Stoos é uma pequena vila alpina localizada no cantão Schwyz, acima do lago Vierwaldstätersee também conhecido como Lago Lucerne. Durante o inverno, Stoos funciona como um resort de esqui e em outras épocas do ano é um destino perfeito na montanha como destino de férias para famílias e apreciadores da natureza.
Recentemente, a vila de Stoos tem alcançado muita popularidade desde a inauguração do funicular mais íngreme do mundo em dezembro de 2017 e que leva até o topo da vila a 1300m de altitude.
Fomos conferir de perto esse funicular e passamos um final de semana curtindo a vila e suas atrações! Confira as atrações e porque você deve visitar essa vila durante a sua viagem pela Suíça.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!Um pouco mais sobre Stoos
A vila de Stoos é livre de automóveis. Isso significa que só é possível chegar até lá via funicular ou um bondinho. Apenas moradores são autorizados a usarem uma estrada privada para chegar e sair da vila.
:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::
Falando em moradores, essa é uma pequena vila com cerca de 150 moradores.Apesar de ser uma pequena vila, há uma estrutura excelente com hotéis, restaurantes,supermercado, igreja e caixa eletrônico.
Do alto da vila de Stoos a vista panorâmica é incrível, e é possível ver o Lago de Lucerne do alto em puro esplendor.
Quem pretende visitar Stoos pode aproveitar para se hospedar em um dos hotéis na vila ou então fazer um passeio de um dia a partir de Lucerne ou Zurique.
O funicular mais íngreme do mundo
O moderno funicular inaugurado em dezembro de 2017 demorou 14 anos para ficar pronto entre o planejamento e construção e custou mais de 40 milhoes de francos. Antes dele, havia um outro funicular que estava em operação desde 1933.
O incrível funicular vem chamando a atenção e multiplicou o número de turistas interessados em conhecer a vila de Stoos. A duração da subida é de apenas 4 minutos e chega a inclinação de 110% o que corresponde a 47,7º.
Os vagões do funicular lembram o formato de um barril de cerveja e graças a tecnologia e engenharia existe um ajuste de nível que permite que eles fiquem na horizontal mesmo durante o percurso totalmente inclinado.
Outro funicular bem inclinado que vale a pena conhecer na Suíça é o Gelmerbanh que leva até um lago alpino incrível.
As atrações em Stoos
Uma visita à vila de Stoos é um dos passeios em montanha mais legais para se fazer na região de Lucerne. Há atrações indoor e outdoor para todos os tipos de turistas e o destino é uma excelente opção para aqueles que querem experimentar passar a noite na montanha.
Vista panorâmica
Uma das principais atrações em Stoos é subir na estação Fronalpstock, o pico da montanha acima da vila, a uma altitude de 1921 metros, onde há uma plataforma de onde se tem uma vista panorâmica incrível.
Para chegar até la é preciso subir 2 lances de teleférico de cadeira, aqueles usados para transportar esquiadores.
Restaurante panorâmico
Em Fronalpstock há um restaurante panorâmico que serve pratos típicos suíços.
Dentro do restaurante há uma parte em que funciona como self service, e outra sala que oferece serviço a la carte. Além disso, para os dias de calor, há também um terraço com mesas a céu aberto.Em qualquer um dos ambientes você vai comer bem, te garanto.
Nós escolhemos uma sala interna com vista panorâmica da montanha, e escolhemos pratos suíços como hörnli ( uma espécie de macarrão com carne moída) e Älplermakkaronen, uma espécie de macarrão dos alpes com queijo, batata e um molhinho de maçã.
Que delícia foi almoçar com essa vista!
Trilha no cume da montanha
Uma das atrações imperdíveis para quem visita a vila de Stoos é fazer a trilha no pico da montanha acima da vila, de Fronalpstock a Kinglenstock. A trilha esculpida no cume da montanha revela paisagens panorâmicas impressionantes, na minha opinião, uma das melhores vistas do alto de uma montanha na região de Lucerne. A trilha pode começar de um dos pontos Fronalpstock ou Klingenstock e tem uma duração de cerca de 2h30.
