Na minha passagem de 4 dias por Amsterdam eu montei um Roteiro flexível ( que você pode ver aqui) com algumas das atrações que considerava imperdíveis e tempo para explorar a cidade e descobrir tantas outras. Uma dessas visitas que eu sabia que tinha de fazer e que de fato foi a primeira coisa que visitei ao chegar foi o Museu Anne Frank em Amsterdam, entre os três museus mais populares da cidade!
Um pouco da triste història de Anne Frank
Eu ainda não havia lido o livro que reproduz o diário de Anne Frank, mas conhecia a sua historia, uma garota de 13 anos de família judia que se mudou para a Holanda para fugir da perseguição nazista. O agravamento da situação com as trágicas imposições nazistas fez com que a família de Anne Frank, sem saída, procurasse um esconderijo. O local preparado era uma casa de fundo, um anexo ao escritório de Otto Frank, o pai de Anne. Nessa casa além da família Frank também viveram escondidos a família Van Pel, pois Herman Van Pel trabalhava junto a Otto.
Juntos, eles viveram escondidos nessa casa durante 2 anos, de 1942 a 1944, e a rotina dolorosa e difícil foi descrita por Anne Frank em seu diário. Eles viviam enclausurados, no escuro, com cortinas por todas as janelas evitando que alguém os visse e também evitavam ao máximo qualquer tipo de barulho que pudesse denuncià-los. Anne, escreveu tristes mas inspiradoras passagens em seu diário. Ela conta como era viver escondida e com medo, sem poder frequentar a escola, sem poder sair à luz do sol ou caminhar na rua. O diário era uma forma de tirar um pouco do sofrimento dentro de si e colocà-lo no papel, além de ser um passatempo, uma distração, entre as tão poucas existentes dentro da casa.
Eram 7 pessoas e posteriormente 8 vivendo escondidas no local e quatro empregados de Otto sabiam e ajudavam as famílias a comprar comida, trazer e enviar cartas além de ser um apoio moral.
Anne Frank filosofa sobre a vida e escreve seus pensamentos no diário que se tornou seu melhor amigo neste período de sua vida, que infelizmente foi o final, pois sua família foi denunciada e o esconderijo descoberto.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!O mais interessante dessa história é que Anne Frank gostava realmente de escrever, não apenas descrevendo sua rotina no diário, como também escrevendo pequenas historias e pensamentos. Ela manifestou o desejo de se tornar escritora ou jornalista depois que a guerra acabasse. Quanto ao diário, ela parecia saber que um dia milhares de pessoas o leriam e portanto ela o reescreveu, no entanto não conseguindo finalizar o trabalho até agosto de 1944 quando todos foram descobertos e presos. Alguém os havia denunciado, mas nunca a identidade dessa pessoa foi descoberta.
Anne Frank, sua mae e irma foram para Auschwitz e Anne morreu là aos 15 anos de idade. O único sobrevivente de todos que moraram no esconderijo foi o pai de Anne, Otto Frank, que retornou a Amsterdam, recuperou o diário de sua filha e cumpriu o seu último desejo, de ter sua história publicada.
Como é a visita ao Museu Anne Frank em Amsterdam
A antiga casa que serviu de esconderijo para a família de Anne Frank e a família Van Pel se transformou em um Museu desde 1960.
Milhares de pessoas do mundo todo visitam o local, comovidas com a historia de Anne Frank e também interessadas em saber como era o esconderijo em que ela viveu e escreveu seu fabuloso diário. Muitas outras não tiveram contato com a historia de Anne Frank e acabam conhecendo ao fazer a visita. [alert type=”error|success|info” close=”true”]Infelizmente nao é possível tirar fotos do interior da casa![/alert]
A casa é mantida com as janelas fechadas, para tentar incorporar o ambiente como era durante o esconderijo. É possível passar pelos aposentos da casa e ler diversos trechos do diário de Anne Frank contando historias e fatos sobre a sua vida enclausurada relacionada com cada ambiente. Há frases projetadas na parede, fotos, filmes e objetos que tentam ilustrar um pouco do que aconteceu dentro daquele local e na vida daquelas pessoas.
