Saiba porque Lucerne precisa estar em seu roteiro de viagem pela Suíça
Lucerne ou Lucerna é uma das cidades mais famosas na Suíça e uma das que são mais divulgadas mundo afora. Certamente você já deve ter visto uma foto de Lucerne e se encantado com essa cidade que frequentemente é descrita como uma das mais lindas da Suíça!
De fato, o cenário montanhoso, o lindo lago e o rio que cortam a cidade além do charmoso centro histórico com sua arquitetura medieval tornam a cidade especial!
Continue lendo o artigo e descubra os principais pontos históricos de Lucerne além de uma dica de roteiro para conhecer as atrações do centro histórico em 1 dia a pé.
Veja aqui 25 Fotos da cidade de Lucerne para te convencer a conhecê-la!
Na minha opinião, Lucerne é uma cidade que não pode passar batido em seu roteiro de viagem pela Suíça e são vários os motivos para visitá-la além de sua beleza. Como ela fica situada na Suíça central, torna-se uma excelente base para explorar outras regiões e fazer passeios pelos Alpes suíços.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!Um dos símbolos e principal ponto turístico de Lucerne é a famosa ponte de madeira Kapellbrücke, acompanhada de uma torre de água em formato octagonal. A Kapelbrücke é um dos pontos turísticos mais fotografado da Suíça, competindo diretamente com a montanha Matterhorn em Zermatt. Ou seja, Lucerne realmente é um lugar para ser visitado!
:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::
Quer saber quantos dias reservar para conhecer a região de Lucerne e suas principais atrações? Leia também esse outro artigo
Um pouco sobre a cidade Lucerne
Apesar de ser uma cidade relativamente pequena que oferece o charme medieval de pequena vila, Lucerne é uma cidade vibrante, cheia de turistas praticamente 365 dias por ano e que oferece uma ampla diversidade de serviços e atrações para todos os gostos, entre elas excursões pelos Alpes, hotéis de luxo, excelentes restaurantes, museus, cruzeiros pelo lago e diversos eventos ao ar livre como festivais de música.
O alemão é a língua falada na cidade de Lucerne, um dos idiomas oficiais da Suíça. Leia mais sobre isso aqui.
Além da Ponte da Capela, outro ponto arquitetônico que chama a atenção na cidade é uma antiga muralha do século XIV e suas torres usadas anteriormente para defesa da cidade. Veja aqui como é o passeio. (gratuito e que pode ser feito a pé saindo da estação de trem principal).
A cidade de Lucerne é muito fotogênica e encanta os turistas! Escrevi um post contando sobre 6 excelentes lugares para ter uma vista panorâmica de Lucerne! Não deixe de ler e se inspirar!
Já vi a cidade em todas as épocas, do inverno ao a primavera e , inclusive, escrevi um post dizendo 5 motivos pelos quais considero uma boa ideia viajar para a Suíça durante esse período do ano, mas admito que durante o inverno a cidade fica incrivelmente linda também com uma paisagem totalmente diferente com a neve cobrindo os telhados e paisagens.
Descubra algumas dicas para economizar em uma viagem à Suíça! Sim, é possível! Leia mais clicando aqui.
Visitar Lucerne em um dia ou se hospedar por lá?
A cidade de Lucerne pode ser visitada em apenas um dia, em um bate e volta partindo de Zurique, por exemplo, mas como a região possui diversas possibilidades turísticas, como a visita às montanhas Pilatus, Titlis e Rigi, por exemplo, normalmente muitos turistas optam por montar base por lá, o que é uma excelente ideia e dificilmente alguém irá se arrepender.
Lucerne como base turística na Suíça alemã
Além de ser uma cidade linda, Lucerne também atrai muitos turistas pela sua localização estratégica, na Suíça Central, servindo de porta de entrada para diversos outros pontos turísticos do país. A cidade é uma excelente escolha de base para fazer o seu roteiro pelo país seja de trem ou de carro.
A partir de Lucerne é possível chegar em 20 minutos a Zurique, por exemplo e as cidades de Berna e Interlaken ficam a cerca 1h30 de distância, além de que a parte italiana e francesa podem ser alcançadas em cerca de 2 horas.
Para quem tem pouco tempo se hospedar na cidade de Lucerne é uma boa ideia, partindo para viagens bate e volta de um dia para outras cidades na Suíça alemã. Inclusive, se o seu roteiro estiver apertado e você quer ter a experiência de subir aos Alpes suíços na região de Interlaken, recomendo uma excursão que sai de Lucerne e leva até a Jungfraujoch, considerada o topo da Europa, conforme contei nesse post. O passeio começa com um trajeto de ônibus saindo de Lucerne no início do dia e retorna ao final dele. Vale muito à pena!
