Uma das perguntas mais recorrentes que recebo aqui no Blog é quando viajar para a Suíça, qual a melhor época do ano para conhecer o país e o que esperar de cada estação.
Nesse post reúno informações sobre cada estação do ano e dou dicas para te ajudar a decidir qual a melhor época do ano para viajar para a Suíça. Já adianto que cada estação do ano tem suas vantagens e desvantagens e que as paisagens do país mudam completamente dependendo da época.
Tabela de conteúdos
Bom, a escolha de uma estação para viajar para a Suíça depende diretamente do que você quer ver e fazer no país. Apesar de as 4 estações serem bem definidas aqui na Suíça, o clima pode variar muito dependendo da região em que você estiver, afinal o clima na montanhas, vales, ou cidades mais planas tende a ser diferente.
Além disso, o clima também pode ser bem instável e não seguir exatamente o mesmo padrão de anos anteriores, ou seja, mesmo se planejando bem você ainda vai precisar de uma certa dose de sorte!
O ideal, principalmente se tratando de passeios de montanha é checar o clima no dia anterior em sites como wetter.com e accuweather.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!De qualquer forma, mesmo com imprevistos no tempo é possível se divertir e fazer uma inesquecível viagem pela Suíça.
:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::
Primavera na Suíça – de Março a Maio
A Primavera na Suíça é uma das épocas mais lindas e particularmente minha favorita. As árvores florescem, os campos voltam a ser verdes, flores silvestres se espalham pelas montanhas e os lagos começam a se descongelar. É como se a natureza estivesse acordando depois de um longo inverno.
As temperaturas podem variar de 8 a 15 graus. Essa é a média, mas é possível sim ter alguns dias de calor mais intenso, acima dos 20 graus.
Além das paisagens serem lindas, essa é uma época marcada por festivais para celebrar o final do inverno como a famosa Sechseläuten, um festival onde queimam um boneco de neve em praça pública para ver em quanto tempo sua cabeça explode indicando se o verão será bom ou não.
Em relação aos passeios em montanhas, muitos bondinhos e funiculares começam a reabrir e a temporada de hiking se inicia.
Um porém é o mês de abril que tem a fama de ser o mês mais louco em questão de clima aqui na Suíça. Há até um ditado: “April, April, er macht was er will”, o que significa que no mês de abril tudo pode acontecer. Pode ser que o inverno volte temporariamente e neve, por exemplo.
Como a primavera é uma época de transição entre o inverno e o verão, épocas de alta temporada na Suíça, é de se esperar que haja menos turistas e os preços de hospedagem tendem a ser um pouco mais baixos.
Há uma certa concentração de dias chuvosos, mas no verão esse problema é mais recorrente.
Essa também é conhecida como a época da alergia. Aqueles que possuem alergia ao pólem podem ter problemas.
Se você gosta de hiking nas montanhas dê preferência para os meses finais da primavera como Maio e Junho que já é o comecinho do verão onde as temperaturas já estão mais altas e a neve nas montanhas provavelmente já terá derretido.
Leia também esse artigo com dicas do que visitar em uma viagem pela Suíça
Primavera na Suíça é bom para:
- Passeios nas montanhas
- Visitar termas e spas
- Festivais de celebração do fim do inverno
- Ver a Suíça toda colorida e florida
Veja alguns dos posts que já escrevi descrevendo um pouco mais da primavera na Suíça:
- 5 motivos para viajar para a Suíça no Verão ou Primavera
- Dicas de lugares para visitar em Zurique durante a Primavera
Verão na Suíça – de Junho a Setembro
Ah o Verão! Juntamente com o inverno essa é uma estação de alta temporada na Suíça apesar do estereótipo que a maioria das pessoas tem na cabeça de uma Suíça congelada e debaixo de neve apenas para férias de inverno ou para esquiar.
Muitos nem imaginam como as paisagens mudam e fica incrivelmente coloridas durante o verão na Suiça e com mais possibilidades de serem exploradas com as altas temperaturas que podem chegar ou ultrapassar os 30 graus.
O Verão é a estação mais ensolarada da Suíça, porém é também a mais chuvosa.
Os meses mais disputados do verão são Julho e Agosto e é super recomendado reservar os hotéis com antecedência se você pretende viajar para o país nessa época. Além dos hotéis lotarem com maior facilidade e rapidez nesses meses, os preços tendem a subir ainda mais se for uma reserva de última hora.
As caminhadas nos Alpes se tornam possíveis e mais frequentes, afinal a neve existente no topo de algumas montanhas acaba por derreter.
A maioria dos passeios em montanha com funiculares e bondinhos estão a todo vapor, depois de uma temporada de manutenção e tempo instável.
As ruas se lotam com as mesas ao ar livre dos bares, cafés e restaurantes, assim como os lagos e rios passam a ser mais frequentados para se refrescar do calor.
