Hallstatt é uma fascinante vila na Áustria que figura na lista de patrimônios mundiais da UNESCO desde 1997. Além de possuir paisagens cinematográficas, entre os Alpes e um belíssimo lago, Hallstatt também é um lugar cheio de história.
A minúscula vila austríaca possui apenas 774 habitantes mas se tornou uma grande atração turística e recebe diariamente visitantes de todo o mundo, sendo popular especialmente com os asiáticos. Aliás, como curiosidade, saiba que os chineses construíram em seu país uma cidade réplica de Hallstatt.
Um pouco de história sobre Hallstatt
A minúscula vila de Hallstatt é conhecida pelas minas de sal na região quem vem sendo exploradas desde os tempos em que a vila era ocupada pelos Celtas e outros povos antigos, há cerca de 7000 anos!
Inclusive, a mina de sal considerada como uma das antigas do mundo fica acima do centro histórico da vila.
As pitorescas casas de madeira às margens do lago de Hallstatt são herança de prosperidade da vila nos tempos da Idade do Ferro e a região também guarda vários achados arqueológicos que fazem parte da pré-história da Europa.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!Os principais pontos turísticos de Hallstatt
Principais dicas para visitas bate-volta
Hallstatt é uma vila minúscula que pode ser percorrida de ponta a ponta em cerca de 15 minutos, mas é claro que você irá levar mais tempo do que isso apreciando as paisagens pelo caminho como a beleza arquitetônica da casinhas de madeira em estilo alpino na beira do lago, logo no começo da vila.
A Market Square é a parte central da vila e é onde acontece os eventos tradicionais da cidade. Por lá você encontra cafés, restaurantes, bares, hotéis e lojinhas de souvenir.
A torre da Igreja Evangélica é outro ponto que se destaca pela cidade e faz parte do cenário mais fotografado. Você vai passar pela igreja logo após a Market Square.
A Charnel House é um dos lugares peculiares de Hallstatt. Localizada na capela St. Michael, o local que data do século 12, abriga uma curiosa coleção de 1200 crânios. Como o cemitério era pequeno, os esqueletos eram desenterrados depois de 10 anos e decorados com símbolos e data da morte. Dos 1200 crânios, 600 foram pintados artisticamente.
Quem gosta de descobrir algo a mais sobre os lugares que visita, vai querer visitar o Hallstatt Museum que conta a historia da vila, da idade da Pedra até os dias atuais.
O lugar que você não pode deixar de visitar na vila é o mirante, o melhor ponto para fazer um registro da icônica paisagem de Hallstatt. Nao sera dificil de encontrá-lo caminhando a partir da Market Square. Perceba que próximo ao mirante há várias placas pedindo silêncio e indicando a proibição do uso de drones. Como a vila recebe dezenas de turistas diariamente, esse é um dos pontos mais disputados, mas não podemos esquecer que há residentes e devemos tentar respeitar ao máximo.
Se você tiver mais tempo
Seja durante um bate-volta ou não, caso você possua mais tempo em Hallstatt, não deixe de fazer pelo menos um desses passeios:
Top of Hallstatt como o próprio nome já diz é um local onde é possível ver a cidade de Hallstatt do alto. Para chegar até o topo, é preciso pegar um funicular.Lá em cima, um dos principais atrativos é a Skywalk, uma plataforma de 360 metros que proporciona uma visão panorâmica do lago e da cidade.
Além disso, é ali o ponto de partida também para o Salzwelten, considerada a mina de sal mais antiga do mundo. O unico porem é que ela só pode ser visitada entre Abril a Novembro, portanto se você estiver planejando uma visita a Hallstatt durante o inverno, vai ter que voltar em uma outra ocasião para fazer esse passeio que parece ser muito legal.
Veja aqui no blog o Viajante, um relato da visita dele a esta mina.
Os passeios de barco pelo lago de Hallstatt também parecem ser uma excelente opção para curtir os arredores da vila e vê-la por outra perspectiva. Há diferentes possibilidades, desde um passeio curto que liga a cidade até a estação de trem do outro lado do lago, como também passeios circulares.
Para aqueles que gostam de caminhar, há uma trilha panorâmica de 1 hora ao redor e acima da vila de Hallstatt. A caminhada começa no cemitério da Igreja Católica e vai subindo em meio a floresta. O ponto final é a estação de onde sai o funicular que leva ao topo da região.
Conheça também essas vilas charmosas pela Europa:
- Rothenburg ob der Tauber, na Rota Romântica na Alemanha
- Stein am Rhein na Suiça
- Eguisheim, uma das vilas mais lindas da França
Onde fica e como chegar a Hallstatt
A vila de Hallstatt fica na Áustria e faz parte da região turística chamada Dachstein Salzkammergut.
Uma das formas mais fáceis de chegar até lá é usar a cidade de Salzburgo como base, já que a distância entre as duas cidades é de apenas a 70km, sendo possível conhecer a vila em um bate-volta por exemplo.
Nós saímos da Suíça mas ficamos hospedados em Salzburgo. Alias, essa é uma boa ideia de combinar os 2 países em uma viagem pela Europa.
De carro
Indiscutivelmente alugar um carro é a melhor opção para conhecer Hallstatt, pois é a forma mais rápida e pratica de se chegar até a vila como você pode ver no mapa abaixo.
Recomendo pesquisar e alugar um carro usando o comparador de preços RentalCars.
Se você alugar o carro em outro país na Europa, lembre-se de comprar a vignette, um adesivo para colar no vidro dianteiro do carro, que autoriza a dirigir pelas estradas do país, já que não existe pedágio. Esse adesivo pode ser comprado em postos de gasolina no país e nas fronteiras.
Onde estacionar em Hallstatt
Não é permitido circular de carro no centro histórico da cidade, mas há 3 estacionamentos disponíveis ao redor da vila. Assim que você chegar na cidade, preste atenção nas placas indicando a direção para os estacionamentos.Evite o estacionamento P1 se você está fazendo apenas um bate-volta porque esse é um estacionamento reservado às pessoas que ficarão ao menos uma noite na cidade em um hotel localizado no centro histórico de Hallstatt.
Eu visitei a cidade durante o inverno, um dia antes do Reveillon e não tive dificuldade em achar vaga em um dos outros estacionamentos.
Para aqueles que possuem acomodação no centro da vila, um serviço de transfer é oferecido até o hotel na ida e na volta.
De transporte público
Chegar de transporte público em Hallstatt também é possível mas um pouco mais complicado e demorado do que de carro, o que pode tornar uma visita bate-volta mais cansativa.
A forma mais popular saindo de Salzburgo é pegar um ônibus (post bus) que sai da estação principal e vai até a cidade de Bad Ischl. Chegando lá, você pode pegar o ônibus 542 que pára em frente a estação ou pode continuar a jornada com o trem.
Se optar pelo trem, saiba que o trem pára no lado oposto do lago onde fica a cidade de Hallstatt. Nesse caso é preciso pegar um ferry boat para atravessar o lago. Esse trajeto leva cerca de 15 minutos.
Dicas de Hotéis em Hallstatt
Reservar ao menos uma noite em Hallstatt é uma excelente ideia para curtir esse pequeno pedaço do paraíso e aproveitar com calma as atrações regionais.
Com certeza, se hospedar no centrinho histórico de Hallstatt é um privilegio e esses sao os principais hotéis por lá:
- Seehotel Trüber Baum – Para quem gosta de conforto, esse hotel 4 estrelas possui uma das melhores localizações no vilarejo e varanda com vista para o lago ou para o centro histórico. É um dos hotéis mais bem avaliados por viajantes no Booking.com. Reserve aqui.
- Hallstatt Hideaway – Está localizado no centro da vila, a poucos passos de distância da margem do lago. Possui suites elegantes e quartos com uma vista espetacular do lago, da cidade e das montanhas. Reserve aqui.
- W & S executive Appartments Hallstatt I and II – casa de temporada ou apartamentos, uma opção para quem busca privacidade e conforto alem de vistas espetaculares do lago e da cidade. Veja fotos e detalhes aqui.
Mais dicas
- Para serviço de aluguel de carro na Austria pesquise e reserve utilizando o site RentalCars
- Download um mapa da cidade de Hallstatt aqui
- Se estiver de carro combine a visita a Hallstatt com uma parada ao Lago Gossau a 20km da cidade
Se você ama cidades históricas e charmosas como Colmar, não deixe de conhecer essas outras que também ficam na Europa:
-
- Annecy na França
- Colmar na França
- Eguisheim na França
- Montepulciano na Itália
- Ribeauville na França
- Rothenburg ob der Tauber na Alemanha
- Stein am Rhein na Suíça
- Thun na Suíça
Oi, Monique. Acabei de fazer um comentário com três perguntas sobre a Suiça. Gostaria de repeti-las com relação à Áustria. Afinal, se eu estarei no norte da Itálial, tanto posso ir á Suiça quanto à Áustria. Obrigado.
Oi, Monique. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Que legal! Obrigada, abraços