Lavaux é o nome de uma região vinícola na Suíça, localizada na parte francesa do país. Sim, a Suíça produz excelentes vinhos, mas talvez você não tenha ouvido ainda falar em vinhos suíços porque apenas 1 ou 2% de toda a produção é exportada.
Como já contei aqui nesse outro artigo, a região de Lavaux na Suíça é especial e histórica e há muito o que visitar. Compartilho nesse artigo um relato de um dia que passei explorando um pouco mais de Lavaux.
Por que Lavaux é especial
Os vinhedos em Lavaux são especiais pela forma peculiar em que são construídos e cultivados. São terraços inclinados que se estendem acima do Lago Lemán. Alguns desses vinhedos chegam a 100% de inclinação!É o caso dos vinhedos Dézaley.
Além disso, a producão de vinho na região de Lavaux é histórica datando do século XII, mas é bem provável que tenha começado bem antes, desde os tempos romanos.
O trabalho que um produtor de vinho em Lavaux tem para cultivar a uva e produzir vinho é imcomparável devido a essas características da região que não permitem por exemplo o uso de certas máquinas por causa da inclinação. Desta forma o trabalho é muitas vezes feito de forma manual e envolve algumas manobras como a ajuda de helicópteros.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!Por esses e outros motivos os vinhedos de Lavaux foram listados pela UNESCO em 2007 como Patrimônio Histórico da Humanidade e são protegidos.
:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::
Produzir vinho em Lavaux é manter viva uma tradição secular que vem sendo passada de geração para geração.
Os vinhos de Lavaux
Chaselas é a variedade de uva vinífera dominante cultivada em Lavaux e é usada para produzir vinhos brancos. Trata-se de uma uva nativa suíça muito antiga. Mas há outras uvas também cultivadas em Lavaux como Plant Robert e Pinot Noir.
Há um ditado que diz que as uvas cultivadas em Lavaux são beneficiadas de 3 sóis: o sol em si, o reflexo do sol no Lago Lemán e o calor emitido pelos terraços murados.
Assim como a França, os vinhos na Suíça são classificados por AOC ( (appellation d’origine contrôlée) que define os vinhos por região geográfica e características particulares do terreno e cultivo.
Degustação de vinhos
O Lavaux Vinorama é um dos locais onde se pode degustar vinhos em Lavaux. Trata-se de um centro informativo e turístico onde há mais de 300 vinhos de cerca de 200 produtores locais.
Há diversos pacotes para degustar vinhos como um que fizemos com 3 vinhos da semana, incluindo dois brancos( Chasselas) e um tinto(Plant Robert) ao custo de CHF 19 francos suíços por pessoa.
Veja os diversos pacotes e valores aqui. Há a opção também de adquirir a garrafa de qualquer outro vinho que não faça parte da seleção semanal.
Além do Lavaux Vinorama, há diversas adegas de produtores locais espalhadas pelas vilas. Antes do verão há também diversos eventos promovidos pelos produtores para degustação de seus vinhos.
Onde fica Lavaux
Lavaux se situa entre a cidade de Lausanne e o Chateau de Chillon ao longo do Lago Lemán, na parte francesa da Suíça, no cantão de Vaud.
A região de Lavaux é composta por 830 hectares de terraços de vinhedos e vilas pitorescas entre elas St-Saphorin, Dézaley, Epesses, Lutry e Rivaz.
A partir de Vevey ou Montreux é possível chegar na região de LAVAUX em cerca de 15 minutos de transporte público e a partir de Lausanne até mesmo em 5 minutos ( para Lutry).
Como chegar e explorar a região
Transporte público em Lavaux
Há diversas formas para se chegar a Lavaux, dependendo do ponto inicial desejado mas basicamente é muito fácil usando transporte público a partir de qualquer cidade da Suíça.
Para quem chega de Lausanne por exemplo recomendo fazer o passeio de barco pelo Lago Lemán e desembarcar em uma das vilas como Rivaz assim como fizemos.
É possível também chegar de trem regional chamado de Train des Vignes que parte de Vevey e passa por diversas vilas entre elas St.Saphorin, Rivaz, Chexbres, Lutry e Cully.
Outra forma de explorar os vinhedos é em um dos trajetos feitos pelo trenzinho chamado Lavaux Express. Veja mais informação aqui.
