Estava passeando pelo Centro Histórico junto com os blogueiros do Curitiblogando e foi quando perguntei a eles como era a cena de street art na cidade, porque até então não havia visto muitos exemplos. Não deu nem 10 minutos e trombamos com dois grafiteiros pintando um muro na entrada da Galeria Júlio Moreira no Largo da Ordem. O desenho estampado era uma imagem do poeta Paulo Leminski com um trecho de um de seus poemas. Depois fiquei sabendo que a arte era uma homenagem ao dia em que Leminski completaria 69 anos. Os artistas responsáveis foram Michael Davis e João Marcos.
Achei bem legal poder ver ao vivo uma ação dessas, mas houve outros exemplos.
Caminhando um pouco mais chegamos à Rua São Francisco, um grande exemplo de como a arte urbana pode contribuir para melhorar o aspecto de uma cidade. Durante o processo de revitalização desta rua que fica no Setor Histórico da cidade, as portas de aço dos estabelecimentos comerciais ganharam cada uma, uma arte diferente. A região estava decadente devido ao consumo de drogas no local, então a Associação Comercial do Paraná em parceira com a Prefeitura começaram a estruturar esta ação dos grafites que foi executada pela produtora de arte Mucha Tinta. Vários artistas foram convidados a ilustrar nas portas dos comércios seus desenhos, utilizando como inspiração o tema: Memórias e Histórias de Curitiba.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!Entre os desenhos distintos, que só podem ser vistos quando o comércio está fechado, há a imagem do santo que dá nome à rua.
Muito agradável passear por essa rua que acabou se tornando um ponto turístico e sempre há pessoas apreciando ou tirando fotos com os grafites. Essa ação me lembrou bastante o caso da Escadaria Selarón em Santa Teresa no Rio de Janeiro ou até mesmo o Beco do Batman em São Paulo.
Outra ação muito interessante e que me chamou a atenção na cidade foi o Galpão Thá Cultural. O local foi criado em abril deste ano por uma incorporadora de imóveis, durante a fase de lançamento de um empreendimento. O diferencial foi transformar o local em um ambiente aberto ao público, que recebeu oficinas, shows, intervenções artísticas e encontros culturais. Uma ação até então inédita! Por sorte tive chance de conhecer, pois na semana seguinte o local já encerraria as suas atividades.
Estes foram só alguns dos exemplos de ações culturais e de street art que encontrei em Curitiba em apenas uma tarde, imagina se fosse explorar mais a fundo? Com certeza iria encontrar muita coisa legal! E você, tem alguma dica bacana relacionada à street art na cidade? Compartilha aí nos comentários! 🙂
Delivered by FeedBurner
Participaram da 2º edição do Curitiblogando que ocorreu entre 16 e 18 de agosto de 2013: Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Marcos Coqs e Amanda Malucelli (Viajão), Carol Moreno (Mochilão Trips), Beta Rodrigues e Dea Sales (Férias de Mochila), Robson Franzói (Um Viajante), Natasha Schiebel e João Guilherme Brotto (Pra Ver em Londres), Simone Jung e Hiroshi Homma (Flashes de Viagem), Leidinara Batista (Férias Now), Fernanda Souza (Preciso Viajar),Jr Caimi (Tip Trip Viagens), Cristiane Tomasi (Carpe Diem). Blogueiros convidados: Lilian Brandão e Helder Ribeiro (Nerds Viajantes), Monique Ribeiro (Diário Radical) e Tatiana Dornelle v bs (Destino Mundo Afora).
A organização das atividades do segundo encontro dos blogueiros contou com os seguintes patrocinadores: Mala Prontae Flex Câmbio; com o apoio do Curitiba Região e Litoral Convention & Visitors Bureau e da Página 1 Comunicação e com os colaboradores Mercearia Bresser, Baggio Pizzaria e Focacceria, Artesalino Café e Bistro,TAJ Bar, Cupcake Company, Knock Knock Hostel, Lafort, Pulp Edições, Kuritbike, MON – Museu Oscar Niemeyer, Museu Holocausto e Hotel CWB Express.
Olá, tudo bem?
Vou para Curitiba no próximo final de semana, vc sabe dizer se o grafite do Leminski ainda permanece no Largo da Ordem, bem como o grafite do Iluminado na XV de Novembro? Obrigada!
Oi Juliana infelizmente não sei te dizer pois faz um tempo desde que fui a Curitiba pela última vez.
Abraços
Que show!!! Os grafites são muita massa mesmo e e passeio deste dia foi muito legal e a companhia também.
Opa, foi mesmo Júnior! Curti bastante este passeio e este lado de Curitiba com a companhia de vocês! 😉