Às margens do Lago Lugano e aos pés do Monte Bré, se localiza o pitoresco vilarejo de Gandria. Uma das vilas mais charmosas da região.
Visitar Gandria é como voltar no tempo. Com construções do século 16 e 17 é uma antiga vila de pescadores que está bem preservada e permance inalterada há mais de 100 anos. Para você ter uma ideia a rodovia para chegar até a cidade só foi construída em 1936. Antes disso, a chegada era possível somente via barco e trilhas precárias.
Em seu centro histórico , porém, as ruas são livres de carro e ajudam a manter a atmosfera fascinante do local que conta com casas lado a lado nas ruas estreitas, e um caminho que passa por vielas e escadas íngremes. A vila é também a última em território suíço antes do atual posto da fronteira com a Itália.
Como chegar a Gandria
Trilha Sentiero de Gandria
Uma das formas de aproveitar ao máximo um passeio até o vilarejo de Gandria é fazendo a Trilha das Oliveiras ou Sentiero di Gandria que começa em Lugano Castagnola ou a partir do centro de Lugano.
Uma caminhada tranquila que proporciona muitas belas paisagens pelo caminho e leva 30 minutos sem paradas. Saiba tudo sobre essa trilha aqui nesse post.
De carro
Quem tem menos tempo disponível pode chegar de carro tb até a entrada da vila. Esse é o endereço do estacionamento:
Strada di Gandria
6978 Lugano
De barco a partir de Lugano
Outra forma muito bacana de chegar a Gandria é de barco pelo Lago de Lugano.
Você pode chegar a pé pela trilha, aproveitar a vila e voltar de barco apenas relaxando e curtindo as paisagens ou fazer o contrário ao chegar de barco e voltar caminhando.
Como aproveitar sua visita a Gandria
Você pode considerar meio dia para uma visita a Gandria, contando com a chegada pela Trilha e a volta de barco até Lugano ou outra cidade às margens do Lago.
Gandria é uma vila pequena mas para ser explorada com calma. Vale a pena ir com tempo para experimentar um dos restaurantes da vila, especialmente um que tenha vista para o Lago de Lugano como o Ristorante Antico, ou o Locanda Gandriese, dois restaurantes que já experimentei e gostei bastante.
Ao caminhar por Gandria descendo em direção ao lago você irá passar pela Igreja de São Vigílio, construída no século XVII. Náo deixe de entrar para conhecer seu interior barroco.
Quando ir
Na minha opinião para aproveitar o máximo de um passeio a Gandria, você deve fazê-lo num dia de sol, portanto as melhores épocas são a Primavera e o Verão. Como sugiro voltar de barco até Lugano, esse é mais um motivo para fazer o passeio nessas épocas devido ao serviço de barcos ser mais frequente.
Outros passeios por perto
Cantine di Gandria e o Museu da Fronteira
Depois de conhecer Gandria aproveite para atravessar do outro lado do lago com um barco até Cantine di Gandria, onde os moradores antigamente armazenavam vinho, carnes curadas e queijos. Mas em Cantine di Gandria a maior atração é o Museu da Fronteira que funcionava antigamente como o posto da fronteira entre a Itália e a Suíça. Lá você vai aprender mais como era o controle antigamente e a questão do contrabando de bens como café e arroz de um lado para o out
Além de ser uma visita bem interessante, do outro lado do lago a paisagem também é bem bonita e você tem a oportunidade de ver Gandria de uma outra perspectiva.
A Vila de Morcote
Se tiver mais tempo ou se estiver hospedada em alguma cidade da região de Ticino estique o passeio de barco até a Vila de Morcote que já foi eleita como uma das vilas mais bonitas da Suíça e não é por acaso. Leia aqui o post sobre a visita a Morcote
Caminhada pela orla de Lugano e Parco Ciani
Mesmo que já conheça a cidade de Lugano esse é um passeio que vale a pena repetir. Se vier de barco de Gandria até a cidade desembarque na parada Lugano Paradiso e vá caminhando em direção à cidade pela orla do lago de Lugano. Continue até o Parco Ciani, um lindo parque às margens do lago e com uma ótima vista do Monte San Salvatore.