Neste post relato como é a Visita ao Coliseu, uma incrível incursão por um dos maiores ícones da historia romana, e claro um dos lugares os quais estava mais ansiosa para conhecer em Roma!
Eu e minha amiga chegamos até o Coliseu de metrò. Saìmos da Estação Colosseo e lá estava ele do outro lado da rua, todo imponente e cercado de turistas e mais turistas!, o Coliseu de Roma! (Leia aqui como chegar ao Coliseu de Metrô saindo da Estação Termini)
Para nossa felicidade e graças ao Roma Pass furamos uma grande fila e entramos direto no Coliseu! Essa é uma das grandes vantagens do Roma Pass pois quem possui o cartão entra em uma fila exclusiva ao invés de pegar a fila normal. Para nós que só tínhamos 3 dias e meio em Roma tudo que fizesse ganhar tempo era uma boa escolha!
Optamos por alugar um videoguia que funciona num Ipod Touch no idioma escolhido. Seguindo a ordem de acordo com o local que estávamos no Coliseu, ouvíamos explicações sobre a história do monumento e o que era cada local .Era possível também ver fotos e trechos de filmes sobre o Coliseu. Chegamos à conclusão de que vale mais à pena pegar um audioguia mesmo ao invés do videoguia, pois o áudio é o mesmo nos 2 aparelhos e não há quantidade suficiente de fotos ou vídeos, fora que você quer aproveitar que está lá no local e quer ver tudo com seus próprios olhos.
O Coliseu é o monumento maior e mais famoso símbolo do Império Romano. Seu nome original é Anfiteatro Flaviano e foi construído durante 8 anos, sendo iniciado por ordem do imperador Vespasiano e concluído quando seu filho Tito era o Imperador 82 anos depois de Cristo. Começou a ser chamado de Coliseu pois foi construído sobre o lago da casa de Nero, o antecessor de Vespasiano, onde havia seu Palácio e uma grande estátua (colosso) do imperador.
O clima de mistério impera no local e tudo é impressionante, ainda mais quando você começa a imaginar que era ali que acontecia os combates épicos de gladiadores. O uso do Coliseu para estas batalhas fazia parte da política do Pão e Circo para acalmar e distrair a população numa época de protestos e desemprego devido ao uso de escravos.
Os gladiadores eram em sua maioria escravos tentando obter a liberdade e naquela época isso só poderia acontecer se um escravo fizesse alguma ação muito importante para a nação ou se vencesse 100 lutas como gladiador ou seja era praticamente impossível.
No local onde ficava a arena podemos enxergar hoje o que havia por baixo dela. O que mais parece ser um labirinto era na verdade corredores onde ficavam as celas dos animais e dos prisioneiros gladiadores. Quando chegasse a hora deles lutarem, um sistema parecido com elevadores os levava até a arena! Outra coisa que me chamou a atenção foi saber que havia no Coliseu um sistema retrátil que subia uma lona cobrindo o local para proteger os espectadores de sol ou chuva!
O Coliseu é realmente impressionante e é fácil se perder na sua imaginação olhando para todos os detalhes e a grandiosidade do local. De acordo com a história foi utilizado até o século 6 mesmo depois da proibição de lutas com mortes de gladiadores, sendo usado para batalhas navais por exemplo.
Muito bom poder visitar este enorme e importante símbolo da História! Meu primeiro dia em Roma já valeu totalmente à pena!
Ìndice de Posts de Roma e Vaticano
1-Chegada em Roma. Como se locomover do Aeroporto de Fiumicino até a Estação Termini
2-1º Dia em Roma – Fazendo check-in no Hostel e partindo para o Coliseu
3- O impressionante Coliseu, como entrar sem pegar fila e demais dicas deste ilustre passeio
7-Pompéia, a cidade que foi destruída pelo Vulcão Vesúvio
8-Uma Passagem Rápida por Nápoles para experimentar a Pizza Napolitana
Espero que aproveitem! 😉
LINKS ÙTEIS
Para pesquisar e reservar Hoteis em Roma recomendo o site Booking.com. O site é pràtico e confiàvel e costuma apresentar os melhores preços online. Faça uma simulação abaixo e saiba mais sobre os benefícios do Booking.com aqui.
Para alugar carro na Itàlia: RentalCars (Faça uma simulação abaixo)
Para contratar Seguro Viagem, recomendamos a Mondial Seguros.
Olá, o audio-guia vocês pegaram depois que entraram no Coliseu?
Olà Paula, na recepçao você pode adquirir o audio guia! Abraços
Olá Monique, td bem? Me tire uma dúvida, com o Roma Pass entramos em uma fila exclusiva correto? e quanto ao Vídeo Guia? Ele é alugado na bilheteria comum? Tenho que pegar a fila do mesmo jeito?
Oi Luiz, fiz essa viagem em 2011 mas pelo q me lembro, entrei com o Roma Pass em uma fila exclusiva e peguei o audioguia sem fila numa bilheteria comum mesmo!
Oi Monique, td bem? Meu nome é Fernando Manoel e estou indo pra Roma dia 17/04, ficando lá tb 4 dias. To louco pra conhecer o Coliseu, meu sonho de infância. Estou aproveitando suas dicas (“BRIGADÚÚÚ!!!).. ótimas, pois vou ficar hospedado há 5 quadras da Termini, daí é só me guiar pra conhecer o que der em tão pouco tempo. Beijão.
Tambem visitei o coliseu esse ano e é incrível a sensação quando a gente vê ele a primeira vez, é difícil de acreditar.
Isso mesmo Sergio! Ver ao vivo deixa a gente impressionado! Imagina na época que ele estava ativo então, não canso de ficar imaginando,rs!
MUITO BOM. LEGAL SUAS VIAGENS.
Valeu Johny! 😉