Foi a minha primeira vez em Roma, e neste post continuo contando como foi essa viagem de 4 dias descobrindo alguns dos pontos turísticos mais famosos da cidade!
Depois do passeio ao Coliseu, incrível por sinal, a fome apertou e fomos estrear nossa primeira refeição típica num restaurante na Via S.S. Quattro, 63, chamado La pace del cervello! Parecia ser um restaurante bem tradicional e a minha escolha foi um canellone de espinafre recheado de ricota ao forno, uma salada e claro una birra(cerveja)! Tudo por 13 euros e estava delicioso!
Satisfeitas depois do almoço, aproveitamos para ir ao Palatino que fica ali do lado e podíamos entrar com o mesmo ingresso, aliás, mesmo se estivéssemos sem o Roma Pass, quem compra o ingresso do Coliseu tem direito também a visitar o Palatino e o Foro Romano.
No caminho passamos pelo Arco de Constantino, o mais recente arco e mais conservado da época dos imperadores. Foi consruído para celebrar a vitória de Constantino sobre Massêncio, na batalha da Ponte Milvia, em 312 d.C, batalha que terminou vinte anos de confrontos e unificou o poder de Roma.
O Palatino é hoje um museu a céu aberto, uma colina cheia de ruínas e vestígios do início da civilização romana. Em suas encostas foram construídos de um lado o Foro Romano e do outro o Circos Massimo. De acordo com a lenda de Romulo e Remo foi ali no Palatino que Roma foi fundada. Mas para quem duvida da lenda alguns arqueólogos encontraram evidências que comprova que Roma realmente possa ter sido criada neste local em 753 anos A.C.
É muito mais fácil planejar viagens com o Turismo na Suíça!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!Chegando no local há 2 escadas, a da direita leva ao Foro Romano e a da esquerda ao Palatino e à Casa de Augusto. Resolvemos seguir pela esquerda, por um caminho bem arborizado, próprio para um dia de calor como estava!
Não tínhamos guia e não há sinalização no local indicando o que é o quê. Nessa acabamos passando batido pelo Foro Romano, o que foi uma pena pois ali era a área central do império antigo com muitas ruínas importantes como Templo de Saturno, de Vênus e Rômulo, Arco de Tito e Arco de Augusto entre outros.
Saímos do Palatino acabadas e já não aguentando mais andar afinal depois de 12 horas de vôo e sem dormir, estava um dia muito quente facilitando o cansaço. Isso me faz lembrar que logo na entrada do Palatino pagamos 2,50 euros numa garrafinha de água! Um roubo mas era a opção do momento! Mal sabíamos nós que dentro do Palatino tinha umas torneiras como numa fonte e resolvemos arriscar e tomar água de lá mesmo e não é que era boa! rs. Pelo menos não passamos mal depois…
Foi então que andando pela rua descobrimos uma opção para continuar os passeios mas sem se cansar : aqueles ônibus abertos de 2 andares que passam por alguns pontos turísticos importantes de Roma e você pode descer em qualquer um deles e voltar a pegar outro ónibus no mesmo local ou em outro ponto turístico. Achamos que valeria à pena e pagamos 20 euros por este ônibus que valia por 48 horas. Os pontos turísticos pelos quais o ônibus passava eram:
.Estação Termini
.Basílica Santa Maria Maggiore
.Piazza Venezia
.Colosseo
.Circo Massimo
.Isola Tiberina
.Piazza Venezia
.Castel Saint Angelo
.Basílica de San Pietro
.Augusto Imperatore
.Fontana de Trevi
.Piazza Barberini
Embarcamos no ônibus e mesmo naquele calor infernal é bem melhor ficar no andar de cima que é ao ar livre, por proporcionar a melhor vista da cidade também por ser mais fresco mesmo sob o sol porque a parte de baixo é terrível de tão abafada. Quando você entra no ônibus recebe um fone de ouvido que pode ser conectado próximo ao banco e com ele vocé vai ouvindo os pontos turísticos pelos quais o ônibus vai passando mas admito que não estava conseguindo me concentrar e preferi apenas observar a paisagem.
Seguimos então até a Fontana de Trevi. Quando chegamos lá o que eu temia era verdade. Mal dava para ver a fonte de tanto turista que tinha no mesmo local! Era praticamente impossível conseguir uma foto sem que saísse ao menos alguns turistas junto! Mas a Melissa conseguiu essa proeza! 🙂
Ficamos lá por um tempo observando a imponente fonte que era maior do que eu imaginava e claro que seguimos a tradição e jogamos as moedinhas na fonte mentalizando um desejo e a garantindo nosso retorno à Cidade Eterna!
Após curtir a beleza da fonte, pegamos novamente o Open Bus, voltamos para o Hostel acabadas e finalmente fizemos nosso check-in.
Já de banho tomado, optamos por perder a noite da pizza no Hostel e fomos pegar novamente o Open Bus para poder conhecer a Roma noturna! Fizemos o percurso todo olhando os monumentos do ônibus mesmo e resolvemos descer no Coliseu para tirar umas fotos! À noite fica tudo mais bonito, o Coliseu iluminado é um espetáculo.
Como a estação de metrô estava na nossa frente, resolvemos deixar as coisas mais práticas e voltar para Termini com ele. A Melissa usou o Roma Pass dela mas o meu estava muito amassado e não passou na catraca. Ok, bilhete comprado a 1 euro e lá fomos nós.
De volta a Termini resolvemos fechar a noite com um belo jantar regado a massas é claro, vinho branco e típicas sobremesas italianas!!
O dia seguinte seria longo e nos reservava grandes passeios pelo Vaticano e um exclusivo e misterioso tour pelas escavações da subterrâneas da Basílica de San Pietro. Aguarde o próximo post! 😉
Ìndice de Posts de Roma e Vaticano
1-Chegada em Roma. Como se locomover do Aeroporto de Fiumicino até a Estação Termini
2-1º Dia em Roma – Fazendo check-in no Hostel e partindo para o Coliseu
3- O impressionante Coliseu, como entrar sem pegar fila e demais dicas deste ilustre passeio
7-Pompéia, a cidade que foi destruída pelo Vulcão Vesúvio
8-Uma Passagem Rápida por Nápoles para experimentar a Pizza Napolitana
Espero que aproveitem! 😉
LINKS ÙTEIS
Para pesquisar e reservar Hoteis em Roma recomendo o site Booking.com. O site é pràtico e confiàvel e costuma apresentar os melhores preços online. Faça uma simulação abaixo e saiba mais sobre os benefícios do Booking.com aqui.
Para alugar carro na Itàlia: RentalCars (Faça uma simulação abaixo)
Para contratar Seguro Viagem, recomendamos a Mondial Seguros.