No meu post anterior sobre Santa Teresa cito algumas curiosidades e características do bairro com algumas dicas do que visitar por lá. Mas se você decidiu que deseja passar um pouco mais de tempo neste charmoso bairro escolha se hospedar por lá em uma de suas próximas visitas à Cidade Maravilhosa.
Essa foi a minha ideia desta última vez em que estive no Rio de Janeiro, num Encontro de Viajantes. Já havia me hospedado em Ipanema e Cosme Velho e estava querendo mesmo conhecer um outro lado da cidade.
ONDE ME HOSPEDEI
Graças a uma parceria do pessoal do Intrip, organizadores do Encontro dos Viajantes, resolvi conhecer o Bossa in Rio Hostel.
Esse hostel se situa em um antigo casarão todo reformado. A localização é bem bacana. Cerca de uns 10 minutinhos andando dos bares e bem próximo à Lapa.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!
Fiquei em um quarto coletivo de seis camas e gostei bastante. Esse foi um dos melhores hostels que já me hospedei até hoje. O quarto era amplo, camas novas e com design diferenciado com cortinas para privacidade e tomadas e luzes individuais. Pode parecer óbvio, mas a maioria dos hostels não pensa nisso!
A roupa de cama entregue e as toalhas estavam todas limpas e impecáveis. O banheiro do quarto também era limpo diariamente e o chuveiro era ótimo!
Fora esses quesitos básicos que a gente sempre analisa, o hostel é uma graça! Toda a decoração, os ambientes, a vista do quarto e o próprio casarão em si eram muito bem cuidados e deixaram uma sensação de aconchego.
Eu gostei também do atendimento muito cordial de todos que tive contato por lá, inclusive uma senhora da cozinha, que foi muito simpática e sugeriu mudar a receita de um dos pratos lá do cardápio para me agradar.
Ah! O wifi era disponibilizado gratuitamente e funcionou bem demais!
O café da manhã era bacana, normal com padrão de hostel mesmo com frutas, pães, torradas, bolachas e algum bolo.
Outro diferencial foi o fato de os atendentes nos disponibilizarem um mapa do bairro e um papel com todas as opções de ônibus para vários locais turísticos. Isso ajudou bastante.
PRÓS E CONTRAS DE SE HOSPEDAR EM SANTA TERESA NO RJ
Tá, além de ter gostado pra caramba do hostel, se hospedar em Santa Teresa é muito bacana para conhecer esse outro lado da cidade, explorar os ateliês e bares do local sem pressa e caminhar pelas suas ruas imaginando o tempo em que o bondinho ainda passava por lá.
Outro ponto positivo é o fato de ficar bem próximo à Lapa, reduto de bares e baladas. Dá para ir a pé do hostel. Não cheguei a fazer isso porque em uma noite choveu e na outra estava mega cansada. Mas e informaram que se descer acompanhada não é perigoso, mas todo cuidado é pouco. Acredito que se tiver com uma turma de amigos talvez não haja problema mesmo, mas não sei se diria o mesmo na hora de voltar de madrugada.
Quem é idoso, não pode ou não gosta de fazer muito esforço físico deve evitar ficar hospedado em Santa Teresa, pois as ladeiras e degraus fazem parte. Neste hostel mesmo tinha que subir uns quatro lances de escada até chegar ao meu quarto.
Como Santa Tereza está bem na região central, basta descer até a Lapa e haverá vários ônibus que levam a locais turísticos como as praias de Copacabana, Ipanema e Leblon e o Corcovado. Só fique bem esperto ao andar pela região próxima aos Arcos da Lapa, porque ali é um pouco tenso e cheio de mendigos e pessoas mal encaradas.
Meu maior ponto negativo de se hospedar em Santa é em relação ao transporte para chegar e sair de lá. Tive muitos problemas com taxistas. Na primeira vez que estava no Rio, após uma balada na Lapa peguei um táxi com amigos e dois de nós íamos para Ipanema e um para Santa Teresa. O taxista se recusou a levar meu amigo em Santa Teresa e quase perdeu a corrida se nós não tivéssemos insistido e falado que após íamos para Ipanema.
Dessa vez isso aconteceu mais de cinco vezes! Vários taxistas se negavam a subir até lá, alegando que os pedregulhos e o trilho do bondinho estragavam o carro. Então se prepare para alguns perrengues, principalmente se chover quando você estiver por lá. Uma dica é chamar um táxi da companhia de táxi de Santa Teresa nestes telefones: Santaxi: 2502-5000/5002.
Em um dos momentos estava na Glória em um ponto de táxi e foi lá que diversos taxistas recusaram um em seguida do outro me levarem para Santa Teresa. Eis que um deles apareceu, foi muito prestativo e disse que estes que recusaram provavelmente não faziam parte do ponto e apenas passaram por lá. Então se quiser tentar também pode ser uma boa anotar este número: Radiotáxi Glória: 2222-7000/2507-5672.
É isso, acho que sabendo contornar estes pequenos problemas se hospedar em Santa Teresa é uma ótima experiência para sair do circuito mais disputado do Rio de Janeiro, como Copacabana e Ipanema. É a chance de fazer uma imersão na história da cidade e andar em um local onde parece que o tempo passa mais devagar!
Veja aqui as opções de Hotéis disponíveis em Santa Teresa.
Està planejando sua viagem ao Rio de Janeiro e procura hospedagem? Pesquise e reserve tranquilamente online pelo Booking.com.
Saiba aqui porque indico o Booking.com.
Delivered by FeedBurner