Tudo sobre Dubrovnik – um resumo sobre a cidade

dubrovnik como chegar

Dubrovnik, muito conhecida como a Pérola do Mar Adriático é um dos destinos mais populares da Croácia. E leve bem a sério esse lance de cidade popular porque eu não vi em nenhuma das outras cidades da Croácia em que passei uma quantidade tão grande de turistas perambulando pelas ruas e atrações turísticas.
Isso porque na época que fui a cidade nem era tao conhecida como agora ainda mais na febre da série Game of Thrones que teve algumas cenas gravadas por lá. A cidade que serviu de cenário para essa série ferve! Não é para menos afinal Dubrovnik é uma cidade medieval totalmente reconstruída após os estragos sofridos na II Guerra Mundial com suas muralhas estonteantes e com sua costa de praias e ilhas que competem muito bem com a beleza natural do Brasil.

dubrovnik o que fazer

Além disso, a Old Town de Dubrovnik tornou-se Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1979.

Minha passagem por Dubrovnik encerrou meus dias nesse incrível país que é a Croácia e com certeza terei de voltar novamente para explorar tudo o que não tive tempo nesses dias.

Um pouco da História de Dubrovnik

Dubrovnik foi fundada na primeira metade do século VII, mas muitas teorias contradizem este fato, dizendo ser possível que a cidade já existisse antes mesmo de Cristo.

É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

As famosas muralhas e torres de Dubrovnik foram construídas entre os séculos X e XIII com o objetivo de proteger a cidade.

Em 1667 Dubrovnik sofreu um terremoto e foi bastante afetada. Muito tempo depois em 1991 e 1992, a cidade foi uma das áreas da Croácia mais afetadas pelos bombardeiros por parte das tropas iugoslavas. Mais da metade dos monumentos e construções foram danificados e o turismo sofreu um grande baque.

dubrovnik como chegar

A cidade foi reconstruída a partir de 1995 devido a um acordo entre a UNESCO e a União Europeia que ajudaram a reparar todos os danos deixados pela guerra e o Turismo floresceu novamente.

Onde fica Dubrovnik

A cidade de Dubrovnik fica na região da Dalmácia na Croácia, no extremo sudeste do país.

Como chegar a Dubrovnik

O acesso a Dubrovnik pode ser feito com várias formas de transporte, entre eles carro, avião, ferries e ônibus.

Se preferir ir de avião, há vários voos saindo de Zagreb diariamente pela Croatia Airlines.


View Croatia in a larger map

Dubrovnik é separada da Bósnia Herzegovina por uma montanha e fica próxima à fronteira com Montenegro.

No meu caso cheguei até lá, partindo da Ilha de Hvar.

Como contei nos posts anteriores, meu roteiro pela Croácia foi realizado com um carro alugado. Estávamos na Ilha de Hvar e fomos em direção à ponta da ilha, no porto de Sucuraj para pegar uma balsa da Jadrolinja que nos daria acesso à estrada para Dubrovnik.

Essa estrada como já havia lido antes é linda, permitindo visões incríveis do Mar Adriático, mas também pode ser bem perigosa, pois é cheia de curvas e ao lado de um penhasco praticamente. Em geral a viagem foi bem tranquila e não tivemos grandes problemas.

Em determinado momento para alcançar Dubrovnik, passamos pela fronteira com a Bósnia onde alguns guardas na estrada e nas guaritas verificam os passaportes.

O que fazer em Dubrovnik, atrações de Dubrovnik

Dubrovnik possui muitas atrações que eu dividiria entre Históricas e Praias.

A cidade de Dubrovnik é um grande exemplo preservado de cidade medieval, com suas fortificações e portões monumentais.

Mapa Turístico de Dubrovnik

Nestes quatro dias e três noites em que estive na cidade, coloquei como prioridade a parte das praias e mesmo amando História, com o calor que estava fazendo, acredito ter feito a melhor escolha. Fato é que com essa quantidade de dias é praticamente impossível conhecer todos os principais pontos turísticos da cidade. Acredito que uns 10 dias daria para começar a ficar satisfeita.

Atrações em Dubrovnik – Old Town

A parte história Dubrovnik preserva Igrejas Góticas, Renascentistas e Barrocas, além de monastérios, palácios e fontes.

A Stradum ou Placa é a rua principal da cidade que fica no interior das muralhas. Cheia de cafés, bares e restaurantes,é o local onde está a Grande Fonte de Onofrio. Fica próxima também de grandes monumentos históricos da cidade como o Palácio do Reitor,Palácio Sponza e o Mosteiro Dominicano.

dubrovnik atrações

Confesso que acabei apenas passando em frente a estes Monumentos Históricos, pois não tive tempo suficiente de explorar este lado da cidade.

O passeio pelas Muralhas é imperdível. Você pode subir nos Muros e ter uma visão magnífica de toda a cidade e do Mar Adriático, do alto.

Outro passeio que fiz e recomendo muito é o Cable Car de Dubrovnik. Numa espécie de Bondinho do Pão de Açúcar, o teleférico nos leva até o ponto mais alto da cidade de Dubrovnik de onde é possível se embasbacar com a visão das Muralhas, de toda a cidade fora delas e das Ilhas próximas no Mar Adriático. Uma dica sensacional é subir um pouco no final da tarde para pegar o pôr do sol e enxergar a cidade totalmente iluminada durante a noite. Foi o que eu fiz e digo: É um espetáculo!

dubrovnik dicas de passeios

Atrações Dubrovnik – Praias

Dubrovnik é muito mais que uma cidade medieval e cheia de história, ela é também um paraíso para quem ama praia, sol e mar, assim como eu.

Durante os dias em que lá estive realizei dois passeios de barco para ilhas próximas. Um deles foi para a Ilha de Lokrum, uma reserva natural que fica bem próxima da cidade e em outro dia fiz um Passeio por três Ilhas, as chamadas Elaphite Islands que ficam no norte de Dubrovnik.

dubrovnik-lopud island

Outros passeios famosos e que infelizmente não realizei, são para a Ilha Korcula, e Mljet

Atrações Dubrovnik –Proximidades

Muitas pessoas aproveitam que estão em Dubrovnik para realizar alguns passeios pelas regiões próximas como passeios de um dia pela Bósnia em locais como Mostar, ou a Montenegro onde fica a Baía de Kotor.

Veja abaixo mais dicas de passeios:

Onde se hospedar em Dubrovnik

Dubrovnik oferece diversas opções de Hospedagem, para todos os bolsos e gostos.

Eu preferi ficar hospedada dentro da Old Town, para sentir mais o clima medieval, dormindo dentro daquelas muralhas.

Fiquei em Hostel e gostei pelo fato de estar bem próximo de todas as atrações turísticas e do porto de onde saíam os barcos para as ilhas. Veja aqui nesse outro post meu relato com os pontos positivos e negativos desse local.

Indico procurar Hospedagem em Dubrovnik no Booking.com, que mostra diversos Hoteis na cidade, para todos os bolsos e gostos, sendo uma opção confiàvel e que em geral apresenta os melhores preços. Além disso é possível fazer a busca filtrando pelos serviços desejados como estacionamento e café da manha inclusos na diária e ler os comentários de outros hospedes que ficaram no local anteriormente.

A noite em Dubrovnik

São muitas as opções de restaurantes, bares e até baladas em Dubrovnik.

Fomos a uma balada bem animada chamada Revelin Club.

O Festival de Verão

Durante o Verão na Croácia, acontece em Dubrovnik um Festival Cultural. São 47 dias e noites com atrações de música clássica, teatro, ópera e dança em torno da Cidade Velha.

Mais de Monique Bianchi

6 mirantes em Lucerne para ver a cidade do alto

A cidade de Lucerne é uma das mais lindas e apaixonantes da...
Leia Mais

25 Comments

  • Olá Monique,

    Tudo bem? Parabéns pelo site e pelas ótimas informações disponibilizadas!

    De maneira parecida contigo, farei uma viagem pela Croácia em abril/maio, partindo de Zagreb até Dubrovnik, com carro alugado. Para sair de Hvar pretendo utilizar o ferry que sai de Sucuraj. Contudo, verifiquei pelo Google Maps que fica distante (quase 80km) do centro de Hvar…

    Como foi sua experiência nessa estrada? Tranquila? Dá pra fazer em 1 hora sem problemas?

    É que pretendo pegar o primeiro ferry, que sai às 6:30. Aí tenho que programar direitinho o horário de saída do hotel, que fica no centro de Hvar.

    A ideia é aproveitar ao máximo Dubrovnik neste dia e haverá um longo caminho pela frente.

    Um abraço!

    • Oi Rodrigo tudo bem? Olha, na epoca que fui em 2012 esse caminho de Hvar a Dubrovnik levou no total umas 3 horas se nao estou enganada porque pegamos trânsito e uma baita fila na fronteira da Bosnia. Nao me lembro exatamente mas do centro de Hvar até a balsa acho que da pra fazer em 1 hora sim mas nao sei como as coisas estao la atualmente. Dá uma perguntada no seu hotel por garantia ok.Dá uma olhadinha aqui nesse outro post tb. Abraços

  • Ola visitarei Dubrovnik e so terei 4 horas, pouquissimo tempo, irei de cruzeiro então não sei coo chegarei aé a cidade antiga tem alguma dica??

  • Ola! Achei sensacional o post. Ficarei apenas 5 dias na Croacia e gostaria de saber se 4 dias dias sao suficientes para conhecer Dubrovnik e HVAR.
    Abs!

    • Olá Fábio, td bem? Acho que dá para conhecer o básico das cidades durante esse tempo porque vc tb tem que considerar a logística entre elas. Há mtos passeios nos dois lugares enprovavelmente vc teria q escolher de 1 a 2 no máximo. Mas pelo menos dá pra sentir a atmosfera do lugar. Abs

    • Olà Marcia, com certeza, você pode pegar voos que parem em Zagreb ou Dubrovnik. Parece que existem opções de bus e ferry boats também mas recomendo que você faça uma pesquisa na internet antes a respeito de que cidade sairia. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *