Toda viagem para a Suíça é inesquecível, mas nesse artigo você vai descobrir atrações imperdíveis e ideias de roteiros para te ajudar a planejar uma viagem memorável ao País dos Alpes e do Chocolate.
Se você já leu outros artigos sobre a Suíça aqui no Blog deve ter percebido que há muito conteúdo e muito o que considerar ao planejar uma viagem pelo país. Apesar de ser um país pequeno há muitas possibilidades.
Deixo aqui disponível 6 opções de Roteiros de Viagem para a Suíça considerando uma viagem de 3 dias, 5 dias ou 10 dias pelo país.
Esses roteiros contém breves descrições do que fazer em cada dia e links onde você encontra mais informação e detalhes nos artigos aqui do Blog.
Caso não tenha tempo para pesquisar e ler todos os artigos aqui do Blog oferecemos um Serviço de Elaboração de Roteiro Personalizado para a sua viagem pela Suíça.Nos contate e podemos criar uma versão adequada ao seu perfil e muito mais detalhada. Envie um email para [email protected]
Além das ideias de roteiro para uma viagem pela Suíça que você encontra aqui, recomendo que leia esses artigos abaixo para mais dicas de planejamento para sua viagem:
:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::
Navegue pelo conteúdo do Artigo e comece a montar seu Roteiro de Viagem para a Suíça
- Navegue pelo conteúdo do Artigo e comece a montar seu Roteiro de Viagem para a Suíça
- Qual a quantidade ideal de dias para uma viagem pela Suíça?
- O Roteiro de Viagem ideal para a Suíça: 3, 5, 10 ou mais dias?
- Como se locomover na Suíça
- Roteiro de 3 dias na Suíça
- Roteiro de 5 dias na Suíça
- Roteiro de 10 dias na Suíça
Qual a quantidade ideal de dias para uma viagem pela Suíça?
Apesar de ser um país compacto onde tudo fica perto e com uma excelente infraestrutura do transporte público, não é fácil definir um roteiro na Suíça porque a quantidade e diversidade de atrações é muito grande.
Praticamente o país inteiro vale a pena ser visitado. Imagine, moro aqui há 7 anos e sempre me impressiono com lugares e paisagens que ainda não conheço apesar de gostar e ter oportunidade de viajar bastante pelo país.
Porém durante esse tempo morando na Suíça aprendi a identificar as principais atrações do país, sejam elas cidades, lagos, vilas alpinas, castelos, passeios de montanhas ou alguma experiência como visitar uma autêntica fábrica de chocolate ou apreciar as paisagens em um dos famosos trens panorâmicos.
Por conta disso e também por conhecer detalhes da logística e funcionamento dessas atrações fica mais fácil definir opções otimizadas de roteiros para conhecer o melhor da Suíça.
Pessoalmente acredito que para definir a quantidade de dias ideal para uma viagem pela Suíça depende de alguns fatores como tempo e orçamento disponível e que tipo de atividades quer praticar.
O Roteiro de Viagem ideal para a Suíça: 3, 5, 10 ou mais dias?
Em um roteiro com menos de 3 dias na Suíça, você provavelmente está apenas de passagem e deve se hospedar em uma das cidades principais e próximas ao Aeroporto como Zurique e Genebra. Separe o primeiro dia para um City tour e algum passeio de barco pelo Lago da cidade e o segundo dia para algum bate e volta para alguma cidade próxima.
De 3 a 5 dias na Suíça, o ideal é estar hospedado em uma das cidades principais e usá-la como base durante a sua viagem. É possível fazer de 2 a 3 bate-voltas para cidades e vilarejos próximos. Esses passeios de 1 dia podem incluir uma montanha ou lago.
Durante esse período é recomendado concentrar a viagem em apenas uma região da Suíça como a parte alemã entre Zurique e Interlaken por exemplo ou combinar no máximo duas regiões como a alemã e a italiana onde se encontra a cidade de Lugano que pode ser alcançada em um bate-volta de 2 horas a partir de Zurique.
A partir de 5 a 7 dias na Suíça é possível incluir um passeio de trem panorâmico , mais vilarejos e atrações além de poder se deslocar um pouco mais pelo país.
Em um roteiro de 10 a 15 dias na Suíça é possível conhecer as 3 regiões da Suíça incluindo principais cidades da parte alemã como Zurique, Lucerne e Interlaken, parte francesa como Genebra, Lausanne e Montreux e também da parte italiana como Lugano, Locarno e Ascona.
Se você quer explorar o país mais a fundo e tem tempo, entre 15 a 20 dias é possível ver e fazer muita coisa ao viajar num ritmo mais devagar, curtindo e descobrindo cada região sem pressa. Vilarejos e regiões fora do óbvio podem ser incluídos e é possível fazer 2 ou até 3 das rotas de trem panorâmico.
Obviamente quanto mais tempo você tiver, mais rica e cheia de experiências sua viagem pela Suíça se tornará. Há atividades aqui para uma vida inteira, eu diria. Portanto vale a pena definir as atrações e lugares mais importantes para a sua viagem e assim decidir com calma o tempo ideal para o seu roteiro de viagem pelo país.
Como se locomover na Suíça
Independente da quantidade de dias que você escolher para sua viagem pela Suíça, o planejamento de como se locomover pelo país é muito importante.
Basicamente o transporte público é a opção mais recomendada porque é muito eficiente, confortável e conecta o país todo de forma prática. Com um Swiss Travel Pass que dá gratuidade a toda rede de transporte público e ainda em museus e passeios de montanha, fica muito fácil viajar pelo país.
Mas caso decida alugar um carro saiba que essa também pode ser uma boa ideia. Dirigir na Suíça é bem fácil, e se estiver viajando em grupo pode sair até mais barato do que o Swiss Travel Pass. Além disso, viajar de carro sempre garante uma flexibilidade a mais. Para pesquisar locadoras de carro na Suíça clique aqui.
Recomendo que leia esses artigos:
- Alugar um carro ou utilizar a Rede de Transporte Público na Suíça?
- 6 Motivos para fazer uma Roadtrip pelo País
- O que é o Swiss Travel Pass, como utilizá-lo e como saber se vale a pena?
- Tudo o que você precisa saber para fazer uma roadtrip pela Suíça
- Dicas de como pesquisar preços e comprar bilhetes de trem online na Suíça
Roteiro de 3 dias na Suíça
A essa altura você já deve ter percebido que há muitas possibilidades ao montar um roteiro de viagem pela Suíça. As ideias e sugestões de roteiros postadas aqui não precisam necessariamente ser seguidas a risca. O objetivo é que sirvam de guia e inspiração permitindo adaptações necessárias.
O ideal é considerar 3 dias inteiros para passeios pela Suíça, excluindo o dia de chegada e partida. Caso não seja possível, é preciso dar uma acelerada no roteiro e talvez cortar algumas atrações.
As sugestões de roteiro dispostas aqui nesse artigo incluem 2 opções de cidades base para decidir o que funciona melhor para a sua viagem. Essas duas opções de roteiro consideram em sua maior parte uma viagem para a Primavera ou Verão utilizando o transporte público então pode ser que alguns passeios precisem ser adaptados caso viaje no Outono ou Inverno( como passeios de barco) ou no caso de uma viagem de carro.
OPÇÃO 1 – TRÊS PRINCIPAIS CIDADES SUÍÇAS ( Base: Zurique)
Dia 1 – Conheça os pontos turísticos do centro de Zurique + Museu do Chocolate da Lindt
A maioria dos pontos turísticos de Zurique se concentram no centro histórico que pode ser explorado em 1 dia idealmente ou meio dia se deseja fazer de uma forma mais rápida ou quiser aproveitar o mesmo dia de chegada. Aliás recomendo ler esse artigo explicando como chegar a cidade a partir do aeroporto.
Basicamente, a partir da estação de trem principal, a Zurich Hauptbahnhof, você pode se planejar para passar por estes pontos turísticos colocados em ordem. Use o Google Maps para identificar a proximidade entre eles caso queira mudar a ordem do passeio.
