Istambul: A única cidade dividida entre 2 continentes, a antiga Bizâncio ou Constantinopla. A mistura entre oriente e ocidente e o povo com um cultura tão diferente da nossa. Esse post conta as minhas impressões sobre Istambul, na minha primeira visita à cidade.
Cheguei a Istambul com minha amiga de um vôo vindo de Mykonos, que fez conexão em Atenas. Este vôo durou apenas 20 minutos e imaginem que as comissárias de bordo mal conseguiram terminar de servir as bebidas aos passageiros! De Atenas para Istanbul levamos um pouco de mais de 1 hora e voamos pela Aegean novamente.
O Aeroporto Internacional de Istanbul leva o nome de uma figura muito importante para todos os turcos: Mustafá Kemal Ataturk foi o primeiro presidente da Turquia tendo realizado diversas reformas para melhoria do país e também é considerado um herói por ter lutado na 1 Guerra Mundial, vencendo os britânicos e impedindo a conquista do país. E bem útil você entender quem foi o Ataturk pois você verá o rosto dele espalhado por toda a cidade, demonstrando a tamanha importância que ele tem para o povo turco.
Assim que desembarcamos temos que nos dirigir a fila para passar pelo Controle de Passaporte. Nós brasileiros, não precisamos de Visto, senão teriamos que primeiramente nos dirigir a outra fila para conseguí-lo. Depois de cerca de uns 30/40 minutos fomos liberadas e nos dirigimos para a saída do aeroporto onde um guia com uma plaquinha com meu nome já nos aguardava pois tínhamos reservado um transfer até o Sultan Hostel, localizado no bairro turístico de Sultanahmet, nossa escolha para se hospedar em Istanbul nos primeiros dias. O engraçado é que de cara percebi que o motorista era de poucas palavras ou seja, não falava inglês! Me lembro de ter falado um Merhaba (olá) e um Tessekurler (obrigada) e ele ter retribuído com um sorriso!
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!Do Aeroporto até Sultanahmet levamos cerca de 30 minutos na van! Do trajeto pude já me maravilhar com a vista da cidade e muitas coisas atraíram meu olhar como os minaretes das mesquitas ao longe entre prédios e demais construções, famílias fazendo churrasco(kebab) em churrasqueirinhas num parque em frente ao mar de Mármara… Tanta coisa e eu já na ansiedade louca pra descer daquela van e explorar toda Istanbul! Enquanto isso o motorista acelerava e eu já pude comprovar o que havia lido em alguns sites e blogs, os motoristas de Istanbul gostam de se sentir numa corrida de Formula 1! Alta velocidade é comum… Ok, pra quem adora uma aventura!
Chegamos no Hostel e fomos atendidas por um turco chamado Volcano, isso mesmo,rs! Que bom que ele falava inglês! Depois do motorista ficamos até apreensivas sem saber o que esperar, apesar de que já havia lido que nas áreas turísticas a comunicação em inglês não é um problemas. Quando chegamos no quarto para deixar as bagagens, percebemos (lembramos) que não havia ar condicionado e estava muuuuuito calor! Resumo, o quarto era bem pequeno e estava mega abafado, mas ok, ignoramos isso, colocamos nossas malas, escolhemos as camas e lá fomos aproveitar para começar a explorar o bairro de Sultanahmet!
Começamos experimentando uma versão escura da cerveja local chamada Efes no bar do próprio hostel e ela foi aprovada! Neste momento percebmos que os turcos fazem amizade fácil, pois o atendente do bar que trouxe nossa água e cerveja só faltou se juntar a nós e sentar na mesa pra conversar!
Nos próximos posts conto os passeios que fizemos por Istanbul e pelo interior da Turquia !
Està planejando a sua viagem a Istambul ? Veja opçoes de estadia na cidade, clique aqui para pesquisar e reservar tranquilamente seu Hotel pelo Booking.com
Saiba aqui porque recomendo o Booking.com.
Muias emoções ainda estavam por vir afinal a Turquia era o destino principal desta trip de 20 dias pela Europa 😉
Eh muito bom ver o pessoal indo pra Turquia e gostando. Morei la durante um tempo e sinto muitas saudades de tudo. Experimenta o Iskender Kebab, eh otimo!
Pois é Adri, todo mundo com quem converso e que já foi pra lá amou a cidade! Precisava de umas dicas a respeito desta ideia de morar lá..rs
Valeu a visita
Beijos