Mesmo quem não conhece a historia, não se perde no museu que é todo sinalizado num trabalho extraordinário de curadoria que emociona os visitantes. É possível ver trechos originais do diário de Anne Frank, inclusive os que ela teria modificado já pensando que um dia poderia ser publicado. Mas o que realmente me comoveu foi um vídeo com o seu pai contando quando encontrou o diário e passou a lê-lo, decidindo então realmente publicà-lo e cumprir o desejo de sua filha, injustamente morta.
“Durante o dia temos sempre que andar levemente e falar sem barulho, porque não nos podem ouvir no armazém.”
Anne Frank, 11 de julho de 1942
“ Sst… pai, quieto, Otto, sst… Anda cá, já não podes deixar a água correr. Anda devagar!” Estes foram os vários avisos para o pai na casa de banho. Às nove horas em ponto ele tem de estar na sala. Nem uma gota de água pode correr, já não se pode ir à casa de banho,não se pode andar, tudo quieto”
Anne Frank, 23 de agosto de 1943
“Quando escrevo, sinto um alívio, a minha dor desaparece, a coragem volta.”
Anne Frank, 5 de abril de 1944
“O que passou, já não podemos mudar. A única coisa que podemos fazer é aprender com o passado e compreender o que significa a discriminação e a perseguição de gente inocente. A minha opinião é que todos temos a obrigação de combater os preconceitos.”
Otto Frank, 1970
Quanto custa a visita ao Museu Anne Frank em Amsterdam
Adultos pagam 9 euros, crianças e adolescentes de 10 a 17 anos pagam 4,50 euro, e crianças até 9 anos possuem a entrada free.
Como a Casa de Anne Frank é um dos pontos turísticos mais visitados de Amsterdam há sempre filas, portanto o ideal é fazer a compra do ingresso online. Veja mais informações aqui.
Compre seu ingresso online para o Museu de Anne Frank e evite as filas
Essa opção de ingresso é um combo oferecido pela Ticket Bar, uma das melhores e mais confiáveis empresas para comprar ingressos e passeios na Europa. Junto ao ingresso do museu você tem direito ao ônibus turístico hop on hop off, de 2 andares pela cidade. O legal deste passeio de ônibus é a possibilidade de ver vários pontos turísticos da cidade escolhendo onde descer e pegar o ônibus novamente, sendo valido por 24 horas.
Os horàrios de funcionamento do Museu são:
De Novembro a Março
Diariamente 9:00 am – 7:00 pm (sábados 9:00 am – 9:00 pm).
De Abril a Outubro
Diariamente 9:00 am – 9:00 pm, (sábados 9:00 am – 10:00 pm).
Em Julho e Agosto o museu é aberto diariamente até 10:00 pm.
Lembrando que o museu fecha as portas 30 minutos antes do último horário.
Onde fica e como chegar até o Museu de Anne Frank em Amsterdam
O Museu de Amsterdam està localizado no centro de Amsterdam. O endereço é Prinsengracht 263-267.
Eu estava hospedada bem próximo da estação Central e fui andando, cerca de 20 minutos. Para quem está mais longe ou prefere ir de transporte publico, segue as seguintes opções: Trams 13, 14 e 17 e ônibus 170, 172 e 174 descendo na parada ‘Westermarkt’
Visite a Casa de Anne Frank online e em 3D
Neste link você pode ter uma ideia do que te espera na visita presencial. É possível ver um vídeo e saber mais sobre a casa que serviu de esconderijo a Anne Frank e sua família.
Além disso, segue abaixo uma lista com alguns dos melhores passeios em Amsterdam. Você pode comprar o passeio online para facilitar a sua viagem.