Pontos turísticos de Zurique no Centro histórico:
- Bahnhofstrasse
- Rua Augustinergasse
- Rua Glockengasse
- Rua Rennweg
- Lindenhof
- Igreja St.Peter
- Schipfe
- IgrejaFraumünster
- Limmatquai
- Igreja Grossmünster
- Rua Niederdorfstrasse
- Rua Neumarkt
- Praça Bürkliplatz
- Lago de Zurique
- Praça Sechseläutenplatz
- Praça Paradeplatz
BÔNUS: Caso acorde cedo e consiga fazer o tour por Zurique pela manhã separe a parte da tarde para ir conhecer o Museu do Chocolate da Lindt nos arredores da cidade. Vá de trem ou de barco.
Dia 2 – Bate-volta para a cidade de Lucerne + Passeio de Barco
Separe a manhã para se locomover e explorar Lucerne que é uma das cidades mais charmosas e belas da Suíça.
Pontos turísticos de Lucerne no Centro Histórico: Kappelbrücke, Spreuerbrücke, Igreja Jesuíta, Torre e Praça da Prefeitura (Rathaus), frescos nas fachadas dos edifícios no centro histórico, Torres medievais e Muralha Musegg, Monumento do Leão, Igreja Hofkirche St.Leogar
Almoce e siga em um passeio de barco pelo Lago de Lucerne na parte da tarde. Recomendo ir até a cidade de Brunnen num trajeto de 2 horas e aproveitar para conhecer essa bela vila às margens do lago. Depois retorne de trem a Lucerne.
Dia 3 – Bate-volta para a cidade de Berna
Conheça e explore a charmosa e compacta capita da Suíça. Caminhe sem pressa pelo centro histórico e medieval de Berna e descubra edifícios antigos e históricos, famosas fontes e torres medievais.
Pontos turísticos em Berna: Zytglogge , Catedral de Berna, Bundeshaus ( Palácio Federal),Parque dos Ursos, Einstenhaus (museu no edifício que Albert Einsten viveu), Rosengarten, Rio Aaare
Retorne para Zurique no final do dia ou aproveite para tomar um drink e comer algo na cervejaria Altes Tramdepot Brauerei.
OPCAO 2 – CIDADE, MONTANHA E LAGO ( Base: Lucerne)
Dia 1 – Explore o centro histórico de Lucerne + Bate-volta para a cidade de Zurique
Separe a manhã para conhecer os pontos turísticos do centro histórico de Lucerne.
Pontos turísticos de Lucerne no Centro Histórico
- Ponte Kappelbrücke e Torre Octogonal
- Ponte Spreuerbrücke
- Igreja Jesuíta
- Torre e Praça da Prefeitura (Rathaus)
- Frescos nas fachadas dos edifícios no centro histórico
- Torres medievais e Muralha Musegg
- Monumento do Leão
- Igreja Hofkirche St.Leogar
- Caminhada pelas margens do Lago de Lucerne
Para saber mais sobre o passeio às torres e muralha medieval de Lucerne leia esse artigo aqui.
Para não perder tempo com almoço, compre um lanche para comer no trem. Sugiro comprar no Coop da estação de trem de Lucerne ou em algum outro quiosque por lá e siga para Zurique.
Aproveite a tarde para explorar os pontos turisticos do centro histórico da cidade e se quiser tomar um drink ou café vá até a Sprüngli ou Milchbar na Bahnhofstrasse ou o Café & Bar Grande no Limmatquai. ( Sugestões de lugares que adoro).
Para jantar vale a pena conhecer o popular Restaurante de comida suíça, o Zeughauskeller também localizado na rua Bahnhofstrasse.
Dia 2 – Passeio de Barco pelo Lago de Lucerne até Vitznau e passeio de montanha até Rigi
No lado oposto da estação de trem de Lucerne ficam os piers de onde saem os passeios de barco.
Embarque no barco em direção a Vitznau onde você deverá desembarcar e aguardar o trem de cremalheira para subir a Montanha Rigi.
Informações completas sobre esse passeio aqui.
Você pode subir até o topo e depois descer na estação intermediária Rigi Kaltbad e fazer uma pequena trilha até Chänzeli.
A partir da estação Rigi Kaltbad desça de bondinho até Weggis e retorne de barco ou ônibus para Lucerne. Ou ao invés do bondinho desça de trem de cremalheira até Vitznau e pegue o barco ou ônibus para retornar a Lucerne.
Dia 3 – Bate-volta até Interlaken + Mirante + Passeio de barco
Pegue o trem panorâmico Interlaken Express de Lucerne até Brienz.
Desembarque do trem e pegue o barco até Interlaken Ost. Em Interlaken Ost suba até o Mirante e plataforma suspensa Harderkulm para ver a cidade do alto. Almoce por lá.
Desça e caminhe até Unterseen passando pelo centro de Interlaken.
Volte para Interlaken Ost e pegue o trem Interlaken Express para retornar a Lucerne.
Roteiro de 5 dias na Suíça
Nessas duas opções de roteiro para 5 dias na Suíça você tem a possibilidade de fazer uma rota de trem panorâmico e conhecer charmosos vilarejos alpinos e suas atrações além de passar por cidades famosas da Suíça como Zurique, Interlaken e Lucerne.
A opção 1 se concentra na parte alemã do país e inclui o incrível vilarejo de Zermatt, enquanto a opção 2 inclui a cidade de Montreux na parte francesa da Suíça.
OPÇÃO 1 – ZURIQUE E ZERMATT COMO BASE + TREM GLACIER EXPRESS
Dia 1 – Conheça os pontos turísticos do centro de Zurique + Museu do Chocolate da Lindt
Encontre a descrição desse dia no Roteiro acima de 3 dias ( Opção 1 )
Dia 2 – Bate-volta para a cidade de Lucerne
Pela manhã explore os pontos turísticos do centro histórico de Lucerne e de tarde faça um dos passeios de barco pelo Lago de Lucerne.
Encontre a descrição desse dia no Roteiro acima de 3 dias ( Opção 1 )
Dia 3 – Chegada em Zermatt e passeio pelo centro do vilarejo ou Gornergrat
Siga de Zurique bem cedo para Zermatt, o famoso vilarejo alpino de onde se vê a montanha Matterhorn também chamada de Toblerone.
O trajeto de trem leva 3 horas e 20 minutos e é necessário uma ou duas trocas de trem.
Deixe as malas no hotel e pegue o trem para a Montanha Gornergrat.
Vá até o topo, explore as atrações, pegue o trem novamente e desça até a estação Rotenboden para visitar o belo Lago Riffelsee ou desça na estação Riffelberg e almoce no restaurante Riffelhaus.
Pegue o trem e retorne ao vilarejo. Aproveite para caminhar pelo centro
Dia 4 – Glacier Express até St.Moritz
Acorde cedo e pegue o trem panorâmico Glacier Express até St.Moritz. É um passeio de dia todo que dura praticamente 8 horas.
Passe a noite em St.Moritz e aproveite para jantar em um dos restaurantes da cidade.
Dia 5 -Passeio por Saint Moritz e volta para Zurique
Pela manhã aproveite para conhecer um pouco mais de St. Moritz caminhando pela vila e pelas margens do belo Lago de St.Moritz.
Pegue o trem comum e retorne a Zurique. O trajeto dura cerca de 3 horas e 20 minutos e é muito bonito. Leia mais sobre ele aqui.
Alternativamente pare na cidade de Chur na volta e faça um passeio pelo centro da cidade histórica. Você pode se hospedar por lá e voltar a Zurique no dia seguinte. Se tiver tempo para um brunch pela manhã seguinte recomendo o lindo Museumscafé.
OPÇÃO 2 – LUCERNE E INTERLAKEN COMO BASE + GOLDENPASS
Dia 1 – Explore o centro histórico de Lucerne + Bate-volta para a cidade de Zurique
Encontre a descrição desse dia no Roteiro acima de 3 dias ( Opção 2 )
Dia 2 – Interlaken + Mirante + Passeio de barco
Encontre a descrição desse dia no Roteiro acima de 3 dias ( Opção 2 )
A diferença é que você irá se hospedar na cidade e então pode aproveitar para fazer tudo com mais calma. Uma ideia é subir ao Harderkulm no final da tarde para ver o pôr do sol ao invés de subir no almoço e deixar para almoçar em algum restaurante do centrinho de Interlaken.
Dia 3 – Bate-volta para Montreux com o trem panorâmico Golden Pass
Acorde cedo e siga para Montreux com o trem panorâmico Goldenpass. É necessário trocar de trem primeiramente em Zweisimmen antes de pegar o trem panorâmico.
Ao chegar em Montreux faça um passeio de barco pelo Lago Leman até o Chateau de Chillon. Faça o passeio pelo castelo e retorne de trem até Montreux ou caminhando pela orla do lago se tiver pique.
Em Montreux não deixe de ver a estátua de Freddie Mercury e o Casino onde se localiza o Queen Experience num estúdio utilizado pela banda no passado. Leia mais aqui.
Volte a Interlaken com o trem regional ou o panorâmico dependendo do horário.
Dia 4 – Thun + Passeio de barco
Dirija-se para a estação Interlaken West e embarque num passeio de barco de 2 horas e 20 minutos até a cidade de Thun.
Almoce em Thun e aproveite para explorar o centro histórico dessa linda cidade.
Volte de trem para Interlaken.
Dia 5 – Visite o Vale de Lauterbrunnen e a vila alpina Wengen
Visite o famoso vilarejo de Lauterbrunnen pela manhã. Caminhe até Stechelberg e visite as cachoeiras Trümmelbach. Volte de ônibus para o vale e siga de trem até o vilarejo alpino Wengen.
Aproveite para almoçar ou fazer um lanche em Wengen. Faça uma das caminhadas pela vila ou suba de bondinho até Mäanlichen e faça a Royal Walk.
Roteiro de 10 dias na Suíça
Um Roteiro de 10 dias pela Suíça pode incluir muitos passeios e pelo menos duas regiões do país.
Na opção 1 a sugestão é começar e terminar a viagem por Zurique, uma das bases da sua viagem. Este Roteiro inclui a passagem por Interlaken e Jungfrau, onde você pode fazer passeios belíssimos de montanha e passear por lagos alpinos. Além disso, passa pela região italiana do país e inclui trens panorâmicos como o Gotthard Panorama Express e o Goldenpass.
Já na opção 2 considero que você tenha chegado pelo Aeroporto de Genebra e portanto o foco desse roteiro é na parte francesa da Suíça incluindo diversos bate-voltas para lugares como Lavaux, Patrimônio da Unesco. Nessa opção de roteiro está incluso também o passeio de trem panorâmico Glacier Express e uma passagem por uma das regiões mais bonitas da Suíça chamada de Graubünden onde está localizado o resort e vilarejo St.Moritz.
OPÇÃO 1 – REGIÃO ITALIANA DA SUÍÇA + GOTTHARD PANORAMA EXPRESS + INTERLAKEN E VILAREJOS
Dia 1 – Conheça os pontos turísticos do centro de Zurique + Museu do Chocolate da Lindt
Encontre a descrição desse dia no Roteiro acima de 3 dias ( Opção 1 )
Dia 2 – Chur + Lago Caumasee
Siga para Chur pela manhã, deixe as malas no hotel e pegue um ônibus para chegar o Lago Caumasee. Curta a tarde no lago e volte para Chur.
Aproveite o fim do dia para explorar a pé a cidade antiga e jante em um dos restaurantes por lá.
Dia 3 – Bernina Express até Lugano
Embarque pela manhã em Chur nessa rota clássica de trem panorâmico pela Suíça. São 4 horas de trajeto até a cidade italiana de Tirano onde você deve continuar o trajeto de ônibus e seguir até a cidade de Lugano.
Durante a noite já em Lugano recomendo caminhar pelo centro antigo até a Piazza Reforma e jantar em um dos restaurantes por lá.
Dia 4 – Passeio de barco até Morcote + Centro de Lugano
Comece o dia com um passeio de barco pelo Lago de Lugano até a vila de Morcote que já foi eleita uma das vilas mais belas da Suíça em 2016.
Em Morcote você pode visitar o Parco Scherrer, uma espécie de vila, jardim botânico e museu a céu aberto.
Volte para Lugano de barco e desembarque na estação Paradiso. De lá caminhe pela orla do lago até o Parque Cívico, um belo parque com uma vista maravilhosa da Montanha San Salvatore.
Dia 5 – Trem panorâmico Gotthard Panorama Express e chegada em Lucerne
Embarque em Lugano no trem panorâmico Gotthard Panorama Express até a cidade de Flüelen, às margens do Lago de Lucerne. De lá o passeio continua de barco pelo Lago até a cidade de Lucerne.
Na parte de tarde você pode aproveitar para conhecer o centro histórico de Lucerne e suas atrações.
Encontre a descrição desse dia no Roteiro acima de 3 dias ( Opção 1 ).
Dia 6 – Montanha Titlis
Vá de trem até o vilarejo de Engelberg e suba de bondinho até o Monte Titlis onde é possível ver neve o ano todo.
Recomendo jantar em um dos restaurantes no vilarejo de Engelberg antes de retornar a Lucerne.
Dia 7 – Interlaken Express + Harderkulm
Encontre a descrição desse dia no Roteiro acima de 3 dias ( Opção 2 )
Dia 8- Bate-volta para Lauterbrunnen + Montanha Schilthorn + vilarejo de Mürren
Siga de trem para o vilarejo de Lauterbrunnen. Caminhe pelo centrinho do vale, passe pela cachoeira Staubbachfall e siga ate Stelcherberg a pé ou de ônibus.
Em Stechelberg pegue o bondinho até o topo da Montanha Schilthorn Pizol Gloria. Explore as atrações por lá e desça até a estação intermediária Birg para conferir a Plataforma Skyline Walk e a passarela Thrill Walk.
Pegue o bondinho novamente e desça até o vilarejo de Mürren. Explore o lindo vilarejo e faça uma caminhada de 2km até um outro charmoso vilarejo mais abaixo chamado Gimmelwald. Pegue o bondinho novamente e desça até Stechelberg de onde você pode pegar o ônibus ou caminhar para Lauterbrunnen.
Pegue o trem e retorne a Interlaken.
Dia 9 – Bate-volta para Montreux com o trem panorâmico Golden Pass
Encontre a descrição desse dia no Roteiro acima de 5 dias ( Opção 2 )
Dia 10 – Bate-volta para a cidade de Berna e Thun
Siga para Berna pela manhã e explore os pontos turísticos do centro antigo.
Pontos turísticos descritos no Roteiro de 3 dias acima (OPÇÃO 1).
Siga de trem para a cidade vizinha de Thun, explore o centro histórico e passeie pelas margens do Lago de Thun.
Retorne a Zurique e se hospede próximo a cidade ou aeroporto dependendo do seu horário de voo no dia seguinte.
Dia 10 – Zurique
Pegue o trem em direção ao Aeroporto de Zurique ou caso possua mais uma noite livre, se hospede proximo ao centro ou Lago de Zurique e curta a cidade nesse dia.
Algumas Sugestões: Passeie pelos bairros novos da cidade Zurich West e Europaallee e faça um passeio de barco pelo Rio Limmat.
OPÇÃO 2 – REGIÃO FRANCESA DA SUÍÇA + ZERMATT + GLACIER EXPRESS + ST.MORITZ + LAGOS E PASSEIOS DE BARCO
Dia 1 – Conheça os pontos turísticos do centro de Genebra + Carouge
Comece explorando a cidade de Genebra pelo centro antigo e na parte da tarde pegue o trem e vá até Carouge, um vilarejo muito proximo de Genebra e que possui influência italiana.
Pontos turísticos do centro de Genebra: Jet d’Eau de Genebra (fonte) – Catedral de São Pedro – Muro dos Reformadores – Jardin Anglais e o Relógio das Flores – o Palácio das Nações – Museu Internacional da Cruz Vermelha – Escultura da Cadeira quebrada
Dia 2 – Bate-volta para Montreux e Vevey
Ao chegar em Montreux faça um passeio de barco pelo Lago Leman até o Chateau de Chillon. Faça o passeio pelo castelo e retorne de trem até Montreux ou caminhando pela orla do lago se tiver pique.
Em Montreux não deixe de ver a estátua de Freddie Mercury e o Casino onde se localiza o Queen Experience num estúdio utilizado pela banda no passado. Leia mais aqui.
Na parte da tarde siga para a cidade vizinha de Vevey. Pegue um ônibus para chegar até o Museu do Charles Chaplin que é a residência que ele e sua família viveram por 25 anos na Suíça. Esse museu é sensacional!
Retorne a Genebra no final do dia.
Dia 3 – Bate-volta para Lavaux
Pegue um trem e vá para Vevey. Troque de trem e vá para a estação Chexbres-Village gare de onde você pode começar uma caminhada leve ( 20 minutos )pelos terraços de vinhedos até o vilarejo de Rivaz ou St.Saphorin na incrível região de Lavaux.
Almoce no Restaurante Auberge de Rivaz e na parte da tarde faça uma degustação de vinhos na Lavaux Vinorama.
Dia 4 – Zermatt
Pegue o trem pela manhã em direção a Zermatt. ( 3h45 minutos de trajeto com 1 troca de trem).
Separe esse dia para explorar e curtir o vilarejo de Zermatt com calma.
Dia 5 – Passeio Gornergrat
Pela manhã faça o passeio até a Montanha Gornergratt.
Vá até o topo, explore as atrações, pegue o trem novamente e desça até a estação Rotenboden para visitar o belo Lago Riffelsee ou desça na estação Riffelberg e almoce no restaurante Riffelhaus.
Pegue o trem e retorne ao vilarejo.
Dia 6 – Glacier Express até St.Moritz
Acorde cedo e pegue o trem panorâmico Glacier Express até St.Moritz. É um passeio de dia todo que dura praticamente 8 horas.
Passe a noite em St.Moritz e aproveite para jantar em um dos restaurantes da cidade.
Dia 5 – St.Moritz + Montanha Muotas Muragl
Vá de ônibus até a estação Punt Muragl de onde sai o funicular que sobre a montanha Muottas Muragl.
Almoce no restaurante panorâmico e faça alguma caminhada para aproveitar as insanas vistas panorâmicas.
Dia 6 – Berna
Siga para a cidade de Berna pela manhã.
Almoce e explore a pé a cidade e os pontos turísticos do centro histórico . ( Descrição dos pontos turísticos de Berna no Roteiro acima de 3 dias – Opção 1)
Dia 7- Bate-volta para Lagos Blausee e Oeschinensee
Vá de trem até Kandersteg e de lá suba para o Lago Oeschinensee com o bondinho. Almoce num dos restaurantes por lá.
Na parte de tarde pegue um ônibus em Kandersteg até o Lago Blausee. Depois da visita retorne a Berna.
Dia 8 – Bate-volta para Lucerne
Encontre a descrição desse dia no Roteiro acima de 3 dias ( Opção 2 )
Dia 9 – Bate-volta para Thun + Passeio de Barco até Interlaken Ost + Mirante Harderkulm
Siga de trem para Thun e no pier em frente à estação embarque em um passeio de barco de 2 horas e 20 até a cidade de Interlaken.
Lá suba até o Mirante Harderkulm para ver a cidade do alto e almoce por lá.
Passeie pelo centro de Interlaken e retorne a Berna.
Dia 10 – Zurique
Trem de Berna a Zurique. Almoço e tour pelo centro histórico passando pelos pontos turísticos da cidade ( descritos no Roteiro acima de 3 dias – opção 1).
Espero que esse artigo seja útil no seu planejamento de Viagem a Suíça e na montagem de seu roteiro de viagem pelo país.
Caso queira um Roteiro personalizado especialmente para a sua viagem e com muito mais detalhes nos contate–> [email protected]. Leia mais sobre o Serviço de Elaboração de Roteiro Personalizado para a sua viagem para a Suíça aqui.
Simplesmente excepcional! Que site bem elaborado, cheio de detalhes e dicas preciosas. Me fez ficar ainda mais empolgada com a visita a Suiça em alguns meses. Fantástico Monique! Parabéns e muito obrigada