Já fui algumas vezes para Paraty e desde a primeira vez me apaixonei pelo local por uma série de motivos! A cidade por si só é um charme e encanta por sua arquitetura colonial e um centro histórico que remonta ao ano de 1820.
Não é à toa que Paraty é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, inclusive por muitos estrangeiros. A cidade histórica está em uma região muito privilegiada, rodeada de belezas naturais, o que amplia a quantidade de passeios e paisagens a se apreciar pela região.
O CENTRO HISTÓRICO DE PARATY
É no centrinho histórico de Paraty que tudo acontece. Reduto dos casarões preservados de um Brasil colonial possui ruas de pedra irregular e por lá não passam carros, o que faz essa parte da cidade tão especial. É como se você tivesse voltado no tempo e pudesse caminhar por uma cidade do Brasil há alguns séculos atrás e por alguns momentos apreciar um estilo de vida que passa mais devagar.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!O centro histórico de Paraty é tombado pela UNESCO como Patrimônio Histórico Nacional e é considerado o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso.
Além do estilo colonial os casarões do centro histórico de Paraty apresentam algumas peculiaridades como a forte influência maçônica, presente através de símbolo em suas fachadas e no traçado das ruas que foram feitas do nascente para o poente e do norte para o sul.
Atualmente esses casarões se tornaram estabelecimentos como pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e outras de atividade turística.
Durante a noite, principalmente é muito agradável ficar andando vagarosamente sem rumo por essas ruazinhas do centro, onde costumam acontecer shows de artistas independentes ou bandas e performances de artistas, como um rapaz que se fantasia de Jack Sparrow e está sempre pela cidade. A cena cultural de Paraty é muito forte e todo mês praticamente há algum evento na cidade.
UM POUCO DA HISTÓRIA DE PARATY
Se você fizer uma pesquisa na web, vai perceber que há diferentes datas de fundação consideradas para a cidade. Enquanto alguns historiadores dizem que desde 1540 a vila já estava sendo formada, outros falam que na verdade tudo começou em meados do ano 1600. O fato é que a cidade teve uma importante posição econômica, graças a sua posição estratégica e também aos engenhos de cana de açúcar. Pela cidade passava o famoso caminho do ouro e o porto da cidade chegou a ser um dos mais importantes do país.
Depois da fase de decadência de extração e exportação do ouro, que também sofreu influência de atuação de piratas na região, Paraty passou pelo ciclo do café.
O curioso é que Paraty, passado seus momentos de glória, teve algumas décadas de isolamento, por conta do êxodo de moradores após a abolição da escravidão e até por conta do isolamento da cidade, cuja única forma de chegada era através de barco, vindo de Angra dos Reis. Foi só em 1950 que uma estrada de terra foi criada, via Cunha e apenas no início da década de 80 que houve a abertura da Rodovia Rio-Santos. Aparentemente este isolamento deixou Paraty bem mais preservada, como se pode observar.
AS BELEZAS NATURAIS DE PARATY
Não é apenas o lado histórico que chama atenção em Paraty. A cidade é rodeada de praias e ilhas de deixar qualquer um de queixo caído. A maioria destas praias, e as mais belas, só podem ser acessadas via barco.
A Vila de Trindade que fica bem próxima de Paraty é um paraíso à parte e vale muitíssimo à pena ser incluída no roteiro. Vai por mim, se você curte praia, precisa conhecer esse lugar!
Além disso, Paraty também tem trilhas, cachoeiras e opções de esportes de aventura como mergulho, surf e canoagem.
As agências locais oferecem vários passeios de barco que passam pelas praias e ilhas próximas. Ir a Paraty sem fazer pelo menos um passeio de barco, não é uma viagem completa! Você precisa conhecer os dois lados da cidade e perceber que um completa o outro!
COMO CHEGAR
Paraty é relativamente bem próxima de São Paulo, mas na verdade, está localizada no estado do Rio de Janeiro, há cerca de 293 km da capital.
Para saber como ir de carro, clique aqui.
Há ônibus que saem da Rodoviária Tietê, diariamente. Verifique aqui os horários.
DICAS E CURIOSIDADES
Quando for montar o seu roteiro de viagem à Paraty inclua Trindade! Como Já disse, o lugar é paradisíaco e é uma típica vila de pescadores, que até pouco tempo atrás era bem desconhecida e pacata. A situação é um pouco diferente agora, com muitos turistas, mas as belezas naturais permanecem. Muita gente acaba optando até por se hospedar em Trindade e depois ir visitar Paraty. Acho que é uma boa saída, porque dependendo da hospedagem, pode sair até mais barato.
O trecho da Rio-Santos entre Ubatuba e Paraty, é lindíssimo e com paisagens panorâmicas! Pelo caminho há praias incríveis que valem a visita, como a Vila de Picinguaba, um local calmo e de beleza única!
Quanto aos passeios, não se desespere, realmente são muitas as opções e é impossível conhecer tudo de mais bonito que Paraty possui em apenas uma viagem. Vá com calma e programe os passeios de acordo com a quantidade de dias que irá ficar pela região. Um dos passeios que ainda não fiz, mas dizem ser imperdível é o que vai até a Praia do Sono!
Continue de olho no Blog, que mais posts de Paraty virão por aí! 😉
Està planejando sua viagem a Paraty e procura hospedagem? Pesquise e reserve tranquilamente online pelo Booking.com.
Saiba aqui porque indico o Booking.com.
Delivered by FeedBurner
PARATY
Tu és encantadora,
uma obra de arte!
Tão romântica,
um paraíso à parte!
Tão bela,
impressionante!
Singular,
parece flutuante!
Tão graciosa
com tanta beleza!
O mar passeia na rua
nessa Nova Veneza!
A natureza no seu capricho,
me seduz e não resisti!
Esse paraíso em meio à natureza
é um presente para ti!
Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia