Conheça a capital dos Alpes na Áustria
Conheci a cidade de Innsbruck, na Áustria durante uma viagem de final de semana a partir da Suíça que tinha no roteiro também as cidades de Salzburgo e Hallstatt. Conto melhor nesse post como foi minha passagem pela cidade e deixo informações úteis para você que está planejando conhecê-la e quer saber o que fazer e ver em Innsbruck em poucas horas.
Innsbruck é uma linda cidade localizada na região de Tirol, na Áustria, conhecida como a capital dos Alpes no país. A cidade faz parte de uma região muito procurada e reconhecida como resort de esqui no inverno e já foi sede, inclusive, dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno. Ah, Innsbruck também é bem conhecida pois lá perto, na cidade de Wattens a marca e empresa Swarovski foi fundada e hoje é uma espécie de museu, uma atração turística bem interessante.
Onde fica Innsbruck e como chegar
A cidade de Innsbruck fica na região oeste da Áustria, conhecida como Tirol, muito perto da fronteira com outros países, conforme você pode ver abaixo nos exemplos de distância entre algumas cidades. Isso é bacana porque você pode combinar facilmente a visita à Innsbruck no seu roteiro com algumas das cidades abaixo por exemplo.
A cidade de Innsbruck pode ser visitada através de passeios de 1 dia ou no caminho de/para outras cidades próximas na Alemanha, Áustria, Suíça ou até Itália. Veja abaixo alguns exemplos considerando o uso de um carro. Aliás, se você está pensando em alugar um carro, o que é bem prático, recomendo a Rentalcars, onde você pesquisa de uma vez só várias agências locadoras, tendo assim mais opções de carros e valores.
Partindo de alguma cidade da Áustria
Salzburgo a Innsbruck – cerca de 2h30 de distância
Hallstatt a Innsbruck – cerca de 3h30 de distância
Viena a Innsbruck – cerca de 5h de distância
Partindo da Alemanha
Munique a Innsbruck – cerca de 2h de distância
Füssen (onde fica incrível Castelo Neuschwanstein) a Innsbruck – cerca de 2h de distância
Rothenburg ob der Tauber – cerca de 4h de distância
Partindo da Suíça
Zurique – cerca de 3h 15 minutos
Lucerne – cerca de 3h30 minutos
St Moritz – cerca de 2h30
Partindo da Itália
Verona – cerca de 3h de distância
Cortina d’Ampezzo – cerca de 2h30 de distância
Minha rota
Minha passagem por Innsbruck se deu no caminho entre a Suíça e Salzburgo. Considerando a cidade de Zurique como partida, são cerca de 3h de distância.
Se você está se perguntando quanto tempo reservar para conhecer Innsbruck, eu diria que depende bastante do seu roteiro, e se você alugou um carro ou pretende utilizar transporte público, mas eu acho que Innsbruck merece pelo menos 1 dia para aproveitar tudo com calma.
Eu fiz um passeio de apenas algumas horas por lá e deu para ter uma ideia das principais atrações da cidade mas gostei tanto da atmosfera da cidade que certamente irei voltar para passar um final de semana.
Estar de carro na região é bem prático, principalmente se você pretende visitar outras cidades pelos arredores, como Salzburgo como fiz.
Passei perto de vários hotéis charmosos no centrinho da cidade que quase mudei os planos e resolvi ficar por lá mais tempo. Se esse é o seu plano recomendo pesquisar hotéis utilizando o Booking.com.
Como chegar de transporte público
O trem é uma das formas mais fáceis para se chegar até Innsbruck, caso você tenha optado pelo transporte público.
- Trem – Há uma estação de trem na cidade, bem próxima ao centro histórico (cerca de 1km) e há conexões com diversas outras cidades da Europa a excelentes preços.
Mais informações sobre bilhetes de trem veja aqui.
- Ônibus – Existe uma rede de ônibus chamada Flixbus que sai de várias cidades da Alemanha e com preços muito baixos!
- Excursões: Se você prefere a comodidade de excursões e passeios guiados, essa opção também é possível. Veja abaixo:
City Tour privado de 4 horas pelo centro antigo de Innsbruck e passeio ao Swarovski Crystal World – mais informações aqui
Veja mais opções de excursões e passeios guiados por Innsbruck e arredores.
Dicas do que visitar em Innsbruck em poucas horas
Vamos ao que interessa! O que há de interessante em Innsbruck e o que fazer por lá durante um dia ou apenas algumas horas?
Nós estacionamos fora do centro histórico mas perto o suficiente para ir andando. No meio do caminho me deparei com a cena que ja esperava e tinha em mente em relação a Innsbruck: as casinhas coloridas na beira do rio Inn!
Centro Histórico de Innsbruck
No meu caso como eu realmente tinha apenas algumas horas já que estávamos de passagem em direção a Salzburgo, nos concentramos no centrinho histórico de Innsbruck que é muito charmoso e oferece uma vista incrível dos Alpes que rodeiam a cidade. Além disso, é lá no centro histórico que ficam algumas das principais atrações turísticas de Innsbruck.
Minha dica é começar pela Maria-Theresien-Strasse, a rua principal do centro histórico de Innsbruck fundada há mais de 700 anos e onde carros não circulam. Caminhe sem pressa e aprecie a incrível arquitetura barroca e a vista fenomenal dos Alpes. Não perca a oportunidade de tirar a sua foto. Nessa rua existem várias possibilidades de cafés e restaurantes para fazer um break ou de lojas para fazer algumas comprinhas. Nos arredores dessa rua encontrei uma loja da Swarovski e fui conferir os preços que eram um pouco melhores do que na Suíça mesmo sendo em euro e confesso que não sai da loja de mãos vazias 😛
Caminhando por essa rua não tem como não perceber um dos mais famosos pontos históricos de Innsbruck, a coluna de St.Anna ou Annasäule que leva esse nome por ter sido erguida no dia da Santa Anna em Julho de 1703.
Pertinho dali fica a Stadtturm, ou a torre da cidade, uma das construções que também chama a atenção com seu teto verde arredondado e que serviu de ponto de observação durante tempos medievais. Exatamente por isso, é um excelente local para ver a cidade do alto em um deck depois de subir 133 degraus. Fica aberta de Junho a Setembro das 10.00am até 8.00 pm e de Outubro a Maio das 10.00 am as 5.00 pm
Outro ponto turístico ali perto é o Goldenes Dach ou Teto Dourado. Esse é um dos edifícios que dificilmente vai passar despercebido ao caminhar pelo centro turístico de Innsbruck e é exatamente por isso considerado o símbolo mais famoso da cidade. O edifício foi erguido em 1500 e como o próprio nome entrega tem o telhado todo decorado com 2738 telhas de cobre dourado a pedido do imperador Maximilian em celebração ao seu casamento. Além do telhado vale a pena apreciar as fachadas pintadas.
- Imperial Palace ou Hofburg – um antigo palácio em estilo gótico construído no século 16. Um dos 3 edifícios culturais mais significativos da Áustria.
- Jardins imperiais – Um dos parques da cidade que no verão recebe concertos
- Igreja imperial ou Hofkirche – o que chama a atenção nessa igreja são 28 figuras de bronze em tamanho real guardando a tumba do imperador Maximilian.
Caminhando de um destes pontos turísticos ao outro, você certamente vai passar por vários outros edifícios interessantes que valem ser apreciados.
Caso você possua mais tempo vale a pena visitar o Swarovski Crystal World que fica cerca de 20 minutos de bus ou carro da cidade.
Ingresso para Swarovski Crystal World, incluindo translado de ônibus saindo de Innsbruck – preços e informações aqui
Não vou citar as montanhas e possibilidades de esqui porque a ideia deste post é relatar o que fazer em algumas horas em Innsbruck, o que certamente irá te inspirar a passar mais alguns dias por lá! Fiquei sabendo também que a cidade é uma excelente opção de passeio durante o mês de dezembro quando acontecem os famosos mercados de natal!
Espero que tenha gostado do post e se você já tiver visitado a cidade e tiver algo a acrescentar, deixe seu comentário!
Olá! Adorei esse post!!!!
Estou pensando em ir em janeiro, se a covid permitir.
Poderia me passar dicas sobre como chegar nessas casinhas coloridas na beira do rio? Já vi várias postagens, mas não encontro endereço para colocar no maps ou ver a distância do centro. Obrigada!!!!
Olá, muito bom seu relato da viagem. Qual mês era nessas fotos? Gostaria de saber qual época do ano ainda pego neve nos alpes. Acho lindo!
Será que agora em abril ainda vê neve nos alpes suiços e austríacos?
Obrigada!
Olá Milenna se não me engano essas fotos fora em janeiro. Mas acredito que agira em abril ainda haja neve sim nos Alpes. Pelo menos aqui na Suíça ainda tem bastante. Abraços e boa viagem
Gostaria muito de conhecer Hallstatt e Innsbruck, mas falo pouco o inglês. Terei muita dificuldade?
Oi Humberto tudo bem? Acho que aqui vale a mesma resposta que te dei no outro artigo. As 2 cidades sao bem turísticas mas mesmo assim vale a pena dar uma estudada no ingles para se virar pelo menos nas coisas mais básicas se precisar pedir informacao por exemplo, reservar quarto no hotel, etc. Abracos e boa viagem
Fui há 15 dias em INNSBRUCK, mês de jul/19.
Os dias foram ensolarados e aproveitei bastante um dia e meio reservado pra ela.
Fui lá nos Alpes, uma vista deslumbrante !!!
Além de todo o roteiro
sugerido por aqui …
Voltarei, com certeza !!
Fica; comprei o passe de dois dias da Cidade.
Valeu super a pena.
Que legal Cleide. Bom saber. Innsbruck é linda né. Abraços!
Muito úteis suas informações, tanto que copiei tudo e vou usar na minha próxima viagem em julho de 2019. Irei ao casamento de minha filha em Frankfurt. Pretendo conhecer Munique e daí esticar para Salzburg (com bate-volta em Innsbruck e Hallstatt) e Viena.
Uma pergunta, não falo alemão, sei um pouco de francês e espanhol, mas o inglês é o básico. Fica muito difícil de fazer essa viagem?
Olá Humberto tudo bem? Bom saber que o post está sendo útil 🙂
Bom, não saber o alemão é ok mas eu diria que o ideal é saber se comunicar pelo menos basicamente em inglês senão complica. Principalmente ao pegar transporte público, entender as direções, anúncios, saber se comunicar no hotel e etc. Muita gente consegue se virar mas melhor evitar perrengue né. Dá uma estudada antes para relembrar algumas coisas. Tem vários vídeos na internet com vocabulário útil que ajuda em viagens. Um abraço
Adorei o post. Qual mês você fez a sua viagem? Apesar de parecer frio, não parecia insuportável. Pretendo ir final de dezembro, na época de Natal, mas estou com receio de estar muito frio e não conseguir aproveitar.
Olá Cris tudo bem? Já estive lá em dezembro e faz sim bem frio mas caso vc tenha roupas adequadas dá para aproveitar sim tranquilamente. Use sempre blusa e calça termica por baixo da roupa normal, jaqueta ou casaco apropriados para inverno, cachecol, gorro e super importante, um sapato de inverno com solado grosso e à prova d água. Espero ter ajudado.Abraços