Veja mais opções de passeio a partir de Lucerne abaixo:
Se você escolher a cidade de Lucerne como sua base na Suíça alemã, não deixe de separar ao menos 1 dia ( o que é muito pouco) para explorar as belezas e possibilidades turísticas dessa cidade.
Por exemplo o Lago Lucerne que na verdade se chama Vierwaldstätersee é bem grande e fazer um cruzeiro panorâmico por ele é um dos passeios turísticos mais populares, como cito mais a frente nesse post.
Alugar um carro para explorar a região de Lucerne
Alugar um carro na região de Lucerne é uma excelente escolha e algo que a maioria dos turistas faz pois é possível conhecer muitos lugares e aproveitar ao máximo as opções de passeios.Essa escolha pode sair bem econômica (dependendo de quantas pessoas viajam juntas e quantas cidades deseja conhecer) e permite aumentar o leque de cidades a se conhecer em menos tempo.
Você pode por exemplo fazer a rota de Lucerne a Interlaken e parar em vilarejos e lagos no caminho como conto aqui.
Veja aqui 6 Motivos para viajar de carro pelo país e leia também todas as dicas para dirigir pela Suíça.
Adquirir o Swisspass
Outra opção super recomendada para quem não gosta de dirigir ou não pensa em alugar um carro é adquirir o bilhete Swisspass que dá direito a utilizar toda a rede de transporte público da Suíça, incluindo os cruzeiros de barco, além de permitir gratuidade em museus e descontos em diversos passeios pelas montanhas.
Com certeza é muito mais econômico adquirir este bilhete do que comprar diversos tickets de trem e ônibus separadamente. Leia mais sobre como o Swisspass funciona aqui e pesquise valores e adquira o seu Swisspass online com a RailEurope (site traduzido para português)
Inclusive, uma das maiores vantagens desse ticket é que ele dá gratuidade também nos passeios de trem panorâmicos pela Suíça e um deles é o Goldenpass que sai de Lucerne e vai em direção a Montreux, na Suíça francesa. Leia aqui meu relato sobre esse passeio.
O percurso passa por Interlaken e é um dos mais lindos com incríveis paisagens. Esse é um passeio que recomendo!
Pontos turísticos da cidade de Lucerne – explore o centro histórico a pé
A maior parte das atrações de Lucerne se localizam em seu centro histórico que é imperdível e destaco abaixo os principais pontos que podem ser visitados com calma em cerca de meio dia, possibilitando assim um bate e volta na cidade caso esteja com um roteiro apertado e hospedado em Zurique, por exemplo.
Todos esses passeios são gratuitos e é possível fazê-los a pé mas se você deseja uma imersão maior pela história do local pode contratar um tour com guia. Veja abaixo.
Ideia de roteiro em Lucerne ( para fazer caminhando em 1 dia)
Cidade antiga
O centro histórico de Lucerne é pequeno e fica bem próximo da estação principal de trem. Sendo assim, saindo de lá você já dá praticamente de cara com o ponto turístico mais importante e lindo da cidade:
A Ponte da Capela (Kappelbrücke)
É considerada a mais antiga ponte de madeira coberta da Europa .Essa incrível ponte foi construída no século XIV e recebeu esse nome devido à Capela de Saint Peter, localizada nas proximidades. Ao andar pela ponte, que corta o rio Reuss diagonalmente, repare nas pinturas no topo, ilustrações de cenas da historia local suíça, e algumas relacionadas aos santos patronos da cidade: Saint Leodegar e Saint Maurice.
Essas pinturas foram adicionadas no século XVII e em determinada parte da ponte elas estão ausentes devido a um incêndio que aconteceu há muito tempo e quase destruiu este lindo monumento.
A Torre de água Octagonal
impossível não reparar na torre ao lado da ponte. De formato octagonal e com 34 metros de altura foi construída em 1300 e teve diversas utilizações entre elas câmera de tortura e prisão. Junto à ponte da Capela é o ponto turístico mais fotografado da cidade e pode ser visto de vários lugares!
Mas não existe a possibilidade de entrar lá. Confesso que sou fissurada em tirar fotos dessa paisagem, já devo ter mais de 100 do mesmo lugar,rs!
