Que passeio escolher: Titlis ou Jungfraujoch

titlis ou jungfraujoch

Como essa é uma pergunta que recebo muito frequentemente aqui no Blog, de leitores que estão planejando a sua viagem pela Suíça, resolvi detalhar um pouco mais cada passeio e de certa forma compará-los. Assim espero te ajudar a decidir já que os passeios às montanhas Titlis e Jungfraujoch são relativamente parecidos.

Bom, se você já tem um roteiro de viagem para a Suíça ou se ainda está na fase de planejamento, já deve ter reparado que há muitas opções de passeios a montanhas e pelos Alpes. Há passeios em montanhas para todos os gostos e bolsos. Mas se você quer ver neve nas montanhas e não vai viajar para a Suíça necessariamente no inverno, inevitavelmente você irá ter que considerar um destes 2 passeios, à montanha Titlis ou a Jungfraujoch.

O passeio a Jungfraujoch – pontos fortes

O passeio a Jungfraujoch é nada mais nada menos que o passeio mais popular e procurado na Suíça. Parte da sua fama se dá a sua altitude, a 3454 metros acima do nível do mar, sendo considerado Patrimônio Natural da UNESCO.

Um complexo turístico super moderno foi construído lá no alto e o local é chamado de Topo da Europa, porque é onde se situa a estação de trem de maior altitude no continente.

Sim, para chegar até o complexo de Jungfraujoch, se usa trem e a jornada de Interlaken até o topo é épica e o resultado de muito trabalho investido ao longo dos anos e dos avanços da tecnologia.

É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

A jornada de 2 horas que começa em Interlaken passa por vilas alpinas charmosas e paisagens incríveis da natureza entre túneis construídos entre as montanhas.

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

jungfraujoch ou titlis
Curtindo a neve em Jungfraujoch

Resumindo, as principais vantagens do passeio a Jungfraujoch são:

  • É um passeio em montanha para ver neve o ano todo
  • O Topo da Europa: é um dos passeios de montanha em que se consegue chegar mais alto, na estação de trem de maior altitude da Europa
  • Muitas e diversas atividades são oferecidas no Complexo Turístico de Jungfraujoch, que conta com 3 restaurantes, mirantes e passarelas com vistas para o glaciar Aletsch e outros picos com mais de 4000m de altitude, palácio de gelo com esculturas, um parque com atividades na neve e lojas como a Lindt ( a mais alta da Europa)
  • É possível combinar o passeio de Jungfraujoch com alguma das vilas alpinas do trajeto antes da subida ou quando estiver descendo como por exemplo as vilas de Wengen e Lauterbrunnen ou conhecer Kleine Scheidegg.
  • É um passeio acessível e confortável para idosos, famílias e cadeirantes
  • O passeio a Jungfraujoch é aberto 365 dias por ano.
  • É um passeio épico e o mais famoso pela Suíça

O passeio a Titlis – pontos fortes

O passeio ao Monte Titlis é um dos passeios em montanhas que mais se destaca na região de Lucerne.

É a montanha mais alta da região, que oferece diversas atividades e que se compara com o passeio a Jungfraujoch de certa forma, pela altitude, oferta de passeios e pelo fato de ter neve o ano todo!

Durante outras épocas do ano como na Primavera e Verão é também um excelente destino com ofertas de diversas atividades como trilhas e mountain bike.

