Dicas para visitar a Torre Eiffel em Paris

torre eiffel dicas

Quem é que nunca ouviu falar na famosa Torrei Eiffel? Ícone mais conhecido da charmosa Paris, é também o mais visitado por lá e no mundo (monumento pago) e está sempre sendo listado como um dos monumentos que a maioria das pessoas gostaria de conhecer mundo afora.

Bom, esse não era exatamente o meu caso. Explico, é claro que para quem ama viajar, marcar um x a mais numa cidade e ter o passaporte carimbado em mais um país, é sempre lucro, mas confesso que Paris nunca esteve no topo da minha lista de cidades a conhecer. Mesmo assim, depois de uma longa viagem que começou em Amsterdam, passou pela Croácia e Turquia, escolhi conhecer a cidade de Paris, já que tinha a opção de parar em alguma cidade da Europa antes de pegar o voo de volta à São Paulo.

torre eiffel dicas
Torre Eiffel vista do Trocadero

Já que estava na Cidade Luz, é claro que um dos principais passeios que vieram à minha mente foi a Torre Eiffel e lá fui eu visità-la logo no meu primeiro dia pela cidade. Vou contar aqui como foi a visita, minhas impressões e também deixar algumas dicas que podem ser úteis a quem for fazer o passeio pela primeira vez. Veja também este post que escrevi contando todos os lugares que visitei em Paris durante 6 dias e se inspire para montar o seu roteiro pela cidade. Talvez também se interesse pelo artigo onde escrevi dicas para planejar e organizar a sua viagem pela Europa!

Algumas infos básicas sobre a Torre Eiffel

A Torre Eiffel foi construìda em 1889, tem 324 metros de altura e recebe anualmente cerca de 7 milhoes de visitantes! Foi construìda por Gustave Eiffel, com o objetivo de ser uma instalaçao temporària durante a Exposiçao Universal. Na época em que foi construìda chegou a causar um certo estranhamento , mas pouco depois recebeu a admiraçao do povo parisiense e nunca chegou a ser desmontada.

vista do alto da torre eiffel
Vista do Rio Sena e da cidade de Paris do alto da Torre Eiffel

Como chegar até a Torre Eiffel

A Torre Eiffel fica localizada na Champ de Mars, uma grande área verde na cidade e você pode constatar isso ao subir no alto da torre.

Há várias possibilidades de se chegar até a Torre Eiffel, conforme abaixo:

De metrô:

.Linha 6, estação Bir – Hakeim
.Linha 9, estação Trocadero

De RER:
.Linha C – estação Champ de Mars – Tour Eiffel
De ônibus:
.Bus 82 – parada na Tour Eiffel ou Champ de Mars
.Bus 42 – parada na Tour Eiffel
.Bus 87 . parada na Champ de Mars
.Bus 69 – parada na Champ de Mars
Uma boa ideia também se você tiver tempo é ir de bike ou até andando dependendo de onde você estiver.

Comprando ingresso online e evitando filas

vista torre eiffel

Uma das maiores dicas ao visitar a Torre Eiffel é comprar o seu ingresso antecipadamente online e evitar assim, filas até os guichês. Isso vai ajudar a economizar boa parte do tempo, pois com o ingresso impresso ou salvo no seu smartphone você precisa apenas enfrentar uma fila, a das pessoas que já possuem os tickets. Comprando online você escolhe o dia e o horário da visita, então é preciso ficar atento para não perder a hora. O único detalhe é que os ingressos vendidos online são apenas para quem pretende subir de elevador para o 1 e 2 andar ou para o 3, ou seja, se você pretende subir a pé como eu fiz, não há essa opção de comprar o ingresso online, mas também a fila até o guichê é bem menor comparada com a fila dos tickets para quem vai subir de elevador.
Outra dica é combinar passeios e também comprar antecipado como essas ofertas da empresa TicketBar:
City Tour + Cruzeiro + Torre Eiffel

Subindo a Torre Eiffel a pé

Eu estava sozinha, tinha tempo e achei que subir a Torre Eiffel a pé ao invés de utilizar os elevadores seria uma experiência mais proveitosa e realmente gostei! Claro que é preciso ter disposiçao para subir os 704 degraus até o 2 andar, mas eu achei muito mais interessante pelo fato de poder apreciar de perto cada detalhe desse monumento tao famoso e poder tirar fotos nao apenas da vista que é realmente incrìvel, mas também da estrutura de metal. E, detalhe, eu acho que fiquei apenas 15 minutos na fila até o guichê para comprar o ingresso para subir as escadas, sendo que pelo que andei lendo, dependendo do dia e da hora a fila para comprar ingressos para subir de elevador pode chegar a 3 horas!
Para quem prefere subir de elevador, pode aproveitar para descer a pé, que é algo não tao cansativo e também permite apreciar cada detalhe de toda a estrutura da Torre Eiffel.

Recentemente vi a notìcia de que um piso de vidro foi inaugurado em um dos andares da Torre Eiffel, para dar um pouco mais de emoção ao passeio! Achei a ideia bacana, embora ainda não a tenha conferido!

torre eiffel subir a pé

Agora, a minha opiniao pessoal sobre a visita é que foi super bacana, mas confesso que nao foi tao especial e incrìvel como a maioria das pessoas relata. Talvez, como citei no começo do texto, pelo fato de Paris nao ser uma cidade que eu realmente sonhava em conhecer, mas mesmo assim recomendo a visita e acho que para quem tem Paris no topo da lista de lugares a conhecer, certamente vai se apaixonar pelo passeio.

Visitar a Torre Eiffel durante o dia ou à noite?

como visitar a torre eiffel

Eu acho que a melhor escolha é visitar a torre nos dois horários, porque a experiência muda bastante. Eu apenas subi na torre durante o dia e adorei toda a vista da cidade, mas acho que durante à noite, é muito bacana também ver toda a cidade iluminada. Em todo o caso, eu subi durante o dia, mas voltei de noite apenas para apreciar a torre iluminada !

Champagne e Restaurante

Para quem quer dar um toque mais especial à visita, existem duas opçoes. Uma delas é fazer um brinde tomando champagne no topo da torre, num bar existente por là. O champagne bar fica aberto diariamente desde 12h00 até 22h00 e uma taça de champagne custa entre €12 e €21.
Já para quem pretende algo mais romântico e caro especial pode reservar uma no mesa para almoço ou jantar no Jules Verne, um restaurante localizado no segundo andar da torre que além da vista sensacional é bem famoso pela culinária contemporânea francesa.Saiba mais aqui.

No primeiro andar da torre há também um restaurante, chamado Le 58 Tour Eiffel, mas esse é mais simples e não tem a mesma vista do Jules Verne, é claro.

Horários de visita

dicsa torre eiffel

A Torre Eiffel é aberta todos os dias do ano!
.De Junho (meio do mês) até Setembro( começo do mês) ( 9:00 às 24h00)
.Em outros meses do ano: ( 9h30 até 23h00)
Em alguns feriados como a Pàscoa, eles estendem o horàrio até as 24h00.

O que visitar próximo da Torre Eiffel

Existem algumas para quem quer aproveitar o passeio à Torre Eiffel e acabar fazendo algo por ali perto. As minhas escolhas foram fazer umas comprinhas no carrefour e improvisar um picninc num dos jardins ao pé da torre e visitar do outro lado do Rio Sena a região de Trocadero, que é uma das melhores para tirar fotos da Torre!
Há também a opção de visitar o museu La Quai Branly dedicado às artes africanas e da Oceania (muito interessante!) ou fazer um cruzeiro pelo Rio Sena, como a opção abaixo oferecida pela empresa TicketBar.

Cruzeiro pelo Rio Sena (partindo da Torre Eiffel)

Lembrando que se você está planejando a sua viagem a Paris e outros países da Europa, a contratação de um Seguro Viagem/Saúde é extremamente importante, devido ao Tratado de Schengen. Indicamos a Mondial Seguros, a qual fechou uma parceria com o blog e oferece aos leitores 15% de desconto. Saiba mais aqui e faça a sua cotação.

Em relação a Pesquisa e Reserva de Hotéis, indicamos o site Booking.com, um dos sites que já testamos e sempre utilizamos. É um dos websites mais confiáveis para procurar hotéis, hostels, pousadas por todo o mundo, possui ótimos preços e algumas vantagens como a possibilidade de cancelar a reserva sem custo adicional e efetuar o pagamento em cartão de crédito apenas após a estadia. Além de contar com opiniões de outros hóspedes sobre os locais, algo muito importante no momento de escolher um Hotel. Saiba mais aqui e faça a sua busca de estadia por Paris.
Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas na cidade.

Mais de Monique Bianchi

Trenó em Engelberg para famílias com criança

Quem tem crianças pequenas que ainda não esquiam e quer curtir alguma...
Leia Mais

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *