Alugar carro ou andar de trem em uma viagem na Suíça?

viajar de trem ou de carro na suiça
The train that goes to the Top of Europe! Excelente lugar para pegar o trem que vai até Jungfraujoch, a estação de trem mais alta da Europa, não acha? A cada parada e baldeação as passagens vão se transformando e os Alpes vão ficando cada vez mais perto!

Que a Suíça é um país de paisagens dignas de serem chamadas de perfeitas todo mundo sabe, mas dependendo do roteiro de viagem de cada um a escolha entre alugar carro ou utilizar o eficiente serviço de transporte público no país acaba sendo bem difícil. Isso acontece pois ambas as opções possuem vantagens e desvantagens.

Já escrevi aqui no Blog um artigo explicando detalhadamente o que é e como funciona o Swisspass, uma das ótimas opções para quem escolhe utilizar a rede de transporte público na Suíça e também um artigo com alguns motivos pelos quais acho válido alugar carro para explorar o país, mas desta vez achei legal fazer um post comparativo com prós e contras entre optar pelo transporte público ou privado.

alugar carro ou comprar o Swisspass

Vantagens ao alugar carro na Suíça

1-Independência

Quem gosta de ter os seus próprios horários e se identifica mais com o estilo de viagem onde as coisas não precisam ser exatamente cronometradas e calculadas, com certeza alugar um veículo faz mais sentido. Desta forma é possível começar os passeios diários nos horários desejados e fazer as paradas quando se sentir cansado.

2-Autonomia no Roteiro

Com um veículo é possível estender ou encurtar o seu roteiro pela Suíça muito mais facilmente já que não estará dependente dos horários definidos do trem/ônibus. Assim fica mais fácil por exemplo parar em alguma cidade pelo caminho que não estava no roteiro, algo que acontece muito aqui pela Suíça, um país onde praticamente a cada 100 metros há uma paisagem de cair o queixo e que muitas vezes nem é tão famosa ou explorada turisticamente.

É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Vale também parar em qualquer lugar, nem que seja no meio da estrada (digo no acostamento) para tirar uma foto daquela paisagem incrível, que às vezes seria impossível de fotografar de dentro do trem em movimento.

:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::

3-Economia/custo-benefício

Alugar um carro na Suíça pode ser sim uma das opções mais econômicas, principalmente se estiver viajando em mais pessoas para dividir os custos.

Considerando que o preço do combustível na Suiça não é caro e não há pedágio nas estradas, ( mas é preciso comprar um adesivo anual para colar no carro, leia aqui) alugar carro na Suíça para a sua viagem é sim um bom negócio.

Se a ideia realmente é economizar ao máximo sugiro pesquisar com antecedência e optar por carros mais simples e econômicos. Faça também simulações de retirada e devolução na mesma cidade, o que às vezes sai mais barato.

4-Conveniência

Não preciso nem falar que um carro com certeza é uma opção em que teremos mais conforto apesar dos trens aqui na Suíça serem muito confortáveis também, mesmo na segunda classe. Porém um carro cria um clima mais intimista, somente para as pessoas que estão viajando contigo, ainda mais se estiver viajando com crianças.

5-Boa sinalização e qualidade das rodovias

Viajar de carro pela Suíça é realmente uma mão na roda 😛 . As estradas são perfeitas, você dificilmente encontrar buracos ou irregularidades, são todas bem sinalizadas e você pode optar pelas autoestradas onde a velocidade máxima é120 kph ou pegar estradas alternativas, onde o limite varia mas em geral é de 80kph.

6 – Espaço para as malas

Se você viaja com bastante malas, alugar um carro em uma viagem à Suíça é uma boa ideia. O transporte público apesar de ser beme ficiente e oferecer um serviço que despacha malas de uma cidade a outra, pode ser um pouco mais complicado para quem viaja com muita bagageme  tem que fazer trocas de trem.

7-Possibilidade de estender a viagem por outros países da Europa

Pelo que eu percebo a maioria dos viajantes que decidem alugar carro na Suíça acabam aproveitando a proximidade e as fronteiras do país com outros da Europa para estender o roteiro, ou ao contrário, resolvem conhecer a Suíça vindo de outro país europeu.

Essa ideia vale muito à pena e super recomendo. São diversas opções de roteiro como conhecer a famosa e fofa região da Alsácia na França com cidades linda como Colmar e Eguisheim que ficam na fronteira com a Basileia/Basel, dar um pulo em Milão, conhecer a encantadora Annecy próximo a Genebra ou até mesmo Innsbruck na Áustria ou outras cidades alemãs seguindo por Füssen e a famosa Rota romântica.

Veja aqui um manual com dicas super úteis para economizar em uma viagem à Suíça!

Algumas desvantagens de alugar carro na Suíça

1-Responsabilidade 

Alugar um carro ainda mais estando em terra estrangeira com certeza traz responsabilidades. Você será responsável pelo veículo, não apenas por dirigí-lo e pelas pessoas que estarão nele mas por se enquadrar nas regras para dirigir no país (saiba todas aqui) e não criar nenhum acidente.

Além disso, se você não está acostumado  dirigir por estradas com curvas ou em montanhas, alugar um carro na Suíça seria uma preocupação a mais.

2-Estacionamento

Várias cidades aqui na Suíça são meio complicadas para achar vagas para estacionar o carro e uma delas é a famosa Lucerne. Apesar de possuir vários estacionamentos pela cidade, se você optar por ir em um final de semana corre o risco de ficar rodando a cidade para conseguir encontrar uma vaga.

Detalhe é que todos os estacionamentos são pagos. Não existe vagas gratuitas na rua.

3-Gastos inesperados

Dirigir na Suíça é pratico mas pode dar algumas dores de cabeça se for pego pelo radar de velocidade ou provocar um acidente por exemplo. Transgressão de regras de trânsito aqui na Suíça é coisa bem séria e limite de velocidade também.

As multas são absurdamente altas e há muitos radares pelas estradas.

Fique bem atento à sinalização e evite ficar muito próximo do limite pois há lugares onde o limite abaixa de 100 kph para 80 kph do nada praticamente sem ter sentido mas há sempre um radar lá para pegar os desatentos.

Muito cuidado especialmente nas zonas residenciais chamadas Zona 30, onde a velocidade é 30kph e realmente é necessário dirigir muito devagar e parar nas faixas de pedestre sempre que houver alguém esperando.

Vantagens do SwissPass e uso do transporte público na Suíça

1-Economia

Quem pretende utilizar o serviço de trens da Suíça e toda a rede de transporte pública no país com certeza sai economizando ao comprar um bilhete chamado Swisspass.

Já expliquei exatamente aqui como funciona e ao que dá direito este bilhete.

Resumindo se você pretende ficar mais de 3 dias no país e tem muitas cidades a visitar no seu roteiro na Suíça vale muito à pena investir e adquirir um Swisspass porque o transporte aqui é caro, e ao comprar os tickets por trecho separadamente às vezes acaba saindo o valor do Swisspass ou até mais caro.

Uma das grandes vantagens é que o Swiss Travel Pass é embutido com diversos outros benefícios, como gratuidade nos museus do país, nos passeios de barco e até nas rotas panorâmicas de trem.

Além disso, crianças até 6 anos viajam grátis acompanhadas de um adulto pagante e jovens de 16 a 25 anos possuem descontos. Veja mais aqui

2-Serviço pontual e de alta qualidade

Você está na Suíça, país onde tudo ou praticamente tudo funciona de forma exemplar e a rede pública de transportes não foge à regra.

Os trens e ônibus são sempre muito pontuais. Observe que há horários quebrados como 12:57, 15:02, mas eles realmente cumprem esses horários.

Pode acontecer de uma vez ou outra haver algum atraso de 2 a 5 minutos, o suficiente para causar um grande problema e stress de todos que estão acostumados com os horários certinhos mas isso não é frequente. Portanto, seja pontual e assim você não terá problemas .

3-Rede de conexões por todo o pais

Com o serviço de transporte público na Suíça você pode ir a qualquer lugar! A rede de conexões de trem é incrível e cobre todo o país praticamente de ponta a ponta.

Dentro de algumas cidades onde não há estação de trem muito próxima existe o serviço local de ônibus e para algumas cidades nas montanhas que também ficam um pouco mais longe da estação há um outro tipo de ônibus chamado Post Bus, uns ônibus amarelos dos Correios. E ainda há os barcos que cruzam os lagos de algumas cidades.

4-Viagens ilimitadas

Quem tem o Swisspass pode viajar de forma ilimitada nos trens,ônibus e barcos.

Como você compra o Swisspass por tempo e não por trechos( entenda tudo aqui ), não importa se você fizer 20 trechos ou 50 trechos. Você não pagará nada a mais por isso e na verdade só estará aproveitando ainda mais o seu passe.

5-Passeios de trem panorâmicos e passeios de barcos inclusos

Uma das grandes vantagens de ter um Swisspass é que ele inclui os passeios de barco ( que não são muito baratos) e também os incríveis passeios de trem panorâmicos na Suíça como o Goldenpass, o Glacier Express e o Bernina Express. Com exceção do Goldenpass, nos outros passeios você só precisa pagar uma taxa de reserva, mas o passeio é gratuito com o Swisspass.

6-Descontos na rede de Museus da Suíça

Mais de 450 museus do país são gratuitos para quem tem um Swisspass! Isso é uma baita vantagem pois a Suíça possui excelentes museus! Exemplos: Em Basel/Basileia há muitos interessantes e em Berna há o imperdível Museu Albert Einstein e em Lucerna o incrível Museu dos Transportes.

7-Descontos em passeios e teleféricos nas montanhas/Alpes

O Swisspass não inclui a gratuidade em alguns passeios pelas montanhas onde os teleféricos e serviços de cable car normalmente são operados por outras companhias independentes do serviço de transporte público da Suíça, mas com o Swisspass você consegue descontos de até 50% em vários desses passeios ( que sim, são carinhos).

Um exemplo é o famoso passeio até Jungfraujoch, Top of Europe, onde quem tem o Swisspass consegue 25% de desconto e o passeio Gornergrat até a famosa montanha Matterhorn onde quem tem o Swisspass garante 50% de desconto!

8-Tranquilidade e conveniência

Viajar de trem pela Suíça também pode ser uma forma bem conveniente afinal os trens são muito confortáveis e até bem espaçosos. Além disso, alguns ainda oferecem um vagão com restaurante dentro.

Como exemplo, é muito fácil por exemplo sair do aeroporto de Zurique de trem e ir até a sua primeira cidade de destino, mesmo com malas, pois os trens são bem espaçosos.Quem quiser também pode optar pela primeira classe dos vagões que possuem ainda mais espaço e geralmente ficam com lugares mais vagos.

Em relação à tranquilidade, isso pode ser exemplificado de duas formas. Primeiramente é que você pode planejar todo o roteiro da sua viagem pela Suíça utilizando o serviço de trens  e seus horários e confiar nele. Como citei anteriormente a pontualidade é certa!

E o segundo exemplo é que você não estará no comando de um veiculo, sendo apenas o passageiro e podendo apreciar 100% a viagem, podendo até cochilar durante os trajetos. ( embora eu não recomende devido a todas as paisagens incríveis que podem aparecer pela janela.)

9-Chegar mais facilmente até vilas alpinas livres de automóveis 

Não é que seja impossível de chegar de carro até alguns lugares, mas algumas cidades e vilas nos Alpes não permitem a circulação de carros, a exemplo de Zermatt e Wengen.

Claro que quem vai de carro tem uma opção que é deixar o carro na cidade anterior mais próxima e pegar o trem, mas para quem já está utilizando o transporte público mesmo, é uma preocupação a menos.

10-Descontos em trechos de trem de outros países da Europa ao chegar ou sair da Suíça

Desvantagens ao viajar de trem na Suíça

1-Baldeações/conexões

A Suíça é um país pequeno em que a maioria dos trechos de uma cidade a outra variam de 1h, 1h30 a no máximo 3h ( em geral) mas isso não significa que todos os trechos sejam operados por trens diretos.

A maioria dos trajetos exige uma ou duas trocas de trem e isso confunde muito os turistas e acaba enchendo um pouco o saco também.

Em geral é tudo bem cronometrado e entre uma baldeação e outra é impossível de perder o próximo trem mas vai que você dá azar e logo quando estiver aqui aconteça um atraso de 5 minutos. Isso pode ser suficiente para perder um trem ou causar atrasos consideráveis no seu roteiro.

Talvez o fato de estar com crianças também seja uma desvantagem ao ter que enfrentar conexões de trem, baldeações e andar de ônibus, apesar de que todo o transporte público é bem adaptado, para carrinhos de bebê, cadeiras de roda e até mesmo bicicletas.

2-Dependência de horários

Quem opta por viajar de trem pela Suíça tem que incorporar um pouco a cultura local e se planejar muito bem utilizando os horários de partida e chegada dos trens/ônibus que te levarão aos destinos escolhidos pelo seu roteiro. Apesar de as conexões serem muito frequentes, você querendo ou não fica super dependente dos horários e às vezes perde a oportunidade de aproveitar mais alguma cidade porque a última conexão de trem parte cedo.