Atravessando a ponte da capela você sai praticamente em frente ao próximo ponto turístico da cidade:
Igreja jesuíta
Foi construída em 1666 pelo Padre Christoph Vogler para os jesuítas e também foi a primeira grande Igreja Barroca da Suíça. Não deixe de entrar nessa Igreja! O interior é lindíssimo!
Partindo da Igreja você pode enxergar uma outra ponte de madeira mais a frente:
A Ponte Spreuer
Paralela à Ponte da Capela esta é outra ponte de madeira que foi construída em 1408 . Entre 1626 e 1635, pinturas que representam a “Dança da Morte” foram adicionadas à ponte. Atravesse a ponte e saia do outro lado do centro histórico. A partir dali fique atento a diversos edifícios que possuem em sua fachada desenhos pintados.
Afrescos e pinturas nas fachadas das casas históricas
Ao andar pelo centro antigo de Lucerne, você vai perceber que algumas ruas são apenas para pedestres e levam sempre a uma praça. Você irá se deparar com muitas construções históricas, entre elas alguns prédios decorados com afrescos, aparentemente uma moda da época, que também pode ser vista por outros países como França e Alemanha.
Continue andando por lá até chegar a uma praça principal chamada de Rathaus onde se localiza a torre abaixo
Se estiver disposto a partir dessa praça Rathaus você pode pegar o caminho até a muralha e torres que rodeiam a cidade. Vale muito à pena para ter a melhor vista panorâmica de Lucerne!
A Muralha e as Torres Musegg
A muralha medieval construída em Lucerne em 1386 está praticamente intacta e há 3 torres abertas ao público. Em uma delas chamada de Zyt está localizado o relógio mais antigo da cidade, construído em 1535 por Hans Luter, que badala a cada hora, um minuto antes de todos os outros relógios da cidade.
Do alto da muralha e das torres se tem uma vista incrível da cidade. Imperdível! Veja aqui o post completo com mais dicas sobre a visita.
Depois de visitar a muralha e torres de Lucerne se dirija até um outro famoso monumento, um leão esculpido em rocha.
O Monumento do leão
Também é um dos mais famosos pontos turísticos da cidade e trata-se de uma figura de leão esculpida na rocha, em memória aos mercenários suíços que morreram em 1792 durante a revolução Francesa. A escultura mostra um leão mortalmente ferido e expressa a dor da morte.
Por último, bem próximo ao Monumento do leão você pode visitar uma das igrejas símbolo da cidade e depois dar um passeio pelo borda do lago Vierwaldstätersee!
Igreja Hof
Na minha opinião a igreja mais bonita da cidade é também a principal. Em 1633 foi destruída por um incêndio e foi reconstruída em 1645. É a Igreja Renascentista mais importante da Suíça.
Além desses pontos, há alguns outros não tão famosos como o Centro de Cultura e convenções KKL, uma construção futurista e um dos pontos arquitetônicos de destaque na cidade, onde concertos são apresentados entre outras atividades culturais.
Museus em Lucerne e o lado cultural
- Museu suíço de Transporte com mais de 3000 itens em exibição: um passeio pela historia do transporte! ( muito interessante!)
- Museu Rosengart com uma grande coleção de Picasso, PaulKlee e outros 21 importantes artistas dos séculos 19 e 20.
- Museu Richard Wagner – o famoso compositor viveu em Lucerne de 1866 to 1872, em uma mansão em frente ao Lago Lucerne, em Tribschen. O museu que foi sua antiga residência abriga uma coleção de mobília e objetos do compositor. O local é muito agradável para caminhadas, possui um café ao ar livre e também excelentes vistas do monte Pilatus e do Lago Lucerne. Quando for visitar Lucerne, principalmente se for durante o verão, fique atento à programação de festivais que incluem shows, barracas de comida e bebida.
A vida cultural de Lucerne geralmente é bem intensa e sempre há algo para ver ou curtir a cidade.
O Lago Lucerne e opções turísticas
O nome oficial é Vierwaldstättersee, mas você pode chamá-lo simplesmente de Lago Lucerne. Este lago da cidade é uma atração turística à parte. Sendo o quarto maior lago da Suíça, há várias formas de explorá-lo.
Acredito que uma das mais famosas seja através de um dos cruzeiros que atravessam o lago. As opções são inúmeras. Um dos passeios mais famosos é fazer o passeio que vai até a montanha Rigi passando por Weggis e Vitznau, no outro lado do lago e que é rodeado de lindas vilas e paisagens.
A cidade de Weggis ficou famosa por receber a seleção brasileira para treinos na copa de 2006. Existe até uma rotatória batizada de Brasil na região.
É possível conhecer essas charmosas cidades também de carro e o passeio realmente compensa!
Se você tem o Swisspass todos os cruzeiros regulares pelo lago da cidade estão inclusos e você não precisa pagar nada! Veja toda as opções de passeios nesse outro artigo.
Outra ideia caso você não tenha tempo é caminhar pelas bordas do lago na cidade, que é como um grande parque rodeado de incríveis hotéis e área verde, onde se vê muitas pessoas caminhando ou correndo e no verão, aproveitando o sol e até arriscando um mergulho nas águas do lago em um dos Lidos ( uma parte do lago onde é permitido nadar e se paga uma pequena taxa de entrada).
Na parte do lago próxima à estação principal de trem há alguns cafés como o World Café dentro do Centro KKL que é uma boa para fazer uma pausa, e curtir a vista do lago!
Excursões e passeios em montanha a partir de Lucerne
Outro ponto que merece destaque na cidade de Lucerne são as montanhas, os famosos Alpes Suíços que a rodeiam. A Pilatus é uma das mais famosas e pode ser visitada através de bondinho ou trem de cremalheira que possui a estrada de ferro mais íngreme do mundo!
Para quem gosta de caminhar, existe a possibilidade de descer em uma estação intermediária com o bondinho e ir caminhando até o topo, ou fazer a descida a pé. Mas programe-se, essa caminhada exige tempo!
Outra montanhas que merecem ser visitadas são: a Rigi, chamada de Rainha das Montanhas, também através de bondinho que sai de Vitznau.
Para quem quer ir mais alto recomendo o Monte Titlis que é um famoso resort de inverno e esqui e possui neve o ano todo.
Stanserhorn é um passeio muito interessante já que possui um dos primeiros bondinhos do mundo com uma parte superior aberta.
Veja abaixo ideias de passeios bate-volta que você pode fazer em Lucerne. Dica: Você pode comprar online e com antecedência os passeios pelo site da GetyourGuide.
Onde se hospedar em Lucerne
A região de Lucerne oferece diversos tipos de hospedagem , de hotéis de luxo que proporcionam uma vista incrível dos Alpes e do lago, a hostels e pensões econômicas.
Você não precisa se limitar ao centro da cidade pois pode escolher também outros hotéis ao redor do lago de Lucerne, na região de Weggis, Vitznau e Brünnen, por exemplo, que oferecem uma vista incrível. Na região de Vitznau, por exemplo se destaca o Park Hotel Vitznau, um hotel de luxo bastante procurado para casais em lua de mel na Suíça.
Outro hotel que costuma ser bem famoso e disputado é o Villa Honegg, localizado próximo a Bürgenstock, no alto de uma montanha e o carro chefe é essa vista:
Se você prefere ficar bem próximo ao centro da cidade e da estação principal de trem os hotéis mais recomendados são: Monopol, Grand Hotel National Luzern, Schweizerhof Luzern e Hotel dês Balances.
Outros dois hotéis que proporcionam uma vista incrível sobre o centro antigo da cidade são: Hotel Art Deco Montana e o Chateau Gutsch, lugares que inclusive mencionei num post onde dou dicas de melhores locais para observar a cidade do alto.
Quanto aos hotéis de rede mais econômicos, é possível encontrar hotéis da rede Ibis como Ibis Luzern e Ibis Budget e demais outros. Sugiro pesquisar no Booking.com e se atentar à nota recebida e as recomendações dos hóspedes anteriores.
Realmente os preços de hotel na cidade de Lucerne são bem altos comparando com outras cidades europeias, mas uma outra dica além de reservar o seu hotel antecipadamente é também optar por um hotel, hostel ou pensão em um local um pouco afastado do centro.
Essa dica é especialmente útil para quem está de carro, mas não se torna um impeditivo se você estiver a fim de utilizar o transporte público da cidade que como todos sabem funciona muito bem. Algumas regiões que sugiro são: Emmenbrücke,Rothenburg e Ebikon.
A cidade de Lucerne realmente é muito disputada e os hotéis mais econômicos acabam esgotando rapidamente.
Dicas úteis
- Descubra mais opções de passeios ao redor da cidade de Lucerne nesse artigo
- Para saber onde nadar em Lucerne em dias de calor clique aqui.
- Acompanhe o calendário atual de eventos na cidade aqui.
Ola…estou com algumas duvidas mas sobre Lucerna a principal é: se eu ficar no centro da cidade é mto longe para ir ate o RIGI?
Ou seria melhor ficar nas cidades ao redor de Lucerna?
vc acha que com calma a ida ate oRIGI demora 1 dia inteiro?
Obrigada
Oi Juliana tudo bem? Lucerna é uma excelente opção de cidade para se hospedsr e fazer o passeio a Rigi. Da cidade vc pode pegar um barco e ir até Vitznau e de lá subir se trenzinho. Na volta desça de bondinho por Weggis e pegue o barco de volta pra Lucerne. As paisagens deste passeio são incríveis. Conto tudo nesse outro artigo aqui
Oi, Monique!
Tudo bem?
Parabéns pelo blog! Adoro ver seus relatos!
Em Setembro, passarei alguns dias na Suíça, com base em Basiléia (escolhi essa cidade porque pretendo fazer uns bate-voltas na França e Alemanha). Já escolhi alguns lugares que com certeza visitarei: Lucerna, Berna, Thun, Strasbourg, Freiburg, Ribeauvillé, Riquewihr, Colmar e Eguisheim. Então, vi Bellinzona, e fiquei curiosa para conhecer os castelos. O único porém, é a distância, o que me fez questionar se vale a pena percorrer todo esse trajeto de Basel até lá. O que você acha? Ou tem uma idéia melhor… de um outro lugar pitoresco bacana para conhecer?
Tentei encontrar mais um lugar na Alemanha, inclusive, mas não achei… =(
Obrigada, beijos e muitas viagens maravilhosas!
Oi Monique, tudo bem?
Estou montando um roteiro pela Suiça e quero muito incluir Lucerna! Quantos dias você recomenda? Vi que no post você da ideia de roteiro para um dia – você acha suficiente?
Li no post do blog Vamos Pra onde (https://vamospraonde.com/lucerna/) e eles recomendam 3 dias em Lucerna.
O que você acha?
bjs,
Olá Carolina tudo bem? Lucerna é uma das cidades mais visitadas da Suíça e uma das mais bonitas também. A cidade e o centro histórico em si são pequenos, se do possível sim explorá-lo em 1 dia mas a cidade é porta de entrada para diversos outros passeios e atrações na Suíça Central. Por exemplo os passeios pelos Alpes são imperdíveis. Veja os artigos sobre a Pilatus, Rigi, Titlis e Stoos. Além disso o lago da cidade que é chamado de 4 cantões é lindo e pode ser explorado através de um passeio de barco que te permite conhecer outras vilas e cidades ao redor do lago como Weggis e Vitznau localizados na Riviera Suíça.Por fim a região de Lucerne tb é famosa pelos hotéis de luxo e as piscinas infinitas com vista para os Alpes como no Bürgenstock Resort. Como vc pode ver depende das atrações que vc quer incluir no seu roteiro. Eu certaMente ficaria de 3 a 4 dias em Lucerne como base e depois seguiria para outra cidade como Interlaken. Espero ter ajudado. Abraços
olá…primeiramente achei muito bom seu blog…obrigado por postar tantas dicas…contudo estou com uma duvida e se pider me ajudar…a cidade suiça lucerna é uma e lucerne e outra…ou tanto faz dizer lucerne ou lacerna??
Olá tudo bem? Fico contente que esteja curtindo o blog.
É a mesma cidade, apenas muda a forma de escrever conforme a língua.
Abraços
qual a taxa de turismo hoje em dia em luzern?
obrigado
Oi Guto, de que taxa você se refere? Se for a taxa di’aria que os hoteis cobram, pelo que pesquisei parece ser menos de 1 franco por dia. Abraços
Oi Monique, tudo bem?
Estarei na Suiça na segunda quinzena de Março e na parte inicial da minha viagem a minha base será em Zurique. Pretendo fazer um daytrip até Lucerna e minha ideia inicial era subir ao Monte Pilatus logo no início do dia (chegaria em Lucerna no trem que chega às 08h49 ou 09h07) e logo que acabar fazer esse “city tour” focado nas atrações principais do centro, mas excluindo os museus indicados e a subida ao topo das muralhas (só visitarei por fora mesmo já que elas estarão fechadas). Acha que dá tempo ou tá apertado? A área turística principal da cidade parece tão pequena…
E tem outro dia no roteiro que ainda está em aberto, mas consideramos ir até o Monte Titlis a partir de Zurique (1h49 de trem) e quando acabar voltar para Lucerna, fazendo um dos passeios de barco.
É viável isso nos dois dias? Ou to sendo otimista demais? rsrs…
Obrigado e parabéns pelo Blog!
Oi Victor, se você subir e descer da Pilatus via Kriens dá tempo sim de visitar o centrinho de Lucerne, mas sem aproveitar muito, meio na correria. Na verdade depende também do tempo que você passar na montanha que tb tem muitas atraçoes.
A Titlis é bem legal mas nao combina com passeio de barco, fica mto apertado para um dia só. Recomendaria trocar pela montanha Rigi. Vc pode subir de trem e descer de bondinho e de la pegar um barco até Lucerne. Abraços
Olá Monique!
Esse teu blog foi um achado, estou pegando muitas dicas ótimas por aqui!
Estarei em Lucerna com minha família de 16 a 19 de fevereiro e a minha dúvida é quanto ao cruzeiro no lago. É possível comprar na hora ou só com antecedência? Como vou com minha filha pequena e essa época o tempo pode ser instável, não quero correr o risco de comprar antes e perder o bilhete.
Abraço e obrigada!
Oi Sabrina que bom, fico contente que o blog esteja sendo útil! Quanto ao bilhete para o passeio de barco, não precisa comprar com antecedência não, não há problemas em comprar na hora! Abraços!!
Olá Monique! Td bem? Me diz uma coisa, em novembro, qual é imperdível: Titlis ou Pilatus? Vou ter que encurtar em 1 dia a permanência em Lucerna (estão confirmados no meu roteiro: Jungfrauchoch, Golden Pass (Lucerne – Montreaux) e um dia livre para ficar em Lucerna. Ou de repente eu consigo fazer os dois em um único dia? (considerando que os dias são mais curtos nessa época do ano). Obrigada! Bjinhos PS AMOOOO SEU BLOG
Oi Monica tudo bem? Poxa, as duas montanhas sao muito legais. A Pilatus tem a vantagem de ter duas formas de se chegar até o topo. Você pode subir de trem por exemplo ( o trem de cremalheira mais inclinado do mundo) e descer de cable car, ou o oposto. A Titlis, por outro lado tem o cable car rotatorio, se bem que é apenas no último trajeto até o topo, dura cerca de 5m e està sempre lotado. Acho que eu pessoalmente, escolheria a Pilatus que é a mais importante de Lucerne, o símbolo da regiao inclusive. Mas, se optar pela Titlis, também tem a vantagem de conhecer o vilarejo de Engelberg, de onde sai o cable car. O vilarejo é bem bonito apesar de pequeno e tem tab algumas atraçoes! Beijaaao e obrigada pelo elogio ao blog, fico muito feliz 🙂
Oi Monique tudo bem?
Estou indo para suiça em jun/17 e tenho 8 dias. Nestes dias, pensei em :
3 em Montreux
2 noites Interlaken ( precisa disso ou 1 noite é suficiente? Seria para passeio mesmo não esquio nem faço esportes)
3 Lucerna
o que vc acha?
Oi Juliana tudo bem? Achei legal o roteiro mas na verdade é bem relativo porque depende o que vc pretende fazer ver. No meu caso eu preferiria ficar mais twmpo em Interlaken que é a minha regiao favorita da Suíça e cheia de atrações e passeios. Acho que vale à pena pesquisar e de repente incluir Berna que é uma linda e interrssante cidade tb além de ser a capital do país! Espero ter ajudado. Bjs
Olá Monique, adoro seu site e dicas! É sem duvida meu favorito!!! Irei para a Suíça agora em Dez/Jan. Eu, meu marido e dois filhos 9 e 7 anos. Vamos passar o reveillon em Lucerna, no Des Balances, depois vamos para Berna, mas de 4 a 8 de jan estamos sem , pois dia 8 iremos para Sankt Anton esquiar. Estou apelando a vc pois estou muito sem saber pra o de ir nessas 4 noites. Nao sei se devemos ir a Lugano ou a Interlaken???! Será que pode me ajudar??? Vc acha que devemos fazer isso tudo de carro? Ou trem? Temo q as estradas estejam fechadas de neve… o q vc acha? Muito obrigada. Bjs Talitha
Monique
Primeiramente, parabéns pelo seu Blog! Gostaria de te pedir um conselho. Tenho 5 noites para ficar na Suíça, com minha esposa e filha de 09 anos. Estava pretendendo ficar como base ,Lucerna e Interlaken. Qual seria a melhor configuração de pernoite em cada uma delas? Abs
Oi Paulo desculpe a demora em.responder! Poxa depende muito da época e dos tipos de passeios que preferem fazer. Recomendaria passar mais dias em Interlaken poraue tem muitas opções de passeios pela região mas pelo menos 2.noites em Lucerne tb vale à pena! Abraços
Boa tarde! Ficarei em Lucerna dois ou três dias(no verão) e gostaria de saber como poderia conciliar estes programas? O Monte Pilatus , o Monte Titlis , o Monte Rigi , city tour pela cidade e o passeio de barco pelo Lago de Lucerna? E no caso do passeio de barco qual passeio você recomenda? Alguns desses passeios às montanhas tem como fazer dois em um só dia?
Oi Janine, minha dica é começar o dia fazendo o passeio de barco até Weggis ou Vitznau. De Weggis você pode pegar o bondinho até Rigi Kaltbad e depois o trem até Rigi Kulm. A volta é de trem até Vitznau e você ode pegar o barco novamente e voltar a Lucerne, com tempo para fazer um city tour. É meio complicado dizer se é possìvel fazer 2 passeios de montanha em 1 dia sò pq depende das atividades que você possui em mente. A Titlis, por exemplo, é um pouco mais afastada de Lucerne, 40m de trem e sò tem trem de hora em hora. Portanto se você for bem cedinho e pegar o primeiro trem, pode ser que termine o passeio até a hora do almoço e depois pegue o trem até Lucerne e o ônibus até Krienz de onde sai o bondinho até a Pilatus.Mas, particularmente acho muito cansativo para um dia só. Abraços e espero ter ajudado
Olá Monique! Estou aqui devorando todas as suas excelentes dicas sobre a Suíça! Parabéns e muitissimo obrigado.
Terei 6 dias em outubro (9/10 até 15/10) pra conhecer uma parte da Suíça. A ideia seria conhecer Lucerna, alguma cidade de montanha (interlaken?) e fazer uma viagem em um trem panorâmico (William Tell express), pois meu voo de volta sairá de Milão.
Vc me recomendaria a montar base em Lucerna e Interlaken? Ou só Lucerna?
Olà Breno, obrigada pelos elogios! Olha, jà que vc vai sair de Milao, talvez o passeio de trem panoramico Bernina Express seria tb uma excelente opçao pq ele vai até Tirano na Italia (cerca de 3h de Milao ou menos) e é incrìvel. Se vc tem 6 dias eu recomendaria dividi-los entre essas cidades Lucerne e Interlaken pq ha mta coisa para se ver. A cidade em si de Lucerne vc vê em meio dia, mas tem o passeio de barco pelo lago e passeios pelas montanhas como Rigi, Pilatus e Titlis além de estar relativamente perto de Zurique tb, q vc poderia conehcer em um bate e volta. Se hospedando em Interlaken vc pode conhecer a cidade em meio dia tb e pular para os passeios mais interessantes, como Jungfraujoch ou Grindelwald, Lauterbrunen, Wengen.Espero ter ajudado! Abraços
Olá Monique, parabéns pelo blog, excelente qualidade. Sobre o passeio pelo lago de Lucerna ofertado pela Viator, você sabe dizer se o barco para em Weggis e se é possível descer em cada parada e pegar o próximo barco? E sobre os montes, qual você aconselharia, Pilatus, Rigi ou Titlis?! Desde já agradeço a atenção.
Oi Geù tudo bem? Normalmente sim, todos os barcos param em todas as paradas, mesmo que ninguém desça! Porém se for esse pasesio aqui que vc se refere, o barco nao pàra pq é um cruzeiro de paenas 1 hora. https://www.partner.viator.com/pt/16908/tours/Lucerna/Cruzeiro-Turistico-Panoramico-pelo-Lago-de-Lucerna/d576-6400SAPHIR
Sobre as montanhas, é difìcil escolher mas a Rigi casa mto bem com o passeio de barco! Recomendo pegar o barco em Lucerne até Vitznau e de là pegar o trem até o topo da Rigi. Na volta, recomendo descer de bondinho porque a vista é inmpressionante e aì vc vai parar em Weggis e pode pegar o barco e retornar para Lucerne, ou de ônibus! Abraços
Olá, Monique! Muito legal o seu blog! Parabéns!
Na primavera do próximo ano planejo ficar, com minha família, uma semana na Alsácia (França) e uma semana na Suíça. Portanto, tenho pesquisado alguns roteiros e seu blog me ajudou a optar por umas 2 ou 3 noites em Lucerna. Porém, fiquei com uma dúvida. Gosto de ficar ao menos uma ou duas noites em cidades pequenas no interior, para aproveitar o sensacional clima interiorano europeu. Pois bem, pretendo conhecer Interlaken, Lauterbrunnen e Jungfrau. Você acha que seria interessante ou suficiente ficar 2 noite em Lucerna, 2 em Interlaken e 2 em Lauterbrunnen (para neste dia ir no Jungfrau)? Essa seria uma divisão adequada, tendo em vista as atrações de cada cidade? Teria alguma outra opção legal?
Desde já. muito obrigado pela sua atenção.
Atenciosamente,
Fernando
Olà Fernando, tudo bem? Obrigada pelo elogio ao Blog! Olha, vale muito à pena se hospedar em Lucerna e em Interlaken. Lauterbrunnen é um vilarejo sensacional, mas muito pequeno. Você poderia conehcer em meio dia. De repente vale à pena usar um dos teus dias em Interlaken para fazer esse passeio e esticar pra Wengen ou Grindelwald ou Schilthorn. Daì eu te recomendo de repente se hospedar na cidade de Berna, a capital da Suìça, que é uma cidade linda! D elà você pode conhecer Thun e se der tempo nao perca o passeio de barco no lago de Thun! Espero ter ajudado de alguma forma. Abraços
Olá! Monique.
O que eu deveria fazer para morar na suíça? É uma pergunta simples, mas que dá para entender o que alguém simples quer saber.
Obrigado pela atenção.
Abs.
Eud de Moraes
Fortaleza, Ceará.
Sao varias as possibilidades, estudo, trabalho, turismo? rs. Depende do seu objetivo. 🙂
Muito bom o seu blog!
Obrigada por compartilhar suas experiências, que estão
me ajudando muito para montar meu roteiro de viagem à Suíça!
😉
Que legal Larissa, fico felize espero que curta bastante a Suiça!
Olá, minha querida.
Gostaria de pedir sua ajuda. Tenho o dia 11 de abril livre, segunda, e estarei hospedado no Ibis Budget. Quero nesse dia conhecer Lucerna e mais algum monte (Rigi ou Pilatus). Qual vc indicaria? Dá pra fazer isso num único dia? Como faço pra sair do hotel e chegar no monte e vc tem idéia do custo que terei? Tenho 40 anos, muita disposição pra conhecer tudo e apenas um nível básico de inglês. Desculpe as muitas dúvidas… e desde já agradeço a atenção.
Olà Ronaldo tudo bem? Entre a Rigi e a Pilatus, recomendo a Pilatus que é mais alta e tem uma maior estrutura. Além dessas, hà também a Titlis que é incrível! Fica no vilarejo de Engelbert, a 40m de trem de Lucerne. É algo para se pensar tb viu, eles possuem um teleférico la que gira 360 graus e neve o ano todo!
Esses passeios em montanha são bem fáceis de ser acessados, via trem ou ônibus a partir de Lucerne mesmo. Para chegar até a Pilatus, vc deve pegar um bus na estação de Lucerne e em 15 minutos você chega a Kriens, de onde sai o bondinho. Abs!
Oi, Monique!
Muito Maneiro o Post!
Peguei várias dicas aqui! 🙂
Tenho uma dúvida e talvez possa me ajudar!
Estarei em Interlaken e tenho opção de fazer um bate-volta para Lucerna ou Zermatt!
Qual Você faria??? 🙂
Obrigado de coração,
Vladimir.
Olá,
Eu e meu marido chegamos a Suiça dia 04 de novembro. Gostaria de saber o clima é bem frio já? Essa paisagem de neve na cidade toda? E chegamos no aeroporto Mulhouse/Euro em Basel… Qual a melhor forma de já ir para Lucerna de lá? Trem ou ônibus?
Adorei as dicas estou montando meu roteiro com o blog!
Obrigada!
Camila
Oi Camila, sim em Novembro a temperatura jà começa a ficar perto do zero, apesar de ser apenas comecinho do mês, pra gente que ö brasileiro jà é muito frio. Bom trazer blusas. calças e meias térmicas, algum sapato de couro ou proprio pra neve e um bom casaco corta vento. Ano passado nevou nas cidades apenas a partir da terceira semana do mês se não me engano mas pode ser q esse ano comece antes ou depois. De Basel a Lucerne vc precisa pegar um trem, não hà ônibus!
Abraços e obrigada, fico contente que o blog esteja ajudando. =)