Leia o post atualizado no dia 01.04.2022 e desconsidere essas informações abaixo.
No mesmo dia em que o governo federal da Suíça anunciou um relaxamento em uma série de medidas para conter o COVID-19, foi comunicado pelo Escritório de Turismo da Suíça no Brasil que o país abriria as fronteiras a partir do dia 26.06.21 e brasileiros vacinados poderiam entrar no país..
Diversos artigos na mídia brasileira seguiram com a notícia que ainda não estava disponível em nenhum website oficial aqui na Suíça até o dia de ontem, mas agora é OFICIAL! Brasileiros vacinados com as 2 doses das vacinas aprovadas pela OMS podem viajar para a Suíça e essa regra começou a valer a partir de ontem mesmo.
Além da entrada de brasileiros voltar a ser permitida na Suíça, não é exigido nenhum teste como o PCR ou a necessidade de quarentena. Continue lendo o artigo para entender todas as condições e detalhes.
Tabela de conteúdos
Fontes oficiais e as condições para entrada no país
Website do BAG – Ministério da Saúde na Suíça
O website do Ministério da Saúde na Suíça atualizou a lista de países de risco onde a taxa de contágio pelo COVID-19 ainda é alto e também onde há variantes preocupantes do vírus e o Brasil já não está mais nessa lista:

website do Ministério da Saúde na Suíça
No site do BAG, na listagem das medidas divulgadas na última conferência de imprensa sobre o relaxamento de várias regras, foi incluído que a Suíça facilitará a partir do dia 26.06.2020 a entrada de estrangeiros fora da região Schengen e de países de terceiro Mundo que estejam completamente vacinados e cita que a lista de países de risco do SEM foi atualizada.

Website do SEM – órgão responsável pelos assuntos de migração na Suíça
O órgão responsável pela migração na Suíça, o SEM, atualizou o seu website no dia de ontem e está escrito na primeira página:
Qualquer pessoa que esteja completamente vacinada ( 2 doses ) pode entrar na Suíça vinda de países de terceiro mundo que não pertencem ao espaço Schengen.
No SEM há também uma página de perguntas e respostas para diversas situações relacionadas à viagem para a Suíça e o Coronavírus
Eles recomendam que as pessoas utilizem a ferramenta TravelCheck para checar se possuem a entrada permitida na Suíça. Continue lendo o artigo abaixo para entender como funciona.
O que é o TravelCheck – checando se sua entrada na Suíça é permitida
No site do SEM há um link para a ferramenta TravelCheck que é uma espécie de quiz com algumas perguntas cuja função é informar se alguém está permitido de entrar ou não no país. Tudo está em Inglês.
Fiz uma simulação para mostrar como funciona:
- A primeira pergunta é se você está procurando informações sobre entrar na Suíça ou em outro país. Logicamente respondi a primeira opção.
- Logo depois vem a pergunta se a pessoa possui alguma espécie de permissão de moradia na Suíça ou não. Para o teste respondi que não.
- A terceira pergunta é de qual país você estará entrando na Suíça. Respondi Brasil.
- Na quarta pergunta você precisa selecionar qual opção é o seu caso, basicamente se você já foi vacinado com as duas doses ou não.
- Na quinta pergunta você precisa selecionar quais países você esteve nos últimos 10 dias. Coloquei apenas Brasil.]
- A sexta e última pergunta é se você estará entrando o país de avião ou não.


Após as respostas, apareceu uma tela dizendo que a minha entrada é permitida sob certas condições, as quais são:
Preencher um formulário online antes da viagem e manter as condições de higiene como lavar as mãos frequentemente, usar máscaras e manter o distanciamento social além de apresentar os documentos necessários para a entrada.
Essa simulação mostra que brasileiros vacinados podem entrar na Suíça, assim como comunicado anteriormente.

As vacinas aceitas para brasileiros que querem entrar na Suíça
Na listagem de vacinas aceitas para a entrada na Suíça, estão aquelas aprovadas pela Organização Mundial de Saúde . Elas estão listadas no TravelCheck que é a ferramenta criada pelo órgão responsável por migração na Suíça com o nome do fabricante e o nome das vacinas:
- Pfizer,BioNtech (BNT162B2, Comirnaty, Tozinameran)
- Moderna (mRNA-1273, Spikevax, COVID-19 vacina Moderna)
- AstraZeneca (AZD1222 Vaxzevria, Covishield)
- Janssen, Johnson & Johnson (Ad26.COV2.S)
- Sinopharm,BIBP ( SARS -CoV-2 Vaccine ( Vero Cell)
- Sinovac (CoronaVac)
A princípio o nome CoronaVac não estava constando na lista, apenas o nome do fabricante Sinovac mas isso foi corrigido e a vacina é aceita para entrada na Suíça.

Como provar que está vacinado – documentos
De acordo com um documento com perguntas e respostas divulgado pelo Escritório de Turismo da Suíça no Brasil a Carteira Digital de Vacinação do Ministério da Saúde e todo certificado oficial emitido pela Anvisa é válido desde que contenha:
- Nome completo e data de nascimento
- Data de cada uma das doses da vacina
- O nome da vacina administrada
- Nome e endereço do local de vacinação
Em resumo:
- Brasileiros que estejam completamente imunizados com uma das vacinas aceitas na Suíça podem entrar no país
- Brasileiros que não tenham tomado a vacina ou que tenham tomado apenas a primeira dose estão proibidos de entrar no país no momento
- Brasileiros que estejam curados sem ter tomado a vacina não podem entrar no país por enquanto
Brasileiros vacinados podem entrar na Suíça – condições
- Documentos que comprovem a imunização com uma das vacinas aprovadas serão exigidos
- Adultos acima de 18 anos precisam estar completamente imunizados
- Crianças e jovens menores de 18 anos não precisam estar vacinados desde que estejam acompanhando um adulto vacinado
- O recomendado é voar diretamente do Brasil à Suíça com a Swiss Airlines. Para quem pretende fazer voos com conexões em outros países , é preciso checar as regras dos países em questão e das companhias aéreas
Se você já tem uma viagem planejada para a Suíça ou vai começar o seu planejamento agora comece lendo esses artigos abaixo:
- Guia prático para planejar a sua viagem pela Suíça – dicas e infos
- Em que época viajar para a Suíça
- Dicas do que conhecer na Suíça: principais cidades e atrações
