Montepulciano é uma daquelas cidadezinhas que fica na memória depois de ser visitada. Certamente é uma das jóias da romântica região da Toscana e na minha opinião, caso você goste de historia, cidades pequenas e charmosas, vinho e claro de comer bem, Montepulciano é uma parada imperdível nessa incrível região da Itália.
Localizada ao sul de Siena a cidade de Montepulciano pode ser uma excelente base para quem pretende explorar uma das regiões mais famosas da Toscana, o Val D’ orcia com suas famosas paisagens rurais, colinas verdejantes, cidades e vilas no topo de montanhas, que inclusive é tombado como Patrimônio pela UNESCO.
A cidade de Montepulciano fica localizada no alto de uma colina e é uma cidade medieval que se caracteriza por construções de pedra, edifícios da época do Renascimento e claro pelos famosos Vinho Nobile de Montepulciano, considerado um dos melhores da Itàlia e Vinho Rosso de Montepulciano.
Aliás não é difícil notar que a cidade se destaca pela oferta de vinho e a paixão por essa bebida, afinal desde o primeiro momento que você adentra o portal para a cidade antiga, encontra degustações de vinho por todos os lados e pequenos wine bars onde é possível apreciar a bebida.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!Conheci Montepulciano em um dia saindo da cidade de Siena. Estacionamos o carro em um dos estacionamentos mais próximos da entrada da parte antiga da cidade, a qual é cercada por muralhas do século 14. Assim iniciamos a pé o passeio de subida para a Piazza Grande, o centro e o topo da cidade antiga.
Explore as Enotecas e Empórios em Montepulciano
Caminhar por aquelas vielas estreitas e passando entre cantinas e empórios foi mágico! Era um sábado e a cidade estava cheia de turistas. A cada 100 metros onde havia um empório de vinho eram oferecidas degustações gratuitas de vinho sempre acompanhadas de algum petisco. Mas o que mais me impressionou é que a maioria dessas enotecas e empórios eram verdadeiros museus por dentro!
Me lembro de uma cantina em que entramos que era toda decorada com motivos medievais e havia um túnel na parte inferior que nos levava para onde ficavam os barris onde se armazenam os vinhos e azeites!
O resumo da história é que se você decidir parar em cada uma das enotecas e empórios para degustar “corre o risco” de chegar ao topo da cidade levemente embriagado! 😛 Mas é uma experiência memorável e é impossível não sair de là com pelo menos uma garrafa de vinho!
Este caminho de subida até o topo da cidade, onde fica a Piazza Grande é delicioso. Existe uma rua principal chamada “Corso” que nos leva até o topo da cidade mas não deixe de circular também pelas ruazinhas e vielas paralelas. Aproveite cada minuto e permita-se se perder por alguma delas. Essa é a típica situação em que podemos utilizar a máxima: ” O destino final não é o mais importante mas sim a jornada!”
A cada ruazinha escondida que eu encontrava ou detalhes naquelas casinhas de pedra me deixavam ainda mais encantadas por Montepulciano!
Quando estávamos mais ou menos na metade do caminho até o topo resolvemos parar em uma lojinha de souvenir e perguntar a um local uma sugestão de bom restaurante para comer uma Bisteca Fiorentina, um dos pratos típicos da Toscana! Nessa loja de souvenir conhecemos um simpático senhor chamado Giuseppe que nos recomendou um restaurante maravilhoso, o qual falarei mais abaixo. Mas o mais legal foi que ficamos conversando por bastante tempo e o Giuseppe até nos mostrou uma foto em que ele aparecia como figurante do filme “Crepúsculo” que teve cenas filmadas na cidade, um dos motivos que aumentou a quantidade de turistas!
Ao chegar na Piazza Grande há muitos pontos turísticos para se observar entre palácios e igrejas como o “Palazzo Comunale” e a Catedral “Domo de Montepulciano”. Não se esqueça é claro que apreciar a incrível vista lá do topo!
Logo em seguida ao passar pela Piazza Grande e apreciar a vista de palácios renascentistas resolvemos seguir em direção ao restaurante que nosso amigo Giuseppe havia recomendado. De acordo com ele, era o melhor restaurante da cidade para se comer uma bisteca fiorentina. Um restaurante pequeno, sem frescuras, que aliás se destaca justamente por isso, pela simplicidade e pelo lado artesanal, sendo que o dono é que comanda a cozinha. Realmente o que estávamos procurando. Porém por ser um restaurante pequeno normalmente costuma estar lotado. Fomos tentar a sorte assim mesmo.
Chegamos lá na entrada e notamos que já havia algumas pessoas esperando por uma mesa mas realmente era nosso dia de sorte pois após alguns minutos 2 lugares haviam sido desocupados.
O restaurante em si combina muito com o clima de cidade pequena e histórica. O espaço é pequeno, e as mesas quase não se separam. O cardápio? É escrito a mão!
Jà sabíamos o que queríamos de prato principal então apenas pedimos bebida (vinho, claro!) e entradinhas. Logo após Julio, o dono do restaurante veio nos mostrar a bisteca para ver se estávamos de acordo com o tamanho. Escolhemos uma e lá foi ela preparà-la!
Tudo o que comemos por lá estava divino e adoramos esse atendimento mais pessoal e sem frescuras! A bisteca realmente estava deliciosa! Valeu Giuseppe pela dica!
No final, ao pedirmos a conta, Júlio chega com uma caneta e escreve a conta somando os valores na “toalha de mesa” ! Sensacional! Se você quer um restaurante com comida típica da região da Toscana, de excelente qualidade, sem frescuras e com um atendimento pessoal e irreverente, sem dúvidas, vá a este restaurante! Deixo aqui a dica, mas preste atenção, é uma dica valiosa! Osteria Achacheta!
Depois de comermos resolvemos descer até o estacionamento afinal nossa visita desta vez era apenas passageira. No caminho de descida que também é especial, não deixamos de passar e cumprimentar o senhor Giuseppe pela excelente dica de restaurante!
Antes de ir embora paramos em um wine bar para apreciar uma vez mais uma taça de vinho!
Fiquei com a impressão de que Montepulciano apesar de ser uma cidade pequena merece mais tempo para ser explorada e com certeza na próxima vez irei me hospedar por lá para aproveitar mais o clima e a atmosfera local que tanto me conquistaram.
Veja abaixo algumas opções de excursões para curtir melhor a sua viagem por Montepulciano:
Boa tarde. Qual é ponto da foto onde você está com uma mochila vermelha? (a mesma paisagem da capa no início desse artigo). Obrigado!
Oi Lucas não sei se esse.mirante tem um nome mas assim que vc sobe até o topo da cidade fica fácil de encontrar. Abraços
Gostei muito de Montepulciano, mas tb de Pienza. E o Chianti? Queria passar 2 noites em um daqueles castelos e poder tomar um vinho bem pertinho das videiras. Ah…a Toscana!