As principais vantagens de fazer um passeio a Titlis são:

  • Possui neve no topo durante todo o ano
  • Durante o inverno se transforma em uma verdadeira estação de esqui e esportes de inverno.
  • Também é uma montanha de alta altitude, com a estação final a 3062m de altitude
  • Diversas atividades oferecidas no topo da montanha como: Gruta de gelo com esculturas, parque de atividades na neve e Ice Flyer que é um teleférico aberto que passa sobre campos de neve e gelo
  • Titlis Cliff Walk localizada no topo da Titlis é considerada a passarela suspensa mais alta da Europa.
monte titlis suiça
Atravessando a ponte Titlis Cliff Walk, a ponte suspensa mais alta da Europa!
  • Complexo turístico que conta com diversos restaurantes, lojas de relógio e lojas de chocolates Lindt
  • Leva-se apenas 30 minutos para chegar ao topo da Montanha Titlis considerando a partida da estação de Engelberg
  • É possível se hospedar na charmosa vila de Engelberg ou fazer o passeio em um bate-volta a partir da cidade de Lucerne.

Titlis ou Jungfraujoch?

Abaixo separei os principais pontos para você comparar e escolher qual passeio fazer, Titlis ou Jungfraujoch.

  • Preço: O valor do passeio a Jungfraujoch saindo de Interlaken no vagão de segunda classe, ticket ida e volta custa CHF210 por adulto, mais do que o dobro para o Monte Tilis que custa CHF 92 por adulto.
  • Descontos com o SwissPass: O passeio ao Monte Titlis acaba saindo mais barato também para quem adquire o Swiss Travel Pass. Enquanto no passeio Titlis, o desconto oferecido é de 50%, no passeio a Jungfraujoch é de 25% no trajeto de Wengen a Jungfraujoch.
  • Altitude: O Complexo Turístico de Jungfraujoch fica a 3466m de altitude enquanto o complexo turístico na Montanha Titlis se encontra a 3062m de altude.
  • Forma de transporte: Enquanto em Jungfraujoch o meio de transporte utilizado é o trem que inclusive chega até a estação de trem mais alta da Europa, em Titlis a jornada se divide em 2 etapas com 2 tipos de bondinhos, sendo o segundo deles, um bondinho super moderno rotatório ( o primeiro deste tipo no mundo) de vidro.
  • Tempo de passeio: Para se chegar a Jungfraujoch leva-se 2 horas de subida a partir da estação de Interlaken-Ost. Já em Titlis se leva apenas 30 minutos considerando o trajeto completo com os 2 bondinhos saindo de Engelberg. Se for fazer bate-volta a partir de Lucerne para Titlis esse tempo aumenta sendo que são 40 minutos de trem de Lucerne até Engelberg.
  • Localização: O Complexo Turístico de Jungfraujoch fica localizado próximo a região de Interlaken e vilas turísticas Grindelwald, Wengen e Lauterbrunnen. Já o Monte Titlis fica localizado na vila alpina de Engelberg a 40 minutos de distância de Lucerne.
  • Atividades na neve: Ambos os passeios oferecem possibilidades de atividades na neve porém em Jungfraujoch elas são pagas separadamente do ticket enquanto em Titlis já está incluso. Em Jungfraujoch existe o Snow Fun Park que oferece a possibilidade de esquiar, praticar snowboard, trenó na neve ou descer com uma bóia em uma espécie de tobogã sobre a neve. Na Montanha Titlis existe o Titlis Glacier Park que também oferece a atividade das bóias. Essas atividades porém são oferecidas apenas durante a Primavera e Verão quando as temperaturas não são tão frias.
  • Mirantes e passarelas: Em Jungfraujoch há diversos mirantes como o Sphinx que é uma espécie de plataforma de onde é possível ver o glaciar Aletsch. Já em Titlis, há a passarela suspensa Titlis Cliffwalk , a mais alta ponte suspensa da Europa a 3041m de altitude.
  • Esportes de inverno: Em Jungfraujoch é possível esquiar ou praticar snowboard no Snow Fun Park como citado anteriormente ao adquirir um ticket extra para a atividade que não está inclusa no ticket do passeio mas essa atividade não é oferecida no inverno. Já na Titlis, durante o inverno há diversas pistas e passes especiais para quem quer praticar esportes de inverno.
  • Palácios de gelo: Tanto a Titlis como a Jungfraujoch possuem um palácio de gelo com esculturas. Em Titlis ao invés de palácio, é chamado de gruta, mas a ideia é a mesma e está inclusa no ticket.
  • Trilhas: É possível combinar ambos os passeios com trilhas e diversas outras atividades. Em Jungfraujoch isso pode ser feito nas estações intermediárias como Kleine Scheidegg. Em Titlis, há muitas opções também. Numa das estações intermediárias há um lindo lago Trübsee, com um parquinho para crianças. Há diversas trilhas, inclusive para mountain bike.
titlis ou jungfraujoch

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

O que é essencial:

  • Swiss Travel Pass: para economizar na viagem de transporte público, garantir descontos e gratuidade em passeios de barco, montanha, trens panorâmicos e entradas em museus ou o Global Pass caso seu roteiro inclua  a passagem por mais países pela Europa.
  • Compra de ingressos antecipados no cartão de crédito para garantir disponibilidade e também oferta de excursões e passeios guiados pra quem viaja sozinho ou quer a comodidade de viajar com quem conhece bem o país
  • Pesquisa e reserva de hotéis no Booking.com para verificar disponibilidade, comparar preços e diversas opções de hotéis. Mesmo que não finalize a reserva por lá, é a minha dica de onde começar a pesquisa pois geralmente também oferece preços atrativos.
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é altamente recomendado e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Comece sua pesquisa com a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício.
  • Veja abaixo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

 

Transporte na Suíça

    • Goldenpass: rota de trem panorâmica de Lucerne a Montreux

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

    • Titlis x Jungfraujoch - um comparativo dos 2 passeios em montanha onde é possível ver neve o ano todo

    • Stoos - conheça essa vila alpina no funicular mais inclinado do mundo

Lagos na Suíça

    • Blausee - o lago mais azul da Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

    • Grindelwald, uma das vilas alpinas mais especiais da região de Jungfrau

    • Engelberg, um vale especial e diversas montanhas

    • Lauterbrunnen - o vale inspiração para as paisagens de Senhor dos Anéis

    • Gruyéres - conheça essa charmosa vila medieval, também famosa pelo queijo

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.

Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.

Mais de Monique Bianchi

Como comprar online bilhetes de trem na Suíça

Passo-a-passo para utilizar o site de transporte público na Suíça A Suíça...
Leia Mais

7 Comments

  • Olá, li o post, parabéns! mas ainda fiquei com dúvida no qual escolher rs, iremos na segunda quinzena de junho/24 qual seria a melhor opção? Estaremos com uma criança de 6 anos e gostaríamos que ela tivesse contato com a neve! A distância neste caso não seria o problema pq estaríamos hospedados em interlaken! Obrigada

  • Olá! Tudo bem?
    Irei com minha esposa em outubro para a Suíça.
    Considerando que nós já faremos o passeio ao Jungfraujoch em um dia, vale ir um outro dia também ao Monte Titlis, passando rapidamente por Lucerna?
    Ou seria melhor explorar mais a cidade de Lucerna nesse outro dia?
    Obrigado.

    • Oi André, tudo bem? Bom, depende muito do que vocês preferem na verdade. Os 2 passeios são bem diferentes mas ainda assim são passeios de montanha e longos que duram praticamente o dia todo. Para um roteiro mais diverso eu recomendaria realmente escolher visitar Lucerne, até pq Titlis e Jungfraujoch costumam ser comparados pela experiência de ver neve lá no topo, possível em ambas as montanhas, portanto ao escolher uma delas, acho que já estaria valendo a pena, mas se vocês amam montanhas e paisagens alpinas, vale a pena sim, fazer ambos. Espero não ter te confundido ainda mais, rs
      Abraços

      • Tá ótimo Monique! Ajudou sim…rs.
        Acho que vamos optar por conhecer mais Lucerna então mesmo, pra dar uma diversificada no roteiro.
        Obrigado pelas dicas.
        Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *