Bern ou Berna é a capital da Suíça, embora seja comum associar Zurique a esse posto, por ser uma cidade maior e mais conhecida. Bern é bem tranquila com cara de cidade de interior, mas com uma arquitetura invejável e com vários atrativos que com certeza a colocam como uma cidade importante a um roteiro de viagem pelo país. É o centro político do país e desde 1993 Bern entrou na lista da UNESCO como Patrimônio Mundial graças a sua paisagem urbana medieval que está bem preservada. Entre outras curiosidades esta charmosa cidade também se destaca por ter sido o local onde Albert Einstein morou e criou a sua Teoria da Relatividade e também por ser a cidade onde nasceu o famoso e delicioso chocolate Toblerone.
Desde que me mudei aqui para a Suíça já tive oportunidade de visitar a cidade algumas vezes e sempre encontro algo novo a visitar e um atrativo a mais para recomendà-la como destino obrigatório em uma viagem pelo país dos Alpes e chocolate!
O que visitar em Bern? Quais os pontos turísticos?
Na primeiro vez que visitei Bern, resolvi dar uma pesquisada na net e acabei caindo no blog dos amigos Pra Ver em Londres, com um post sensacional sobre a cidade. De lá tirei algumas ideias dos principais pontos turísticos a visitar em Bern! Atualmente, depois de algumas visitas a mais por lá, posso indicar os seguintes locais como pontos turísticos que valem à pena serem visitados:
Uma das coisas mais bacanas da cidade é a possibilidade de se fazer praticamente tudo a pé ou utilizando os trams.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!:: Clique aqui para ver os valores e adquirir o Swiss Travel Pass ::
Relógio da cidade: Zytglogge
O Zytglogge é um dos pontos turísticos mais conhecidos e importantes da cidade de Bern! O nome em suíço alemão significa algo como: Sino do tempo. O Zytglogge é um relógio astronômico construído em 1530. Ao longo dos seus 800 anos o relógio que se situa no alto de uma torre medieval serviu à cidade como torre de guarda, prisão e principal relógio, além de também já ter sofrido algumas modificações, a exemplo do incêndio de 1405 que queimou e prejudicou toda a sua estrutura.
A torre do relógio fica praticamente na entrada da parte antiga da cidade de Bern e de lá você pode seguir a pé o caminho passando por diversos outros pontos turísticos como as diversas e curiosas fontes de água espalhadas por praças e ruas da cidade.
Rua coberta e mais de 100 fontes de água históricas
Passando a torre do relógio, como comentei anteriormente, é possível seguir caminho pela parte antiga da cidade de Bern e justamente nessa rua principal e paralelas existe na calçada uma rua coberta, uma espécie de galeria com diversas lojas como H&M, cafés, bares, restaurantes e supermercado. Desde antigamente esse espaço era famoso por abrigar diversos tipos de comércio e é uma boa alternativa para ir caminhando pela cidade antiga caso o tempo não esteja contribuindo com o passeio. Uma dica é parar em algum dos cafés ou restaurantes por lá e aproveitar para apreciar com calma o estilo de vida dos suíços na cidade e também a decoração medieval rica existente nessa área!
Seguindo o curso da rua porém na parte descoberta, algumas fontes saltam aos olhos por sua arquitetura e detalhes coloridos! Cada fonte possui uma historia por trás de sua decoração e foram construídas por volta do ano 1550 para preservar a memória de heróis e eventos históricos da Idade Media. Aproveite para tomar a água que é de graça e potável! Divirta-se descobrindo e apreciando os detalhes de cada uma delas!
Casa onde viveu Albert Einsten
Hà praticamente 200m do Zytglogge, na parte coberta da rua(Kramgasse 49) é possìvel visitar a casa onde viveu Albert Einstein de 1903 a 1905., com a mobília da época, assim como fotos e textos. A entrada é cobrada no valor de 6 francos.
Saiba mais aqui no site oficial: http://www.einstein-bern.ch/index.php?lang=en
Rio Aaar em Bern
É tecnicamente impossível fazer um passeio pela cidade e não reparar no Rio que passa por là, o Rio Aaar que é belíssimo! Caminhe por Bern e não perca a chance de ver o rio do alto de uma das pontes da cidade ou caminhe ao longo de seu curso. Lindas paisagens não irao faltar. Se estiver em Bern durante o verão será possível observar diversos locais nadando nas águas verde esmeralda desse rio!
A Catedral de Bern (Das Berner Münster)
Considerada Patrimônio pela Unesco, a Catedral de Bern é um importante ícone da arquitetura da cidade e ao subir em sua torre, é possível ter uma excelente vista da cidade.
A Catedral de Bern é a maior e mais significante igreja da Idade média presente na Suíça.
Bärenpark, o parque dos ursos em Bern
(Até setembro de 2015, os ursos foram transferidos para o Tierpark, uma espécie de Zoologico na cidade, devido a uma construção realizada no local)
Quer ir à Suìça e ver ursos? Esse é um dos lugares! Este parque é um espaço próximo ao Rio Aaar onde é possível ver os mascotes da cidade, os fofos e gigantes ursos. Vimos três por là bem de perto e acredito que seja uma família, o macho, fêmea e o filhote. É possível caminhar entre o parque por algumas trilhas e ver todo o espaço disponibilizado para os ursos, mas como todos estavam na parte de cima acabei nem descendo para ver o resto e me empolguei nas fotos!
Altes Tramdepot, micro-cervejaria
Ao lado do Parque dos Ursos fica o Centro turístico e também uma micro cervejaria e restaurante. O cheiro da bebida produzida de forma artesanal é inebriante e claro que tive que provar! Optei pela opção degustação para experimentar os três diferentes tipos de cerveja produzidos. Adorei!
Rosengarten, vista panorâmica de Bern e um jardim florido
Como o nome mesmo denuncia este é um parque para apreciar diferentes tipos de rosas, mas não são elas o principal atrativo e sim a vista panorâmica de Bern! O Rosengarten é um dos melhores locais para visualizar a cidade de Bern do alto e entender porque a cidade antiga foi considerada Patrimônio da Unesco! Se você estiver vindo do Parque dos Ursos, a subida para chegar até o topo é um pouco íngreme e pode ser cansativa ou engraçada se você for logo apòs de ter tomado umas cervejas na Altes Tramdepot, como foi meu caso. :p
Casa do Parlamento em Bern
É aqui o centro político da Suíça e vale à pena tirar nem que seja uma foto em frente à construção. Bem perto de lá tem uma praça muito bacana com alguns restaurantes e quando fui havia uma espécie de feira vendendo comidinhas, frutas e flores.
São muitas as outras atrações da cidade para quem possui mais tempo ou mais curiosidade como Gurten, a montanha local, o museu Zentrum Paul Klee e o museu histórico de Bern onde também está localizado o Museu Albert Einstein. Acesse o site oficial da cidade para mais informações sobre cada um destes pontos.
Recomendo sair andando pela cidade meio sem rumo, caso possua essa oportunidade, porque assim é possível descobrir a cidade sem obrigações turísticas a cumprir e assim deixar a cidade Bern te conquistar!
Bate e volta ou se hospedar em Bern?
Em todas as vezes que visitei a cidade de Bern, foi no esquema bate e volta, já que moro aqui na Suíça alemã. A cidade de Bern fica relativamente próxima de diversas outras cidades que podem servir como base em sua viagem pelo país, sendo possível fazer um passeio de um dia, embora realmente valha à pena ficar mais tempo!
Se você estiver viajando de carro, por exemplo,(Veja aqui meus 6 Motivos para viajar de carro pela Suiça e leia também tudo o que você precisa saber para alugar um carro e dirigir pelo país), veja abaixo a distância média em tempo até Bern:
Zurique a Bern – 1h 22m
Interlaken a Bern – 44m
Luzern a Bern – 1h 11m
Muita gente visita a cidade nesse esquema, indo e voltando no mesmo dia, mas caso você possua a oportunidade e resolva se hospedar por lá indicamos o site Booking.com, um dos sites que já testei e sempre utilizo nas minhas viagens. É um dos websites mais confiáveis para procurar hotéis, hostels, pousadas por todo o mundo, possui ótimos preços e algumas vantagens como a possibilidade de cancelar a reserva sem custo adicional e efetuar o pagamento em cartão de crédito apenas após a estadia. Além de contar com opiniões de outros hóspedes sobre os locais, algo muito importante no momento de escolher um Hotel.
Veja aqui algumas opções de hotéis em Bern:
Hotéis bem recomendados em Berna
Ideias de passeios próximos a Bern
Uma das vantagens de se hospedar em Bern, é curtir a cidade com calma e também aproveitar para fazer passeios pela região que é riquíssima em opções.
A cerca de 30 minutos da cidade de Bern estão as lindíssimas cidades de Thun e Spiez. Um excelente passeio para quem ama castelos!(Clique na imagem abaixo para ver o mapa da região.)
Você também pode aproveitar para visitar Gurten, uma montanha na região, com restaurante e diversas opções para curtir o local: http://www.gurtenpark.ch
Um pouco mais longe, a cerca de 1 hora de Bern está localizado o museu a céu aberto Ballenberg, onde é possível explorar a cultura suíça em um passeio por dezenas de construções antigas provenientes de todo o país.
Se você quer visitar um dos lagos suíços mais famosos uma ideia é o Blausee a cerca de 50 minutos de Bern. Escrevi aqui no Blog um post sobre a minha visita com várias dicas e fotos desse lago! Veja aqui.
Abaixo dicas de hospedagens nas principais cidades suíças:
Hotéis bem recomendados em Zurique
Hotéis bem recomendados em Lucerna
Hoteis bem recomendados em Basel
Hoteis bem recomendados em Interlaken
Hotéis bem recomendados em Zermat
Hoteis bem recomendados em Lugano
Hoteis bem recomendados em Lausanne
Hotéis bem recomendados em Genebra
Hoteis bem recomendados em Montreux
Mais posts para ajudar no seu planejamento de viagem à Suíça:
. 5 Motivos para viajar para a Suíça no Verao e Primavera
.6 Motivos para viajar de carro pela Suíça
.O que você precisa saber para dirigir na Suíça
.Dicas para conhecer Lucerne, uma das cidades mais charmosas da Suiça
.Dicas sobre Lucerna, uma das cidades mais lindas da Suíça
.Blausee, conheça um dos mais belos lagos da Suíça
.Caumasee, um lago na Suíça que mais parece ter saído de uma pintura
.Cataratas do Reno na Suíça,a maior cachoeira plana da Europa
Veja mais posts da Suiça aqui.
Gostou do post? Indique a algum amigo que também possa gostar!
Fiz hoje a visita ao Parlamento, um êxtase para quem,como eu,tem a política no sangue e fiquei bobo com a diferença de Brasília, aonde não se podia chegar perto de nada,pois nossos reizinhos vivem em outro mundo,isso em 2014,pois hoje a visita encontra se proibida.
Olá! Estou viajando para Suíça em mai/19 pela 2 vez. Seu blog me ajudará a otimizar os lugares q gostaria de visitar dessa vez.
Minha dúvida é:
Quero visitar alguns lugares q estarão com teleférico/funicular etc fechado. Então:
É possível ir ao gelmersee sem utilizar o transporte? Dá pra descer a pé?
É possível ir ao trift bridge nesta mesma situação de cima?
Bjo
Oi Naila td bem? Existe trilha para chegar até o Gelmersee sem o funicular mas não sei te dizer se em maio há condições de fazê-la pq essa é uma região que costuma ter mta neve e deslizamentos de pedra. A trilha começa em Handegg. O problema é chegar até lá caso o passo alpino Grimselpass esteja fechado. Esse ano acho que abriu só em junho. Mesma coisa pra a Trifftbrücke. Talvez vale a apena vc contatar o turismo local e perguntar. Abraços
Olá Monique!! estarei visitando a Europa com meu marido em Fevereiro de 2017, vou para Londres, depois Paris e gostaria muito de visitar a Suiça. amei seu blog, você pode me dar dicas de trem? e onde você acha que deveria ficar hospedada, quando sair de Paris, pq depois da Suiça vamos para Roma tbm… Já que tbm não falamos nada de inglês você acha que vai ser muito difícil se locomover por lá?
Oi Denise tudo bem? Se você vier de Paris para a Suíça hà várias opções de trens, como por exemplo de Paris a Genebra pela TGV Lyria que com trens de alta velocidade faz o percurso em cerca de 3h.
Recomendo dar uma pesquisada no site da companhia e tb no da RailEurope: http://bit.ly/raileurope-trem
Depende de quantos dias vocês pretendem ficar na Suíça e de como pretendem ir para Roma. Genebra e Zurique possuem aeroportos e acho que poderiam servir de base para alguns outros passeios!
Abraços
Olá Monique, parabéns pelo blog!
Estarei em Zurique a partir do dia 18/04 e gostaria de conhecer Berna e Lucerna. Poderia de indicar tours em português?
Olá Eliane! Obrigada, fico contente . Entre em contato com a Juliana do blog Eu ando pelo mundo. Ela faz tours em Zurique mas pode ser que faça nessas cidades tb! Abraços
Boa Tarde, Gostei muito de seu Blog, tem artigos bem interessantes e curiosos. Futuramente, penso em me mudar para Bern. Gostaria que se possível me falasse como é o policiamento, quais os índices de violência da cidade, sair a noite é perigoso? Desde já agradeço.
Olà Carla, obrigada. A Suiça é até o momento um paìs considerado seguro. Sair à noite é relativo, mas tb considerado seguro embora o número de crimes no paìs esteja aumentando a cada dia. Sobre essas informações recomendo que você acesse jornais locais ( em alemão) e pesquise em sites especializados em economia. Segue alguns exemplos: http://www.20min.ch , http://www.bernerzeitung.ch , http://www.swissinfo.ch. Abraços