Istambul não é a capital da Turquia atualmente, mas bem que poderia ser afinal todas as atenções estão voltadas para ela. Faz sentido pois a cidade representa hoje um dos pontos turísticos mais visitados na Turquia e é uma cidade moderna e singular, divida entre o continente europeu e asiático pelo Estreito de Bósforo.
Foi com essa ideia de que seria um destino exótico e muito cultural que desembarquei em Istambul pela primeira vez, cidade escolhida para ser o ponto de partida de minha viagem pela Turquia. Para quem tem pouco tempo na cidade é difícil conseguir visitar todos os pontos turísticos deste incrível e misterioso destino, mas a Mesquita Azul é imperdìvel, e um dos principais locais para se explorar por là!
Como já relatei aqui ao se hospedar no bairro Sultanahmet, ganha-se muito tempo, lembrando que muitas das atrações turísticas se encontram por là. Para conhecer a Mesquita Azul, por exemplo basta caminhar alguns passos para chegar até a praça onde ela se encontra de frente com a Hagya Sofia, que também já foi Mesquita, Capela e hoje funciona como Museu.
Abaixo vocês podem ver os mapas turísticos da cidade de Istambul :
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!Clique neles para ampliar:
Na caminhada para chegar à Mesquita Azul é possível encontrar uma grande quantidade de turistas e comèrcio local, senhoras de burca vendendo lenços e pashminas e os famosos vendedores de sorvete que adoram fazer uma graça!
A Mesquita Azul foi construída durante os anos de 1609 a 1616 e também é conhecida como Mesquita do Sultão Ahmet que na época quis construir uma Mesquita maior e mais imponente que a Hagya Sofia. É chamada de Mesquita Azul devido à sua decoração interior com inúmeros azulejos e vitrais nesta cor. Um enorme jardim precede a entrada da Mesquita que é a única em Istanbul a possuir 6 minaretes e dali já nos impressionamos com a incrível arquitetura otomana e imponência da Mesquita.
Uma curiosidade a respeito dos 6 minaretes é que talvez eles tenham sido construídos por engano, devido à confusão entre as 2 palavras: “altin” que quer dizer ouro e “alti” que quer dizer 6! Imagine que provavelmente o Sultão Ahmet pediu para construírem minaretes de ouro e entenderam que era para construir 6 minaretes… Problemas de comunicação!
Hà sempre muitos turistas presentes no extenso Jardim e junto a uma fonte. O local realmente estava muito movimentado e estava difícil conseguir tirar fotos sem que saíssem pessoas em frente à Mesquita.
Assim que conseguimos passar pelo jardim e estávamos indo em direção ao pátio interno fomos abordadas por um turco simpático que disse que poderia nos guiar dentro da Mesquita e explicar alguns detalhes históricos, mas aí percebemos na hora que era uma das táticas para ganhar dinheiro! Fiquem espertos com este golpe pois pelo que presenciei é bem comum se deixar levar pela lábia desses rapazes que fazem parecer estar te guiando de boa vontade mas depois do pequeno tour, exigem uma quantia em dinheiro. Isso aconteceu com um amigo nosso.
Desviamos do golpista e chegamos então ao pátio interno, próximo da entrada da Mesquita onde deixamos nossos sapatos e colocamos nossos lenços sobre a cabeça, exigências para se entrar em respeito ao local religioso. Para as desprevenidas que vão sem lenços ou com roupas acima do joelho e com ombros descobertos, são distribuídos na entrada uns panos para se amarrar ao corpo ou colocar sobre a cabeça, mas eu não qus arriscar e comprei o meu lenço quando estava passando pelo jardim onde havia umas senhoras turca svendendo.
No momento que estávamos lá dentro da Mesquita não havia turcos rezando, mas há uma divisão entre o local de reza e o local para turistas que fica atrás deste e é bem pequeno.
A beleza interna é impressionante, uma riqueza de detalhes, a cúpula, as luzes, tudo muito lindo realmente.
As mesquitas realizam o chamado para a oração mulçumana 5 vezes ao dia e é sempre cantada uma música em arábe, a qual achei a tradução no vídeo abaixo! Depois de tanto ouvir essa oração me acostumei e até gostava pois ela fazia parte do clima da cidade.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Wr98Z8a5HFk]
Outra curiosidade quanto aos costumes islâmicos é referente à questão das mulheres rezarem sempre atrás dos homens nas mesquitas. Perguntamos depois para alguns turcos com os quais fizemos amizade sobre isso e eles nos disseram que não se trata a respeito de tratar a mulher com inferioridade mas sim com respeito, pois os homens podem se distrair com as mulheres à sua frente e assim elas podem não se sentir confortáveis também. E claro que para nós que temos a cultura tão diferente, ainda assim é algo estranho de aceitar mas já que estava lá no país deles, nada mais justo do que tentar entender as coisas de um ponto de vista diferente.
A visita à Mesquita Azul foi impressionante e nao é a toa que a repeti na minha segunda viagem ao país!
Està planejando a sua viagem a Istambul ? Veja opçoes de estadia na cidade, clique aqui para pesquisar e reservar tranquilamente seu Hotel pelo Booking.com
Saiba aqui porque recomendo o Booking.com.
Oi Monique, tudo bem? Citei seu post no meu blog http://essemundoenosso.com.br/2012/10/06/mesquita-azul-istambul/
Abraços, Rafa
Olá Rafael, eu vi a citação! Muito obrigada e adorei seu post!