Foi o que tentamos fazer depois do almoço já que estávamos esperando a chuva passar. Como ela não passou totalmente, nós fizemos apenas uma parte da trilha, até porque o teleférico de cadeira do outro lado da trilha que usaríamos para descer a Stoos, não estaria mais funcionando até chegarmos lá, então resolvemos não arriscar.
Abaixo você pode ver algumas fotos dessa trilha que fiz ano passado durante o outono, em novembro.
Relax no Hotel Spa e Jantar
O hotel que ficamos hospedadas é o Seminar Wellnesshotel Stoos, o hotel com a melhor estrutura da vila e que foi recentemente renovado.
Esse é um hotel 4 estrelas que faz parte da lista de hotéis Private Selection – uma etiqueta de qualidade que classifica 58 hoteis de primeira classe e luxo devido a charme, autenticidade e qualidade em várias regiões da Europa.
Ficar hospedada nesse hotel foi realmente uma ótima experiência. Imagine acordar na montanha em meio a paisagens naturais e ouvindo os sininhos das vacas que ficam pela região? Realmente um lugar para descansar e relaxar.
Eu adorei o meu quarto que era bem espaçoso e moderno e possuía uma grande sacada.
Durante o dia depois de voltarmos do almoço e trilha, resolvemos ir relaxar no spa do hotel composto de piscina aquecida interna e jacuzzi na parte externa além de sauna e uma sala de relaxamento. Essa foi uma combinação perfeita ainda mais porque o sábado estava meio chuvoso.
Para fechar bem a noite fomos jantar no restaurante do Hotel e fomos surpreendidas pela comida maravilhosa, em um menu degustação composto de 4 pratos que é incluso na diária do hotel caso você opte pela meia pensão.
O café da manha também foi excelente com muitas opções e produtos frescos locais. Realmente vale muito a pena se hospedar no Hotel Stoos, por pelo menos uma noite e curtir o conforto do hotel para explorar a vila de Stoos e todas as atividades oferecidas.
Como chegar ao vilarejo de Stoos
De carro
O trajeto a partir de Lucerne dura 35 minutos e a partir de Zurique são 45 minutos. Siga o caminho no GPS, como mostra o mapa abaixo:
Você pode estacionar o carro no estacionamento na estação de onde sai o funicular na cidade de Schwyz. O estacionamento é pago.
De transporte público
A cidade mais próxima para chegar em Stoos é Schwyz. Você deve pear o trem e descer na estação de mesmo nome. De lá sai o ônibus Nr. 1 bis em direção a Schwyz, Stoosbahn, a estação do teleférico.
Quanto custa para subir o funicular até Stoos?
Esse é um dos passeios em montanha mais baratos da região de Lucerne.
O ticket de ida e volta para o funicular que leva a Stoos custa CHF 22 francos suíços. Quem tem o SwissPass não paga! Além disso, se você se hospedar no Hotel Stoos, e não tiver o SwissPass recebe um desconto e o ticket sai por CHF 17,60.
Ao comprar o ticket, um depósito de CHF 5 francos por pessoa é cobrado. Mas no final do passeio, você pode devolver o ticket e recuperar essa quantia.
Dicas
- Caso pretenda fazer um passeio de bate-volta a Stoos, confira a previsão do tempo antes de chegar lá no topo olhando a webcam live no website oficial do destino
- Não perca o ticket/cartão que garante a entrada para o funicular porque na volta, você pode devolvê-lo e resgatar os 5 francos de depósito pagos a mais. Se houver fila no guichê, há uma máquina na entrada para devolver o ticket e receber o dinheiro do depósito de volta.
- Veja os horários de partida do funicular. Normalmente ele partede 30 em 30 minutos, sempre aos 10 minutos da hora cheia ou 20 minutos antes. Exemplo: 10:10 e 10:40.
- Quer saber sobre os outros passeios de montanha na região de Lucerne? Acesse os posts: Montanha Pilatus, Montanha Rigi, Monte Titlis.
Parabéns pelo post Monique. O blog está excelente, muito completo e didático. Me tira uma dúvida por gentileza. O swiss travel pass tb inclui o passeio até o topo da montanha (Fronalpstock) ou apenas até Stoos? Obrigado!
Oi, Monique. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Olá Natalie! Que bacana, obrigada!
Abraços
Lugar muito legal para passear!! E me diverti horrores com vcs!