Caminhadas em Lavaux
Para os que gostam de caminhar vale muito a pena escolher algum dos percursos entre as vilas. A vista panorâmica é sensacional e a experiência de passar praticamente dentro dos vinhedos é única.
Além disso, caminhando se tem também a oportunidade de passar por entre as pitorescas e charmosas vilas da região e descobrir adegas de produtores para provar vinhos locais.
Algumas dicas de caminhadas:
- De St.Saphorin até Vevey – Caminhada de 1h30. Percurso de 5.1 km.
- De Cully até Rivaz – Caminhada fácil de 1h30. Percurso de 5.6 km
- De Grand-Vaux até Lutry – Caminhada média de 2 horas.
Quando visitar Lavaux
É possível visitar Lavaux em qualquer época do ano, evitando o inverno é claro, mas a época mais bonita na minha opinião é durante o Outono quando as folhagens dos vinhedos se tornam douradas.
Nosso roteiro de 1 dia em Lavaux
Trem até Lausanne
Nós saímos da parte alemã da Suíça, cada uma de uma cidade, e pegamos o trem em direção a Lausanne. De onde eu moro tive que fazer troca de trem em Lucerne e de lá peguei um trem que ia para Genebra com parada em Lausanne. O trajeto de Lucerne até Lausanne pode levar de 2h15 a 2h30 dependendo do trem a ser pego. Há trens de Zurique também que levam cerca de 2h15 minutos até Lausanne.
Metrô de Lausanne até Ouchy
Esse trajeto fizemos para chegar da cidade até o lago de onde partem os barcos.
Curiosamente esse é o único metrô em toda a Suíça.
Para mais curiosidades da Suíça leia esse artigo aqui
Passeio de barco pelo Lago Lemán
Em um trajeto de 45 minutos curtimos a brisa do Lago Lemán e vistas incríveis dos vinhedos. Vale muito a pena fazer um passeio de barco até Lemán.
Nesse trajeto que fizemos descemos em Rivaz e quem tem o Swiss Travel Pass faz o passeio de graça.
Almoço em Rivaz
Em Rivaz encontramos com nossa guia e como já estava perto do meio dia aproveitamos para ir almoçar e conhecer o charmoso restaurante Auberge de Rivaz.
Nosso prato principal foi um peixe delicioso acompanhado de um excelente vinho é claro, afinal estamos em Lavaux.
Até mesmo a sobremesa era especial, um sorvete feito com uma espécie de cachaça de uva.
Além de um lindo e charmoso restaurante com vista para os vinhedos e para o lago, a comida estava deliciosa.
Degustação de vinho no Lavaux Vinorama
Nossa guia nos levou de carro até o Lavaux Vinorama, o centro onde fizemos a degustação de 3 vinhos e assistimos um vídeo mostrando um pouco da produção de vinho ao longo do ano em Lavaux. Deu para perceber que não é um trabalho fácil mas que envolve muita paixão e dedicação.
Explorando as vilas de Chexbres, Grandvaux, Epesses
Nossa ideia inicial era após a degustação fazer uma caminhada de 1h30 de Rivaz até Epesses mas como estávamos de carro resolvemos fazer curtas paradas em diferentes pontos entre os vinhedos e as vilas de Chexbres, Grandvaux e Epesses.
Apesar de ser prático dirigir entre as vilas e poder parar em diferentes pontos estratégicos, as ruas são bem estreitas e estacionamento acaba sendo muito limitado então realmente recomendo usar transporte público e caminhar.
Depois de tanta paisagem maravilhosa, voltamos a estação de Vevey onde pegamos o trem de volta para ca Suíça alemã.
Dicas
- Vá com um calçado confortável caso queira caminhar pelos vinhedos ou entre as vilas
- É possível fazer um bate-volta de outra cidade da Suíça da parte alemã como fizemos mas o ideal é separar mais tempo na região francesa se hospedando por lá em Lausanne, Vevey ou Montreux
- Combine o passeio com um trem panorâmico, o Goldenpass que sai de Montreux e vai até Lucerne
- Se conseguir mais dias na região aproveite para visitar o imperdível Museu do Charles Chaplin que fica em sua antiga casa próximo a Vevey.
- Outra cidade que merece ser visitada na região é Montreux e o charmoso Chateau de Chillon
1 Comment