3– Espaço para bagagens

Se você viaja com bastante bagagem, tem que se preocupar sempre onde armanzená-la nos trens e caso tenha que fazer conexões e trocas de trem, terá que provavelmente andar com elas de uma paltaforma a outra que geralmente sãoa cessadas por escadas ou elevadores. Âs vezes o tempo para troca de trem é de alguns poucos minutos e há a possibilidade de perder a conexão se tiver que lidar com muitas malas e ficar aguardando o elevador para trocar de plataforma.

Decisão, o que você vai escolher?

E ai conseguiu chegar a algum consenso?

Espero ter deixado claro que ambas as opções são excelentes formas de explorar a Suíça e que a escolha de uma ou outra vai depender mesmo dos seus objetivos e do estilo da sua viagem. Ou quem sabe você pode fazer um mix e usar as duas formas de transporte, por que não? Viajar de carro como de trem são duas experiências muito legais aqui pela Suíça!

Onde comprar o Swiss Travel Pass?

Uma das formas mais simples e confiáveis é adquirir o Swiss Pass através do site da Rail Europe que é considerada como o Distribuidor número 1 de Bilhetes de trem na Europa.

O site está em português e possui dívidas comuns respondidas além de contar com uma central de atendimento se precisar de ajuda ou tiver questionamentos.Você compra seu Swiss Pass no Brasil e paga com cartão de credito

Faça a sua simulação para ver quais dos tickets é mais interessante para você.

Veja aqui um artigo onde explico o passo-a-passo para a compra do Swisspass e também a diferença entre os tickets.

alugar carro ou comprar o SwissPass

Onde alugar carro na Suíça?

A cada dia surge na internet um site a mais para a pesquisa e aluguel de carros, mas eu recomendo usar a RentalCars que é um comparador de preços de diversas empresas locadoras de carros existentes aqui na Suíça e mundialmente.

Faça sua pesquisa aqui e considere locadoras grandes e conhecidas como Europcar, Avis e Sixt,

Espero que esse artigo tenha sido útil e deixo abaixo mais dicas para você continuar planejando a sua viagem pela Suíça!

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

O que é essencial:

  • Swiss Travel Pass: para economizar na viagem de transporte público, garantir descontos e gratuidade em passeios de barco, montanha, trens panorâmicos e entradas em museus ou o Global Pass caso seu roteiro inclua  a passagem por mais países pela Europa.
  • Compra de ingressos antecipados no cartão de crédito para garantir disponibilidade e também oferta de excursões e passeios guiados pra quem viaja sozinho ou quer a comodidade de viajar com quem conhece bem o país
  • Pesquisa e reserva de hotéis no Booking.com para verificar disponibilidade, comparar preços e diversas opções de hotéis. Mesmo que não finalize a reserva por lá, é a minha dica de onde começar a pesquisa pois geralmente também oferece preços atrativos.
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é altamente recomendado e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Comece sua pesquisa com a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício.
  • Veja abaixo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

 

Transporte na Suíça

    • Goldenpass: rota de trem panorâmica de Lucerne a Montreux

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

    • Titlis x Jungfraujoch - um comparativo dos 2 passeios em montanha onde é possível ver neve o ano todo

    • Stoos - conheça essa vila alpina no funicular mais inclinado do mundo

Lagos na Suíça

    • Blausee - o lago mais azul da Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

    • Grindelwald, uma das vilas alpinas mais especiais da região de Jungfrau

    • Engelberg, um vale especial e diversas montanhas

    • Lauterbrunnen - o vale inspiração para as paisagens de Senhor dos Anéis

    • Gruyéres - conheça essa charmosa vila medieval, também famosa pelo queijo

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.

Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.

Mais de Monique Bianchi

Pamukkale, o castelo de algodão turco

Estava bem ansiosa para escrever este post, pois Pamukkale foi especial pra...
Leia Mais

15 Comments

  • Acabei de voltar de uma viagem de 15 dias para a Suíça, optei pelo STP (Swiss Travel Pass) ao invés do carro e não me arrependo nem um pouco. Ele parece caro a primeira vista, afinal 459 CHF são quase 3000 BRL, mas você percebe que rapidinho ele se paga e vale muito a pena. Por exemplo: subir no Matterhorn Glacier Paradise custa 109 CHF, pagando meia com o STP você já cobriu 54,5 CHF do custo original dele. Vai somando cada trem e cable car que você vai pegar na viagem inteira e rapidinho já valeu a pena comprar o STP.

    Outro detalhe importante, alguns lugares da Suíça não aceitam carro. Se você vai ficar 3 dias em Zermatt, vai ter que pagar 3 dias de estacionamento em Randa ou Tasch e o carro vai ficar lá parado enquanto você passeia, são 3 dias de alguel “inúteis”. Outro exemplo prático: para visitar lugares como Murren e Grindelwald, vai ter que gastar combustível para dirigir até Lauterbrunnen, estacionamento do carro lá, e mais o trem e cable car para chegar nessas vilazinhas. Você acaba gastando duas vezes.

    É super fácil andar de trem na Suíça, mesmo com malas grandes. Todas as estações têm rampas ou elevadores para facilitar. Eu não perdi nenhuma conexão, e se perdesse não tinha problema nenhum, o próximo trem chegava em no máximo 30 minutos.

    Ao meu ver, a única vantagem de alugar um carro talvez seja para quem tem filho pequeno. Vi bastante gente passando perrengue com carrinho de bebê nos trens.

    • Oi Daniel, obrigada por compartilhar sua experiência aqui. Realmente faz muito sentido afinal o transporte publico aqui na Suica possui vários diferenciais. Acredito que para quem viaja em grupo ou como vc mesmo disse como crianças, um carro pode sim fazer a diferença, mas e preciso saber se planejar, considerar gastos com estacionamentos, combustível, e claro, tomar cuidado com os radares,rs. Abraços
      Monique

  • Bom dia, gostaria de saber se é tranquilo cruzar de carro as fronteiras da Suíça para os países vizinhos – Itália/França – em termos de documentação ou se é melhor fazer essas travessias de trem? Quais documentos temos q apresentar?

  • Oi, Monique, estou começando meu planejamento por seu blog, então a pergunta inicial é se você sabe se tem algum problema cruzar as fronteiras entre Suíça e Itália ou França ou se basta o tal adesivo que você falou. Já cruzei da Alemanha para França e Áustria, sem problemas, imagino que seja igual. Obrigada

  • Ola.
    Parabéns e obrigada pelo bkog.
    Gostaria de saber se o acesso a essas montanhas famosas l
    Podem ser feitos de carro ou alugando o carro ainda temos que pagar trem para essas localidades? !
    Obrigada.

  • Muito bom o blog de vocês. Tenho uma dúvida, como fica a questão das malas? Qual é o limite nos trens? É muito cansativo carregá-las? Estaremos na Itália e a ideia era alugar um carro em Milão e devolver em Zurique, mas fiquei meio desanimada com a questão dos estacionamentos também.

    Abraços.

  • Bom Dia,
    muito legal este site!!!!

    Eu pretendo viajar pela Suíça & França em Dezembro. Li sobre o selo das estradas na Suíça e tudo mais.
    Porém li em outros sites que é possível dirigir sem o selo, basta evitar as autoroutes, Tanto o site Michelin e G.Maps traçam a rota dentro da suíça evitando estradas com obrigatoriedade. Ok o tempo é 3x maior,.
    Gostaria de saber se realmente funciona ou é verdade ou pode haver alguma mudança de última hora.
    *como vou fazer 90% do tempo França, não acho viável pagar 40 euros para passar 2 dias na Suíça.

    Obrigado se puder me responder.

    • Oi Fabricio sim, o vignette é específico das autoestradas (placas verdes) mas digamoss.q.por acaso vc caia numa delas e a polícia resolve re parar, a multa é bem maior do que 40 francos… acho que vale à pena comprar mas se tiver tempo e paciência pode usar as estradas locais. (Placas azuis). Abs

    • Olá, muito legal seu blog, me ajudou muito, vou fazer um tour de 15 dias pela França e Suiça agora em agosto de 2023, estava na dúvida se faria de trem ou de carro, e agora tudo ficou mais claro para a decisão final, que parece que será de carro, acho que me dará mais mobilidade e acho que é mais o meu perfil, já que gosto de ir parando pelas cidades no caminho. Pretendo ir de Paris até INTERLAKEN (e cidades vizinhas) via Bélgica, e talvez “esticar” até Nice 🙂 De lá pegar um trem de volta a Paris. Como será que foi a viagem do Fabrício? Tomara que ele leia esse meu comentário. Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *