O final de semana amanhece ensolarado e bem propício para uma atividade ao ar livre, perto da natureza. Porém, você se lembra de que mora em São Paulo e a praia não está tão perto assim, logo pensa nos parques da cidade, mas que tal fazer uma trilha? Sim, há opções de trilha dentro da cidade de São Paulo, onde é possível caminhar entre árvores e até avistar macaquinhos! Este local é o Parque Estadual da Cantareira.
O Parque Estadual da Cantareira é uma unidade de conservação e tem sua fauna e flora preservadas e protegidas por lei. A região é uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo dentro de uma cidade.
ONDE FICA
O Parque Estadual da Cantareira está localizado a cerca de 10 km a partir do centro e fica ao lado do Horto Florestal, na zona norte de São Paulo. O parque é bem grande e acaba atravessando os municípios Mairiporã, Guarulhos e Caieiras.
A região é dividida em núcleos e quatro deles estão abertos à visitação. São eles:
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!- Núcleo Pedra Grande
- Núcleo Engordador
- Núcleo Águas Claras
- Núcleo Cabuçu
Para estrear a minha visita no parque escolhi o Núcleo da Pedra Grande, afinal é lá que se encontra a famosa Pedra Grande, de onde é possível ver a cidade de São Paulo do alto. O mirante tem 1010 metros de altitude e proporciona uma belíssima visão panorâmica.
Logo após chegar ao parque e comprar o ingresso, havia um guia dando informações sobre as cinco trilhas disponíveis no núcleo. Decidimos fazer a Trilha Pedra Grande que totaliza 9,6km entre a ida e a volta. A trilha apesar de longa é fácil, em terreno asfaltado e contando apenas com algumas subidas, mas cada um pode fazer a trilha no seu ritmo e aproveitar para respirar um pouco de ar puro!
A estrutura do local é bacana, com banheiros e bebedouros logo na entrada e também é possível perceber uma segurança no local, com guardas que rondam as trilhas de moto ou de carro.
Fui em um domingo e o parque estava relativamente vazio. Talvez tenha tido essa sensação por ser um local bem grande.
Fizemos tanto a ida como a volta em 45 minutos cada. Mesmo com o calor escaldante que estava fazendo não sofremos tanto, afinal contamos com as sombras das árvores. Ao longo do caminho há placas indicando as demais trilhas que se encontram e também algumas espécies de plantas e árvores, algumas até raras. Se você tiver sorte também irá avistar macacos bugio. Consegui ver alguns apenas na volta.
O passeio é muito agradável e com certeza vale à pena para fazer em um dia em que você precisa desestressar da vida caótica em São Paulo, caminhando por alguns minutos em meio a natureza!
COMO CHEGAR
O endereço do local é: Rua do Horto, número 1799.
Saindo do metrô Santana há o ônibus Vila Rosa que passa em frente ao local e há também um ônibus que sai do Metrô Parada Inglesa e faz ponto final em frente ao Horto.
QUANTO CUSTA
O ingresso que dá entrada ao parque custa nove reais e há a opção de pagar meia. Importante: não aceitam cartão. Apenas dinheiro!
DICAS
- Leve água! A trilha é longa e não há onde comprar dentro do parque.
- Muita gente leva lanches para fazer picnic assim que chega à Pedra Grande. É uma boa ideia para recuperar as energias e fazer a volta.
- Não esqueça o filtro solar. Apesar de o caminho estar repleto de árvores, não se engane, pois poderá sair de lá com algumas leves queimaduras.
- Leve a câmera fotográfica para registrar este momento!
|Acompanhe nossa Fanpage |- Siga nosso Twitter |- Nos veja também no Instagram|
Cadastre seu email no link abaixo e receba gratuitamente nossos próximos posts.
Delivered by FeedBurner
Fui com minha esposa e filha. Muito bom. A vista na pedra Grande realmente é muito bonita. Não estava cheio de gente. Vale a pena conhecer. Acho que acima de 60 anos precisa ter um pouco de condicionamento fisico.Não esquecer levar água e lanche. Não tem lanchonete nem ambulantes. Limpo e bem cuidado. Seguranças rondando de moto.
Adorei o conteúdo! O Parque da Cantareira é realmente lindo! Um passeio super barato de fazer e que vale muito a pena.
Quero conhecer
Monique, boa noite.
Meu pessoal está querendo ir amanhã a me convidaram. Tenho 77 anos, será que aguento? A subida é muito íngreme? Vc escreveu que leva 45 minutos e que são 9 km ida e volta. Não acho muito, só fico preocupada se for muita subida.
Olá Ivone tudo bem? Difícil dizer mas depende do seu condicionamento físico e se está acostumada a fazer esporte. Acho que não é muito puxado não mas vá até o seu limite e no seu tempo.
Abraços!
Ônibus em Santana fica na plataforma 4 do lado de dentro do terminal.
Quero conhecer
Amei as dicas e to pensando em ir amanhã!
Que legal Aline, acho que vai curtir 😉 Beijos
Muito bacana Monique! Com certeza é o tipo de coisa diferente para se fazer em Sampa, onde estamos acostumados só a atrações mais urbanas! Vou querir ir com certeza na próxima vez que eu estiver em sampa!!
Justamente Fábio, SP por ser tão grande acaba proporcionando algumas atividades em meio à natureza também e quando vier pra cá bora fazermos essa trilha!
Nossa, amei! Quero muito ir! Amei o post!
Show Rafal, valeu! Vamos marcar de ir? Tem várias outras trilhas lá que quero voltar para fazer 😉
Tenho 30 anos e sou sedentário, minha namorada quer que eu vá de qualquer jeito, será que aguento?
Olá tudo bem? Olha, acho que aguenta sim. Vc é novo e pra falar a verdade quando fui tb estava meio sedentária fazendo atividades físicas mais de final dr semana. Qualwuer coisa é só diminuit o ritmo né. Um abraço e boa trilha