Após visitarmos o sítio arqueológico de Éfesos e o Templo de Artêmis, também estava incluso em nosso roteiro uma passada pela Casa de Virgem Maria que acreditam ter sido a última casa em que ela viveu, tendo ido para lá para fugir dos romanos após a crucificação de seu filho Jesus.
Claro que a maior parte dos turistas são peregrinos católicos, mas mesmo para quem não se interessa por religião, acredito que vale à pena a passada. Muitos muçulmanos também visitam a região pois no Alcorão, Maria também foi uma mulher santa.
Há muito mistério e outras versões a respeito de onde Maria morreu, mas houve uma freira que teve visões a respeito desta casa e descreveu exatamente o local onde mais tarde foram encontradas ruínas de uma pequena casa e vestígios de uma pequena população que se formou ao redor da casa, não encontrando porém o seu túmulo.
De acordo com o site Business with Turkey:
Segundo a Bíblia, ao ser crucificado, Jesus pediu a São João Evangelista para cuidar de sua mãe. Assim, João trouxe Maria para Éfeso em 37 d.C., onde ela passou o resto de sua vida, numa modesta casa de pedras. A casa da Santa Virgem Maria, fica no alto do monte Coresus (Panaya Kapulu) a 8 km. do centro de Éfeso num local conhecido agora como Maryemana Kultur Parki. A casa foi oficialmente declarada Igreja Católica Romana em 1896 e desde então tornou-se local de peregrinação de cristãos e muçulmanos, além de peregrinos de vários outros cultos.
Visitaram o local: em 1967, o Papa Paulo VI; em 1979, o Papa João Paulo II e em 2006, o Papa Benedicto XVI.
A casa fica realmente fica no alto de um monte. São muitas curvas e subidas até chegarmos lá e por ser um local considerado santo podemos perceber uma certa áurea de tranquilidade e paz emanando. A casa é uma reconstrução de ruínas que foram encontradas na região no final do século XIX e é muito pequena, sendo permitida a entrada apenas de algumas pessoas por vez e claro sempre em silêncio e sem a presença de câmeras fotográficas. Como você está em um local considerado sagrado as regras são as mesmas da igreja quanto a se vestir adequadamente.
Muitas pessoas se emocionam a entrar na casa e o ambiente contribui para isso pois até uma música meio angelical fica tocando de fundo. É um importante símbolo religioso e afirmam que muitos milagres já aconteceram por lá.
Após ter a chance de entrar na Casa de Virgem Maria, onde se pode fazer orações, há uma fonte de água benta logo abaixo onde se pode beber da água e levá-la em pequenas garrafas.
Este era o local da viagem que minha mãe mais esperava ver uma foto ou saber informações, então prometi que levaria uma garrafa com esta água benta para casa. Estava pensando em encher uma garrafa de plástico mesmo quando vi algumas pessoas com uma pequena garrafinha de barro com o símbolo da virgem Maria em alto relevo e fui perguntar aonde teriam comprado, mas me disseram que eram de uma excursão e haviam ganho do guia, não possuindo a venda no local. Fiquei um pouco desapontada até que uma das mulheres me ofereceu uma das suas garrafinhas pois havia ganho 2! Isso que chamo de sorte!
Realmente não vi para vender no local e só encontrei essas garrafinhas mais tarde em uma pequena loja dentro de um dos restaurantes que passamos antes de ir embora. Então recomendo que se for visitar a Casa da Virgem Maria, pergunte ao seu guia ou se estiver por conta própria a pessoas locais, onde poderia achar à venda esta garrafinha porque é uma ótima lembrança para a família.
Junto à fonte de água benta existe uma parede toda colorida por papéis com pedidos e agradecimentos depositados à Virgem Maria.
Não é permitido tirar fotos no interior da casa mas O Globo Repórter fez uma filmagem neste local e foram autorizado a filmar seu interior. Recomendo ver, a reportagem ficou muito boa:
Este foi o momento de agradecer pela viagem e foi muito especial!
Tem transporte púbico da cidade de Selcuk para visitar a casa de Maria ?
Eu e minha mãe estivemos nesse local… até hoje eu não consigo descrever o que eu sentir ao colocar os meus pés nesse lugar! A paz, o barulho dos insetos/bichos é surreal.
Já estivemos em outros lugares religiosos, mas esse superou TODOS. O lugar é incrível.
Que incrível seu relato Maria. Eu tb senti uma paz muito grande qdo estive por lá e recomendo o passeio a todos que visitem a Turquia.
Um abraço
Monique