocupe pois há sim outras opções, mas tente pesquisar com muita antecedência.Faça a sua pesquisa utilizando o Booking.com.
Outra dica é procurar um quarto ou apartamento no Airbnb.
Atrações – O que fazer em Zermatt no outono
Zermatt oferece muitas opções de passeios, mas os principais são os passeios a montanhas para ver mais de perto a Matterhorn.
Principais passeios em montanhas
- Gornergrat– é o passeio mais popular de Zermatt que nos leva mais perto da Matterhorn! Um passeio de trem que leva ao topo da montanha Gornergrat em cerca de 33 minutos. Paisagens impressionantes começam a aparecer já nos primeiros minutos após a partida do trem. Lá no topo há mais de 3000m de altitude (3135m para ser exata) existe uma plataforma de onde é possível apreciar melhor a Matterhorn e uma cadeia de 29 Alpes. Além disso, é lá que fica o Hotel 3100 Gornegrat, simplesmente o hotel mais alto na Europa. Há estações intermediárias até chegar ao topo e recomendo muito parar na estação chamada Rotelboden que é onde se localiza o fabuloso lago Riffelsee. Se você der sorte com o tempo conseguirá ver o efeito espelho da Matterhorn nesse lago! Confira meu post sobre esse passeio incrível!
- Sunegga – é outra opção de passeio para ver a Matterhorn de pertinho. A subida é feita numa espécie de trem inclinado e em apenas 5 minutos se chega a estação Sunegga. Entre todas as atrações disponíveis por lá a trilha dos 5 lagos se destaca, uma trilha de 10km com algumas das paisagens mais fotografadas de Zermatt onde a Montanha Matterhorn aparece refletida nos lagos.
- Rothorn – uma das melhores vistas da Montanha Matterhorn é vista do topo dessa montanha a 3103 metros de altitude.
- Matterhorn Glacier Paradise e Schwarzsee – neste passeio você chega até o topo da estação de bondinho mais alta da Europa! Algumas atrações por lá são uma plataforma que proporciona uma visão 360 graus da região e dos Alpes e um palácio de gelo.
Demais passeios e pontos turísticos em Zermatt
- Passear pela vila e centro histórico para ver todos os pontos fotográficos para capturar a Matterhorn sobre a cidade
- Conhecer a parte antiga da cidade com casas de até 500 anos
- Trilhas para serem feitas a pé ou de mountain bike
- Voo de helicóptero em Zermatt
- Voo de paraglider em Zermatt
- Cemitério dos Alpinistas – um cemitério dedicado aos 500 alpinistas que morreram tentando escalar a Matterhorn
- Gornerschlucht – cachoeiras em um desfiladeiro
- Matterhorn Museum – conta a história de Zermatt e como o vilarejo atingiu sua fama
- Experimentar a culinária local em um dos diversos restaurantes na cidade ou nas montanhas
Verifique também algumas opções de tours e excursões oferecidas por agências locais através do site Viator.
Quantos dias ficar em Zermatt?
A resposta depende muito das atividades que você está planejando realizar por lá.Eu recomendo ficar no mínimo 2 noites na cidade. Em 3 dias é possível explorar os principais pontos turísticos de Zermatt e fazer ao menos 1 passeio de montanha. Caso o tempo esteja nublado e a Matterhorn esteja encoberta pelas nuvens, pode ser muito frustrante, portanto o ideal é ter pelo menos 3 dias para ter um certo tempo hábil para replanejar os passeios e claro, ter a chance de ver a Matterhorn sobre a cidade.
Olá Monique! Vou ficar em Zermatt 3 dias cheios. O último desses dias estaria pensando fazer Interlaken e Lauterbrunnen em 1 dia, conhecendo só as cidadezinhas sem nenhum passeio. Será que consigo?
Olá John, conseguir vc até consegue se sair bem cedo de Zermatt e se preparar pra ficar praticamente mais tempo no trem do que nas cidades em si. Se tiver uma forma de sair de Zermatt e dormir em Interlaken seria a melhor opção. Abraços
Monique.
Parabéns pelo seu blog, sou Luciane estou programando de ir a Zermatt no próximo ano. Zermatt tem o nome da minha empresa de tanto que sou apaixonada por esse lugar sem conhece-la. #dúvida: eu quero saber o modo mais econômico de de hospedar em Zermatt, pode ser alugar um quarto, etc, mas que seja um lugar bom. outra coisa quando eu pego final de inverno e inicio da primavera, pretendo ficar uns 30 dias na cidade , Qual aeroporto mais próximo, quero contar a história da cidade e comparando com minha vida profissional . me ajude por favor. Grata.
Oi Luciane tudo bem? Que bacana, está mesmo no seu destino ir conhecer Zermatt né. Minha dica como citei no post é procurar apartamentos estilo Airbnb ou Hostel. Dá uma olhada nesse por exemplo. Mas como vc citou que quer ficar 30 dias acho que alugando um apartamento talvez sai mais barato se vc tiver viajando em grupo.
Vc tem que chegar via Zurique e pegar o trem até Zermatt como comentei aqui no artigo. Um abraço
Monique
Olá, estou com uma dúvida a respeito do Suiss pass, pretendo adquirir ele por 15 dias, entretanto não entendi muito bem como funciona a gratuidade, por exemplo, no anuncio diz que trens internacionais, bem como panoramicos tem que reservar os assentos, mas ao fazer as simulações na Rail Europe não especifica com clareza se o trem é gratuito, um exemplo, de Zermatt até Interlaken é preciso dois trens, um Intercity e depois outro Intercity internacional, este internacional é preciso reservar com antecedência também? preciso entender isso pois irei comprar dois passes é os mesmos não serão baratos, segue minha rota se puderes me ajudar, Zurique até St Moritz (este é um intercity normal então acho que está incluso a gratuidade), depois de St Moritz até Zermatt via Glacial Express (este eu sei que é preciso reservar), depois de Zermatt até Interlaken (onde tem um trem intercity internacional) depois de Interlaken para Lauterbrunnen (este normal também), depois de Lauterbrunenn para Berna (o que pega outro intercity internacional), depois de Berna para Lucerna e por ultimo de Lucerna para Zurique, então como irei me deslocar bastante preciso entender como funciona os trens de lá, outra coisa é se eu tenho o Suiss pass eu consigo reservar um acento de um dia para o outro? caso algum não seja contemplado peso passe, eu consiga reservar de um dia para outro. Obrigado
Olá Eduardo, beleza? Dá uma olhada aqui nesse artigo onde especifico as rotas de trem panorâmicas da Suíça. Você não precisa reservar assento em nenhum Intercity ou trens regionais, apenas na rota Glacier e Bernina Express. Na rota Goldenpass tb não é obrigatório, apenas recomendado caso queira um assento melhor em um dos trechos no trajeto panorâmico. Nas rotas panorâmicas tb passam trens normais, os regionais, e você consegue saber os horários usando o app da SBB, que é a companhia de transportes daqui. Recomendo muito baixá-lo pq vai te ajudar demais nos trajetos, vc coloca a cidade de partida e a da saída e ele indica todas as conexões possíveis. Dentro da Suíça, todo trajeto de trem é gratuito com o SwissPass, e apenas essas rotas panorâmicas que citei exigem reserva de assento ok? Neste caso nesses trajetos que vc citou não se preocupe, mas se quiser fazer o Glacier Express, entre no site oficial para reservar. Em caso de dúvida, confira esse artigo aqui onde explico mais sobre o Swisspass em detalhes. Abraços
Oi, muito obrigado, eu imaginava isso, mas sempre fica aquela dúvida né kkkk, maravilha, agora já fico mais tranquilo para viajar, obrigado pela rapidez em responder.
Legal, aproveite e boa viagem!
Oi,adorei o post sobre a cidade, estou planejando ir no inverno com minha esposae filho de 7 anos, pra ficar no máximo 3 dias, minha duvida é? Será que vai ser sacrificante pro meu filho esse pouco tempo? Os passeios? Obrigado por responder. Abraços.
Olá Henrique, tudo bem? Se os 3 dias incluem a chegada em um dia e a partida em outro, vcs terão que pensar bem quais passeios querem fazer pq terão apenas 1 dia inteiro na cidade né. Eu recomendo chegar cedo e já aproveitar para fazer o Gornergrat que na minha opinião é imperdível. Daí no dia seguinte que terão livre vcs podem fazer o Glacier Matterhorn Paradise por exemplo e explorar a vila. Um abraço
Olá Monique, tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo seu post!!! Muito bom!!! Estou precisando de alguma ajuda referente à cidade de Zermatt. Estou escrevendo um livro e há partes em que menciono esta cidade. Você saberia me dizer se caminhoes circulam por zermatt em algum período do ano, mesmo que sejam esses elétricos? Saberia me dizer se a neve fica nas ruas da cidade em março, ou se já derreteu? Poderia me ajudar?
Vou a Zermatt em Janeiro e sairei de Zurich, estou com receio da locomoção de Zurich a Zermatt ser complicada devido ao tempo (neve/frio). Qual a melhor opção você acha?
Olá Mariane tudo bem? Janeiro é alta temporada em Zermatt, época que a vila recebe mais turistas e a única locomoção é de trem e normalmente funciona bem exceto por ano passado quando houve avalanche e as pessoas precisaram sair de lá de helicóptero mas foi algo incomum.Carros não entram na vila e precisam ser estacionados na cidade vizinha e depois pegar o trem. Abraços
Olá, Monique! Irei agora em maio e passarei 7 dias na Suíça (virei de Munich). Inicialmente, iria fazer 1 dia em Berna, 2 em Lucerna, 2 em Interlaken e 2 em Zurich (tenho que sair por Zurich). Porém, após pesquisar mais, estou pensando em incluir Zermatt no roteiro. Estava pensando em excluir Berna e deixar Interlaken (Jungfrau) como bate-e-volta a partir de Lucerna. Estou bastante confusa!!! O que você sugere? Incluo Zermatt ou mantenho o roteiro original? Obrigada!
Adorei o post! Estou vendo lugares para conhecer agora em junho/julho de 2018 com interesse de esquiar. Sabe me dizer se nessa epoca realmente existe a possibilidade de praticar esse tipo de atividade? Como era a temperatura na epoca em que voce foi!
Obrigado
Oi Juan. Zermatt é o resort de esqui mais famoso da Suíça. Acontece que nessa época junho/julho é verão… Mesmo assim eles dizem.ser possível esquiar numa área de glacier mas não sei se é indicado para todos os níveis.abraços
Adorei o post e pelo que vi conhece bastante a suica.
Estamos planejando uma viagem com bebe. Estamos na duvida de ir no final de maio, ele tera 9 meses ou inicio de final de agosto/inicio de setembro que ele tera 1 ano.
Vc acha que é viavel viajar com bebe para suica?
Recomendaria carro ou trem?
Muito obrigada
Oi Julia tudo bem?
Legal, apesr de eu não ter filhos, eu vejo bastante gente com bebê por aqui mas acho que depende do passeio também. Se for muito novinho confirme com o pediatra sobre a questão da altitude por exemplo, se deseja fazer passeios de montanha.
Carro com certeza seria melhor pela flexibilidade e conforto, mas os trens daqui tb funcionam muito bem, porém dependendo do trajeto e hora podem ficar meio lotados.
Abraços
Olá Monique, tudo bem?
Minha esposa e eu estaremos indo passar a lua de mel na Suíça e estaremos em Zermatt somente no dia 16/05/2017. Gostaríamos de saber qual o valor da tarifa para subir e descer ao Matterhorn Glaciar Paradise, parando em Schwarzsee para conhecer o lago que existe lá.
