Quem, assim como eu, é apaixonado pela cidade maravilhosa e não se cansa de apreciar as incríveis paisagens locais, precisa conhecer o Parque das Ruínas em Santa Teresa.
Mais uma das agradáveis surpresas de um dos meus locais favoritos no Rio, o Parque das Ruínas localizado no alto de Santa Teresa, possui um mirante que possibilita uma vista panorâmica incrível da cidade. Mas não é apenas a vista que impressiona e atrai visitantes, pois o local é também um centro cultural com uma programação variada e, além disso, tem um lado histórico bem interessante.
O casarão que logo nos damos de cara assim que chegamos ao Parque das Ruínas foi no início do século XX, durante a Belle Epoque carioca, a residência de Laurinda Santos Lobo, dama da alta sociedade e herdeira de uma família muito rica. Bailes e saraus que agitavam as noites eram promovidos frequentemente pela mecenas com convidados ilustres entre artistas e intelectuais como Heitor Villa Lobos e Tarsila do Amaral.
Até 1946, ano da morte de Laurinda, a casa era ponto de encontro cultural em uma época de glamour e sofisticação. Foi em 1997 que as ruínas do palacete neocolonial Murtinho Nobre foram recuperadas pela prefeitura e então transformadas em parque.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!No andar térreo há um café e um mirante, mas é no último andar do casarão de 3 andares é que a vista impressiona. Das vezes em que estive por lá, tive sorte em apenas uma delas, onde o tempo estava ensolarado e permitia uma visão clara da Baía de Guanabara, do aeroporto Santos Dumont, Marina da Glória, Pão de Açúcar e da área central da cidade.
O casarão é por si só uma atração à parte com sua arquitetura peculiar, misturando as ruínas de paredes originais com tijolos aparentes e estruturas de metal e vidro. O projeto arquitetônico de restauro foi premiado. Vale algumas fotos!
Os mirantes são mesmo a parte mais legal do lugar, mas também é muito bacana observar as ruínas do casarão e imaginar um pouco o espírito da época.
Em uma das vezes que estive por lá, estava acontecendo uma apresentação de dança contemporânea, onde as dançarinas ocupavam todo os espaço do parque, do casarão à área externa e o público era levado junto com elas. Realmente foi uma experiência bem interessante e imagino que se morasse no Rio, estaria sempre por lá no Parque da Ruínas, para relaxar, ler um livro, encontrar amigos,tomar um café ou apenas para observar a paisagem.
Aproveite para fazer um tour pelo bairro e visitar outros lugares como o Museu da Chácara do Sol que fica ao lado do Parque das Ruínas, a Escadaria Selarón e também os diversos restaurantes da região, como o famoso Bar do Mineiro.
Parque da Ruínas
Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa.
Telefone: (21) 2215-0621 2224-3922
[email protected]
Horário: Aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 20h.
Amo de mais esse lugar
Eu amei tb, achei muito interessante e a vista é simplesmente demais!