No último final de semana participei do 3º Encontro de Viajantes RJ organizado pelo Fábio do Intrip. Desta vez o passeio principal foi a visita à Favela Santa Marta, comunidade localizada em Botafogo e a primeira favela a ser pacificada no Rio de Janeiro.
Já havia participado da segunda edição do evento e fiquei fã, pois o encontro não é somente a chance de rever e conhecer novos amigos blogueiros, como também viajantes de várias partes do Brasil e passar bons momentos entre eles além de poder conhecer mais lugares da Cidade Maravilhosa.
Como começou o passeio:
Nosso dia começou por volta das 10 da manhã, na Praça Corumbá, ponto de encontro já aos pés da Favela Santa Marta. De lá conhecemos a pessoa que iria nos guiar por este passeio: o Gilson, mais conhecido como Fumaça! Ele é morador da favela Santa Marta desde que nasceu e conhece o local de cabo a rabo! Bom para a gente que além de fazer o passeio pela favela, também ficou sabendo de várias curiosidades e particularidades sobre histórias e fatos ocorridos por lá.
Quem nos levou para lá?
O Gilson é GUIA de Turismo credenciado pela EMBRATUR e resolveu criar a Favela Scene, uma microempresa que realiza tours pela comunidade, ajudando a promover o turismo na região e levando pessoas a conhecerem o dia-a-dia da comunidade, de uma forma despreconceituosa, e mostrando a realidade, as dificuldades e conquistas das pessoas que vivem por lá.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!Pontos de Visitação
Logo no início da subida ao morro, já avistamos cores: É a Praça Cantão, que chama atenção com suas casinhas coloridas – fruto de um projeto chamado Favela Painting realizado por uma dupla de holandeses em parceria com a Tintas Coral. O local é como se fosse um centrinho comercial da comunidade, com cabeleireiro, barbeiro, bar e mercearia.
Vamos então subindo e passando entre ruas, vielas e becos. É possível ver casas de diversas formas e acabamentos. É uma imensidão! Passamos por muitos moradores e os cumprimentamos! Dá pra perceber que existe essa relação de convívio entre as pessoas por lá. O guia Fumaça inclusive cumprimenta muitas pessoas durante o tour, chamando todas pelo nome!
Em determinada parte do caminho paramos para reabastecer as energias em uma mini padaria onde compramos água, refrigerante, bolo de cenoura, huuum! Bem próximo dali o ‘Fumaça’ nos mostrou uma nascente de água no morro!
Uma parada especial pela qual passamos é a casa do próprio Fumaça! Muito legal ser recebida dentro da casa de um legítimo morador da comunidade e poder conversar com sua mãe que adora colecionar relógios e tem mais de 200 peças espalhadas pelas paredes!
Passamos também por uma casa reformada pelo programa Lar Doce Lar do Luciano Huck.
Provavelmente você deve se lembrar do clipe ‘They don’t care about us’, de Michael Jackson, que foi gravado em 1996 em partes da Favela Santa Marta e no Pelourinho. Para a gravação do clipe foi necessário pedir autorização ao chefe de tráfico do Morro, na época o Márcio de Oliveira Amaro, mais conhecido como Marcinho VP. E após o clipe a Favela passou a ficar cada vez mais conhecida.
Desde então um dos locais por onde Michael passou é hoje conhecido como a Laje do Michael Jackson e lá se encontram uma estátua em bronze do cantor e um painel mosaico feito por Romero Brito.
A Primeira favela pacificada no RJ e outras curiosidades
Em 2008 a Favela se tornou pacificada com a instalação das UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) e recebe cerca de 10.000 visitantes por mês! De certa forma o turismo acaba sendo benéfico para os moradores e uma forma geradora de renda, além, claro, de ser uma maneira de entender melhor os contrastes de nossa sociedade.
Outros famosos além do Michael Jackson também já visitaram Santa Marta, como Alicia Keys e Madonna.
O livro “Abusado” de Caco Barcellos foi escrito com a contribuição do Marcinho VP.
O Plano Inclinado ou Bondinho que facilita o dia-a-dia dos moradores
Depois da visita à Laje do Michael fomos conhecer o Plano Inclinado, o famoso bondinho que serve de transporte de descida e subida do morro para os moradores da comunidade. O transporte é gratuito e para utilizá-lo basta aguardar sua chegada.
Vimos moradores com carrinhos de bebê, outros carregando compras, material de construção. Imagina como seria se não houvesse esse transporte para eles?
Como terminou o passeio
Durante todo o passeio podemos vislumbrar a linda paisagem vista do morro para o Pão de Açúcar e a orla de Botafogo.
A próxima parada foi o Mirante do Pedrão, um local de onde é possível ter uma vista sensacional!
Logo em seguida descemos pela Glória e fomos até a Casa Beludi, para um almoço especial preparado pelo pessoal da Ogrostronomia, mas isso já é tema de um próximo post!
Esse é um passeio que indico demaaaaaaaaaais! Ao contrário do que muita gente pensa, não é um passeio direcionado apenas para gringos. Muitos de nós brasileiros não conhecem de perto a realidade de uma vida em uma favela. A experiência do passeio é única.
Vai ao Rio e pensou em fazer o passeio?
É só contatar o Gilson Fumaça! Fica de olho nos contatos dele:
Gilson Fumaça: 21 7739-2266 ou 8158-6531
Site: www.favelascene.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Favela-Scene
Twitter: @favelascene
Além do tour, outros passeios podem ser realizados e inclusive há algumas atividades como Samba na Laje do Michael, que acontece no primeiro sábado do mês. Esse eu vou da próxima vez que estiver no Rio 😉
Està planejando sua viagem ao Rio de Janeiro e procura hospedagem? Pesquise e reserve tranquilamente online pelo Booking.com.
Saiba aqui porque indico o Booking.com.
OI Monique adorei o seu post. Esse foi o primeiro encontro que eu fui e já fiquei fã. Quero ir sempre. Linkei o seu post no meu, assim quem quiser ter mais informações pode passar por aqui também.
beijos
Chris
Oi Chris! Foi ótimo mesmo este encontro né! Me passa o link do teu post para eu linkar aqui tb! Abraços e obrigada!