Lugano é a maior cidade da região italiana da Suíça conhecida como Ticino.
Trata-se de uma cidade apaixonante que é rodeada de montanhas, possui clima mediterrâneo e um belíssimo lago.
Mas será que vale à pena conhecer a cidade de Lugano na Suíça? Com certeza!
Nesse artigo conto mais sobre a cidade e suas atrações e espero te inspirar a conhecer a Suíça italiana, ainda não tão explorada pelos turistas brasileiros.
Um pouco mais sobre Lugano
Localizada a apenas 30 quilometros da vizinha cidade de Como na Itália, Lugano carrega um mix de culturas suíça e italiana. Vemos esse mix influenciando principalmente a cultura, idioma e culinária local. Em Lugano se fala italiano e não é difícil notar que as pessoas se comportam de uma forma diferente dos moradores da Suíça alemã.
A cidade de Lugano é o terceiro centro financeiro da Suíça mas é também uma cidade feita de parques, vilas às margens do lago e um clima moderado, o que a torna um popular destino de férias para os suíços da parte alemã principalmente durante a Primavera e o Verão.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!Onde se localiza Lugano?
A cidade de Lugano fica localizada ao sul da Suíça próxima à fronteira com a Itália, especificamente a região conhecida como Lombardia.
Para você ter noção deixo abaixo a distância média das principais cidades suíças e as que ficam mais próximas na Itália:
- De Zurique a Lugano – 208 quilômetros
- De Lucerne a Lugano – 169 quilômetros
- De Interlaken a Lugano – 219 quilômetros
- De Como a Lugano – 33 quilômetros
- De Milão a Lugano – 80 quilômetros
Como chegar em Lugano
Basicamente você pode chegar em Lugano de trem ou de carro. A melhor decisão vai depender de onde você irá partir. Abaixo deixo mais dicas.
De trem regional – Para quem viaja a partir da Suíça alemã em direção a Lugano, essa é a forma mais prática e rápida. Recentemente, um novo túnel para trens foi inaugurado, permitindo que o percurso seja feito de forma mais rápida.
Para vocês terem uma ideia, nesse túnel chamado de Gothard Base, os trens chegam à velocidade de 250km/h ! Com 57,1 quilômetros é o túnel para trem mais longo do mundo.
Para quem quer aproveitar o percurso e fazer um passeio especial sugiro o Gotthard Panorama Express, rota panorâmica de barco e trem de Lucerne até Lugano ou a rota de trem panorâmico Bernina Express para Tirano na Itália e em seguida para St.Moritz!
A partire Zurique,e com trem regional, você levará apenas 2h10 minutos para chegar a Lugano. O preço médio do bilhete de trem para este percurso é de CHF65 francos suíços, mas para quem tem o SwissPass esse percurso sai de graça.
Ao chegar na estação de Lugano, você irá perceber que ela está situada numa colina no alto da cidade e portanto é necessário pegar um funicular caso você esteja com malas ou descer a pé alguns lances de escada, o que é uma excelente opção para já ir apreciando a vista.
Obs: O preço do funicular é CHF1.30 para o percurso que leva 1 minuto e meio.
De carro – Alugar um carro é sempre uma prática opção, especialmente se você quiser explorar outros cantinhos lindos da Suíça italiana ou caso você esteja planejando fazer um bate-volta para a cidade de Como, algo que realmente recomendo.
O percurso mais comum é atravessar o túnel Gothard para carros, um túnel de 17 quilômetros de extensão que possui apenas uma via única. Porém essa é uma rota em que costuma ter muito trânsito durante a época de férias e especialmente durante finais de semana de verão.
A segunda opção é dirigir pelo passo alpino Gothard que foi originalmente a primeira rota entre os Alpes suíços e a Itália, em um percurso cheio de curvas e paisagens de tirar o fôlego.
Para alugar um carro na Suíça recomendo pesquisar pelo site RentalCars e também recomendo que leia esse meu outro artigo com todas as informações e dicas para quem pretende dirigir pela Suíça.
Principais atrações e pontos turísticos de Lugano
Lugano é uma cidade de muitas possibilidades, principalmente para os dias de sol. Abaixo destaco os principais atrativos da cidade:
Centro histórico de Lugano
Formado por belas praças, igrejas e arquitetura, vale à pena investir um tempo de caminhada pelas ruas de pedestre no centro de Lugano.
Por lá você vai encontrar muitos restaurantes, pizzarias, cafés, gelaterias e lojas boutique ou de departamento para se distrair.
Alguns dos maiores símbolos da cidade também se encontram nessa área como a Piazza Riforma, a Catedral da cidade e a Igreja de Santa Maria degli Angioli .
Parco Ciani
Um dos meus lugares favoritos em Lugano, esse é um lindo parque às margens do lago da cidade, formado por flores de diversas cores e árvores centenárias. Em uma caminhada pelo parque você terá uma excelente vista do monte Salvatore e Monte Bré.
Lago de Lugano
Uma das atividades mais bacanas para se fazer em Lugano é caminhar às margens do lago da cidade e sentar em um dos bancos espalhados pelo calçadão na orla para apreciar a paisagem.
Durante o verão é muito popular alugar um pedalinho e ir explorar o lago. Alguns modelos de pedalinho possuem escorregado embutido e assim já dá para dar um mergulho e se refrescar no Lago de Lugano.
Leia aqui como curtir Lugano no verão: dicas de passeios e atrações
Para os mais aventureiros vale a pena alugar um barco. Há também a opção de ir almoçar ou jantar em um dos restaurantes que fica na orla do lago e de onde se chega apenas de barco. Alguns desses restaurantes oferecem o próprio transporte de barco.
Para ver a cidade de Lugano do alto
Monte San Salvatore
Esse é um dos passeios mais legais para ter uma vista panorâmica de Lugano e região.
Subir no topo do monte mais icônico da cidade é com certeza uma experiência super indicada para quem passa pela cidade. A subida é feita de funicular a partir de Lugano Paradiso e custa CHF30 francos o ticket de ida e volta.
Leia aqui o artigo completo sobre o passeio ao Monte San Salvatore em Lugano
Monte Bré
Localizado a uma altitude de 933 metros, o Monte Bré é também uma excelente opção de passeio para curtir o visual do alto ou para fazer trilhas e passeios de bicicleta.
Leia aqui o artigo com o meu relato e dicas sobre o passeio ao Monte Bré
Onde se hospedar em Lugano
São tantas opções de hospedagem em Lugano! Nas vezes em que estive, procurei hotéis um pouco mais afastados do centro mas que tivessem uma vista incrível do lago como por exemplo essas duas opções abaixo:
Mas para quem está de transporte público, o ideal é se hospedar mais no centro da cidade mesmo. Confira mais opções aqui.
Ideias de passeios a partir de Lugano
Se você tem mais do que um dia em Lugano, sugiro aproveitar o tempo para fazer um passeio de barco e conhecer esses outros lugares especiais como:
- Vila Morcote – já ganhou votação e foi considerada a vila mais bonita da Suíça
Leia aqui o artigo sobre a Vila de Morcote
- Vila Carona – Vila histórica localizada aos pés do Monte Salvatore de onde se tem uma excelente vista do Lago e cidade de Lugano.
- Vila Gandria – vila de pescadores às margens do Lago Lugano. Uma pitoresca vila que parece ter parado no tempo
Leia aqui o artigo sobre a vila de Gandria
- Museu do Herman Hesse em Montagnola: esse é um museu dedicado ao famoso autor alemão, responsável por títulos como O Lobo da Estepe e Sidarta que morou nessa vila acima de Lugano entre os anos 1919 e 1931.
+ Dicas para curtir Lugano
- Todo turista que se hospeda em Lugano, a partir de 1 noite, seja em hotel, hostel ou camping, recebe o Ticino Ticket, um passe que garante gratuidade no transporte público na cidade e no cantão de Ticino. Com ele você pode ir até as cidades vizinhas de Locarno e Ascona por exemplo. Além disso, esse passe também garante descontos em alguns passeios na região
- Se você está viajando pela Itália e vai passar por Como e Milão, inclua Lugano no seu roteiro! É a chance de conhecer um pouco da Suíça que fica na fronteira com a Itália e tem muitas paisagens e passeios incríveis a oferecer
- Durante o Verão acontece em Lugano o Long Lake Festival que oferece diversas atrações e shows musicais de graça pela cidade
- Faça um dos passeios de barco pelo Lago de Lugano e conheça alguma das vilas às margens do lago como a linda vila de Gandria
- Quem gosta de arquitetura e arte contemporânea não pode deixar de visitar o museu LAC Lugano que também abriga diversos concertos
- Um dos passeios super interessantes para crianças na região de Lugano é o SwissMiniatur, um museu com réplicas em miniatura de diversas cidades suíças
O que é essencial:
- Swiss Travel Pass: para economizar na viagem de transporte público, garantir descontos e gratuidade em passeios de barco, montanha, trens panorâmicos e entradas em museus ou o Global Pass caso seu roteiro inclua a passagem por mais países pela Europa.
- Compra de ingressos antecipados no cartão de crédito para garantir disponibilidade e também oferta de excursões e passeios guiados pra quem viaja sozinho ou quer a comodidade de viajar com quem conhece bem o país
- Pesquisa e reserva de hotéis no Booking.com para verificar disponibilidade, comparar preços e diversas opções de hotéis. Mesmo que não finalize a reserva por lá, é a minha dica de onde começar a pesquisa pois geralmente também oferece preços atrativos.
- Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
- Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é altamente recomendado e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Comece sua pesquisa com a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício.
- Veja abaixo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:
Mais posts sobre a Suíça para te inspirar
Planejamento de Viagem à Suíça
-
- Curiosidades da Suíça - conheça os moradores ilutres, marcas suíças e muito mais sobre o país
Transporte na Suíça
-
- O que você precisa saber para dirigir na Suíça -regras e informações básicas
-
- Saiba tudo sobre o Swiss Pass, o bilhete múltiplo para sua viagem na Suíça
-
- Swiss Pass x Aluguel de carro na Suíça - descubra o que vale à pena para sua viagem
-
- Goldenpass: rota de trem panorâmica de Lucerne a Montreux
Suíça nas diferentes estações
Principais cidades
-
- Tudo sobre Zurique: guia para conhecer a maior cidade suíça.
-
- Tudo sobre Saint Moritz, uma das cidades mais exclusivas da Suíça
Principais passeios em montanha
-
- Titlis x Jungfraujoch - um comparativo dos 2 passeios em montanha onde é possível ver neve o ano todo
-
- Rigi, a rainha das montanhas - combine passeio de montanha e cruzeiro pelo lago
-
- Stoos - conheça essa vila alpina no funicular mais inclinado do mundo
-
- First em Grindelwald, visite o incrível lago Bachalpsee
Lagos na Suíça
-
- Blausee - o lago mais azul da Suíça
Vilas Suíças e dicas de passeios
-
- Grindelwald, uma das vilas alpinas mais especiais da região de Jungfrau
-
- Engelberg, um vale especial e diversas montanhas
-
- Lauterbrunnen - o vale inspiração para as paisagens de Senhor dos Anéis
-
- Gruyéres - conheça essa charmosa vila medieval, também famosa pelo queijo
Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.
Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.
Boa noite Monique, muito boa a matéria!
Você sabe me dizer se morar na Suiça posso fazer compras na Itália?
A Suíça é um país lindíssimo, seja na parte italiana, francesa, alemã ou romanche. Diria mesmo que na Suíça é uma dor de cabeça escolher o destino a visitar ou a viver, pois toda a Suíça é tão bonita que dá vontade de conhecê-la de uma ponta à outra…
Monique, muito bom seu blog! Estou a procura de informações precisas sobre como ir de Como até Lugano. Estarei de carro entre Veneza e Como, não consegui carro disponível para fazer o trajeto de Veneza a Lugano. Já encontrei informação que tem possibilidade de ir de ônibus e trem, mas nada como ter indicação de quem conhece. Obrigada!
Olá Juliana obrigada! Bom, eu já fiz o percurso algumas vezes de carro mas de trem tb é fácil e leva cerca de 40 minutos de acordo com o Google Maps. Tem trens direto até. Um abraço