Costumo dizer que nessa época até as pessoas são diferentes por aqui. Há muito mais opções de passeios e formas de apreciar o dia ao ar livre e claro que isso influi diretamente no humor de cada um.
No Verão a Suíça recebe também vários festivais de música como o Montreux Festival, a Street Parade em Zurich e eventos como cinema e teatro ao ar livre para celebrar essa época que é tão esperada mas infelizmente curta.
Na minha opinião, o Verão pode ser uma excelente época para quem pretende economizar porque abre as possibilidades de se acampar e há muitas atividades que podem ser feitas ao ar livre sem a necessidade de gastar dinheiro, como hiking.
Além disso, e é possível fazer um picnic ao ar livre ao invés de gastar com uma refeição em um restaurante. Essas dicas com certeza irão influenciar o seu budget de viagem, mas veja mais dicas para economizar em uma viagem na Suíça aqui nesse post.
Mesmo durante o verão é possível ver neve na Suíça em montanhas como Jungfraujoch em Interlaken e o Monte Titlis em Engelberg, na Suíça Central.
Se você gosta de atividades ao ar livre e quer curtir ao máximo as paisagens, agora você já sabe quando viajar para a Suíça.
Verão na Suíça é bom para:
- Atividades ao ar livre
- Esportes: Paragliding, Mountainbiking
- Nadar nos lagos
- Trilhas
- Passeios em montanha
- Festivais de música
- Fazer uma roadtrip pelos passos alpinos
Leia também: 13 dicas de passeios e lugares para visitar na Suíça durante o Verão
Outono na Suiça
Outono na Suíça – de Setembro a Novembro
Autumn looks like this in the beautiful region of Wallis O outono este ano na Suíça está dando um show de beleza e ontem vi paisagens belíssimas na região de Wallis, talvez as mais bonitas até agora! Essa foto foi tirada na minúscula cidade de Bellwald!
O Outono é considerado baixa temporada na Suíça e é uma das épocas mais coloridas, em que as folhas das árvores se tingem de amarelo e vermelho antes de caírem.
No comecinho da estação, nos dias finais de Setembro e nas primeiras semanas de Outubro pode fazer bastante calor, e é uma boa época para fazer trilhas porque a quantidade de chuva começa a diminuir.
É a época da colheita e é possível encontrar diversos festivais gastronômicos pelo país, como festivais para degustação de vinho na região vinícola de Lavaux, próximo a Lausanne.
Um dos pontos negativos durante o Outono na Suíça é que diversos bondinhos e funiculares que levam a passeios na montanhas fecham por um período ou alguns dias para manutenção, aproximadamente no final de Outubro, portanto se informe sobre as datas de funcionamento dos passeios que pretende fazer.
Novembro é um mês bem delicado na Suíça porque geramente chove bastante e a névoa e neblina geralmente aparecem e podem durar por dias, o que pode dificultar os passeios em montanhas. Além disso, os dias começam a ficar mais curtos e passa a escurecer bem mais cedo.
Alguns passeios como o trem panorâmico Glacier Express faz uma pausa em seu funcionamento a partir do final de outubro até dezembro, portante se essa rota está na sua lista, programe a viagem para o começo do mês de Outubro ou Setembro
Na minha opinião, as paisagens no final do Outono acabam deixando a desejar pois não há flores ou folhas nas árvores, os campos e pastos ficam com um aspecto de queimado e o sol pode se esconder entre as nuvens, fora que as temperaturas caem consideravelmente afinal o inverno está chegando.
Algumas estações de esqui começam a abrir para funcionamento no final de outubro dependendo das condições climáticas mas em geral Zermatt e Saas Fee são boas opções.
Pessoalmente não recomendo o Outono para uma primeira viagem pela Suíça. Acredito que uma viagem no Inverno ou no Verão são melhores para uma primeira viagem, mas se você ama o Outono, e não consegue marcar a viagem em outra época agora você já sabe quando viajar para a Suíça.
Outono na Suíça é bom para
- Degustar a gastronomia local e vinhos
- Visitar centros de spa e termas
- Visitar museus
- Achar hotéis e chalés a melhores preços em vilas alpinas como Zermatt e Saas Fee
Leia também:
Viajar para a Suíça no Outono – fotos e impressões dessa estação na Suíça
Inverno na Suíça – de Dezembro a Março
Alguém mais aí ansioso pela neve? Foto tirada em Zug no inverno passado. Tem previsão de neve para esse final de semana mas por enquanto só chove!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Picture taken last winter in Zug! Great expectations for the snow this year but at the moment it’s just raining.
O inverno na Suíça é uma época bem disputada, considerada alta temporada principalmente em regiões alpinas e vilas como Zermatt e St.Moritz. Pessoas do mundo todo vem passar férias e esquiar.
Leia tudo sobre o Inverno na Suíça – o que fazer, atrações, melhores cidades e vilas para visitar nessa época e como se vestir
As temperaturas caem mês a mês e a neve começa a chegar. Fato é que ano a ano a quantidade de neve parece ser menor durante o inverno, e enquanto montanhas e vilas de alta altitude podem estar cobertas de neve, geralmente as cidades e lugares mais planos recebem neve apenas algumas vezes durante esses três meses e ela demora a chegar.
Nos últimos anos aqui na Suíça, a neve não chegou na maioria das cidades nem durante o Natal que normalmente era algo muito frequente no passado.
Para quem quer garantir ver neve caindo do céu, o ideal é marcar a viagem a partir de Janeiro. Essa é a melhor época também para aqueles que pretendem esquiar ou praticar esportes de inverno.
O inverno também é a época dos mercados de natal que se espalham pelas cidades da Suíça. Tudo fica lindo iluminado e é sempre uma boa opção de atividade para os dias frios onde é possível se esquentar com bebidas como vinho quente ou diversas comidinhas.
As temperatura variam muito de cidade a cidade mas em geral ficam abaixo de zero sendo Janeiro e Fevereiro os meses mais frios.
Para quem vem à Suíça nessa época do ano é imprescindível pesquisar e reservar hotéis o quanto antes, afinal sendo alta temporada os preços e a procura sobrem principalmente em cidades e resorts como St.Moritz e Zermatt.
Inverno na Suíça
Inverno na Suíça é bom para:
- Praticar esportes de inverno como esqui, snowboarding e trenó na neve
- Comer raclette e fondue acompanhados de um bom vinho
- Ver vila alpinas cobertas de neve
- Ver neve caindo pela primeira vez
- Visitar diferentes mercados de natal
Espero que este artigo seja útil na sua decisão de quando viajar para a Suíça! Como você deve ter percebido , não há uma estação ideal, afinal o clima na Suíça é relativamente moderado e imprevisível, porém dependendo das opções de passeios e dos seus objetivos de viagem, fica mais fácil escolher quando marcar a viagem!
Além disso, o clima também pode ser bem instável e não seguir exatamente o mesmo padrão de anos anteriores, ou seja, mesmo se planejando bem você ainda vai precisar de uma certa dose de sorte!
O ideal, principalmente se tratando de passeios de montanha é checar o clima no dia anterior em sites como wetter.com e accuweather.
De qualquer forma, mesmo com imprevistos no tempo é possível se divertir e fazer uma inesquecível viagem pela Suíça.
PARABÉNS PELO BLOG . ADOREI AS DICAS. HOJE , 06/12/21 , FIZ O SEGURO SAÚDE COM COVID PARA 19 COM A ATENDENTE EDUARDA. AVISEI QUE VI A PROPAGANDA NO BLOG.
Monique, acompanho seu blog e estou planejando uma viagem em Fevereiro/21 de carro. Minha duvida é em relação as estradas no inverno…irei locar um veículo em Milão e subir em direçao a Interlaken, depois Chur, St Moritz e entro novamente na Italia… Será que consigo fazer o deslocamento pelas estradas principais e algumas alpinas como a Sustenpass ? Obrigado
Oi Christian, tudo bem? Bom, em relação aos passos alpinos, quase todos fecham durante o inverno, então você vai ter que usar as rodovias mesmo. Um dos únicos que está aberto na época da sua viagem é o Julierpass. Para checar a situação dos passos alpinos em tempo real utilize esse website.
Quanto as vias principais, não há problema, apenas em caso de neve extrema é bom checar os noticiários mas em geral o sistema de limpeza de neve das rodovias por aqui funciona muito bem, exceto em estradas secundárias onde o tráfego é limitado.
Abraços
Olá Monique, tudo bom? Gostaria que informasse, em termos de economia, para realizar um passeio por Junfraujok, monte titlis, conhecer Interlaken e Grindelwald, eu deveria me hospedar em Interlaken mesmo, ou Lucerna ou Berna? Pois quero ir entre marco ou abril do ano que vem, mas estou com medo de sair muito acima do orçamento, e confesso que não faço ideia de onde me hospedar para realizar especificamente esses passeios. Estou indo pra Suíça só por esses dois lugares. Se for possível me auxiliar. Agradeço imensamente. Grata desde já.
Olá Francielly tudo bem. Para conhecer jungfraujoch e Grindelwald com certeza vale a pena se hospedar na região de Interlaken ou na própria vila de Grindelwald que é muito charmosa. Quanto a Titlis, você pode se hospedar em Lucerne ou na vila de Engelberg. Um abraço
Adorei a quantidade e qualidade das informações
Oi Ricardo! Bacana, sempre tento criar artigos informativos e realmente úteis. Abraços
Parabéns pelas dicas e experiências.
Muito obrigada Leandro! Espero que o artigo tenha sido útil para ti. Abraços
Muito bom
Olá, você mora na Suíça? Se sim, vc faz o serviço de guia?
Sim Marcela, moro aqui mas não sou guia. Te recomendo a Ana do Pelo Mundo Blog. Abraços