Pompeia – a cidade que foi destruída pelo Vesúvio

Pompeia Itália
Sítio arqueológico de Pompeia

Assim que decidi que iria para a Itália e passaria por Roma, imediatamente comecei a pesquisar sobre a cidade de Pompeia, que fica bem próxima de lá. Finalmente então Pompéia saiu do meu imaginário e dos livros de história e eu pude explorar suas vielas e os resquícios dessa cidade tão histórica que teve um triste fim.

ruínas de pompeia italia

COMO CHEGAR A POMPEIA

De Roma é bem fácil se locomover até Pompeia utilizando trens. Basta pegar o trem com destino a Nápoles que sai da estação Termini e de lá pegar outro trem sentido Sorrento e descer na estação Pompei Scavi-Villa dei Misteri.

Seguimos o passo-a-passo do Blog do Ricardo Freire que foi muito útil e você pode ler aqui.

DICA: Compre o ticket de trem de Roma a Nápoles com antecedência pela internet e garanta o horário mais cedo que puder para chegar com tempo em Pompeia, explorar o sítio arqueológico sem pressa e se der sorte com menos pessoas.

É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Comprei o ticket com antecedência daqui de São Paulo  pelo site da Trenitalia e para primeiro horário não havia o trem mais veloz, então acabei pegando o comum mesmo chamado Intercity para às 7h30.

Ao chegar à estação basta procurar uma das máquinas para retirar os bilhetes com o código de compra que veio num email de confirmação.

Você pode comprar também os tickets de trem pelo site da Rail Europe que é todo em português e super prático.

Lá na estação Termini que mais parece um shopping você encontra algumas lanchonetes que são boas opções para tomar o café da manhã se você acordou mega cedo e saiu correndo para não perder o trem. Foi isso que eu e minha amiga fizemos. A grande vantagem foi estar hospedada bem próximo a Termini e neste caso tivemos apenas que caminhar uns 5 minutos até a estação.

Pompeia Itália

COMO É A VIAGEM DE TREM

De Roma a Nápoles levamos cerca de 2 horas. Chegando lá fomos comprar o bilhete para Pompeia da companhia regional chamada Circumvesuviana , que tem como destino final Sorrento. Compramos o bilhete Giornalero que inclui ida e volta e descemos na estação Pompei Scavi-Villa dei Misteri.

Não se assuste, a maioria dos trens desta companhia são muito antigos e costumam ir lotados. Isso me lembrou muito bem São Paulo 😛

Corpos de pedra dos moradores que habitavam Pompeia
Corpos de pedra dos moradores que habitavam Pompeia

Dica! Você pode comprar online no site da Viator uma excursão incluindo transporte e guia saindo de Nápoles ou Roma até Pompeia! Vale bem à pena!

excursao para pompeia

Bildschirmfoto 2015-11-17 um 17.11.36

Veja também mais opções de passeios e excursões pela Itàlia e Europa! 

EXPLORANDO O SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE POMPEIA

Uma áurea de mistério encobre esta cidade que fez parte do Império Romano e foi destruída devido à erupção do vulcão Vesúvio que soterrou e a deixou encoberta por cinzas por cerca de 1600 anos.

Ao Chegar à entrada do sítio arqueológico que foi declarado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO nos deparamos com uma grande quantidade de turistas, o que comprovou a informação que havia escutado de que Pompéia é um  dos destinos turísticos mais visitados da Itália. Após entrar na fila e comprar nossa entrada  pegamos um mapa para definir qual trajeto iríamos seguir. Neste mapa existiam três recomendações de roteiros, sendo estes de 2, 4  ou 6 horas. Optamos então em seguir o caminho de 4 horas sem guia ou audioguia, apenas com o mapa. Não sou muito fã de audioguias mas talvez faça a diferença para saber algumas particularidades e curiosidades de certos locais.

Prepare-se para muita andança, pois este tempo pode aumentar consideravelmente caso você pare para tirar fotos ou apenas decida ficar admirando cada detalhe deste local tão incrível.Nesse tour que teoricamente levaria 4 horas se o seguíssemos á risca, acabamos levando 6 horas. Claro que paramos para tirar foto, para almoçar e para descansar também afinal ninguém é de ferro.

Assim que se entra na cidade, em um primeiro momento já se percebe o quão grande ela é e como é fácil se perder pois é um verdadeiro labirinto de ruínas com todas as ruas bem parecidas.

Pompeia, Itália

Contenha um pouco a ansiedade para encontrar os corpos de pedra, pois eles ficam espalhados pela cidade em locais como Granai del Foro ,Macellum,Orto dei Fuggiaschi (Jardim dos Fugitivos.)

Ruínas de casas da antiga elite de Pompéia, casas públicas de banho, estabelecimentos parecidos com antigas padarias e muitas tavernas nos mostram que Pompéia era uma cidade próspera e agitada naquela época.

Símbolos fálicos espalhados pela cidade e muitas pinturas eróticas nas paredes dos bordeis indica que ali talvez fosse um local onde se permitia muito mais coisas que em qualquer outro. Prova disso é o famoso Lupanar, um dos locais mais comentados de Pompéia que se trata de um antigo prostíbulo, minúsculo com suas divisões e camas de pedra e acima de cada quarto uma pintura ilustrativa demonstrando a especialidade de cada prostituta.

Lupanar em Pompeia Itália
No Lupanar, prostíbulo da época desenhos das especialidades das prostitutas eram postos acima de cada quarto.

Às margens da cidade encontra-se imponente o Vulcão Vesúvio, ainda ativo nos dias de hoje (medo!), e responsável pela tragédia que destruiu Pompéia e a vizinha Herculano.

Andar pela cidade traz uma sensação estranha, talvez por saber que ali viviam 20 mil pessoas que morreram devido à erupção do vulcão. Não existia uma palavra em latim na época para designar um vulcão então é muito provável que os moradores de Pompeia imaginavam o Vesúvio apenas como uma grande montanha.

O QUE ACONTECEU À POMPEIA

Após a explosão do Vulcão Vesúvio uma chuva de pedras vulcânicas e gases venenosos atingiu Pompéia demolindo casas e atingindo as pessoas que estavam nas ruas.  Logo depois veio uma grande quantidade de lava e rochas com temperatura acima de 500 graus com uma velocidade de 120 km/hora acabando com tudo que ainda estava vivo ou em pé. Muitos moradores desesperados tentaram fugir correndo pelas ruas, outros ficaram onde estavam com sua família, o que mostra alguns corpos que foram encontrados abraçados, outros ajoelhados. As expressões de terror e pânico naqueles corpos de pedra impressionam ainda mais quando se vê ao vivo. Todos morreram instantaneamente e não tiveram tempo de fugir.

Vulcão vesúvio em Pompeia, Itália
O imponente Vulcão Vesúvio aos pés da cidade. O responsável pela tragédia e milhares de mortes.

Os corpos que vemos expostos hoje em Pompéia foram formados devido à cinza vulcânica que em milhares de anos solidificou-se em torno dos cadáveres. Com o tempo o material orgânico desapareceu, mas o molde dos corpos ficou intacto, então arqueólogos encheram de gessos essas formas para conservar os esqueletos e expressões. Veja o link de um vídeo que explica este processo:

http://www.bbc.co.uk/emp/external/player.swf

Alguns dos locais mais interessantes durante o trajeto por Pompeia foram à Casa do Fauno com seu chão de mosaicos e seu enorme jardim, as Termas do Fórum, os Teatros e a Villa dos Mistérios que era o local onde se celebrava os cultos ao Deus Dionísio.  A casa dos Vetti  também muito famosa infelizmente estava fechada para reforma.

Havia três teatros em Pompeia, para a diversão dos moradores que também gostavam de assistir lutas de gladiadores. O maior destes é considerado o anfiteatro mais antigo conhecido.

Pompeia foi redescoberta somente no ano de 1748, porém muitos arqueólogos consideram que 30% da cidade ainda está soterrada.

Ter a oportunidade de visitar esta cidade é uma verdadeira chance de ser transportado ao passado. Pisar no mesmo chão que os antigos romanos pisaram e tentar imaginar como era o cotidiano deste povo que sumiu bruscamente do mapa faz de Pompéia um destino inesquecível e que ficará gravado na memória para sempre!

DICAS

.Leve pouco peso. De preferência uma mochila leve.

.Não esqueça o filtro solar e água! No dia que fomos estava muito sol! Imagine andar por horas debaixo deste sol? Desidratação e cansaço na certa.

.Levar na bolsa alguns pequenos lanches como maçã, barrinha de cereal e biscoitos ajuda bastante porque a fome pode bater a qualquer hora e Pompeia é gigante, só tendo um lugar onde é possível encontrar uma espécie de praça de alimentação.

.Você pode almoçar por lá. Eu fiz isso e saboreei um delicioso espaguete ao molho pesto. E o melhor é que paguei bem baratinho!

.Vá de tênis e roupas confortáveis pois você irá andar bastante.

.Não esqueça a câmera fotográfica.

.Na volta você pode passar por Nápoles e experimentar uma típica e tradicional pizza napolitana. Foi o que fiz! Veja o relato aqui.

Ìndice de Posts de Roma e Vaticano

1-Chegada em Roma. Como se locomover do Aeroporto de Fiumicino até a Estação Termini 

2-1º Dia em Roma – Fazendo check-in no Hostel e partindo para o Coliseu

3- O impressionante Coliseu, como entrar sem pegar fila e demais dicas deste ilustre passeio

4-Palatino e Fórum Romano, Arco de Constantino, Fontana de Trevi e como se locomover na cidade usando transporte público

5-Igreja Santa Maria Maggiore

6-Vaticano ,Passeio pela Necrópole do Vaticano (como comprar), Circus Massimo, La Boca de La Veritá e Piazzaa Navona

7-Pompéia, a cidade que foi destruída pelo Vulcão Vesúvio

8-Uma Passagem Rápida por Nápoles para experimentar a Pizza Napolitana

Espero que aproveitem! 😉

Links úteis

Para pesquisar e reservar Hoteis em Roma recomendo o site Booking.com. O site é prático e confiável e costuma apresentar os melhores preços online. Faça uma simulação abaixo e saiba mais sobre os benefícios do Booking.com aqui.

Para alugar carro na Itália: RentalCars (Faça uma simulação abaixo)

Mais de Monique Bianchi

Viajar de trem pela Europa – Dicas sobre bilhetes e passes

Viajar de trem pela Europa é uma das melhores maneiras de explorar...
Leia Mais

32 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *