Lago Oeschinensee, um dos lagos mais fotogênicos da Suíça

lago oeschinen suiça

O lago Oeschinen é um dos lagos alpinos mais visitados da Suíça. O que faz esse lago tão popular além da sua beleza natural inexplicável é a facilidade de acesso que temos até ele. Nesse post compartilho as dicas para você visitar o Lago Oeschinensee e as principais informações para incluí-lo em seu roteiro de viagem pela Suíça.

Por que incluir o lago Oeschinensee em seu roteiro?

Basicamente porque o Oeschinensee é um dos maiores lagos alpinos da Suíça e que além de lindo é um dos que possui uma das formas mais fácil de acesso apesar de ficar no alto de uma montanha, não exigindo uma trilha pesada para chegar até lá. Além disso, o lago Oeschinen faz parte de uma região patrimônio da Unesco e oferece diversas atividades para toda a família e tipo de viajante.

oeschinensee suiça

Trata-se de um lago cristalino e de um tom azul impressionante. Pessoalmente acho que o Lago Oeschinen se assemelha bem ao lago Moraine no Canadá.

É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Sempre que me pedem dica de lagos para visitar aqui na Suíça, o Oeschinensee é um dos que sempre recomendo juntamente com o Blausee e o Caumasee. Todos os três lagos são lindos, perfeitos para aquela foto de instagram que vai impressionar a todos e além disso permitem conhecer um pouco das paisagens alpinas mais incríveis da Suíça.

Onde fica e como chegar até o Oeschinensee

oeschinensee dicas suiça
No Lago Oeschinen as vaquinhas ficam soltas entre os visitantes

O Lago Oeschinen está localizado a 1572m de altitude no alto de uma montanha na região de Kandersteg.

A chegada até o lago Oeschinen é feita em 2 etapas. Primeiramente é preciso acessar a estação de onde sai o bondinho que leva até o alto da montanha e de lá é necessário realizar uma pequena caminhada para chegar até o lago.

De carro até Kandersteg

Kandersteg faz parte da região de Berner Oberland, então faz sentido usar alguma cidade da região como base para a sua visita.

Há estacionamento no local ao custo de CHF5 pelo dia.

lago montanha oeschinensee

Considerando as cidades abaixo, esse seria o tempo médio de distância dirigindo:

  • de Zurich a Kandersteg – cerca de 2h10 (183 km)
  • de Lucerne a Kandersteg – cerca de 1h50 (112km)
  • de Interlaken a Kandersteg – cerca de 50 minutos (45km)
  • de Berna a Kandersteg – cerca de 54 minutos ( 50 km)
  • de Adelboden a Kandersteg – cerca de 40 minutos (29km)

Como você pode ver, um bate e volta até o Lago Oeschinen saindo de Zurique ou Lucerne é algo cansativo mas dá para fazer. Apenas considere o tempo de ida e volta e mais o tempo de passeio.

O ideal para curtir bem o passeio, afinal é um lago grande dentro de uma região incrível, é usar como base alguma cidade na região de Interlaken, Berna ou a cidade de Adelboden que é uma típica vila suiça e região reconhecida pelos seus hotéis e spas como o famoso Hotel The Cambrian o qual contei mais sobre aqui nesse post.

lago oeschinensee suiçA

Leia também:

De transporte público até Kandersteg

Independentemente de onde você estiver na Suíça, será preciso pegar um trem até a estação de Kandersteg e de lá caminhar cerca de 15 minutos até a estação de onde sai o bondinho. Há também um ônibus que leva da estação de trem de Kandersteg até a estaçâo do bondinho e o trajeto é cerca de 8 minutos.

Não há trens diretos saindo de Zurique, Lucerna, Interlaken ou Genebra. Todos os trajetos saindo dessas cidade incluem trocas de trem. Mas a partir de Berna você pode pegar um trem direto de hora em hora até Kandersteg. O trajeto dura cerca de 1 hora.

Para pesquisar os horários dos trens e conexões acesse o site da SBB. 

trilha lago oeschinen

Recomendamos a compra do SwissPass se você pretende usar a rede de transportes públicos da Suíça em uma viagem pelo país, o que acaba sendo muito mais prático e conveniente, além de econômico também. Leia mais sobre o SwissPass aqui e veja se vale à pena adquirí-lo para a sua viagem.

De Kandersteg até o lago Oeschinensee

bondinho oeschinensee
A subida de Kandersteg até o lago Oeschinen

A segunda etapa até o lago Oeschinensee inclui a subida de bondinho até o topo da montanha.

O bondinho cabe 6 pessoas e permite a entrada de cadeiras de roda e carrinhos de bebê afinal a caminhada até o lago lá em cima é em um terreno asfaltado. Além disso, há um ônibus elétrico a disposiçâo para aqueles que não podem ou não querem caminhar. O custo é de CHF 8 por pessoa.Lembra da vantagem de acessiilidade que comentei no começo do post?

Quem tem o Swiss Travel Pass paga meia entrada no bondinho. Veja abaixo quanto custa o bondinho para chegar até o Oeschinensee: (valores atualizados para 2021)

preços bondinho oeschinensee suiça

Há também a possibilidade de ir via trilha até  topo e usar o bondinho apenas para descer, por exemplo.

Horários de funcionamento do bondinho

Neste ano de 2021 os horários de funcionamento são os seguintes:

horarios bondinho oeschinensee

Visitar o Lago Oeschinensee no Verão ou Inverno

O lago Oeschinen pode ser visitado praticamente durante o ano todo conforme horários de funcionamento acima, porém é claro que as atividades e a paisagem muda.

Enquanto no verão as trilhas são a grande pedida, ou até mesmo nadar no lago com temperaturas que chegam a 20 graus, no inverno o lago fica congelado e há até mesmo uma pequena pista de esqui para iniciantes. Além disso, com o lago congelado muitos se arriscam na patinação no gelo.

oeschinensee como chegar

Não importa a época que você vá, o Lago Oeschinen irá te encantar.

Entre as demais atividades possíveis, há um tobogã alpino chamado Rodelbahn que virou umja grande sensaçáo e é chamado até de montanha russa dos alpes. Há também a possibilidade de alugar um barco para dar uma volta no lago.

Existem restaurantes no local ou você pode aproveitar para fazer o seu próprio picnic.

Espero que esse post tenha te inspirado a conhecer o belissimo lago Oeschinen na Suíça!

Aproveite e veja nesse outro post meus 10 lagos favoritos na Suíça.

lago oeschinen suiça

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

O que é essencial:

  • Swiss Travel Pass: para economizar na viagem de transporte público, garantir descontos e gratuidade em passeios de barco, montanha, trens panorâmicos e entradas em museus ou o Global Pass caso seu roteiro inclua  a passagem por mais países pela Europa.
  • Compra de ingressos antecipados no cartão de crédito para garantir disponibilidade e também oferta de excursões e passeios guiados pra quem viaja sozinho ou quer a comodidade de viajar com quem conhece bem o país
  • Pesquisa e reserva de hotéis no Booking.com para verificar disponibilidade, comparar preços e diversas opções de hotéis. Mesmo que não finalize a reserva por lá, é a minha dica de onde começar a pesquisa pois geralmente também oferece preços atrativos.
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é altamente recomendado e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Comece sua pesquisa com a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício.
  • Veja abaixo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

 

Transporte na Suíça

    • Goldenpass: rota de trem panorâmica de Lucerne a Montreux

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

    • Titlis x Jungfraujoch - um comparativo dos 2 passeios em montanha onde é possível ver neve o ano todo

    • Stoos - conheça essa vila alpina no funicular mais inclinado do mundo

Lagos na Suíça

    • Blausee - o lago mais azul da Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

    • Grindelwald, uma das vilas alpinas mais especiais da região de Jungfrau

    • Engelberg, um vale especial e diversas montanhas

    • Lauterbrunnen - o vale inspiração para as paisagens de Senhor dos Anéis

    • Gruyéres - conheça essa charmosa vila medieval, também famosa pelo queijo

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado.

Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. Interessado em fazer uma doação? Clique aqui.

Mais de Monique Bianchi

Cruzeiro Maritimo pelos Canais de Amsterdam

Continuando a saga de posts sobre a cidade de Amsterdam, chegou a...
Leia Mais

23 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *