Quem nunca ouviu falar sobre Tróia não é mesmo? Seja através dos livros de história ou dos filmes, Tróia sempre esteve no meu imaginário mas o que eu nunca imaginava é que as ruínas dessa antiga cidade fica na Turquia! Durante minha viagem pelo interior do país, não perdi a oportunidade e pude conhecer o que restou da lendária Tróia, que possui 4000 anos de história e é hoje um dos sítios arqueológicos mais famosos do mundo!
Onde fica e como cheguei até Tróia
A cidade de Tróa e frequentemente associada a Grécia, devido ao lendário episódio do Cavalo de Tróia, mas fica na verdade em territorio turco, a 31km de ma cidade chamada Çanakalle no caminho para Izmir.
Eu e minha amiga fizemos um tour de alguns dias pelo interior da Turquia com uma agência de viagens. Contei aqui como escolhemos a agência de viagem na Turquia e dei algumas dicas também. Esse tour incluiu a visita a vários locais, entre eles a incrível Capadócia, onde fizemos o Voo de Balao e Pamukkale, uma das paisagens mais incríveis da Turquia, com piscinas de água termal em meio a rochas de calcário.
Nesse tour viajando pelo interior da Turquia, passamos pela cidade de Eceabat, bem próxima à Çanakalle. Para chegar à Çanakalle atravessamos um pedaço do mar com uma balsa e chegamos lá em 10 ou 15 minutos. Çanakalle é uma cidade bem maior e mais moderna que Eceabat.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!
É em Çanakalle que se encontra o cavalo de Tróia construído especialmente para o filme Tróia com o Brad Pitt. Nossa, muito emocionante ver aquele enorme cavalo de madeira ao vivo!
De lá pegamos uma van e nos dirigimos para o sítio arqueológico de Tróia.
Um pouco sobre a história de Tróia
Devido a sua localização privilegiada entre a Europa e Asia, conectando as rotas de comercio entre o mar Egeu e o mar Negro, Tróia foi um centro próspero na Antiguidade e por conta disso acabou se tornando um alvo, tendo sofrido diversos artaques.
Existia uma fortaleza e a cidade era protegida por uma grande muralha, o que foi comprovado devido a vestígios de uma imensa barreira encontrada por arqueólogos nos anos 90.Acredita-se que possuía um sistema sofisticado de segurança, o que pode ser comprovado também devido a objetos encontrados nas escavações da cidade, como pontas de lanças e projéteis.
A cidade de Tróia possuiu várias fases pois ao final de cada ataque foi sucessivamente reconstruída no mesmo local, desde o ano 3000AC ate 1200DC.
O atual estado do sítio arqueológico de Tróia
Mesmo com os diversos ataques sofridos o que ocasiou a destruicao da cidade, Troia conseguia sempre se reerguer novamente e a cidade era reconstruida no mesmo local de antigamente.
Por isso ao caminhar pelo centro arqueológico vemos muitas placas indicando o que foi parte da Tróa I, Tróia II, Tróia III ou Tróia IV que acreditam ter sido a Tróia do cavalo de madeira, contada por Homero na Ilíada.
Na verdade de acordo com as escavações e estudos houveram ao todo 9 cidades! 9 Tróias!
O primeiro a encontrar e começar a escavar Tróia foi o explorador alemão Heinrich Schliemann , que não possuía muita experiência e praticamente detonou uma parte da cidade, que poderia estar muito bem conservada até hoje. Essas escavações iniciaram-se no ano 1870. Ao longo do passeio vemos claramente a diferença entre uma escavação feita com cuidado por um arqueólogo e entre a exploração do alemão.
A lenda do Cavalo de Tróia
É impossível andar sobre as ruínas da cidade e não tentar fazer uma comparação com a história contada nos filmes e livros sobre a Tróia que foi invadida por gregos que para passarem a barreira e entrarem na cidade, construíram um cavalo de madeira enorme e oco onde estavam todos seus soldados. Mas até hoje muitos destes fatos não foram comprovados.
No conto da Ilíada, o estopim para a Guerra de Tróia teria sido o sequestro da bela Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta, por Páris, porém é mais provável que a guerra tenha começado devido a posição estratégica da cidade de Tróia entre o Mar Negro e o Mediterrâneo.
Na entrada da cidade também existe uma réplica do presente de grego, o famoso cavalo de madeira oca, que apesar de não ser comprovado, foi citado por muitos poetas e encontrados em alguns desenhos. Se este cavalo de madeira foi real ou não, eu não sei mas é incrível ter a oportunidade de estar pisando em terras troianas e é uma verdadeira chance de reviver a história. Muito emocionante mesmo!
Apesar do sitio arqueológico de Tróia ser em sua maioria formado apenas por ruínas, recomendo a todos que vão fazer um passeio pelo interior da Turquia a reservar um tempinho para conhecer este lugar e se imaginar dentro da história.
Se você gosta de visitar sítios arqueológicos, não perca também esses artigos:
muito bom o blog!! parabéns =3
Visitei Tróia em 2009, e realmente é emocionante estar num lugar que ficou imortalizado há tantos milênios. E a Turquia reserva muitas outras surpresas, vale a pena visitar aquele país.
Concordo Antonio! A Turquia é um dos países que visitei e mais gostei! Abraços!
Que legal. Obrigada por compartilhar!!
Olá Monique. Tróia fica próxima de onde? (Efeso, Istambul?). Como chegar até lá?
Que fantástico!!!! Adoro viajar e me deparar com história, vivenciar cenários dos livros escolares!
Otima materia sobre troia Trojanos e Aqueus.Aqueus eram gregos e trojanos o povo de troia eram turcos??