Não conseguimos entender o site para compra dos tickets para a subida e descida.
Achamos nesse site: https://www.matterhornparadise.ch/en/winter/tickets-skipasses/single-ride-tickets e não temos certeza se o Return Tickets é de ida e volta, ou só volta.
Tens como nos ajudar?
Desde já agradecemos!
Olá Luciano, tudo bem? Desculpe a demora em responder, mas estava de férias e só agora vi seu comentário! Bom, o return ticket é mesmo ida e volta. Nesse caso, esse passeio até o Glaciar Paradise custa CHF 100 por pessoa caso não possua o Swiss Pass. Abraços!
Olá, Parabéns pelo Blog e pelo post.
Estou indo para Zermatt daqui duas semanas e terei um casamento no Iglu Dorf e gostaria muito de dar uma esticada no Lago Riffelsee. Você sabe me dizer se há algum tipo de controle para visitar o Lago ou horário permitido? Pois como vou dormir no Iglu queria ir bem cedo ver o lago, porém não sei se há horário, quando você foi tinha alguma placa e tudo mais?
Muito Obrigado!
Olá Nei tudo bem_? Infelizmente nao sei te dizer. Acredito que não haja um controle, porém se tiver muita neve por lá, pode ser que nao seja mto recomendado andar por aquela parte. Melhor se informar lá na estaçao ok? Abraços
Com todas estas dicas e fotos estou conpletamente apaixonada pela Suíça! E também adoro frio! Já entrou para a lista de próximas viagens. 🙂
Muito lindo teu post! Tenho lido vàrias coisas sobre Zermatt e tenho ficado com muita vontade de conhecer! Tuas fotos são lindas!
😉
Parabéns pelo post, mas principalmente pelas fotos incríveis. Estou de queixo caído com tanta beleza.
Já esta na minha lista de prioridades. Amei, amei, amei.
Parou tudo, que post é esse? Que lugar é esse? FANTÁSTICO!!
Adorei o artigo, fotos lindas. Vendeu o passeio. Muita vontade de conhecer agora. Parabéns
Que lugar lindo, entrou para a lista de viagens dos sonhos! *-*
Que cantinho mais lindo de se ver.!
Da vontade de conhecer… amei o post.!
Que lugar lindo! E essas fotos? Maravilhosas! Parabéns pelo post, eu ameiii. =)
Queria muito ter tido tempo de conhecer Zermatt e esse post só me trouxe a certeza que preciso voltar para a Suíça. As fotos estão MARAVILHOSAS, Monique. Parabéns!
Monique, adorei conhecer seu blog, ótima fonte sobre a Suiça. E Zermatt já foi para minha lista de lugares para visitar.
Que post sensacional! Adorei tudo, fiquei encantada. E essas fotos estão dignas de revista! Parabéns!
Que fotos maravilhosas!!! Sonho em conhecer Zermatt, este post está entre meus favoritos da Suiça, um dos mais completos que já li, parabéns!
Muito obrigada Fabio! Zermatt realmente é demais e vale mesmo a visita! Beijoos 🙂
Suas fotos são muito bonitas, parabéns! Na Suiça estive apenas em Saint Moritz, acho que tenho de visitar outras cidades. Fiquei com vontade de conhecer Zermatt.
Muito obrigada! Sim, a Suíça possui paisagens sensacionais. Sao muitas as cidades a visitar! Beijos
Oi Monique, tudo bem? Vou a Zermatt em novembro e gostaria de fazer a trilha dos 5 Lagos. Você que fez, poderia me fornecer mais informações? Tipo onde devo fechar esse passeio ou se faço de forma individual, qual o valor, se existe época do ano que não pode fazer, etc.
Oi Débora, é uma trilha na montanha Sunegga. Nao se trata de um passeio guiado. Você só precisa comprar o ingresso até Sunegga e de lá ir seguindo as plaquinhas. Começa em Blauherd e no total sao 5 km de trilha. Abraços!