Siga esses 6 passos e monte seu roteiro na Suíça
Essa é a pergunta que mais recebo aqui no Blog. Montar um roteiro na Suíça é uma tarefa difícil porque apesar de ser um pequeno país, as possibilidades de passeios são inúmeras, entre lagos, rios, cachoeiras, os Alpes, vilas medievais, castelos e mais de 500 museus!
Separei então algumas dicas para que você mesmo consiga montar o seu roteiro na Suíça. Se você seguir os passos abaixo vai ficar muito mais fácil planejar a sua viagem na Suíça.
Caso queira uma inspiração não deixe de ler esse meu outro artigo com 6 sugestões de Roteiros para a Suíça de 3 dias, 5 dias ou 10 dias.
Também oferecemos o serviço de Consultoria Personalizada para sua Viagem pela Suíça e montamos roteiros personalizados de acordo com seu perfil e objetivos. Nos contate para orçamento> [email protected] e leia aqui sobre como funciona esse serviço.
Tabela de conteúdos
1 – Principais fatos sobre o país
Como sempre, o primeiro passo antes de uma viagem é pesquisar os aspectos básicos de um destino.
:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::
Neste outro artigo montei um guia com todas as informações em detalhes sobre a Suíça mas abaixo fiz um resumo:
- Localização e População
A Suíça está localizada na parte central da Europa. É um país relativamente pequeno com cerca de 8 milhoes de habitantes.
Sua excelente localização facilita combinar a viagem com outros países nas fronteiras como Itália, França, Alemanha e Austria.
- Quatro regiões principais e quatro idiomas nacionais
Há quatro idiomas na Suíça: alemão, francês e italiano como idiomas oficiais e o romanche que é uma língua formada a partir do latim. É um idioma nacional falado por cerca de 2% da população.
O mapa abaixo demonstra a Suíça dividida pelo idioma nacional de cada região. A língua não é a única diferença, mas também a mentalidade do povo, costumes, clima e arquitetura por exemplo.
- Divisão 26 em cantões
A Suíça é dividida em 26 estados chamados de cantões. Cada cantão é politicamente independente.
- A Suíça e a União Europeia
A Suíça é um Estado Federal e não faz parte da União Europeia, mas faz parte de alguns acordos, entre eles, o Tratado de Schengen que permite que moradores e turistas trafeguem livremente entre os países que fazem parte da UE sem a necessidade de um visto.
- Visto
Brasileiros não precisam de visto para viagens à Suíça de até 3 meses, mas precisam de um passaporte válido por no mínimo 3 meses.
- Dinheiro
A moeda na Suíça é o franco suíço (CHF).
O euro não é amplamente aceito. Se você vai passar alguns dias no pais o ideal é trocar para franco suíço.
- Estações e clima na Suíça
As estações na Suíça são bem definidas mas saiba o que esperar delas.
Abaixo um resumo mas nesse post contei tudo em detalhes.
Primavera – de março a abril – temperaturas variam de 8 a 15 graus. Os campos se tornam verdes e as flores aparecem.
Verão – de junho a agosto – temperaturas variam de 18 a 28 graus. É possível se refrescar nos rios e lagos.
Outono – de setembro a novembro – temperaturas variam de 8 a 15 graus e as paisagens se tornam coloridas.
Inverno – de dezembro a março – temperaturas variam de -2 a 7 graus. Tempo frio e neve mas a altitude diferencia o clima em cada região.
Mais dicas nesses posts:
- 5 Motivos para viajar para a Suíça no Verão ou Primavera
- Primavera em Zurique – dicas de 5 lugares a visitar de graça
- Suíça durante o Outono
2 – Que tipo de viagem deseja fazer
Essas são perguntas importantes que você deve tentar responder a si mesmo para definir os próximos passos e montar o seu roteiro na Suíça.
- Qual o seu budget disponível?
- Quantos dias disponíveis possui?
- Qual o objetivo da viagem? Lua de mel, viagem em família, viagem-solo
- Prefere focar nas grandes cidades ou vilas nos Alpes?
- Gosta de viajar devagar ou prefere ver o máximo possível?
- Quer ter uma visão geral de todas as regiões suíças ( alemã, italiana e francesa) ou prefere escolher apenas uma ou duas regiões e explorar mais a fundo?
- Quer praticar esportes como mountain bike?
Artigo imperdível: Dicas para economizar em uma viagem à Suíça
3 – O que fazer na Suíça e onde ir
Veja abaixo as principais cidades suíças e clique no nome de cada uma para ler o artigo específico com mais dicas e ideias de passeios e atrações.
Faça uma lista dos seus passeios favoritos e com base nisso, confira o mapa da Suíça logo abaixo e tente definir uma lógica de roteiro, considerando ponto de partida e término da sua viagem. Dependendo de quantos passeios e a distância entre eles, você pode adicionar ou eliminar dias da sua viagem.
Caso você tenha poucos dias de viagem, recomendo conferir algumas excursões e passeios como esses abaixo para serem feitos em um bate–volta:
Cidades de interesse
Essas são algumas das cidades suíças mais visitadas:
- Zermatt – a vila alpina mais famosa onde se encontra a montanha Toblerone(Matterhorn)
- Zurique – a metrópole suíça
- Lucerne – a capital da Suíça central e uma das cidades mais visitadas
- Genebra – conhecida como a capital da paz por abrigar associações como a ONU e a Cruz Vermelha
- Montreux – localizada na riviera suíça é conhecida como a cidade da música e é onde fica o famoso castelo “Chateau di Chillon”
- Interlaken – a capital da aventura na Suíça
- Berna – a capital da Suíça – cidade medieval tomabada como patrimônio histórico da UNESCO
- Basiléia – a capital cultural da Suíça e porta de entrada no país voando de low cost
- Lugano – a maior e principal cidade de Ticino, a parte italiana da Suíça
- St.Moritz – um dos resorts alpino de luxo mais famosos do mundo
Principais passeios de montanha – explorando os Alpes
Programe-se para fazer os passeios de montanha. Muitos deles levam praticamente o dia todo como o famoso Jungfraujoch Top of Europe. Se possível, tente se hospedar 1 ou 2 dias na cidade do passeio de montanha que deseja fazer para ter uma possibilidade a mais em caso de tempo ruim.
Se atente ao fato que muitas vezes o tempo está nublado nas cidades, mas há sol no alto da montanha ou vice-versa. Mesmo no verão, as temperaturas podem ser bem amenas no alto das montanhas. Tenha uma jaqueta leve com você e se for inverno, vista-se adequadamente.
Abaixo os principais e mais procurados passeios de montanha na Suíça. Clique no nome do passeio e veja o artigo com detalhes:
- Jungfraujoch Top of Europe – o passeio mais popular na Suíça
- Gornergrat – chegue perto da Matterhorn
- Schilthorn – montanha em Lauterbrunnen onde foram gravadas cenas do filme James Bond e possui restaurante rotatório no topo
- Montanha Pilatus – conhecida como a montanha dos dragões e um dos principais passeios em Lucerne
- Montanha Rigi – vista 360 graus da região de Lucerne
- Montanha Titlis – destino de inverno com neve o ano todo e o primeiro bondinho rotatório do mundo
Lagos Alpinos
Além dos maiores lagos da Suíça como o Lago Zurique e Genebra que podem ser explorados através de passeios de barco, indico abaixo alguns dos meus lagos favoritos aqui na Suíça:
- Blausee – o lago azul da Suíça
- Oeschinensee – um lago incrível rodeado pelos Alpes
- Caumasee – um lago de cor inacreditável e uma trilha para o canyon suíço
- Gelmersee – para alcançar esse lago você precisa pegar o funicular mais inclinado do mundo
Rotas de trem panorâmica
A Suíça é mundialmente famosa pelas suas rotas cênicas de trem e com certeza essas sao experiências inesquecíveis durante uma viagem pelo país.
Leia o artigo com toda informação a respeito das 3 Rotas de Trem Panorâmicas mais famosas da Suíça.
- Bernina Express – de Chur a Tirano na Italia
- Glacier Express – de Zermatt a St. Moritz ou vice-versa
- Golden Pass – de Lucerne a Montreux ou vice-versa
4– Defina por onde chegar e sair – qual aeroporto escolher
A maioria das pessoas chega por um dos principais aeroportos internacionais da Suíça: Zurique, Genebra ou Basel.
Depois de definir os passeios que gostaria de fazer, você conseguirá saber com mais certeza quais destes aeroportos funciona melhor para o seu roteiro.
Basicamente, quem pretende explorar a parte alemã da Suíça, o Aeroporto de Zurique que é o maior da Suíça é a melhor opção. A maioria dos vôos intercontinentais chega por aqui. Do aeroporto até a cidade de Zurique são apenas 10 km ou 12 minutos de trem. Super prático e rápido. Veja aqui dicas de como chegar do aeroporto de Zurique até a cidade, qual ticket comprar, etc.
Quem tem no roteiro cidades da suíça francesa ou pretende visitar a França na mesma viagem, pode achar melhor começar ou terminar a viagem pelo aeroporto de Genebra. A cidade de Chamonix, por exemplo fica a 85km de Genebra, pouco mais de 1 hora de carro ou 1 hora e meia de trem.
Já o Euroaeroporto de Basel como o próprio nome diz, é um aeroporto que fica na fronteira da França, Suíça e Alemanha. Geralmente é uma boa ideia para quem já vem ou vai para algum outro país europeu. Algumas cias aéreas low cost partem e chegam deste aeroporto, como EasyJet e Ryan Air.
5- Como se locomover
A escolha do transporte irá nfluenciar os demais pontos do seu roteiro na Suíça.
Como exemplo, se você pretende incluir uma visita a alguns vilarejos nos Alpes em seu roteiro na Suíça, a escolha dos locais vai depender se você estará de carro ou não. Digo isso porque vários vilarejos são car-free como Wengen, Mürren e Zermatt. Claro que existem alternativas, por exemplo para visitar Zermatt, onde é necessário estacionar o carro no vilarejo Täsch e pegar um trem para Zermatt.
De trem
A Suiça é facilmente explorada de transporte publico utilizando o trem como transporte principal. As rotas de trem alcançam até mesmo pequenos vilarejos e oferecem a vista de paisagens cênicas. Para quem adquire o Swisspass há muitas vantagens como uso ilimitado de trem e ônibus além de incluir os passeios de barco e dar descontos em passeios de montanha e museus.
De carro
Alugar um carro e fazer uma roadtrip pela Suiça também é uma opção bem interessante. As estradas na Suíça são muito bem asfaltadas e sinalizadas e há a possibilidade de dirigir em famosos passos alpinos como Furkapass onde ja foram gravadas cenas de filmes famosos como um da série James Bond.
Mais artigos que podem te ajudar:
- 6 Motivos para fazer uma roadtrip pela Suíça
- O que você precisa saber para dirigir na Suíça -regras e informações básicas
- Saiba tudo sobre o Swiss Pass, o bilhete múltiplo para sua viagem na Suíça
- Swiss Pass x Aluguel de carro na Suíça – descubra o que vale à pena para sua viagem
- Dirigindo pela Furkapass como James Bond
- Passeio de moto pelo passo alpino Sustenpass
- Se inspire com o Grand Tour da Suíça
6- Onde se hospedar
Defina as cidades-base
De acordo com as cidades escolhidas para o seu roteiro de viagem pela Suiça, você deve definir aquelas que servirão de base. Geralmente uma ou duas cidades são suficientes como base considerando uma viagem curta e diria que a região de Lucerne ou Berner Oberland funcionam bem como conexão a outras importantes cidades e pontos turísticos na Suíça.
Considere para a regiao de Lucerne outras cidades ao redor do lago como Weggis, Vitznau e Brunnen caso esteja de carro e queira explorar um pouco mais da região que é linda e oferece opçoes de hotéis de luxo como o fabuloso Parkhpotel Vitznau e o famoso e disputado Villa Honegg, o hotel da piscina infinita mais incrível da Suíça.
Leia tudo sobre a região de Lucerne, atrações e ideias de passeios
Já na região de Berner Oberland inclua como opção as cidades de Berna, Thun e Interlaken que oferecem opções variadas de hospedagem e passeios.
Para quem quer visitar 2 lagos famosos e lindos na Suíça, o Blausee e o Oeschinensee, uma dica é se hospedar na linda e típica vila de Adelboden. Leia aqui sobre o Hotel Cambriam que fica por lá e possui uma das piscinas infinitas de frente pros Alpes mais disputadas da Suíça.
Defina o estilo de hospedagem
Dependendo do seu objetivo de viagem e budget você consegue definir o tipo de hospedagem para a sua viagem pela Suiça.
Seja em hoteis de luxo, apartamentos ou hostels, atente-se ao fato de que se você estará viajando de transporte publico é uma boa ideia se hospedar no centro e próximo a estação de trem. Caso esteja de carro, a ideia é oposta e o ideal seria se hospedar um pouco mais afastado do centro.
Exemplo: Para quem viaja de carro na região de Interlaken, eu recomendaria se hospedar em Brienz, Iseltwald ou Thun ao inves do centro de Interlaken.
Conseguiu montar o seu roteiro pela Suíça?
Bom, espero que você consiga seguir esses 5 passos para montar o seu roteiro na Suíça! Conforme for respondendo as perguntas no item 2, você conseguirá definir melhor as cidades para o seu roteiro baseado nas atividades e lugares que pretende visitar.
Se está com dificuldades ou possui dúvidas oferecemos 2 serviços: Consultoria de Viagem personalizada e Montagem de Roteiro Personalizado com descrição e detalhes de cada dia de viagem. Basta nos contatar: [email protected]
Ah! Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem /Assistência Médica para a sua viagem à Suíça. Recomendo a Seguros Promo, um comparador de preços entre as melhores seguradoras onde você pode faz sua pesquisa e garante o melhor custo benefício.
Tenha uma boa viagem para a Suíça e se tiver alguma dúvida comente aqui embaixo que eu respondo!
Nossa!! Seu blog é muito completo!!! Parabéns e obrigada! =)
Queria uma sugestão…terei férias em março, mas não queria ver paisagens todas brancas… vale à pena ir na metade de março ou ainda, normalmente, está com muita neve? Pensando nisso para definir se compro as passagens pra Suíça ou escolho outro destino e deixo ela pra depois! hahaha
Melhor site para dicas da Suiça! Página excelente! Parabéns!!
Estou montando meu roteiro de lua de mel 🙂
Muito obrigada Leticia. Fico contente que o blog esteja sendo útil. Um abraço e boa viagem 😉
Boa Noite. Pretendemos visitar a Suiça em Dezembro 2019. Comecei as pesquisar para montar um Roteiro, quando encontrei seu Blog…..Parabéns pelo trabalho e Belas Dicas….Acho que vai resolver meus problemas e Dúvidas. Logo começarei. Obrigado e…Abraço
Olá Waldir tudo bem? Obrigada. Espero que te ajude sim, tem cerca de 100 artigos aqui no Blog sobre a Suíça, muita informação mesmo para quem planeja uma viagem pelo país.Qualquer dúvida é só comentar num dos artigos que ru respondo. Abraços!
Olá Monique….estaremos na Suiça entre os dias 15/05 e 18/05 com destina para Milão. Somos uma familia com 02 filhos (12 e 8 anos) + um casal sem filhos. Gostaria de passeios economicos que misturem passeios a pé (com crianças kkk), gastronomia e talvez uma certa dose de aventura. Não somos fã de igrejas e museus. Seria uma missão impossivel criar um roteiro? Pensamos em passar um dia no monte Titlis e gastar todas nossas reservas kkkkk. Os demais passeios precisam ser mais baratinhos. Obrigado
Oi Agugusto tudo bem? Eu não faço roteiros personalizados mas aqui no blog você encontra dezenas de artigos que vâo te ajudar a encontrar passeios e montar o roteiro com a sua cara. Super recomendo um passeio à Montanha Titlis, Pilatus, ou Rigi caso estejam na regiâo de Lucerne. A cidade de Lucerne aliás è uma atracao a parte e vocês podem fazer diversos passeios a pè e sem gastar como conto aqui nesse artigo.. Um abraço e boa viagem
Oi Monique, parabéns pelo blog, é incrível!
Estou com uma dúvida.. Meu budget não é tao alto, e por isso estou com dúvida. Vou fazer uma viagem de 2,5 dias para a Suíça. chego numa sexta a tarde e volto na segunda em cedo. Chego em Basel. Ai procurando alojamento em Zurique (de início a cidade que eu queria conhecer), percebi que estava um pouco caro. Ai tive a ideia de alugar um carro e sair desbravando o país todo, é claro que alguns pontos selecionados, pois nao tenho muito tempo. Aí vem a pergunta, como teria o carro, você sabe se daria pra dormir no carro e onde seria os melhores lugares pra eu pernoitar? Sabe se nos postos de gasolina também tem chuveiros ou sabe de alguma coisa relacionada só pra um banho?
Desde já, muito obrigado!
E mais uma vez, parabéns pelo blog!!
Olá Carlos td bem? Vc não comentou que época vem mas se for agora no inverno não recomendo essa ideia de dormir no carro não. Na primavera ou verao até rola se for em campings e talvez no estacionamento de algum posto de gasolina mas nao sei te dizer como funcionaria. No mais há mtos hostels mto bons em praticamente toda cidade, o que já ajuda bastante na economia. Tem tb esse post aqui com dicas pra economizar. Um abraço
Monique, Seu Blog é muito completo e com dicas incríveis, estou encantada!!!
Gostaria de uma dica por gentileza …. Faremos a rota romântica no próximo mês, e de Fussen vamos para Suica! Pensei em começar por Lucerma, ficar uma noite. De lá, fazer de base Irterlaken por 4 dias. Vou comprar o Swisspass e gostaria de fazer a viagem no trem panorâmico da Glacier Express… Será que a melhor logística para esse passeio seria: no ultimo dia, irmos até Zermat pegar o trem até St. Moritz, e de lá irmos para Zurique ? Que será minha ultima parada, onde terei 2 mais dias antes de voltar ao Brasil.
Muito obrigada!!!!
Carol 😉
Oi Carolline tudo bem? Obrigada! Fico contente com elogios assim ao blog! São uma motivação para continuar. Sim, exatamente. Para fazer o Glacier Express, vc precisa dormir em St Moritz ou Zermatt e pegar o trem bem cedo pq é um passeio longo.O ideal é dormir na volta tb mas caso vcs tenham pique dá pra voltar pra Zurique sim mas de qqer uma das cidades vc vai levar em média 4hs de trem. Como vc tem 2 dias depois do passrio, eu dormiria em St Moritz uma noote e iria no outro dia de manhã para Zurique. Espero ter ajudado. Um abraço
Ah e sobre o Swisspass super recomendo. Todas as dicas nesse artigo aqui e caso queira comprar online e imprimir em casa vc pode comprar pela RailEurope.Abraços
Monique, primeiramente obrigada por se dedicar a dar dicas a tá tos viajantes. Gostaria de umas dicas ou correções. Chegaremos em Lucerna no dia 03/10 no final da tarde. No dia seguinte pretendemos conhecer o monte pilatus pela manhã e fazer passeio no lago e na cidade na parte da tarde. No dia 05, excursão para JUNGFRAU, o que levará um dia todo. Dia 06, sábado, não sabemos ao certo o que incluir, pois retornaremos ao Brasil no dia seguinte. O que vc sugere? De carro vc acha que aproveitaríamos mais, já que temos somente três dias cheios?
Olá Silvana tudo bem? Obrigada pelo elogio ao blog, fico sempre contente quando recebo comentários assim 🙂
Olha só, tenho algumas dicas para você. No dia que chegarem em Lucerne se não for mto tarde vocês podem separar 2 horinhas para conhecer a cidade e seus pontos turísticos como conto aqui. No dia seguinte para fazer o passeio à Pilatus, recomendo fazer a Rota Dourada onde vcs fazem um pequeno passeio de barco,sobem de trem( o mais inclinado do mundo) e descem de bondinho.
Sobre o passeio de barco mais longo recomendo ir até Weggis ou Vitznau e de lá caso queiram poderiam subir a Rigi ou voltar a Lucerne e explorar a cidade caso não tenham tido tempo no primeiro dia. Para o dia 6 se vcs dormirem em Intwrlaken recomendo ir a alguma vila alpina como Grindelwald ou conhecer o vale Lauterbrunnen. Ou caso fiqjem em Lucerne mesmo, poderiam ir conhecer Berna, a capital da Suíça que é lindíssma e 1 hora de Zurique. Acho que carro ppde facilitar sim mas deixo aqui algumas dicas para vcs lerem e decidirem.espero ter ajudado. Abraços
Boa tarde. Primeiro gostaria de dizer que o site nos ajuda muito.
Estou indo pra Suíça em Março e gostaria que você me desse uma ideia se meu roteiro está coerente.
Chegarei em Lucerna onde passarei uma noite. No dia seguinte irei para Engelbert. Onde estou pesando em me hospedar no Berghotel Trubsee (vc acha legal ficar lá? É caro mas acho q vale pagar pela experiência de ficar na montanha). No terceiro dia iremos para Interlaken e subiremos o Jungfrauch. A noite pensei em dormir em Beatenberg. No quarto dia iríamos em Berna e fazer alguns passeios em interlaken. Dormiriamos novamente em Beatenberg. No quinto dia iríamos para Lugano. Onde faríamos passeios na cidade, dormiriamos e terminaria nossa viagem. Você acha que está legal para alguém que nunca foi na Suíça e está indo para conhecer a neve? Terei problemas para dirigir? Me disseram ser muito complicado dirigir na neve. Mas nao sei se ainda vai ter em Março. E se fosse pra escolher dormir em Engelbert ou Grindwald, qual você acha que seria mais legal?
Desde muito obrigado pela ajuda
Olá Deiwes. Bom saber que o blog esteja sendo útil! Bom, nunca me hospedei no hotel Trübsee mas com certeza parece ser uma boa opção para ter a experiência de dormir na montanha e tb para aproveitar a neve, se bem que talvez em março só haja neve no topo da Titlis mesmo.
Em relação ao seu roteiro, imagina q esteja de carro então parece sim estar coerente. Apenas um detalhe, se o hotel fic em Beatenberg mesmo, fica em uma montanha acima de Interlaken, o que nao é mto pratico para fazer passeios. Mas estando de carro, ja ajuda. Tem mta coisa legal na regiao de Interlaken alem do Jungfraujoch. Vale dar uma olhada aqui.. Entre Grindelwald e Engelberg, voto em Grindelwald com.certeza. Em março praticamente não tem mais neve nas cidades. Pode ser que neve, depende do ano, mas se vcs alugarem o carro por aqui, certifiquem se de que ele tme pneus para neve. Dicas para dirigir na suíça vc encontra nesse artigo aqui. Abraços
Olá Monique, como vai?
Adorei o seu blog, tão tão organizadinho, que dá até prazer em ler cada detalhe:) Ademais, me ajudou muito em começar a plenejar a viagem.
Irei ficar 8 dias na Suíça. Chegarei por Zurique, e estou pensando em ficar 2 dias, depois vou para Lucerna, ficarei 3 dias, que será base para Engelberg, depois Berna, onde ficarei 3 dias, sendo base para Genebra e Interlaken. Acredito que compensará o swiss pass.
Mas eu e meu esposo tb iremos para o norte da Itália. Vi que tem o Global PAss. Tenho segurança (após ler as dicas) que o swiss pass funciona bem, mas não encontrei nenhuma experiência de pessoas que utilizaram o Global Pass na Suíça. Sabe dizer se o Global Pass funciona bem na Suíça? ele é tão amplamente aceito e funcional como o Swiss pass?
Ficaremos, além dos 8 na Suíça, mas 7 no norte da Itália.
Obrigada e grande abraço.
Oi Greice tudo bem? Muito obrigada, fico contente em saber que o blog está cunmprindo o papel de ser útil e compartilhar informacao de qualidade.
Isso, o Swiss Pass é perfeito para esse roteiro que irao fazer mas já que farao a Italia também, vale mesmo a pena considerar o GLobal Pass.. Pelo que eu andei pesquisando, o GLobal Pass assim como outros passes da Eurail dao praticamente todos os descontos que o SwissPass. Nesse site aqui voce pode conferir e comparar as vantagens. As rotas panoramicas estao inclusas (exceto a taxa obrigatoria de reserva), a maioria dos passeios de barco também sai de graca mas alguns outros possuem desconto de 50%. Acho que vale comparar os valores dos dois passes. Viajar de trem dentro da Italia costuma ser bem barato ao contrário da Suica, entao pode ser que as vezes saia mais barato comprar o SwissPass para os dias na Suica e bilhetes avulsos para viajar pela Italia, mas vcs só terao a certeza comparando os valores. Faca aqui uma simulacao de alguns bilhetes de trem avulsos dentro da Italia. Espero ter ajudado, um abraco!
Oi Monique, primeiro de tudo queria dizer que estou amando o seu blog e devorando as dicas, já to até te seguindo no insta tb! hahah
Queria sua opinião sobre o roteiro que montei com as suas dicas para passar 7 dias na Suíça com minha mãe e duas tias, elas tem na faixa de 60, então não quero nada muito aventureiro. Vamos comprar o Swiss Pass de 8 dias, então pensei em não mudar muito de cidade, priorizando os bate-voltas. As passagens de avião de ida e volta estão compradas e os hotéis reservados, então as datas não são flexíveis.
Dia 1 – chegada em Zurique pela manhã, passeio pela cidade e pernoite.
Dia 2 – Zurique-Lucerna. Passeio por Lucerna e pernoite.
Dia 3 – Lucerna. Passeio a montanha Rigi e Weggis, incluindo o passeio pela lago Lucerna. Pernoite em Lucerna.
Dia 4 – Lucerna-Berna. Passeio por Berna e pernoite. Será que vale a pena ir rapidinho a Thun?
Dia 5 – Bate e volta a Interlaken. Pensei em subirmos a montanha Shilthorn, passear por Lauterbrunnen e fazer algum passeio de lago em Interlaken, será que dá tempo? Pernoite será em Berna.
Dia 6 – Bate e volta a Lausanne e Montreaux. Será que dá tempo ir a Gruyeres também? Pensei também que poderíamos pegar o trem de Berna até Zweisimmen e lá o Golden Pass até Montreaux, mas não sei se os horários bateriam. Pernoite em Berna.
Dia 7 – Berna-Genebra. Passeio pela cidade e pernoite.
Dia 8 – Genebra-Paris
Você acha que ficou coerente? Teria alguma sugestão para nos dar? Ficaria muito grata! 🙂 Obrigada! Bjos!
Lívia
Esqueci de dizer que nossa viagem será de 7 a 14 de maio de 2018. Espero já pegar um climinha de primavera!! 🙂
Opa que bacana, certeza que o tempo estará lindo nessa época. Abracos
Oi Livia, tudo bem? Fico feliz que o blog esteja sendo útil no planejamento de sua viagem. Vamos lá, tenho algumas observacoes em relacao ao roteiro:
Dia4 – Sim, recomendo conhecer a cidade de Thun, que é incrivel e linda, com vários castelos.
Dia 5 – Se voces comecarem o passeio pelo lago de Thun de manha, dá tempo sim de ir até Lauterbrunen saindo de Interlaken, mas acho que fica muito corrido subir na Schilthorn também. O que daria para combinar com Lauterbrunnen é a vila de Wengen, que da pra ir de trem ou pegar um bondinho e ir pra linda vilinha de Gimmelwald.
Dia6. Saindo de Berna, da para ir a Montreux e de la pegar um barco que leve ate Lausanne e dependendo da hora, de la ir pra Gruyeres. Mas acho corrido.
Fora isso, acho que tá bem legal o roteiro, um pouquinho de tudo e paisagens inesquecíveis com certeza.
Boa viagem e um abraco
Hallo Monique, muito obrigada pela resposta tão rápida e atenciosa!
Sem querer abusar, mas deixa eu fazer mais umas perguntinhas.
Dia 5 – Desconfiei que ficaria muito corrido. Pensei então trocar o passeio em Interlaken e lago Thun pelo passeio a Shilthorn. Quando chegarmos em Interlaken, já podemos ir direto pra Shilthorn, na descida passar em Lauterbrunnen pra ver a vila e de cachoeira apenas Staubbach e seguir de volta para Interlaken. Se ainda tivermos tempo, faríamos um passeio pela cidade antes de pegar o trem de volta para Berna, se não pularíamos. Vamos estar com o Swiss Pass, então acredito valer a pena subir a Shiltorn mesmo que não façamos tantas atividades como as trilhas, pq quando de novo eu vou subir nos Alpes Suíços, não é mesmo? hahah E de lago já faremos em Lucerna de qualquer maneira.
Qual sua opinião nessa troca, faremos uma boa escolha?
Dia 6 – Se for pra escolher, você recomenda Lausanne ou Gruyeres? Realmente acredito que vai ficar muito corrido, então poderíamos trocar Lausanne e fazer Montreaux+Gruyeres.
Mais uma vez, agradeço demais sua ajuda!
Um beijo!
Oi Livia, acho legal, a montanha Schilthorn é realmente muito bacana. Com o SwissPass vocês podem ir de graça até Mürren e de la até o topo possuem 50% de desconto.
Gruyeres com certeza mas passe por Montreux, a cidade é demais!
Abraços e boa viagem
Obrigada Monique! Estou mesmo ansiosa para conhecer Montreux!
Ah, li no Eu ando pelo mundo, que a partir de 2018 a montanha Shilthorn está 100% inclusa no Swiss Pass.
https://www.euandopelomundo.com/blog/guia-montanha-schilthorn/
Abraços!
Legal Livia, sô confirma diretamente na bilheteria porque no site oficial da Schilthorn essa é a info: Generalabonnement, Swiss Travel Pass*, Swiss Travel Pass Flex*
Unlimited travel until Mürren. On all other routes of the Schilthorn Cableway Ltd.
reduction of 50% on regular tickets.
Abraços
Oi Monique, entendo um pouquinho apenas de alemão, mas acho que nesse link do site oficial da Shilthorn confirma a informação. Correto?
https://schilthorn.ch/cmsfiles/tarife_schilthorn_2018_deutsch.pdf
“Ab dem 1. Januar 2018 ist der Swiss Travel Pass auf der gesamten Strecke Stechelberg – Mürren –
Schilthorn gültig.”
Oi Livia, parece que sim. Talvez eles tenham esquecido de atualizar o site todo com a nova informação. Abs
Olá monique,
Tenho um dúvida sobre como usar o Golden Pass Line.
Eu desjo fazer só o trajeto Montreux Zweismman, com o Swiss Pass, e descer em algumas cidades do percurso, bastando para isso ficar de olho nos horarios. Minha intencao seria reservar o assento Vip, mas si que vem a duvida, esta reserva serviria para usar novamente ao embarcar novamente para seguir viagem ao meu destino final? ,ou tenho que reservar para cada trecho? Ou seria melhor entao nao reservar nenhum assento? E posso viajar no Golden Pass Line, sem reservar assento?
Obrigado
Dagmilson
Oi Dagmilson tudo bem, sim no Goldenpass vc nao precisa reservar assento, nao é obrigatório, mas é recomendado se tiver em grupo por exemplo ou se quiser ir naquele assento VIP na parte frontal do trem. Aí sim, vc precisa reservar aqui: http://www.goldenpassline.ch/en/reservation-procedure-for-the-goldenpass-line/. O assento reservado é de acordo com o trem, entao imagino que se vc fizer paradas e pegar outro trem, perde o direito ao assento, é o que faz sentido. Eu acho que nesse caso, eu nao reservaria assento nao. As janelas laterais sao grandes eda para curtir o passeio assim mesmo. Um abraço
Respondendo as perguntas:
Qual o seu budget disponível?
Meu orcamento nao é engessado
Quantos dias disponíveis possui?
13 dias
Qual o objetivo da viagem? Lua de mel, viagem em família, viagem-solo
Viagem de um casal de aposentados.
Prefere focar nas grandes cidades ou vilas nos Alpes?
Algumas cidades e tb algumas volas nos Alpes
Gosta de viajar devagar ou prefere ver o máximo possível?
Gostamos de uma viagem devagar, mas sem perda de tempo
Quer ter uma visão geral de todas as regiões suíças ( alemã, italiana e francesa) ou prefere escolher apenas uma ou duas regiões e explorar mais a fundo?
Mais a francesa, mas umas pequena parte da Alemã, proxima da francesa
Quer praticar esportes como mountain bike?
Nao
Oi Dagmilson tudo bem? Vi que vc respondeu as perguntas aqui mas eu nao trabalho com roteiros personalizados. Esse artigo sao dicas de perguntas que cada pessoa deve responder a si mesmo para montar de forma independente um roteiro de viagem à Suíça. Claro que o blog tb pode servir de inspiraçao. Abraços