Gruyéres: vila medieval famosa pelo queijo e chocolate

gruyeres na suiça

Gruyéres é uma das vilas mais charmosas e pitorescas aqui na Suíça. Situada no topo de uma colina, a vila preservou bastante de sua arquitetura medieval e já foi eleita como a mais bonita da Suíça ocidental no ano de 2014.

vila medieval de gruyéres

Famosa também pelo queijo que leva o mesmo nome da cidade, Gruyéres possui museus interessantes para fãs de alienígenas e de Budismo. Pode parecer incomum mas continue lendo o artigo pra descobrir mais sobre Gruyéres e dicas para explorar e incluir essa cidade no seu roteiro de viagem pela Suíça.

Explorando a vila medieval: atrações em Gruyéres

Um passeio pelas ruas de Gruyéres onde não circulam automóveis é como voltar ao passado. A arquitetura medieval  e um castelo no alto da cidade que é rodeada por uma muralha contribuem para a paisagem digna de um cartão postal.

dicas gruyeres suiça

O centro histórico de Gruyéres é bem pequeno e fácil de ser explorado. Não deixe de caminhar ao redor e nas muralhas antigas além dos pontos de interesse abaixo:

O Castelo de Gruyéres

O maior e principal castelo de Gruyéres foi fundado no século XIII e é um dos castelos mais famosos da Suíça. É atualmente um museu com 800 anos de história, arte e cultura local, onde também é possível aprender sobre as lendas da região.

castelo gruyeres

O interior do Castelo de Gruyéres é no estilo barroco, do Renascimento ao Romantismo e na parte externa do castelo há um belíssimo jardim que é um dos destaques da visita.

castelo de gruyeres suica

A visita é  gratuita para quem o SwissPass!

Saiba tudo sobre o SwissPass, o ticket múltiplo de transporte na Suíça que garante gratuidade em vários passeios e museus além de outros descontos”

Caso você não o possua, a visita custa CHF12. Caso você pense em visitar um dos demais museus de Gruyéres, peça por um ticket combo que acaba saindo mais barato.

O Castelo de Gruyéres está aberto todos os dias da semana e o horário de funcionamento é  das 9am às 6pm de Abril a Outubro e 10am às 5pm de Novembro a Março.

Museu HR Giger para fãs do filme Alien

Este curioso museu é dedicado ás obras de arte do artista visual e multimídia, o suíço Hans Ruedi Giger, reconhecido pelo seu trabalho no filme Alien entre tantos outros.

Suas obras de arte, entre pinturas e esculturas surrealistas mesclam figuras humanas e máquinas, simbolizando um possível futuro ou uma crítica ao mundo atual.

O Museu HR Giger fica situado dentro de um castelo medieval em Gruyéres, menor do que o castelo principal, chamado Château St. Germain.

Atenção:Algumas das obras de HR Giger podem ser um pouco perturbadoras ou assustadoras para crianças!

A entrada é gratuita para os portadores do SwissPass ou custa CHF12,50 para adultos e CHF 19 para o ticket combo com o Castelo de Gruyéres.

O Museu HR Giger em Gruyéres abre todos os dias de Abril a Outubro das 10am às 6pm ou de Novembro a Março de Terça a Sexta das 1pm às 5pm e Sábados e Domingos das 10am às 6pm, sendo fechado às Segundas-feiras.

Bar do Alien – HR Giger Bar

Do outro lado da rua onde fica o Museu HR Giger se localiza um bar inspirado também em sua arte surrealista. O local é simplesmente demais, com um design e arquitetura totalmente diferente do que você já viu.

Vale bem a pena parar lá para um drink.

bar alien gruyeres

Museu Tibetano em Gruyéres

Para os budistas ou entusiastas do Budismo Tibetano, esse é um museu que vale a visita em Gruyéres. No Museu Tibetano em Gruyéres há mais de 300 obras de arte, entre esculturas, pinturas e objetos de ritual vindos do Tibete, Nepal, Kashmir, norte da Índia e Myanmar, que representam a totalidade das divindades budistas.

Este museu foi criado em 2009 e curiosamente está localizado dentro de uma antiga capela.

A entrada também sai de graça para portadores do SwissPass, ou custa CHF10. Há também um ticket combo que custa CHF17 e inclui a visita ao Castelo de Gruyéres.

Gruyéres, a vila e a produção do queijo

A vila de Gruyéres é conhecida pela produção do delicioso queijo de mesmo nome.

Em uma visita à cidade, vale a pena visitar uma das fábricas de queijo como a “La Maison du Gruyére” para ver uma demonstração  de produção to tradicional queijo suíço. A visita é interativa e dura de 30 a 45 minutos.

No GetyourGuide há diversas excursões saindo de Genebra ou Lausanne que incluem tours pela fábrica de queijos e chocolates como o exemplo abaixo:

gruyeres excursoes

Onde fica Gruyéres e como chegar

A vila de Gruyéres fica localizada na parte ocidental da Suíça, onde a língua oficial é o francês.

visita gruyeres

Para chegar até la de transporte público

Você deve pegar um trem até a estação chamada “Gruyères, gare” que fica abaixo da colina onde se situa a vila e centro histórico de Gruyéres.

A Fábrica de queijos La Maison Gruyéres se localiza ali, portanto pode ser interessante começar ou terminar a sua visita por Gruyéres passando pela fábrica de queijos.

Caso queira subir a pé até a vila, o percurso leva cerca de 15 minutos, mas há também a opção de pegar um ônibus que leva até a estação “Gruyéres Ville” em apenas 3 minutos, já na entrada da vila.

De carro

Para quem vai de carro, o carro deve ficar estacionado abaixo da vila de Gruyéres em um dos estacionamentos citados aqui.

Gruyéres fica a apenas 30 minutos de carro a partir de Montreux, 48 minutos de Berna, e 1 hora e 20 minutos de Genebra.

Leia também:

O que você precisa saber para dirigir na Suíça

6 Motivos para fazer uma roadtrip pela Suíça

Rota de Lucerne a Interlaken de carro

vila de gruyeres

Gruyéres e chocolate

Maison Cailler – visite uma fábrica de chocolates suíços

Sim, não é apenas de queijo que a cidade e região de Gruyéres é famosa.  Apenas 5 quilômetros de distância separam a vila de Gruyéres de Broc, outra vila onde se situa a famosa fábrica de chocolates Nestlé, a “Maison Cailler”.Cailler é a marca mais antiga de chocolate suíço e nesta visita você pode conhecer mais da história do chocolate de uma forma interativa.

Você pode combinar um passeio à Gruyéres com a visita a esta fábrica que é incrível. Apenas prepare o estômago para tanto queijo e chocolate em um dia só 🙂

O trem do chocolate

Essa é uma das famosas rotas de trem panorâmicas da Suíça, perfeita para apreciadores de chocolate e queijo também. A rota se inicia em Montreux e é feita em um trem com vagões antigos e vintage da “Belle Epoque”. A primeira parada é para visita à vila de Gruyéres e fábrica do queijo. Na parte da tarde o trem passa em Broc, para visita à Maison Cailler antes de retornar a Montreux.

O valor deste tour é de CH99 por pessoa. Portadores do SwissPass possuem desconto e pagam CHF69.

Gruyéres, bate-volta ou se hospedar pela cidade?

muralhas gruyeres

A maioria dos turistas conhece a cidade de Gruyéres em um bate-volta a partir de cidades como Berna e Montreux, ou como parada no caminho de conexão entre a Suíça alemã e a Suíça francesa.

Como já citado anteriormente, passeios como o trem do chocolate e excursões a partir de Genebra ou de Interlaken cobrem um passeio pela cidade além de uma visita pelas fábricas de queijo e chocolate, o que acaba sendo bem atrativo.

Porém, caso você tenha mais tempo no roteiro e queira curtir Gruyéres com calma, além de visitar todas as suas atrações recomendo se hospedar em um dos hotéis no charmoso centro histórico.



Mais dicas para curtir Gruyéres

  • Decida as atrações que pretende conhecer em Gruyéres e calcule bem o tempo de visita. Apesar de ser uma vila pequena, as atrações tomam tempo. Uma visita ao Castelo de Gruyéres leva cerca de 1 hora por exemplo.
  • Reserve tempo para almoçar ou jantar num dos restaurantes no centro de Gruyéres e aprecie um delicioso fondue com o tradicional queijo Gruyéres.
  • Se estiver viajando pela Suíça durante o Outono, não perca o tradicional evento chamado de “Désalpe” na região de Gruyéres, onde as vacas são enfeitadas com flores e como em um desfile descem das montanhas de volta para as cidades devido a proximidade da chegada do inverno.
  • Baixe aqui um mapa com todas as atrações turísticas da cidade de Gruyéres
Mais de Monique Bianchi

Free Walking Tour em Amsterdam

Durante os quatro dias em que estive em Amsterdam eu explorei a...
Leia Mais

7 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *