Um final de semana após a aventura do Rafting, fui fazer Rapel pela primeira vez e o local escolhido foi a Pedra Dib, localizada em Mairiporã – Serra da Cantareira – SP. Depois de pesquisar optamos pela Equipe TNT Adrenalina que nos pareceu bem responsável e confiável para nos guiar por esta aventura!
É ncessário chegar bem cedo no local e estava um dia beeeem frio sendo que o sol apareceu apenas algumas vezes mas só para deixar o dia mais bonito, porque não ajudou a esquentar! rs
Chegando lá com alguns amigos nos impressionamos com a paisagem. O lugar é realmente muito bonito e é uma pena porque parece que será desativado para servir de lixão devido às obras da Rodoanel…
De prima já observamos 3 descidas: A maior de 130 metros, uma de 70 metros e a menor de 40 metros. Como éramos iniciantes, fomos fazer a descida de 40 metros que também não deixa a desejar. Assim que olhamos a altura da pedra já começamos a sentir o famoso medo!
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!Vejam abaixo um dos videos que fizemos tentando demonstrar a descida:
Fizemos uma preparação teórica, onde aprendemos sobre os equipamentos, pontos de ancoragem, a segurança e como proceder para realizar a descida. Em geral é tudo bem simples porém na hora H parece que dá branco, mas normal né, tudo por conta do nervosismo.
O momento inicial que é o de passar para o outro lado da pedra é o mais complicado. Com as pernas bem esticadas, vamos soltando aos poucos a corda em que estamos presos e de costas posicionando os pés horizontalmente à parede e depois é só descer! O legal é que conforme você vai pegando confiança, vai descendo mais rápido e até arrisca algumas manobras como pulos.
Como era nossa primeira vez sentimos muita dor no braço e cansaço físico ao chegar lá embaixo, mas fizemos mais 2 descidas e isso foi melhorando. A prática vai aliviando o medo e você começa realmente a ter mais confiança.
A sensação é bem bacana e ficamos curiosos para praticar os outros estilos de Rapel. Para saber mais sobre eles, clique aqui. A brincadeira dá pra ficar ainda bem mais radical!
O Rapel na verdade é uma técnica presente em outros esportes como Escalada e Espeleologia, porém como sua prática vem se difundindo ele também pode ser considerado um esporte. Claro, se feito sempre com segurança, pessoas responsáveis que detêm o conhecimento e possuem prática e técnica.
Voltaremos à Pedra do Dib para fazer as próximas descidas de 70 metros e 130. Aguardem!! 😉
Veja todas as fotos no nosso álbum no Facebook!