Em uma das minhas primeiras visitas pelo Rio de Janeiro havia algumas prioridades como voar de Asa Delta, coisa que já realizei e já relatei toda a experiência aqui, e mais uma dessas prioridades era conhecer um ponto turístico famoso e então o passeio de Bondinho no Pão de Açúcar foi o escolhido!
Esse é mais um daqueles passeios para você sair embasbacada com a beleza do Rio e concordar dizendo que a cidade realmente pode ser chamada de Maravilhosa!
Como já disse, no primeiro post, estávamos hospedadas no Hostel Che Lagarto em Ipanema e resolvemos aproveitar nosso domingo pegando uma praia e depois de fazer o check-out no hostel, pegamos um ônibus até o Pão de Açúcar. Foi bem fácil chegar até lá, o ônibus passou rápido (não sei se foi sorte) e possuía um ar condicionado potente que nos poupava do enorme calor que estava fazendo naquele dia! Pedimos à cobradora que nos avisasse o momento de descer mas nem era preciso, visto que a maioria das pessoas que estavam dentro do ônibus desceram assim que chegou o pão-de-açúcar.
Chegando lá, tivemos sorte pois não havia muita gente, provavelmente por ser uma manhã ensolarada; talvez a maioria dos turistas tivesse optado por aproveitar a praia primeiro.
A HISTÓRIA DO BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR
Uma das coisas que me chamou a atenção ao chegar no Bondinho foi tentar imaginar como ele foi construído!
De acordo com a Wikipedia, sua construção se deu no ano de 1912.
A vista da Baía de Guanabara foi um incentivo para que alguns alpinistas escalassem o Pão de Açúcar e também pode ter incentivado o engenheiro Augusto Ferreira Campos desenvolver técnicas avançadas de engenharia que permitissem o acesso até o cume da montanha.
Lá no Morro da Urca fica em exposição o modelo antigo do Bondinho.
QUANTO CUSTA O PASSEIO DE BONDINHO NO RJ ?

Compramos nosso ingresso : R$ 53 REAIS . Crianças DE 6 a 12 anos pagam meia entrada e crianças até 5 anos são free!
Para pagamento aceitam dinheiro, cartões de débito e crédito. Não aceitam cheques.
Pagam meia-entrada também, idosos a partir de 60 anos, portadores de necessidades especiais, estudantes com documentos comprobatórios e menores de 21 anos.
A bilheteria funciona das 08h00 às 19h50. De acordo com o site oficial, o fechamento do Parque acontece sempre 1 (uma) hora após o encerramento da bilheteria.
COMO É O PASSEIO DE BONDINHO ATÉ O PÃO DE AÇÚCAR?
São 2 rotas de teleférico. A primeira estação chamada Praia Vermelha vai até o Morro da Urca onde já podemos ter uma visão maravilhosa da Baía de Guanabara e onde existe uma pequena praça de alimentação contando também com um restaurante. Nessa estrutura inclusive são feitos casamentos e festas. A vista de lá é linda! Fiz um vídeo da descida pra mostrar um pouco como é o passeio:
Deste ponto saem vôos turísticos de Helicóptero, que não consegui fazer desta vez mas já está nos planos para quando voltar ao Rio! Vocês podem ver no Blog Viagens para Mulheres, um relato de como é este passeio de Helicóptero!
O bondinho é muito rápido. Essa impressão se potencializa assim que cruzamos com outro bondinho descendo enquanto subimos. A velocidade média deste trecho é de 6m/s e o trajeto é feito em 3 minutos!
Em cada bondinho cabem 65 pessoas e assim que a capacidade é atingida ou a cada 20 minutos o Bondinho parte.
O segundo trecho Morro da Urca-Pão de Açúcar também leva 3 minutos para ser feito de bondinho, mas a distância é um pouco maior, sendo assim a velocidade neste trecho é maior, cerca de 10m/s.
A maioria das pessoas se aglomera no vidro para poder ter uma visão privilegiada. O único ponto negativo é que não há ar condicionado no bondinho e a entrada de ar é muito pequena, deixando o ambiente muito abafado em dias de muito calor.
Achei a vista ainda mais bonita na subida do 2º Trecho Morro da Urca-Pão de Açúcar!
O dia perfeito de sol contribuiu para o passeio ser mais incrível ainda!
Espero voltar lá para poder almoçar e curtir a paisagem com mais calma!
Està planejando sua viagem ao Rio de Janeiro e procura hospedagem? Pesquise e reserve tranquilamente online pelo Booking.com.
Saiba aqui porque indico o Booking.com.
Excelente dica!
Realmente um lugar muito lindo mesmo!!! Sou de Belo Horizonte/MG e tive a oportunidade de conhecê-lo em minha primeia viagem que fiz ao RJ, em Outubro/12 . E posso dizer que foi um passeio com um gostinho ainda mais especial pois, aconteceu no aniversário de 100 Anos dos Bondinhos! Pretendo voltar lá novamente, em breve! No mesmo dia também visitei o Explendoroso CRISTO REDENTOR, a vista de lá de cima é magnífica, sem palavras…!!! Jamais me esquecerei deste dia! Parabéns pela matéria!