Um pouco sobre Santorini
Sabe quando você pensa em Grécia e logo vem à mente aquela imagem de ilha paradisíaca com um incrível mar azul contrastando com as lindas casinhas brancas? Este cenário pode ser facilmente encontrado na ilha de Santorini que com certeza é considerada uma das mais belas ilhas gregas e uma das mais visitadas é claro.
Santorini é um destino muito famoso para casamentos viagens de lua de mel afinal conta com um cenário perfeito e com hotéis de luxo que permitem uma vista surpreendente! Aliás, o pôr do sol em Santorini é um dos mais lindos do mundo!
Com todos estes motivos fica fácil se decidir a ir visitar este lugar e para mim não foi difícil a escolha dessa ilha como um dos pontos turísticos durante a minha passagem pela Grécia.
Quando eu estava montando o roteiro de viagem e tinha decidido conhecer algumas ilhas gregas já que estaria na Grécia, eu optei por Mykonos e Santorini, as mais famosas das conhecidas como Ilhas Cyclades, que são um conjunto de ilhas posicionadas em forma circular ao redor da ilha sagrada de Delos, no sul do Mar Egeu. De acordo com a Mitologia Grega, Poseidon, o Deus do Mar, estava furioso com algumas ninfas e portanto as teria transformado em ilhas!
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!Há também outra teoria lendária que tenta relacionar a ilha de Santorini à famosa cidade perdida de Atlantis. Será?
Santorini na verdade é um complexo de ilhas: Thíra, Thirassiá, Asproníssi, Palea e Nea Kaméni. O mais curioso é que esse complexo ainda faz parte de um vulcão ativo. Aliás, Santorini só existe devido a intensas atividades vulcânicas e erupções nos últimos 20.000 anos. Em uma dessas erupções evidências de civilizações antigas teriam sido destruídas, de acordo com trabalhos arqueológicos na região de Akrotiri, um sitio arqueológico que pode ser visitado próximo a Red Beach.
Depois de curtir bastante Atenas como já contei em posts anteriores, segui viagem em direção à Santorini e neste post contarei um pouco sobre uma das opções turísticas da ilha que fiz logo no meu primeiro dia por lá: um passeio pelas crateras do vulcão e águas termais.
Como explorar Santorini
Escolha a região a se hospedar
Uma das primeiras decisões a serem tomadas é a escolha da hospedagem em Santorini. Existem algumas opções conforme abaixo:
- Fira: é a capital da ilha, localizada no alto da caldeira de onde se tem uma vista incrível sobre o Mar. Foi lá que me hospedei e gostei bastante! Clique aqui e veja opções de hotéis em Fira.
- Oia: Vila charmosa também com uma das melhores vistas, é famosa pelo pôr do sol, frequentemente chamado de um dos mais lindos do mundo. É a parte da ilha onde se encontra aquelas lindas igrejas brancas com teto azul. Muitos dos hotéis de luxo se encontram aqui. Clique aqui e veja opções de hotéis em Oia
- Perissa: Como contei aqui, essa região possui praias bem exóticas e também pode ser uma opção para sua hospedagem. Confira aqui algumas opções de hotéis por là.
Alugar carro, quadriciclo ou utilizar os ônibus públicos da ilha?
Essa é outra dúvida frequente de quem decide viajar para Santorini. Na minha opinião, o aluguel de carro é uma das melhores formas de explorar toda a ilha, ou o quadriciclo se você é um pouco mais aventureiro e despojado. Com o carro você tem a vantagem de ir de uma ponta a outra da ilha, no momento que desejar, sem ter que ficar dependendo dos horários dos ônibus presentes na ilha. Quanto ao quadriciclo, acredito que seja uma maneira bem bacana também, apesar de ter ouvido algumas histórias sobre acidentes de turistas desnaturados que dirigiam bêbados pelas estradas curvilíneas.
Inicialmente a ideia era alugar um carro, mas eu e minha amiga ficamos meio apreensivas de dirigir por lá, nem sei porque, e acabamos utilizando o serviço de transporte público da ilha, que durante nossa curta estadia, serviu bem. Utilizamos táxi também algumas vezes.
Para alugar carro recomendo a RentalCars.
De Atenas a Santorini, de avião ou ferry boat?
Conto a seguir como chegar em Santorini partindo de Atenas.
Ao me despedir de Atenas, peguei o metrô novamente que me levaria até o aeroporto. Meu trajeto se iniciou na estação Acrópole, linha vermelha, com descida e baldeação na estação Syntagma,onde troquei para a linha azul.
Voei de Aegean Airlines de Atenas a Santorini num percurso que durou menos de 1 hora, na verdade cerca de 40 minutos. Foi um voo tranquilo e sò de lembrar que o mesmo percurso de ferry boat poderia levar de 5 a 8 horas dependendo do barco, me senti aliviada.
Meu Roteiro pela Grécia infelizmente era bem apertado em questão de tempo porque como jà citei em outros posts, na mesma viagem optei por conhecer a Turquia, Roma e o Vaticano. Portanto tempo era algo muito importante para otimizar minha passagem pelo território grego. Optei por fazer a logística de ida e volta de Atenas para as ilhas por avião. Não me lembro a quantia que paguei no voo mas não foi nada abusivo e valeu muito à pena! Talvez em uma viagem com mais tempo disponível, o percurso de ferry possa ter suas vantagens…
Assim que eu e minha amiga chegamos no minúsculo e rústico Aeroporto de Santorini o rapaz do Hotel já estava nos esperando. Para ficar 2 dias na ilha optamos por um hotel chamado Dina`s Place que possuía uma boa localização em Fira, o centro da ilha, e tinha essa comodidade do transfer para o aeroporto e depois para o porto na hora de partirmos. Conto mais sobre este hotel num review que fiz com todas as hospedagens que optei na Grécia, veja aqui.
Confesso que estávamos esperando um senhor simpático nos recebendo e já nos colocando no clima da ilha, mas tivemos um pouco essa expectativa quebrada pois o dono do hotel mal abriu a boca para nos cumprimentar, nos colocou dentro de uma van e ainda por cima tentou passar a perna na gente! Explico! Como disse, havíamos reservado o Hotel Dina`s Place por todos aqueles pontos positivos, porém ele ao invés de nos levar diretamente para lá, parou em um outro hotel dizendo que podíamos dar uma olhada e seria melhor ficarmos por ali, porque o quarto tinha varanda e ele estava fazendo isso porque chegamos mais cedo do que o casal que havia reservado aquele quarto e sairíamos ganhando… Melissa e eu achamos essa história meio absurda e ainda bem que não caímos no papo dele e exigimos ir para o hotel que tínhamos reservado, afinal que situação é essa que do nada o dono do hotel resolve te dar um quarto que de acordo com ele é maior só porque você chegou antes dos verdadeiros hóspedes??
Já desconfiamos neste momento que havia algo de errado, mas ele nos levou até nosso verdadeiro hotel. Imagine que a tal varanda deste quarto que ele queria nos empurrar era ridícula, não era uma vantagem e a localização do hotel parecia ser bem pior que o do Dina`s, longe de Fira.
Chegando ao hotel descobrimos o motivo dele ter tentado nos colocar em outro hotel: nosso quarto estava ocupado. Os hóspedes já deveriam ter saído porém devido a um acidente que sofreram de quadriciclo na ilha, tiveram que ir até o hospital e atrasaram o check out. Ok, não era mais simples e o dono do hotel ter nos falado a verdade ao invés de tentar nos jogar em outro hotel inferior?
Recomendo pesquisar e reservar online o seu Hotel em Santorini pelo Booking.com. Là existem diversas reviews e avaliações das pessoas que servem de guia na hora de escolher a sua hospedagem, evitando assim surpresas desagradáveis como essa que tivemos.
O primeiro passeio na Ilha de Santorini: conhecendo a cratera do Vulcao
Melissa e eu decidimos não nos stressar, afinal estávamos em Santorini, a ilha paradisíaca da Grécia e o tempo estava lindo, dia ensolarado, então entramos em um acordo lá com o dono do hotel e resolvemos aproveitar o tempo para fazermos um passeio, já que não poderíamos fazer check in em nosso quarto. Optamos então por um passeio de barco até a caldeira do vulcão que deu origem à ilha de Santorini e por m local chamado Hot Springs, um encontro de águas quentes e geladas onde poderíamos pular do barco e nadar. Pagamos uns 30 euros por este passeio e decidimos que seria a melhor coisa a fazer para ganharmos tempo e já ir conhecendo a ilha.
Nos trocamos então num dos banheiros lá do hotel, deixamos nossas malas na recepção, que de acordo com o o pessoal do hotel seriam levadas para nosso quarto assim que ele estivesse desocupado, e saímos para comer algo rápido antes do passeio.
Apesar de tudo a localização do hotel era muito boa, central, pois bastava subir uma ruazinha e já estávamos em Fira. Claro que não tinha aquela famosa vista mas tudo bem, o hotel possuía uma bom custo benefício.
Como chegar ao Porto Principal de Santorini em Fira
A cidade de Santorini fica numa encosta, num morro muito alto, acima do mar, então tivemos que pegar um funicular para descer até o antigo porto de Fira. Pagamos 6 euros e em questão de 5 minutos já estávamos lá embaixo. Era isso ou descer 578 degraus! Muita gente ainda faz essa descida no lombo de burrinhos, coitados! Não recomendo!
A paisagem era uma coisa muito louca. Aquele mar de um azul inexplicável, a encosta onde fica a cidade… Nossa, pra onde eu olhava era muita beleza.
Finalmente achamos o barco que nos levaria para o passeio e era uma escuna muito legal. O trajeto deveria começar com o passeio pela caldeira do vulcão e na volta passar por Hot Springs, mas na metade do caminho inverteram a ordem não sei por que e fomos nadar então nas lindas águas termais de Hot Springs.
A paisagem durante todo o percurso era um espetáculo e quando chegamos próximo de Hot Springs, onde as águas chegam a 33 graus, pudemos ficar mais extasiados ainda, pois a coloração da água possuía tons diferentes devido a sua temperatura mais quente, ficando mais clara, meio esverdeada, contrastando com o azul marinho das águas mais frias. Este local do encontro entre as águas fica próximo de 2 ilhotas inabitadas chamadas Palea e Nea Kameni.
Não pensamos muito e ao sinal do pessoal do barco pulamos e fomos nadando até chegar numa parte mais rasa onde conseguíamos ficar de pé. A água era uma delícia, não tão quente quanto imaginava mas já dava uma boa diferença. Ficamos um tempo por lá e depois voltamos nadando para o barco para seguir o passeio. Abaixo um videozinho:
Ao todo são 3 crateras do vulcão e a maior ainda está ativa e segue sendo monitorada. Estava de chinelo no dia mas acredito que se tivesse levado um tênis ficaria mais confortável para andar e explorar as crateras, porque é um lugar bem grande que exige bastante disposição e no final se é recompensado com lindas visões da cidade de Santorini ao longe.
Quem espera ver uma paisagem típica de vulcão talvez se sinta meio frustrado porque na verdade ali é uma caldeira do vulcão ou seja, o que sobrou da última erupção, então o que mais se vê por ali são pedras vulcânicas.
Fiz alguns videozinhos no caminho de volta para Santorini que me impressionou bastante pois a visão da Ilha sobre aqueles enormes paredões rochosos era realmente de tirar o fôlego!
Curtimos muito o passeio e ele superou minha expectativas pois já havia lido algumas opiniões controversas, mas acredito que faz muito sentido conhecer essa parte de Santorini que tem tanto a ver com a formação da ilha e não deixa de ser uma paisagem bem exótica. Além de ser uma ótima chance de avistar Santorini ao longe e ver sua incontestável beleza!
Depois de umas 3 ou 4 horas de passeio, voltamos para o hotel e adivinhem? Nossas malas estavam sendo levadas para o quarto justamente naquele momento … Bom, mas a continuação desta história fica para o próximo post. 😉
Gostou deste post? Indique par algum amigo que também possa gostar.
está planejando a sua viagem a Santorini? Pesquise e Reserve online sua hospedagem na ilha. Faça uma simulação abaixo:
Saiba aqui porque recomendo o Booking.com.
Todos os Posts sobre a Grècia
- Dicas para encontrar Hospedagem Econômica na Grécia
- Chegando em Atenas: como se locomover do Aeroporto Venizelos até o bairro da Acrópoles
- Dica de bairro boêmio em Atenas: Thissio
- O passeio pela Acrópoles
- Passeando por Atenas: Ágora Romana, Antiga Ágora e os bairros de Monastiraki e Plaka
- Dica de Restaurante em Atenas
- Estádio Panathenaico onde foram criadas as Olimpíadas
- Visita ao famoso Oráculo de Delfi no Templo de Apolo
- Santorini: chegada à ilha e passeios pela cratera do Vulcão e HotSprings
- Um dos maiores encantos de Santorini: o famoso pôr do sol em Oia
- Explorando Fira, a capital de Santorini
- Red Beach, White Beach E Perissa Beach : As Exóticas Praias De Santorini
- A charmosa Vila de Kamari em Santorini
- De Santorini a Mykonos: se perdendo pelas ruazinhas de Chora, capital de Mykonos
- Os agitos de Mykonos – baladas Cavo Paradiso e Tropicana Club
- As praias paradisíacas de Mykonos: Elia Beach, Paradise Beach e Super Paradise Beach
Links úteis:
Para alugar carro na Grécia: RentalCars (Faça uma simulação abaixo)
Para contratar Seguro Viagem, recomendamos a Mondial Seguros e comprando aqui pelo Blog você tem 15% de desconto. Clique aqui e saiba mais.
Adorei seu post! Gostaria de saber se vc considera Santorini um lugar seguro para mulher que viaja sozinha? Uma amiga foi á Mykonos e não se sentiu confortável. Gostaria de ouvir sua opinião.
Oi Fabiola, se for comparar com Mykonos, com certeza é mais de boa pq é destino mais de casais e nao atrai tanta gente em busca de agito como Mykonos. Achei bem tranquilo, mas lembrando que fui praticamente no final de temporada, em setembro e a ilha estava mais vazia, mas mesmo assim ainda bem movimentada!
Acho que todo cuidado é pouco sempre mas eu achei bem tranquilo quando fui! Abraços
estive em Santorini, mas não fiz o passeio às crateras. Agora vi aqui o que perdi. Mais uma razão para voltar. Parabéns
Oi Suely! Pois é, antes de fazer este passeio vi muita gente dizendo que não valia à pena, mas eu particularmente adorei e gostei bastante! Abraços e obrigada !
Adorei o post! 😀
Nossa, super explicado!
Deve ter sido ótimo esse dia.
Lindas as fotos tb, parabens!
Valeu Maurício!!! 😉